24 horas para escolher viver

24 horas para escolher viver Aléxia Macêdo

Resenhas - 24 horas para escolher viver

Aelita Lear 19/04/2020

Um amor de livro!
No livro 24 horas que escolhi viver conhecemos a história de Catarina e André. Ela, abalada com uma grande perda, sobrevive, mas não vive. Ele, consegue unir todos os seus cacos quebrados mostrando a ela porque se deve viver. Aos poucos a narrativa demonstra uma evolução da personagem e sua superação pelas desgraças que ocorreram em sua vida.
Um livro singelo, mas lindo. Com uma escrita impecável e envolvente, cheio de trechos lindos, daqueles que você precisa destacar. Recomendo demais a leitura!
Alexia | @livrosdalex 15/05/2020minha estante
Gabriela, obrigada pela sua resenha!! ?

Pipoca 02/04/2020

Reflexão
Uma história para refletir .. para nos fazer parar e pensar, que mesmo que não pareça haver saída, ela está sempre lá .. só precisamos querer ver ..

NaiaraAimee 25/11/2022

Lindo!
"Sério? Estudar as rotações da terra e o clima? Que coisa mais chata! Por isso que você deve estar com tanta raiva de si mesma. Eu nunca me perdoaria se entrasse em uma faculdade dessas."

Temos aqui a história de Catarina , uma garota que, na véspera de Natal, não está feliz, já que perdeu toda a família em um acidente e não consegue mais recuperar a felicidade. Ao sofrer outro acidente, quando um caminhão se choca contra a traseira de seu carro, embora nada muito grave tenha acontecido, a moça é resgatada por um policial e depois levada de ambulância para o centro médico.

Quando Catarina sai de lá, ela se depara com o policial que a socorreu à sua espera. Apesar de desconfiada e intrigada, ele a convence a deixá-lo levá-la para um passeio. Como não tem nada mais a perder, já que sua vida está arruinada, ela aceita e durante 24 horas André a leva a tentar se desvincular da ideia de que viver já não vale mais a pena.

"Te fazer escolher viver – ele diz como se fosse simples. Tudo que ele fala carrega uma leveza que me dá raiva. Sua mão aperta a minha contra a mesa e eu sinto o ar me faltar. Meus olhos queimam um pouco. – Só isso que peço, 24 horas para escolher viver."

É uma história curtinha, mas muito bem escrita. A primeira coisa que gostei foi do fato de ele ser narrado em primeira pessoa, pois fez com que eu conseguisse me envolver mais com a personagem. O assunto não deve ser segredo se você leu meu resumo: a vontade de morrer. Apesar de Catarina sentir que a vida não vale mais a pena, de sentir um peso enorme no peito, coisa que a autora soube passar muito bem, fazendo com que a gente tivesse empatia, no fundo há aquela pontinha de vida que só precisa ser encontrada e puxada para erguê-la do fundo do poço.

"Você parece que decide tudo com base no fato de que vai morrer – a voz dele se exalta e demonstra plena irritação. – Você não pode fazer isso. Você tem que fazer as coisas pelo fato de estar viva e não pelo fato de que vai morrer. Todos vão morrer, eu posso até mesmo morrer antes de você, e aí?"

O André uma peça importante no sentindo de fazê-la ver que ainda pode sorrir, e que é possível apreciar apenas ver o mar e encontrar encanto nisso. Ele também tem um segredo e achei muito interessante, porque esse segredo meio que foi o motivo de ele conseguir enxergá-la com profundidade e decidir ajudá-la.

"Às vezes é muito difícil tentar salvar quem não quer ser salva"

Eu gostei do final, foi bastante certeiro e entendi o que a autora quis passar. Foi uma bonita mensagem de um lindo livro. Espero que todos tenham a oportunidade de lê-lo e se sentir como eu me senti.

"O tempo inteiro eu vejo as pessoas falando que não estão aguentando. Mas estão. Eu sei, por experiência, a força que as pessoas têm. A força invisível que carregamos dentro de nossos corações, de nossas mentes, nossos ossos, articulações, músculos. Cada força que exercemos em um dia mal para nos levantarmos, tomarmos um banho e seguirmos a vida. A força absurda que parece ser tirada do nada para darmos um sorriso e um bom dia no nosso pior dia, com nosso pior humor. "

"É um momento de calmaria tão grande que eu não consigo explicar. É apenas como se eu estivesse em uma grande tempestade, eu estou me afogando e, mesmo sem querer, eu não consigo parar de lutar. Até que um vento joga as nuvens para longe e o mar se acalma."

Ana 19/05/2020

Aqui, conhecemos a protagonista Catarina, que sofreu uma perda terrível há pouquíssimo tempo. Por conta disso, a personagem acredita que sua vida não vale mais a pena. Ela está a ponto de desistir de tudo até que conhece André, um policial que deseja salvá-la a todo custo.

Apesar das poucas páginas, a autora conseguiu conduzir bem a história. A escrita é muito simples e dinâmica, mas carregada de emoção. Tem uma atmosfera melancólica que lembra muito os livros da Gayle Forman, que é a praticamente a rainha de transmitir intensidade. A Aléxia Macêdo também conseguiu fazer isso na história dela, além de trazer várias reflexões sobre a vida.

O único ponto negativo é não sabermos um pouco mais sobre o André e Catarina: a gente sabe das coisas que eles eles têm em comum, mas não sei se sabemos quem eles são de verdade.

site: http://www.roendolivros.com.br/
Alexia | @livrosdalex 06/08/2020minha estante
aaaaa sua linda! muito obrigada!

Luciano Otaciano 18/04/2020

Livro Bom!

Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Catarina já desistiu de tudo. Acredita que não há mais nada que possa se agarrar e dar um novo sentido à sua vida. Ao sofrer um acidente, exatamente 1 ano após o que matou seus pais e irmão, conhece o policial André. Ele, por já ter uma experiência do passado, decide ajudá-la a mudar de ideia e perceber que ainda há motivos para ser feliz.
Partindo dessa premissa temos um conto bastante envolvente e muito bem escrito.
Com uma escrita fácil e dinâmica, Aléxia desenvolve o conto bem fluidamente. A nós, leitores, fica a sensação de que realmente Catarina está decidida e perdida. André é muito paciente e a todo momento faz com que Catarina repense, mude de ideia e tenha mais vontade e anseio de aproveitar as chances que a vida dá. Vamos acompanhar momentos simples em que André e Catarina vão se permitindo explorar detalhes que nem sempre nos damos conta. É claro que há na estória alguns pequenos furos, contudo certamente serão detalhadamente supridos e explicados no livro 2 que eu trarei a resenha aqui no blog futuramente.
Eu particularmente gostei bastante desse conto onde a emoção é bem colocada e nos é permitido perceber, junto com os personagens, o quê e porquê realmente vale a pena viver. O que mais me chamou atenção foi a desenvoltura que Aléxia Macêdo elaborou o conto.
É supreendente como em uma estória tão curta, seja possível que inúmeras reflexões acerca da vida sejam dadas. Parabéns a autora, pois não é fácil escrever em um conto o assunto abordado tão bem elaborado e desenvolto como foi feito neste aqui. Fiquei encantado com a sensibilidade de Aléxia em abordar um tema que muitas vezes é difícil de manter um certo aprofundamento. Recomendo. Em resumo "24 Horas Para Escolher Viver Livro 1" é um conto surpreendente e muitíssimo bem feito. Merece ser lido por todos. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Thaís @thanoslivros 21/07/2017

Gostei
Olá pessoal!

Foto de hoje é para falar de um conto bem bacana que li esses dias.

24 Horas Para Escolher Viver, de Aléxia Macêdo

Trata-se de um conto bem bonito e que deixa algo a se pensar.

Sinopse: Há um ano, Catarina perdeu os seus pais e irmão em um acidente de carro, onde somente ela sobreviveu. Desde então ela tem pensado todos os dias em desistir de viver, até que novamente no dia 24 de dezembro ela sofre outro acidente e conhece um policial que está destinado a passar as próximas 24 horas convencendo-a a escolher viver.

Catarina já desistiu de tudo. Acredita que não há mais nada que possa se agarrar e dar um novo sentido à sua vida. Após sofrer um acidente, exatamente 1 ano após o que matou seus pais e irmão, conhece o policial André. Ele, por já ter uma experiência do passado, decide ajudá-la a mudar de ideia e perceber que ainda há motivos para ser feliz.

?Ele está lutando pelo que ele acredita, e eu me sinto mal, mas eu também estou fazendo isso. Estou lutando pelo que eu acredito.

E o que eu acredito é que eu não posso viver mais dessa maneira.?

Com uma escrita fácil e dinâmica, Aléxia desenvolve o conto bem fluidamente. A nós, leitores, fica a sensação de que realmente Catarina está decidida e perdida. André é muito paciente e a todo momento faz com que Catarina repense e mude de ideia e tenha mais vontade e anseio de aproveitar as chances que a vida dá. Vamos acompanhar momentos simples em que André e Catarina vão se permitindo explorar detalhes que nem sempre nos damos conta.

Eu gostei bastante desse conto onde a emoção é bem colocada e nos é permitido perceber, junto com os personagens, o que e porque realmente vale a pena viver.

Parabéns Aléxia
Alexia | @livrosdalex 22/07/2017minha estante
Que lindaaaa ? eu amei sua resenha, estou emocionada hahaha. Obrigada demais!

Carle Sousa 31/07/2017

Maravilhoso
Natal! Um dia importante para muitos, um dia onde a paz, união e o amor se faz presente. Mas esse dia pode se transformar em uma data para ser esquecida!

Ter um natal normal com sua família, com aquele sentimento de união e felicidades estampados em todos, é o que Catarina sempre teve. Até que um dia o seu natal não seria mais o mesmo. Pois exatamente nesta data ela perde as pessoas que ela mais ama, seus pais e seu irmão.

Catarina vive um ano inteiro, depois disso, querendo que sua vida também se acabe. Que para ela tudo perdeu o sentindo. A vida e o seu natal jamais séria o mesmo. Até que uma pessoa, no dia 25 de dezembro, um ano depois do acidente, a procura e pedi a ela 24 horas para escolher viver. 24 horas para ele tentar tirar da cabeça dela o pensamento suicida.

Ela não entendi porque ele faria isso e se importaria com ela. Mas algum sentimento dentro dela faz ela aceitar a proposta dele. E a companhia de André, as conversas com ele, faz a Catarina se perguntar o que ela realmente quer.

Será que André consegui convencer a Catarina a Viver?

Este conto mostra que independente do que passamos temos uma vida. Que às vezes pode achar que ninguém sentirá sua falta ou que ninguém se importa com vc. Que talvez o melhor mesmo seria acabar com sua vida. Mas ai que se engana! Porque sempre tem alguém que te ama e que sentirá a sua falta. Tem um Deus maravilhoso que nos deu a vida e tudo a sua volta.

Alexia escreve sua primeira história. E acho que esse conto merece um livro com uma continuação dessa história. Catarina merece um desfecho. Rsrs

Parabéns Aléxia.

site: https://clubedaresenhacr.blogspot.com.br/2017/07/pequena-resenha-24-horas-para-escolher.html
Alexia | @livrosdalex 06/08/2017minha estante
Obrigada demais ??? Fico muito feliz com sua resenha!

Carina 19/08/2017

Edificante
Acho que a autora tem potencial pois o livro é bem doce ao tocar em um assunto delicado: O direito e a dádiva que é nossa vida e a angustia dos que pensam em retira-la. Explorou os ângulos dos que lutam contra e os que em algum momento pensam em faze-lo. Gostei bastante. :)
Alexia | @livrosdalex 21/08/2017minha estante
Que felicidade em ler esse seu comentário! Fico muito feliz que tenha gostado :D Obrigada!

Alexia | @livrosdalex 22/08/2017minha estante
Que coisa mais linda! Eu fico feliz demais em saber que o meu conto te passou tantas emoções, tantos sentimentos... É uma alegria sem tamanho! Obrigada!

Alexia | @livrosdalex 27/08/2017minha estante
Muito obrigada!!

Jenniffer Alves 28/08/2017

24 Horas Para Escolher Viver - Sussurrando Sonhos
Catarina é uma estudante de Geografia que a um ano perdeu o seu bem mais preciso os seus pais e o seu amado irmão, tudo foi arrancado dela principalmente a vontade de viver, ela já não sabe o que é isso e a única coisa que sabe é que não deveria estar viva enquanto eles estão mortos.
O seu maior desejo é morrer, mas ela não tem coragem de prosseguir, algo sempre a impede, uma força da qual ela não entende, mas porquê? Ela perdeu tudo, não tem mais nada e porque sempre desiste de se matar? Porém, ela tem uma grande oportunidade de morrer, Catarina sofre um acidente e nesse mesmo momento tudo o que mais quer é desaparecer, mas acaba sendo salva por André, um policial que ajudou no seu resgate.

André faz uma proposta para a estudante que se em 24 horas ele não conseguisse mostrar a ela que a motivos para viver, ela poderia fazer o que quiser com a sua vida, mas antes ele ia fazer de tudo para lhe mostrar que ainda a motivos para lutar e mesmo estando lá no fundo do poço podemos ter forças para subir, que a beleza está em cada canto, em cada momento e em cada novo dia, mas infelizmente algo acontece e muda totalmente o rumo das coisas.

Os dois personagens são sensíveis e nos dá uma lição de vida e esperança, que ao meio do nada podemos encontrar o tudo, um motivo para viver e lutar, que todos nós temos uma força invisível que nos ajuda a superar algo insuperável, aceitar algo inaceitável e que não importa o que esteja passando, podemos ser fortes.

Catarina é uma personagem magnifica que mesmo sem esperanças ela ainda luta, ela nos comove com a sua dor e a sua perda, muitas vezes me peguei chorando, muitas vezes me coloquei em seu lugar e eu nunca poderia imaginar sem as pessoas que eu mais amo, não sei nem o que faria. André não só mostra a Catarina motivos para viver, mas para o leitor também, ele é fascinante e amável, um policial que passou por tantos desafios e acabou encontrando o seu propósito.

Mas será que Catarina está disposta a viver? Será que André consegue convence-la a viver? Um conto rápido que nos tira lágrimas e sorrisos, muitas vezes ficamos de coração partido e aflitos sem saber o que irá acontecer, o nosso maior desejo é que Catarina viva e torcemos por isso a todo instante.

"O tempo inteiro eu vejo as pessoas falando que não estão aguentando. Mas estão. Eu sei, por experiência, a força que as pessoas têm. A força invisível que carregamos dentro de nossos corações, de nossas mentes, nossos ossos, articulações. Músculos."

A autora ao escrever esse conto queria nos passar uma mensagem sobre a força que há dentro de nós, que mesmo diante das piores situações em que estamos, podemos mudar a forma como lidamos com ela.

Leia e se apaixone e sinta uma força e esperança crescer dentro de você após terminar essa leitura e você levará para vida toda os ensinamentos desse lindo conto.

site: http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/2017/08/resenha-24-horas-para-escolher-viver.html
Alexia | @livrosdalex 29/08/2017minha estante
Que coisa mais linda! Muito obrigada por ler e fico feliz que você tenha gostado ? Fico muito emocionada!!

Jana Matos 31/08/2017

Uma escrita maravilhosa, uma leitura fluida
Catarina é uma jovem que vive seus dias tentando superar o trauma de perder sua família em um acidente. Em uma noite véspera de natal, ela se envolve em outro acidente e nesse conto conhecemos a falta de sentido da vida dessa protagonista ser confrontada pelos esforços do policial André para convencê-la a viver. .
Sempre tenho dificuldade em resenhar contos sem deixar spoilers, então vou focar na leitura e aprendizado que essa história me trouxe. A escrita de Léxis é do tipo que adoro, ela conseguiu construir os personagens na minha cabeça de uma forma bem natural e a leitura foi bem leve apesar de destacar um tema dramático. 24 horas para escolher viver nos mostra que tudo passa - momentos bons e ruins -, que somos donos de nossa próprias escolhas, somos capazes de superar as dores da alma e que não precisamos andar sozinhos. De forma bem sutil e como eu já esperava, a autora mostra que existe uma esperança viva.
Alexia | @livrosdalex 31/08/2017minha estante
Alegro-me em ver que você gostou! ? Obrigada pela linda resenha!

Mari 11/02/2018

A indicação que eu precisava
"Mas as coisas são bem mais complicadas quando não só você não tem, mas, principalmente, quando você costuma ter e, então, em alguns segundos, tudo se apagou ao seu redor, e só você está ligada. Sozinha. Em meio a toda a escuridão que a falta das outras pessoas deixou na sua vida."

Uma história equilibrada, a autora consegue de forma sensível, acolhedora, clara e inteligente tratar da depressão e do suicídio junto com suas causas e consequências, fugindo da bolha que envolve esse tabu. Um grito a ser ouvido.
Fui apresentada ao conto através de um recado que a autora deixou no meu mural do skoob, e era tudo que eu precisava ler neste momento. Uma motivação para os constantes dias difíceis.
Alexia | @livrosdalex 18/02/2018minha estante
Eu fiquei imensamente emocionada com toda sua avaliação! Muito obrigada pelo carinho e por ter dado essa chance à minha história! ?

Luciana Souto de Oliveira 16/03/2018

Emocionante!
|Resenha| Conto| 24 horas para escolher viver| Aléxia Macêdo| Independente| 2017|43 págs.|

"O que me faz sofrer são as memórias das coisas que passaram e que nunca mais vão voltar"

Catarina perdera os pais e seu irmão em um acidente de carro e, desde então, perdeu completamente a vontade de viver, já que, de forma trágica, perdera todos que amava. Seus dias resumiam-se a esperar que algo de trágico lhe acontecesse para que ela deixasse de viver.

"Sufocada pela dor. É assim que me sinto dia após dia"

Tempos depois, após ter sofrido um outro
grave acidente de carro, na noite de véspera de Natal, Catarina conheceu um policial, André, que decidiu ajudá-la a recuperar o amor pela vida, em apenas 24 horas, apesar das perdas insubstituíveis pela qual passou.

Conto lindo e emocionante, onde conseguimos compreender a vontade de Catarina de desistir da vida, já que todos que ela amava foram bruscamente retirados do seu convívio, mas, ao mesmo tempo, torcemos para que André, que também passou por uma grande tragédia na vida, a convença de que, apesar de tudo, vale a pena respirar e ir em busca de nossa missão neste mundo, pois nem mesmo uma folha de uma árvore cai no chão a não ser com a permissão de Deus.

"Temos sempre força o bastante para lutar, para mudar, recomeçar. Para qualquer coisa. Desde que exista em nosso coração uma fagulha de desejo de fazer isso"

A autora possui uma forma clara e direta de conversar com o leitor, fazendo com que nos sintamos próximos e amigos dos personagens. Isso faz com que a leitura seja rápida e prazerosa e quando menos esperamos, chegamos ao fim da primeira fase dessa história. (Siimmm... temos uma continuação ?).

Eu conheci há um tempo uma menina que passou exatamente pela tragédia que a protagonista dessa história passou. Convivi de perto com a dor de uma pessoa que perdeu toda a sua família em um acidente, mas, diferente da protagonista, minha amiga nunca pensou em desistir. Juntou todos os cacos e conseguiu sobreviver com as lembranças de sua família e com o amor de Deus em sua vida. Por isso, esse conto muito me emocionou. Super recomendo.?
Alexia | @livrosdalex 24/03/2018minha estante
que lindo Luciana! Muito obrigada pela sua resenha, fico muito feliz em saber que você gostou da história!

Fabi | @ps.leitura 28/03/2018

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Você já pensou em como seria sua vida se as pessoas que você mais amava morreram em uma acidente de carro e apenas você sobreviveu? Você seria capaz de seguir em frente e carregar todo esse fardo que iria te acompanhar para o resto de sua vida? São essas questões que fizeram Catarina pensar mais sobre sua vida.

A vida de Catarina era ótima até o acidente acontecer. Mesmo sabendo de tudo o que aconteceu não foi sua culpa, ela só pensa o porque foi a única sobrevivente.

E a partir desse incidente, ela começa a pensar os motivos para ela continuar com a sua vida. Por que ela deveria continuar viva? Por que ela precisa estar viva já que todos aqueles que ela mais amava na vida morreram?

Com isso ela tenta cometer suicídio. A forma como tenta se matar é da mesma maneira como seus pais faleceram:a través de um acidente de carro. O que ela não esperava era que fosse sobreviver novamente e ter alguém para ajudá-la a superar os traumas da sua vida.

Catarina terá 24 horas para escolher viver. Será que ela mudará de ideia? Será que é possível alguém com tanta determinação quanto ela mudar novamente o rumo de sua vida?

Se você leu até aqui minha breve descrição do livro e pensou: "isso me lembra outra história... me lembra 'se eu ficar' ", você pensou a mesma coisa que eu É possível perceber as semelhanças entre as histórias. A maior diferença, além da narrativa, é que em um a personagem fica em coma, lutando pela sua vida. Já neste enredo a personagem sabe dos seus problemas e traumas e não quer enfrentá-los todos os dias.

A personagem passa por momentos completamente complicados e momentos decisivos de sua vida. Afinal, imagina estar sozinha no mundo? Deve ser a coisa mais difícil! E o fato dela lutar com isso todos os dias de sua vida, torna tudo ainda mais complicado e exaustivo. Ela quer ir de encontro a todos que ela perdeu, mas ao mesmo tempo ela quer viver. E isso, somente ela é capaz de decidir.

A escrita da Aléxia Macêdo é simples e leve. A leitura flui facilmente e deixa o leitor curioso para saber o final do enredo. A única coisa é que por ser um conto de 43 páginas, não consegui me apegar aos personagens. Consegui sentir todo o sofrimento e emoções conflitantes, mas não me apeguei. De qualquer forma, traz uma grande história; uma grande lição de vida.

"24 horas para escolher viver" é um conto e nos mostra uma pequena decisão e trajetória de Catarina. Percebemos como pequenos gestos são capazes de mudar uma vida; como alguns segundos podem fazer uma grande diferença.

site: https://psamoleitura.blogspot.com.br/2018/03/resenha-24-horas-para-escolher-viver.html