Antes, Agora e Sempre

Antes, Agora e Sempre Teodora Kostova

Resenhas - Antes, Agora e Para Sempre

Alessa Luna 30/09/2022

Lindo!
O livro tem gatilhos de maus tratos infantil, negligência materna e violência doméstica, mas a história de Beppe e Gia é ótima. Por um momento, fiquei muita danada por Gia negar tanto seus sentimentos e enveredar por caminhos que acabariam machucando ela própria e as pessoas que ama, mas fazia parte do seu amadurecimento.
Foi bom ver que depois de tantos sofrimentos, Beppe cresceu como um homem de bom coração e estável o suficiente para ter uma família amorosa e feliz.

Liachristo 27/04/2021

Apaixonante!
Antes, Agora e Sempre é o segundo volume da série "Hearbeat". Quando soube do lançamento deste livro, fiquei mega ansiosa para conferir. Eu curti muito a leitura do primeiro, e apesar de já fazer bastante tempo que o li, senti que este segundo teria tudo para me agradar também. Eu recebi o livro durante a Bienal, mas devido há alguns problemas de saúde, acabei demorando para fazer a leitura e trazer esta resenha para vocês.

O livro tem 308 páginas de muito romance, drama, reviravoltas e superação. O livro é narrado em terceira pessoa, o que gosto porque dá para ter uma ampla visão da história. A história é dividida em três partes. O Antes que é quando eles se conhecem e toda sua trajetória começa. O Agora que são eles já adultos e vivendo separados e o Para Sempre onde podemos ver o que eles finalmente conquistaram para suas vidas.

Pelo que li na sinopse e entendi com minha leitura, apesar de ser o segundo livro da série e ter participação de alguns personagens do primeiro livro, pode ser lido separadamente, mas como tenho TOC, aconselho que leiam na ordem, principalmente porque o primeiro livro é uma delicinha.

Neste livro vamos conhecer a história de Beppe e Gia. Os dois são amigos de infância e desde então se tornaram inseparáveis e a amizade e o amor fraterno acabou crescendo e aos poucos se transformando em amor para a vida toda.
Ele deslizou para o chão ao lado dela e envolveu seus ombros com o braço. Gia enrijeceu por um momento até reconhecer que era Beppe. A dor pura nos olhos dela o teria feito cair no chão se ele já não estivesse sentado. Ele precisava ser forte por ela. Só uma vez ele precisava ser forte para ela. (Pág. 14)
É claro que nada é tão simples, e nem tudo entre eles foi fácil ou só felicidade. Os dois têm problemas familiares sérios, são sobreviventes cada um a seu modo, e os dois têm muito que superar para que possam ter o seu felizes para sempre.

Giuseppe(Beppe) se apaixonou por Gia ainda na adolescência, mas por medo de estragar o que era tão bom entre eles, ficava na sua e não se declarava, mas assim que percebe que os mesmos sentimentos estão tocando o coração de Gia, ele se entrega à paixão que sente por ela, e isto se torna uma das melhores coisas em sua vida. Ele sempre sofreu com os maus tratos de um pai problemático que inclusive também era violento com sua mãe. Apesar de amar muito a Gia, Beppe acaba aceitando ir embora com um parente, quando algo terrível acontece em sua casa. Gia vai demorar muito a perdoá-lo por isso...

Gianna (Gia) é uma jovem bem resolvida, madura, mas que sofre muito com a perda do pai. Tenta fingir que nada ficou diferente após sua morte e ao invés de se manter perto ou mesmo ajudar mais sua mãe e irmão em relação a isso, com medo da dor, ela acaba se distanciando e focando somente em seu futuro.

Os dois acabaram se distanciando por conta da partida de Beppe e apesar de sua promessa de voltar para Gia, isto acaba não acontecendo, dentro do prazo que tinham estipulado. Se sentindo perdida e magoada, Gia resolve acabar com o relacionamento entre eles, e apesar de continuarem mantendo contato, ela prefere que seja só como amigos.

Após quatro longos anos longe, Beppe está de volta e disposto a tudo para recuperar o amor de Gia. Por sua vez Gia sabe que se baixar sua guarda, poderá acabar magoada novamente e ela tem medo de não conseguir superar desta vez.
No fundo, ela sabia que, eventualmente, ela o perdoaria e o deixaria voltar para sua vida. Gia amava Beppe e ela sempre seria assim, não havia nada que pudesse fazer sobre isso. Mas, para sua própria sanidade, ela precisava de um tempo. Ela tinha que deixar seus sentimentos sob controle novamente... (Pág. 130)
Eu entendi muito bem o medo da Gia de ser abandonada por Beppe uma segunda vez, mas também achei que ela demorou demais a confiar nele novamente, chegando mesmo a me irritar algumas vezes, mas como falei consegui entender que ela precisava resolver as cosias no seu tempo para se sentir mais segura de sua decisão. Beppe me encantou e me fez torcer muito por ele, para que conseguisse vencer seus traumas, se fortalecer e poder ser feliz, algo que era mais que merecido.

Eu gostei muito da forma como a autora aborda temas difíceis e complicados como violência domêstica, doenças terminais, dificuldades emocionais e outros de uma forma leve, mas muito bem trabalhada. Nos faz pensar e nos ajuda a compreender melhor as reações que algumas pessoas têm em determinadas situações.

Outro ponto alto pra mim, foi a história se passar na Itália, o que nos dá cenários lindos e encantadores. Fora a possibilidade de termos contato com uma cultura tão rica, um povo divertido e acolhedor e principalmente poder imaginar estes personagens masculinos falando com aquele sotaque... hummm
- Se não fosse por você, eu teria ficado completamente sozinho, Gia. Não sei se teria sobrevivido. Devo-lhe tudo e quero passar o resto da minha vida fazendo você feliz. - Beppe sustentou o olhar de Gia por um longo momento antes de dizer. - Casa comigo. (Pág. 242)
Sobre a parte técnica do livro: A capa é bonita e acompanha a estética da primeira, o que eu acho muito bom em se tratando de séries. A diagramação é simples mas satisfatória. Cor das páginas e a fonte escolhida me proporcionaram uma boa leitura. A revisão está ótima e o livro está no capricho de sempre da Editora Charme.

Antes, Agora e Sempre é um livro muito bem escrito e que nos fala sobre perdão, amor, amizade, família e das maneiras que a vida vai encontrando os melhores caminhos para a gente seguir. Uma história linda que nos toca o coração e nos faz pensar em tudo que podemos melhorar e mudar em nós mesmos para conseguirmos alcançar aquilo que nosso coração precisa.

Se eu recomendo? O que acham?

site: https://www.docesletras.com.br/2017/12/resenha-antes-agora-e-sempre-2-teodora.html

Biia Rozante | @atitudeliteraria 26/01/2018

Para deixar as emoções em conflito.
Odeio quando não encontro as palavras certas para expressar minha experiência de leitura. E isso está acontecendo neste momento. Eu li ANTES, AGORA E SEMPRE, há quase dois meses e desde então venho buscando as palavras certas para externar minhas emoções e elas nunca parecem ser o suficiente ou as corretas. O momento nunca parece o certo e então hoje sentei em frente ao computador e jurei a mim mesma só me levantar após concluir essa resenha.

ANTES, AGORA E SEMPRE não entrou para minha lista de leituras preferidas, ainda prefiro o primeiro livro da série – NUM PISCAR DE OLHOS, mas de uma forma especial esse aqui também ganhou um pedacinho do meu coração. A história de Gia e Beppe cativa pela carga emocional e muitas reviravoltas ao longo de suas páginas, se entrelaça com a história de Max do primeiro volume da série, já que ambas estão inseridas no mesmo cenário e período de tempo, o que foi um adicional interessante para a trama.

Beppe e Gia se conhecem ainda quando crianças. Ele é filho de um homem visto pela sociedade como cidadão modelo, mas que dentro de casa se revela um monstro e não se envergonha de suas ações violentas e cruéis. Ela viu o pai adoecer, lutar contra o câncer e sua família sofrer o impacto da mesma. O vinculo que eles criam na infância parece algo inquebrável, capaz de superar qualquer artimanha e dificuldade que possa aparecer em seus caminhos, porém algumas coisas realmente são impossíveis de serem previstas e reunidas a algumas escolhas podem levar cada um a seguir um caminho diferente e talvez por medo, por dúvidas e inseguranças romper laços valiosos e que talvez jamais possam ser refeitos.

"As pessoas entram em nossas vidas por uma razão e no momento exato em que precisamos delas."

Beppe é um personagem sofrido, que amargou uma infância difícil e que cresceu cercado por essa carência de afeto, quando ele e Gia se conhecem, ela surge como uma estrela, algo brilhante e radiante capaz de colorir sua vida, de tornar seus dias mais suportáveis e fáceis. A amizade que criam é linda, pura, envolvente, uma relação baseada em apoio, carinho e admiração. E conforme eles vão crescendo os sentimentos começam a evoluir, a se tornarem algo mais, maior e mesmo com receio, com medo de que isso possa transforma e abalar a amizade, fica impossível resistir e o inevitável acontece.

“Beppe riu e não soltou a mão dela, mesmo quando eles entraram na sala e se sentaram no sofá. Ele falou sobre tudo. Buscou em sua mente qualquer coisa que pudesse não ter lhe contado. Ele divagava porque tinha medo de que, no momento em que parasse de falar, ela ouviria seu coração se partindo.”

Beppe tem a oportunidade de se mudar, encontrar seu avô que está muito doente, precisando dele e isso é o início de uma jornada pessoal, mas para isso ele precisa deixar Gia para trás, não que a amizade, ou o relacionamento recém-iniciado precise acabar, mas lidar com a distância e com a avalanche de emoções que vem com essa decisão, não é nada fácil e o resultado doloroso. Com a partida de Beppe, Gia se fecha, blinda seu coração e passa a temer se machucar novamente, todos seus relacionamentos se tornam superficiais, ela não sabe como lidar com o abandono e a saudade, sendo assim mergulha de cabeça no trabalho. Vida que segue! Até que Beppe mais maduro e certo do que quer retorna e tem como alvo reconquistar sua amada, só que nada mais é como antes, nem eles mesmos. Será que os anos os tornaram estranhos? Que o sentimento que julgavam ser verdadeiro acabou? Poderá Beppe encontrar uma brecha na armadura de Gia e assim provar a ela que merece uma segunda chance? É caros leitores, aguenta coração.

"Beppe ia ter sua Gia de volta e, uma vez que a tivesse, não a deixaria novamente."

ANTES, AGORA E SEMPRE, é uma obra que fala sobre alicerces, família, amizade, perdão, recomeços. Sobre acreditar no amor, confiar e não temer ser feliz. Se arriscar é preciso e ainda que nos machuquemos no processo, tudo é aprendizado e vale cada lágrima. Beppe é apaixonante, amei a maneira como a autora o construiu e o moldou ao longo da trama, cada batalha desse jovem e conquista é sentido aqui do outro lado e torcemos muito por ele. Gia é uma mulher incrível, mas sua teimosia me tirou do sério, apesar de compreender sua resistência e medos chegou um determinado momento que quis lhe bater, porque ficou muito nítido que ela estava sabotando a própria felicidade e perdendo tempo. Porém o romance em si é apaixonante e vê-lo se desenrolar garante uma bela leitura.

Apesar de ter gostado muito do livro, confesso que o achei cansativo em algumas partes, estava esperando algo mais fluido e rápido e alguns momentos me pareceram desnecessários, a autora poderia ter dado uma encurtada. Não que isso venha afetar a leitura, são apenas alguns apontamentos meus. Como mencionei no início da resenha, escrevê-la está sendo bem complicado e já venho tentando a algum tempo, livros que retratam violência doméstica sempre me deixam arrepiada e no principio da trama isso fica bem evidente. Outro ponto que mexe com minhas emoções é o afastamento, os atos egoístas involuntários que acabam ocorrendo, porque isso vem a ser uma realidade muito presente em nosso dia a dia. Nem sempre validamos o sentimento do outro ou paramos para pensar no quanto nossas escolhas os estão afetando. E por fim o perdoar, como é difícil engolir o orgulho, escutar o coração e liberar perdão. Por que sempre somos tão resistentes em aceitar viver, arriscar e ser feliz?

Teodora Kostova possui uma narrativa muito particular, gosto bastante do modo como ela estrutura seus romances e desenrola o enredo, mesmo que a divisão em partes gere uma previsibilidade.

Como sempre falo: Leia, dê uma chance para a autora e se permita ser tocado de alguma forma.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2018/01/resenha-antes-agora-e-sempre-trilogia.html

dayukie 17/01/2018

" história é narrada em terceira pessoa, apesar de amar a narrativa em primeira pessoa, não foi nada que me incomodasse durante a leitura. A escrita da autora é tranquila e bem fluida. Teodora sabe colocar emoção e drama na história, mas sem deixá-la arrastada."

Resenha completa no blog.

site: https://goo.gl/CKnBE6

Livros Encantos 17/11/2017

Existem livros que nos tocam a alma com emoções verdadeiras e Teodora tem o dom de nos comover com lindas histórias que falam de amor.
Antes, agora e sempre é um livro que fala sobre o amor, sobre perdas, reconstruções de si mesmo e acima de tudo reconstruir a ponte que nos liga ao coração da pessoa amada.
Se emocione com esse lindo romance.

Beepe está de volta bem mais maduro, sexy, e seguro de suas ações, aprendeu muito com seu avó, se sentia incompleto falta sua outra metade Gia.
O tempo e a distância não apagaram todo sentimento que sente por Gia, ele sempre a amou as outras mulheres não conseguiram tocar seu coração.

Gia não pretende sofrer mais por Beppe, perdê-lo doeu demais para se proteger ergueu um muro ao seu redor não deixando nenhuma relação ficar mais séria.

Com a volta de Beppe, ela pretende seguir como a melhor amiga como sempre foi, mas quem manda no coração? Muitas vezes a emoção fala mais alto, relutando muito ela tenta levar sua vida sem deixar seu coração nas mãos de Beppe.
Ele tenta de todas maneiras reconquista-la, será bem mais difícil do que ele imaginou ela está seguindo com sua vida.

E novamente a vida vai unir Gia e Beppe em um momento doloroso para ele, Gia jamais vai deixa-lo sozinho quando ele precisar, ela fez sua escolha ,de mãos dadas e corações unidos eles enfrentam tudo.
O amor entre nossos protagonistas vai explodir de uma maneira tão apaixonada, Gia vai tirar um peso do peito ao libertar tudo o que sempre sentiu por ele e Beppe sente que conseguiu chegar ao coração de sua amada novamente.
Alguns perigos vão deixar o coração do leitor apertando, sofrendo e torcendo para a felicidade de Gia e Beppe.

A vida de ambos é cercada de felicidade, nessa vida tudo tem um momento certo para acontecer...

Estou apaixonada por esse livro.

Como sempre a escrita da autora me encantou, com tanta ternura, emoção e um amor capaz de superar grandes obstáculos.

Beppe é um personagem que já sofreu tanto em sua vida, se sentiu perdido e se reencontrou como pessoa cercado do amor de seu avó, já reconstruído veio atrás de seu grande amor.
Ele é um sonho, gentil, sexy, companheiro, amigo e não desistiu em nenhum momento.

Gia é um encanto, focada em sua carreira, carregava uma culpa com relação a seu irmão Max, que foi esclarecida, como se dedicou a seu amigo, amor em todos momentos, entendi sua posição em tentar preservar seu coração...
Com uma personalidade incrível, ela me conquistou com sua dedicação, cuidados aos que ama, a partir do momento que se entregou a Beppe foi de corpo e alma.

Com uma escrita maravilhosa, que flui muito bem a autora trás a tona temas polêmicos, escolhas que nem sempre entendemos e nos faz refletir ...
A autora consegue transportar o leitor para o lugar do personagens, vivenciamos todas suas emoções.
Me senti perdida como Gia e Beppe, assim como um sorriso brotou em meus lábios quando o amor venceu todas as barreias.
Mataremos a saudades de Max e Stella (livro 1) que amooo de paixão.

site: http://www.livrosencantos.com/2017/10/resenha-antes-agora-e-sempre-teodora.html

Malucas Por Romances 16/11/2017

Gostosinho de ler
Oie gente! Hoje vou falar de um livro que estava tempos esperando a continuação. Se você gosta de romance com a dose certa de drama e frases que vai te fazer marcar o livro todo e suspirar, vem comigo nessa resenha. Resenha de hoje é para quem gosta de romance cheio de altos e baixos. Vamos lá ver o que eu achei de Antes, Agora e Sempre.

"Sempre foi você, Beppe. Você é meu melhor amigo, não há nada que a gente não saiba um sobre o outro. Nós tivemos ao lado um do outro nos momentos bons e ruins. Nada pode nos separar."

Antes, Agora e Sempre é o segundo livro da série Heartbeat, da autora Teodora Kostova, publicado aqui no Brasil pela Editora Charme. O primeiro livro da série se chama Num Piscar de Olhos e se você ainda não leu esse livro eu super recomendo. O primeiro livro tem também uma pegada de drama e um casal inesquecível. Se você não leu ainda o primeiro livro da série pode ler esse livro sem problemas, mas é claro que recomendo esses dois livros na sua estante. Essa resenha não contém spoiler do primeiro livro.

Antes. Agora e Sempre se passa no mesmo universo do livro Num Piscar de Olhos só que dessa vez conta a história de Gia e Beppe. Gia é irmã de Max mocinho do primeiro livro e Beppe melhor amigo de Max. Os três cresceram juntos e sabem dos dramas um do outro. O livro é dividido em três partes: Antes, Agora e Sempre. O livro começa com Beppe conhecendo Gia ainda criança e ficamos sabendo que desde criança ele sofre na mão do pai. Na casa de Max e Gia ele encontra conforto e tem amigos que sabe que pode contar com eles para tudo. Beppe vai ter que ir embora, vai ter que descobrir sozinho como superar os maus tratos do pai e saber o que fazer da vida a partir daí. Gia vai ficar despedaçada, e é aí que o livro vai para o agora e Gia vai ficar com medo de entregar seu coração a Beppe, já que ele já foi embora uma vez e deixou ela sozinha. Ela não quer se entregar seu coração mais para homem nenhum. Será que ela vai resistir a Beppe quando ele voltar? Isso você só vai descobrir quando estiver na parte Sempre do livro, minha dica é prepare o coração rsrs.

Já na primeira página sabia que ia amar a leitura. Adoro romances onde o casal já se conhece desde crianças. Acompanhamos até a vida adulta, o amor deles crescer e um apoiando o outro nas reviravoltas que a vida dá. A primeira parte Antes é pequena, então eu recomendo que deguste cada página e que prepare seu pobre coração. Beppe sofre muito na mão do pai, e você não vai ver a hora de ele se ver livre desse pai mostro.

Gia é aquela mocinha que uma vez que machucar seu coração vai ficar com medo de entregar ele de novo. Ela sabe esconder bem o que sente, menos de Beppe que conhece ela desde criança. Vai ser ela que vai negar todos os avanços do Beppe e vai ficar fazendo você leitor roer as unhas para saber quando enfim os dois vão realmente ficar juntos. Gia fez jogo duro e boa parte do livro é ela tentando fugir desse sentimento. Confesso que me deu nos nervos essa indecisão dela de manter seu coração blindado, muito drama desnecessário que poderia ser poupado se ela não ficasse fazendo jogo duro. Então boa parte da leitura é você querendo matar ela e amando Beppe. Gia teve horas que me deu nos nervos, o mulherzinha teimosa.

Beppe vai ser o personagem que você vai se apaixonar logo de cara. Quando criança você vai querer pegar ele no colo e já adulto você vai querer se casar com mais um mocinho literário. Ele vai fazer de tudo para conquistar de novo Gia, até mesmo estando ao lado dela nem que seja como amigo. Ele vai sofrer muito nesse livro e boa parte do drama desse livro é voltado para ele. Já que ele sofreu abuso dos pais. e é o mocinho que vai fazer de tudo por sua amada.

A história se passa na Itália, então se preparem para se apaixonar por mais um personagem italiano, eu particularmente adoro!! Não resisto quando eles falam cara, bellísima, juro que me derreto toda aqui. Você também vai poder matar a saudade de Max nesse livro já que ela aparace bastante nesse livro, principalmente na primeira parte. Novos personagens são adicionados na série e antigos dando as caras para nos dar o gostinho do próximo livro. O próximo livro da série vai ser com Lisa amiga de Gia e Max. Pelo visto vejo mais dramas vindo por aí e não vejo a hora de ler.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2017/11/resenha-antes-agora-e-sempre-heartbeat.html#axzz4ydPb7A3V

Renata 14/11/2017

Blog Everything But The Books
O primeiro livro da autora que li foi "Num piscar de olhos", que é o primeiro dessa série, e fiquei totalmente extasiada com a história contada nele, por isso mau podia esperar por esse livro aqui.

Este livro pode ser o segundo de uma série, mas você pode ler ele sem ter lido o anterior, porque embora se passe no mesmo universo, a autora tenta manter nossa atenção voltada principalmente para os protagonistas deste livro, Gia e Beppe.

Beppe e Gia se conheceram ainda crianças, e logo de cara já criaram um laço fortíssimo, laço este que permanece forte com o passar dos anos, e que em alguns momentos parece querer se romper, mas o amor que sentem um pelo outro é o que os mantém unidos.

Uma reviravolta acontece na adolescência de Gia e Beppe. e isso acaba mudando a forma em que ela enxerga a relação deles e o que podem vir à ter. Mas não é só essa reviravolta que acontece não, o livro tem várias, mas Beppe me conquistou cada vez mais porque tentava provar a Gia que era mais do que certo eles ficarem juntos.
Beppe faz o estilo personagem quebrado, que é o meu tipo favorito. Desde muito cedo ele sofre com as constantes surras que ganha do pai, enquanto sua mãe, uma mulher omissa, não faz nada para defendê-lo.

Gia foi de uma criança feliz a uma adolescente que desligou parte de seus sentimentos quando o pai adoeceu e veio a falecer de câncer, pois isso foi algo que a desestabilizou totalmente.

Vou falar pra vocês que a Gia me incomodou em alguns momentos por não querer dar o braço a torcer e assumir seus sentimentos por Beppe, porque mesmo ele a tendo magoado lá atrás, ele se esforça bastante para provar ser merecedor do amor dela.
A história de Beppe e Gia é dividida em três partes: o antes, em que conhecemos os personagens na adolescência; o agora, com a vida adulta; e o sempre, que os mostra após tomarem sérias decisões.
A autora aborda temas como a violência doméstica, seja contra a mulher ou crianças, mostrando o quanto a vítima tem seu psicológico abalado ao ponto de ter medo de denunciar as agressões, e as vezes se achar totalmente dependente do agressor.

Como li o livro anterior pude matar a saudade de Max e Stela, além de já ficar na expectativa pelo livro que terá Lisa, prima de Stela, como protagonista ;)

Só acho que a autora deu uma enrolada em algumas partes, e o livro poderia ter no mínimo umas cinquenta páginas a menos por conta disso.

Apesar da minha queixa acima, curti bastante a leitura, onde pude provar vários sentimentos no decorrer da história, e por isso recomendo esta leitura.

site: Visite o blog: https://wp.me/p38u52-6aV

Mari @enquadrandolivros 02/10/2017

"Antes, Agora e Sempre" é o segundo volume da série "Hearbeat", escrita pela Teodora Kostava. Apesar desse livro ter participação de alguns personagens do primeiro livro, "Num Piscar de Olhos", ele pode ser lido separadamente.

Em "Antes, Agora e Sempre", vamos conhecer Gia e Beppe. Eles eram vizinhos e se conheceram quando eram crianças, a amizade deles começou de uma forma bem natural, mas na adolescência, Beppe sempre quis algo a mais com Gia, mas ele nunca tentou por medo de estragar a amizade entre eles. Mas quando Gia finalmente mostrou que desejava Beppe, eles se entregaram a paixão.

Nossos protagonistas aparentam ser pessoas normais, mas os dois carregam dores relacionadas as suas famílias. Quando o pai de Gia ficou doente, ela simplesmente focou no seu futuro e deixou as responsabilidades para o seu irmão e sua mãe, mas não por ela ser uma pessoa ruim, ela simplesmente não conseguia lidar com a situação, e a culpa acaba surgindo quando o pior acontece.

Já Beppe, sempre sofreu com um pai abusivo, que maltratava não apenas ele, mas sua mãe também. Quando algo trágico acontece, Beppe conhece um parente bem próximo que quer levá-lo para longe, e como ele estava se sentindo vazio, ele resolve aceitar.

Gia ficou arrasada mas entendeu a partida de Beppe. Mesmo com a distância, eles faziam planos como um casal para quando Beppe voltasse. Mas ele não voltou no tempo que prometeu, e Gia resolveu colocar um ponto final no relacionamento. Eles continuaram mantendo contato, mas apenas como amigos.

Agora, depois de quatro anos, Beppe está de volta, e ainda é o melhor amigo da Gia. E apesar dela ainda sentir alguma coisa por Beppe, ela sabe que nunca pode deixar ele ultrapassar a barreira da amizade, porque ela não suportaria ser abandonada novamente. Já Beppe está disposto a reconquistá-la, mas ele vai precisar fazer de tudo para provar que o para sempre deles pode ser real.

"Antes, Agora e Sempre" é narrado em terceira pessoa, e apesar de preferir uma narrativa em primeira pessoa, não me senti incomodada lendo. A escrita da autora é fluida, você vai lendo e querendo mais e mais. Ela sabe colocar emoção e drama na história, mas sem deixá-la arrastada. Além de uma mensagem incrível sobre perdas, superação e aceitação.

E não posso deixar de falar sobre essa capa maravilhosa, que segue o mesmo padrão do livro anterior. Uma fotografia em preto e branco representando nosso casal protagonista, e a cor fica por conta de algumas palavras e o esmalte da modelo, o que deu um toque bem especial para a capa. Como o livro é separado em três partes: antes, agora e sempre, cada uma se inicia com uma imagem linda e delicada, e pequenos curativos adesivos sinalizam pausa durante os capítulos.

A série "Hearbeat" está sendo publicada no Brasil pela Editora Charme, e eu indico a leitura para todos que gostam de um romance com um toque de drama na medida certa, personagens encantadores e uma trama eletrizante.

site: www.enquadrandolivros.com.br

Lina DC 29/09/2017

O livro é dividido em três partes: Parte 1 - Antes, Parte 2 - Agora e Parte Três - Sempre, é narrado em terceira pessoa e gira me torno dos protagonistas Gianna (Gia) e Giuseppe (Beppe). Beppe tinha seis anos de idade e Gia oito quando se conheceram. Eram vizinhos que se tornaram melhores amigos e com Max, o irmão caçula de Gia, o trio tornou-se inseparável. Apesar de jovens, os três aprenderam desde cedo as injustiças da vida. Beppe e sua mãe sofrem abuso doméstico. O pai do garotinho é um homem incrível para o mundo, mas dentro de casa, é um verdadeiro monstro. Gia e Max então resolveram apoiar incondicionalmente Beppe, cuidando de seus ferimentos e o deixando desabafar toda a raiva e mágoa de uma vida inteira de dor e sofrimento.

Gia e Max tiveram que conviver com o câncer do pai desde cedo. Max, com apenas 14 anos de idade, tornou-se o cuidador das necessidades do pai acamado, enquanto a mãe trabalhava o dia inteiro para poder sustentar a todos. O pesar paira na casa desses três jovens, mas eles encontram conforto e apoio um no outro. Beppe e Gia vão crescendo e se torando cada vez mais inseparáveis. E a amizade se torna algo mais. Mas o destino tem uma maneira engraçada de se envolver em nossas vidas e uma grande reviravolta alterna tudo e Beppe, para se curar, precisa abandonar Gia e ir para Toscana, viver com seu avô Paolo Salvatore.

Gia racionalmente compreende a necessidade de Beppe de ir embora, mas emocionalmente não consegue lidar com isso. O abandono a abala de tão forma que ela se fecha emocionalmente, não deixando ninguém se aproximar novamente. Sim, ela tem relacionamentos, mas nenhum outro homem conseguirá chegar perto do seu coração. Para ela, é arriscado demais entregá-lo novamente.

Beppe por sua vez cresceu, amadureceu e pela primeira vez na vida compreendeu o que é ser verdadeiramente amado e como uma família deve ser. Ele se tornou um homem atraente que está estudando direito na Universidade de Gênova e que é muito popular entre as mulheres. Mas verdade seja dita. Nenhuma delas é Gia. E ele acredita que deu tempo e espaço o suficiente para ela. E pretende reivindicá-la.

"-Nenhuma delas é você." (p. 20)

Gia e Beppe continuaram amigos, mas a amizade nunca mais foi a mesma. A tensão sexual e amorosa entre os dois é palpável e por mais que tente ignorar, Gia sabe que ela existe. Então, ela decide mergulhar de cabeça no trabalho e em um novo relacionamento. Mas será que isso dará certo?

A trama é muito bem desenvolvida e tem altos e baixos emocionais. Max, Beepe e Gia são três pessoas que cresceram em meio ao sofrimento e demoraram a se ajustar e que de alguma forma, ficaram emocionalmente atrofiados, mas que cresceram e se tornaram pessoas espetaculares, cuidadoras, amorosas e generosas.

"Antes, agora e sempre" é uma belíssima história de amor, que fala sobre o encontro de almas gêmeas e é ambientada em lindas paisagens italianas. É uma história que fala da família que construímos com os nossos corações, fala sobre amor incondicional e perdão.

Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Charme realizou um trabalho excepcional. Internamente, o livro é repleto de detalhes que enriquecem ainda mais o livro e a editora teve um cuidado incrível na tradução. A capa é muito bonita, mas não diz muito sobre a história em si.

"-Me desculpe se te fiz acreditar que eu ainda tenho sentimentos românticos por você. Não era a minha intenção. Você sempre será uma das pessoas mais importantes da minha vida, Beppe. Nunca vou deixá-lo ir embora novamente. Mas também nunca vou lhe dar o poder de partir o meu coração de novo." (p. 106)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/