Apelidos carinhosos são pessoais e intransferíveis

Apelidos carinhosos são pessoais e intransferíveis Guilherme Olí

Resenhas - Apelidos carinhosos são pessoais e intransferíveis

Fábbio (@omeninoquele) 07/11/2017

Amei esse livro!
Com uma rotina agitada numa redação de um jornal chamado Infor + Roberta (Beta) e Pedro Salazar, amigos inseparáveis, quebram a rotina bebendo uma gelada e se divertindo num bar próximo à redação chamado Coragem.

Num dia Beta percebe que seu amigo está triste, na fossa, por ter terminado mais um relacionamento.

E a partir dos términos de namoro do amigo ela tem uma brilhante idéia, a teoria sobre apelidos carinhosos.

E os dois conversando ela pergunta se ele já havia dado algum apelido carinhoso para suas ex-mulheres e tendo como resposta negativa ela diz que talvez os relacionamentos do amigo tenham acabado por falta de intimidade, e que esses apelidos carinhosos carregam uma história consigo e que é isso que falta nos relacionamentos do amigo, pois ele é muito precipitado quando gosta de alguém.

E surge então uma campanha no jornal, apartir da conversa dos dois para pegarem depoimentos de pessoas e os apelidos carinhosos que elas dão ou recebem.

E essas histórias dos relatos alheios vão mudar a rotina de Roberta e Pedro, ajudando-o a ser menos ansioso em seus lances com as mulheres.

É um livro de quatorze contos recheado de histórias engraçadas, amorosas e rápidas de se ler.

O livro ainda é dividido entre os contos e as conversas paralelas dos dois amigos que trocam e-mails e conversas pela rede social whatsapp diariamente, um ponto para o livro que se aproxima cada vez mais da nossa realidade.

A escrita do autor Guilherme Oli é bem simples e objetiva e vale a pena ressaltar que a idéia do livro é inovadora, e por isso a leitura fluiu muito bem e rápida. Já estou ansiando por mais histórias de Beta e Pedrão.

Sem dúvida é um livro que eu super recomendo por ser leve e gracioso!

site: https://www.instagram.com/p/BbNf7R1h63R/?taken-by=omeninoquele

De pijama e óculos 23/02/2018

Apelidos Carinhosos
A trama começa com Pedrão se lamentando a respeito de sua desastrosa vida amorosa. Ele quer estar em um relacionamento, porém, após algumas tentativas fracassadas, ele começa a perder a fé no amor. Betinha, então, constata que o amigo, de tão ansioso que é, não conhece direito as garotas com quem se envolve antes de ir morar com elas. Não há intimidade, cumplicidade, pessoalidade em seus relacionamentos e é isso que os leva ao desastre. Para ilustrar seu ponto, ela usa como exemplo os apelidos carinhosos. Não os clichês, tais como linda, princesa, mozão, etc., mas os pessoais mesmo, que trazem consigo todo um contexto.

Surge, então, uma campanha para o jornal, onde as pessoas mandam suas histórias a respeito desses apelidos e Betinha fica com o encargo de organizar uma coletânea das melhores, com ajuda de Pedrão, é claro.

Então, além da história desses dois amigos, temos contos leves e rápidos, com personagens super marcantes! Vale à pena ler e se apaixonar pelo Entrão, o Vítima, a Dercy, a Sete a Um e diversos outros para lá de carismáticos.

Isso sem falar na diagramação que a Editora Schoba deu para o livro, um show à parte. Os e-mails, as postagens e as conversas deixaram a leitura ainda mais dinâmica!

Recomendo demais!!!

site: http://lariteratura.blogspot.com.br/

Carol Vidal 12/10/2017

Muito divertido
Esse livro é bem diferente de tudo que já li e toda a concepção dele me agradou muito. Desde o texto de Guilherme, que é muito bom, até a diagramação tão cuidadosa do livro. Tudo foi muito bem pensado a executado!

Esse é um livro leve, divertido e que envolve o leitor. Foram momentos muito prazerosos os que passei lendo e recomendo muito! Os personagens são tão bem construídos que dá a impressão de que os conhecemos. Vale a pena a leitura!

Douglas 23/10/2017

Uma leitura leve e doce
A história central é sobre amizade e aquela competição que há entre os amigos quando um tenta provar um ponto pro outro.

Através disso, são contadas histórias fofas pra gente levar com a gente mesmo depois de o livro acabar.

Histórias sobre amor, música e amigos, contadas por e-mail, mensagens no WhatsApp, conversas de bar e relatos malucos dos ouvintes da rádio.

Vale a pena passar a tarde com esses personagens.

Ana Letícia Brunelli 26/11/2017

Um livrinho fofo e inspirador!
Pequenas histórias amarradas por uma história central, achei a leitura muito agradável. O autor usa uma linguagem bem atual e cotidiana, levando o leitor a se identificar com muitas situações. Eu mesma me peguei rindo com alguns diálogos e passagens, como esta: "Cadê o soro da verdade, meu Deus do céu? Não tinha. O jeito era usar pizza. E vinho. E assistir a algum filme engraçadão".
O mais legal de tudo, eu achei, é que são histórias de encontros, que mostram todas as formas de amor, e que se concretizam pelos apelidos carinhosos que delas surgem.

"E aprendi a lição também: vale mais a pena construir e curtir histórias legais do que apressar as coisas pra tentar levar uma vida perfeitinha".
Fernanda DCM 27/11/2017minha estante
quero ler!

Ana Letícia Brunelli 27/11/2017minha estante
Levo no próximo encontro!

Gab Maniezo 30/12/2017

Leitura leve e fluida, pequenas histórias pra se aventurar na vida cotidiana.

Fabi | @acervoencalhado 18/03/2018

Ótimo remédio para curar ressaca!
Quando Roberta descobre que Pedro está saindo de mais um relacionamento frustrado, tenta convencer o amigo de que suas relações são rasas. Afinal, ele nunca teve ou colocou um apelido carinhoso.

Disposta a provar que apelidos carinhoso carregam grandes histórias e sentimentos, Beta lança uma campanha para conhecer as histórias por trás destes apelidos.

Histórias de amor, amizade, família e até perseguição, são relatadas. Pedrão aprende a não ter pressa, e Roberta, anda em busca de novas histórias.

......

Recebi o livro em parceria com o autor. Peguei para dar uma olhada melhor..e...li tudo! Numa sentada!

Que livro gostoso! Não tem como não se identificar com a maluquinha da Roberta. A amizade entre ela e o Pedro é muito bacana, bonita de se ver.

Os comentários entre as histórias sobre os apelidos, são hilários! E as histórias em si...

Me emocionei com o "Entrão" e o "Amigo do lixo", ri alto com a "Sete a um" e adorei a "Até amanhã". Algumas me deixaram com vontade de saber mais sobre aquelas pessoas. Muito legal!

A edição está linda, a diagramação super bacana e a escrita do Gui é muito fluida. Espero ansiosa pela segunda edição, com novas histórias. Livro leve, rápido e perfeito para tirar qualquer um da ressaca.

Fabi | @euvceumlivro

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 18/03/2018

Resenha: Apelidos carinhosos são pessoais e intransferíveis
Apelidos carinhosos é um livro nacional de contos e é um romance. Criado pelo escritor Guilherme Olí com estórias divertidas e encantadoras.

A estrutura do livro o livro tem uma capa linda de cor amarela e com os personagens principais nela a Roberta (Beta) e o Pedro Salazar. Dentro do livro tem dedicatória, a parte no jornal com a Beta e o Pedro são separadas com dizeres no livro se eles estão falando por email, whattsap, facebook, jornal ou bar. E no final agradecimentos.

O conteúdo do livro é sobre um Jornal chamado Infor+ numa conversa entre Beta e Pedro Salazar ele tem uma ideia e ela coloca no Facebook para os leitores interagirem enviando estórias sobre apelidos como explicando o título do livro “Apelidos Carinhosos” assim conforme a pessoa vai lendo o livro lê um conto diferente divertido sobre Apelidos sendo que cada conto com um apelido diferente e inusitado.

Minha análise deste livro é que eu amei o livro é tão envolvente que li muito rápido que dá vontade de ler até acabar, este livro tem uma ótima escrita com contos divertidos. Este livro de parceria foi realizado com um booktour. E para a segunda edição se você ter uma história para compartilhar com a Beta sobre apelido seu, de uma pessoa inventada você poderá enviar para o email: guiaugoli@gmail.com

Eu recomendo este livro para todos principalmente amantes de contos, romance e literatura nacional pois este livro é incrível.

Sobre o escritor Guilherme Oli: Nasceu em 1984, mora em São Paulo, capital. Além de escrever, trabalha com projetos educacionais on-line. Este é o segundo livro. Também é o autor de Remoto e Improvável, lançado em 2014, e participei de diversas coletâneas de contos. Você também pode lê-lo o que publica na internet, no site dele e em plataformas digitais.

instagram literário : @kemiroxtvliterario

site: http://kemiroxtv.blogspot.com.br/2018/03/resenha-apelidos-carinhosos-sao.html

Cecy 30/04/2018

O título faz muito jus ao enredo
Apelidos Carinhosos fala exatamente disso, de pessoas que deram apelidos para outras em determinadas situações da vida. Beta e Pedro são melhores amigos, trabalham juntos na redação de um jornal. Os dois sempre saíam para beber e falar mal do chefe ou falar sobre seus relacionamentos. Um dia, tiveram a conversa sobre apelidos carinhosos, mas, não algo do tipo "Vidinha", "Chuchu" e "Mozão", eles queriam histórias reais. Beta lançou a ideia para seus chefes, que curtiram e ela passou a receber as mais hilárias histórias sobre momentos e apelidos que as pessoas davam umas para as outras. Me diverti muito enquanto li, e se eu for contar qualquer história aqui, vou estar tirando a graça de vocês, é necessário ler para entender.

"É engraçado pensar que quando vemos um fato de apenas um lado nem sempre conseguimos enxergar toda a verdade que ele traz. Para mim, o Entrão era um velho abusado e fuxiqueiro se metendo na minha vida. Enquanto isso, ele estava ali tentando oferecer algo especial para a esposa. Muito louco, né?" (p. 45, Entrão)

Conheci nesse livro o Entrão, a Dercynha - melhor de todas, rs - a 7X1, Radar - rachei o bico com essa história, hahahahah -, a Quêi-Di, a Menina da Carona.... Gente, não posso falar mais, leiam, por favor, POR FAVOR!!!
Como eu disse ali em cima, a Dercynha foi a melhor história de todas, então, vou contar mais ou menos: como a tia era desbocada, chamavam ela de Dercy, por causa da Dercy Gonçalves, e ela simplesmente odiava isso. No auge dos 102 anos, o marido com 99, vivia se gabando de ser mais novo, mas, estava mais acabado que ela, estavam juntos desde que ela tinha 18. Se separaram todos os anos, e fizeram as pazes todos os anos. O marido também a chama assim, mas, ela não pode esculachar com ele, mas, com qualquer outro, ela não está nem aí, ela zoa o barraco mesmo, até por que, de acordo com ela, tudo o que estão esperando, é que eles morram.

"Os bisnetos, não, são tudo gente fina, viu, Ricardinho? Mas a netaiada, oh! Banana! Vão esperar sentados! Pra ter uma ideia, os filhos já foram todos pro saco. E meu velho e eu continuamos aqui.

Xingando todos, menos a morte. Essa tem que tratar bem que é pra não cismar de levar a gente por desacato.

Juntos, eu e o velho vamos chegr aos 500 anos!

E o resto da família que se #*&% de verde de amarelo!"

Fala que ela não é demais? Hahahaahah.

site: http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2018/04/beda-26-resenha-76-apelidos-carinhosos.html

Nicole | @niestalendo 11/12/2018

Um livro gostoso de ler
Eu não dava nada por esse livro, mas ele me surpreendeu. Histórias que me fizeram sorrir, lembrar de bons momentos vividos e de inúmeros apelidos carinhosos que já ouvi. Já quero o segundo!

maria 10/02/2021

fofo e facinho de ler
tava precisando de uma leitura tão rapidinha e leve assim, as histórias são muito divertidas e a realidade do jovem adulto brasileiro é bem retratada bem fielmente.
todo mundo tem uma história de apelido carinhoso, e eu concordo com o autor sobre isso. são realmente pessoais e intransferíveis, seja pro bem ou pro mal.

lavinia.pontes 13/02/2023

Acho que criei um pouco de expectativa demais quanto a criatividade dos apelidos, mas é um livro legal, leve e rapidinho de ler.