O Último Baile do Império

O Último Baile do Império Aline Negosseki Teixeira

Resenhas - O Último Baile do Império

Leninha Sempre Romântica 28/11/2013

Eu tenho um carinho muito grande pela escrita dos autores nacionais, e nos últimos tempos tem sido um enorme prazer conhecer suas histórias criativas, inusitadas e muito bem elaboradas, dignas de nota 10. E claro, ler O Último Baile do Império foi uma bela constatação de que eles realmente tem muito a oferecer.

Com uma escrita mais elaborada, bem típica da época em que é narrada, 1889, Aline Negosseki nos brinda com uma leitura envolvente e super agradável. Não foi difícil lembrar-me dos grandes clássicos como A Moreninha e a A Viuvinha de Joaquim Manuel de Macedo e José de Alencar respectivamente, não na semelhança da trama, mas sim na elegância da escrita e na elaboração dos personagens e fatos da época em questão.

Temos aqui um mote bastante clichê, onde uma mocinha inocente é prometida pelo pai em casamento, a um homem que ela nem mesmo conhece, fato dito como normal. E na noite do noivado, eis que surge das sombras um mascarado de olhos penetrantes e misteriosos, que rouba o coração da donzela.

Porém a história é bem mais do que isso. Cheia de mistérios, suspense, passados sombrios, intrigas que afetam diretamente os personagens e que colocam em risco a liberdade e a vida da mocinha.

Aqui encontraremos personagens educados, tímidos, apaixonados, gananciosos, venenosos e todos com sua carga emocional latente. Uma narrativa leve que deixa o leitor com a certeza de tudo se encaixa perfeitamente, ao término da leitura.

Aline Negosseki escreveu com sutileza um lindo conto de fadas e me encantou com uma história envolvente e misteriosa, apesar de óbvia em diversos momentos.

Uma trama com final bastante inusitado, confesso que simplesmente adorei a pitada de tragédia sutil usada pela autora e o vilão inesperado, que me surpreendeu, até porquê nunca esperei aquele desfecho.

Um romance histórico com uma bela história de amor, com os atrativos e ingredientes certos, usados na medida certa, tornando a leitura em algo bastante prazeroso.
O livro me pegou pela suavidade da escrita, e marcou, deixando a sensação de que flutuei numa dança da época.
Claro que não poderia deixar de recomendar a leitura!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2013/06/o-ultimo-baile-do-imperio-aline.html

Leninha Sempre Romântica 13/06/2013

Claro que não poderia deixar de recomendar a leitura!

marion 10/09/2010

Surpreendente
Além da trama inteligente e criativa, a autora transporta o leitor com muita habilidade para o ambiente do fim do Império e para o universo da alma feminina.

naniedias 29/08/2010

O Último Baile do Império, de Aline Negosseki Teixeira
Angelina vive muito fechada na fazenda do pai. Desde que recusara-se a casar com um pretendente, arrumado pelo pai, há mais de dois anos, ela não saía da fazenda. E passava os dias monotonamente, à espera de aventuras e viagens.
Foi então que o pai resolveu viajar, bem na época em que se daria o seu noivado - com o novo pretendente que o pai escolhera. O tio D. Manoel, veio então ficar com ela. E foi aí que sua vida melhorou. O tio resolveu levá-la em viajem, o que para ela era maravilhoso.
Além da viagem, que já era aventura demais em tão pouco tempo, o misterioso mascarado que havia conversado com ela há dois anos reaparecera na sua vida, despertando uma paixão adormecida.
Agora restava saber como Angelina iria fazer para livrar-se do noivo indesejado e Como iria ela convencer o pai e o tio a deixá-la casar com o misterioso mascarado.
Ainda outros segredos, enterrados há muito tempo, rondam a vida da Sinhazinha, sem que ela mesma se dê conta.

O que eu achei do livro:
Para quem gosta de livros de amor, essa é uma boa pedida. No bom estilo amor impossível, os leitores são levados a torcer para que Angelina saiba logo de tudo o que está acontecendo e possa ser feliz. Mas as coisas não são tão simples e o livro é impermeado de mistérios que só serão revelados ao final.
É sempre difícil fazer uma resenha quando não nos identificamos muito com o livro. Infelizmente, esse foi o meu caso com esse livro. Primeiramente (e isso não é spoiler, pois fica claro desde sempre), não consegui engolir o fato de Angelina não reconhecer quem era o mascarado. Ela foi capaz de reconhecer que era a mesma pessoa que a interpelara há dois anos apenas pelos olhos que ficavam de fora da máscara. Entretanto, quando o viu em pessoa, não foi capaz de reconhecer esses mesmos olhos e nem ao menos a voz. Existe sim alguns motivos para isso, mas eu não gostei muito.
Além disso, eu também não gostei muito de Augusto, que era um homem um pouquinho sem escrúpulos. Que enganou a mulher que ele amava por nada. Ok, desculpe-me. Existem sim motivos, mas eu que não consegui, mais uma vez, encará-los muito bem.
Tirando esses dois fatos (ela não reconhecer o mascarado sem máscara e a idoneidade de Augusto) o livro conta uma história de romance bem interessante, que se passa na época do Império. Na verdade, o livro passa-se no final da Monarquia, no último ano antes do país tornar-se uma república.
Eu também gostei bastante da protagonista, Angelina, e da forma como a autora a desenvolveu. Ela é uma menina ingênua e isso transparece em cada momento do livro, desde seus passeio, que ela aproveitava muito por ser, praticamente, a primeira vez que saía da fazenda depois de muitos anos, até a vontade de apreciar pratos diferentes, já que ela comera, até então, apenas comidas típicas da fazenda onde vivera toda sua vida. É possível sentir todas as dúvidas que ela tem e todo o carinho que ela tem pela Edye, a mulher que cuidou dela desde criança.
Enfim, o livro deslizou em alguns pontos, na minha opinião, mas ainda assim consegue ter uma boa história. Para quem gosta de romances sobre paixão, mistérios e intrigas, esse livro é muito indicado. Sem contar que o final é simplesmente surpreendente (ao menos para a lerda da Nanie foi totalmente impossível de adiantar).

Nota: 6
Dificuldade de Leitura: 7

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

Jeanne 22/07/2010

Com um título criativo, uma capa atrativa, sinopse instigante e sendo um romance histórico de uma autora brasileira. Ou seja, todos os ingredientes para que fosse uma boa estória.

Paralelamente ao romance que se desenrola entre os personagens temos uma história brasileira sendo contada.

O romance de Angelina e Leonel é belíssimo e me cativou.

Não vou me estender nos comentários para não gerar spoiler, o que é impossível quando me empolgo.

A autora, Aline Negosseki Teixeira, conduz um romance histórico brasileiro envolvente e surpreendente. A riqueza com que escreve nos enche os olhos.

Uma nova autora brasileira que surge para alegrar as nossas vidas.

Recomendo.

Lariane 11/01/2010

Primeiro, as apresentações:
Há no orkut uma comunidade de livros onde alguns novos talentos estão postando seus livros. Dentre eles, Aline Negosseki.
Ela começou na Comunidade Adoro Romances, e depois despontou. Agora é dona da Comunidade Oficina Romântica.
Posso dizer-me privilegiada por ter acompanhado toda a trajetória da Aline, rumo ao seu amadurecimento e crescimento como escritora.
Afirmo: Seu nome ainda será muito ouvido nos meios literários. Escritora dotada de uma linguagem impecável e poética, com um toque de inegável romantismo... Ingredientes essenciais em seu primeiro livro publicado, que garanto: ficou lindo demais!

Outras leitoras deram as seguintes opiniões:

"O belo romance é uma mescla de aventura, amor, mistério, traições e superação, que juntos, conseguiram um belo resultado, uma leitura deliciosa que prende a atenção do começo ao fim." — Marcela Chiesquini.

“Descrever O último Baile do Império em apenas uma palavra? Ah, é simples: Lindo! Suas personagens são tão bem elaboradas que podem facilmente se passar por alguns de nossos parentes. Gosto imensamente disso na escrita da Aline, essa aproximação com nossa realidade. Trata-se de um romance cativante, e especial.” — Sabrina Pepe.

O trabalho de pesquisa do livro foi excelentemente bem realizado. Mescla fatos reais e ficção, propiciando-nos uma leitura deliciosa. Eu me vi deslizando no salão no Último Baile do Império.

Um pouco mais sobre a história:
Órfã de mãe, Angelina é criada pelo pai frio, que acreditava que filhos devem ser apenas vistos, e não ouvidos.
Como era costume na época, o pai logo “negocia” o matrimônio da filha, independente de qualquer opinião ou sentimento que ela possa nutrir.
Angelina deveria ser apresentada ao noivo Augusto durante seu aniversário, mas a inesperada visita de um mascarado convence-a de que não deve comparecer à sua festa. Ela assim o faz, uma vez que ele lhe oferece provas sinceras de querer protegê-la.
Sua desobediência apenas atrai a ira paterna. E promove um laço indissolúvel com o mascarado, Leon.
Quando seu pai viaja por uma temporada ao exterior à negócios, Angelina vê nessa oportunidade um meio de escapar do marasmo em que sua vida se tornou: Vai passar uma temporada na casa do padrinho. E...? Sim! Reencontra Leon, descobre nele o amor.
Segredos rondam a vida da jovem, como o mistério que envolve a trágica morte de sua mãe, tantos anos passados... Quem era o culpado? Haveria de fato um?
Quando Angelina, enfim, se inteira da real identidade de seu mascarado, vários mistérios são elucidados. No entanto, aquilo que parece certo nem sempre o é...

Lendo o livro, me veio a cabeça essa música, que muito combina:

Teu sorriso prende, inebria, entontece

És fascinação, amor

Os sonhos mais lindos sonhei
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar
Tonto de emoção...

Marcela 07/01/2010

Amor e Mistério, a mistura perfeita
Em o Último Baile do império, conhecemos a bela história de Angelina, a jovem sinhazinha que sonhava com uma vida mais agitada, que queria conhecer o mundo, ultrapassando as delimitações da bela fazenda onde vivia.
A história é descrita em um período de grande importância para o nosso país, um período de transição. Da monarquia e sua sucessão hierárquica, à república que vivemos até hoje. Durante relatos fantásticos da época, prendemo-nos em um grande mistério que envolve desde a morte da mãe da bela mocinha, ao enigmático e mascarado Leonel, ou Augusto como preferirem, que ao lado de Angelina vive um belo enlace amoroso, repleto de juras de amor e encontros furtivos.