Attack on Titan #23

Attack on Titan #23 Hajime Isayama

Resenhas - Attack on Titan #23

Sarah Gomes 21/03/2021

Tô achando bem interessante ver o lado dos Eldianos e Marleyanos fora das muralhas do rei Fritz.

tata342 20/04/2021

ver esse lado dos eldianos ta mt interessante e confesso que já me apaixonei pelos personagens novos tipo a gaby e o falco e pqp o reiner ta mt gostosão kkk

Thaisa 23/08/2023

Preciso começar essa crítica pontuando que, por alguns capítulos, eu realmente acreditei ter pulado algum volume ou mesmo estar lendo um mangá totalmente diferente, mas que alívio foi perceber que não - o que aconteceu foi mais complexo do que eu imaginaria nesse momento da trama... De repente, após tantas informações sobre o universo de "Attack on Titan", há um salto temporal de 4 anos - e o foco deixa de ser os protagonistas que acompanhamos até agora e passa a ser os titãs.
Apesar de conhecermos novos personagens, eles estão totalmente interligados à outros titãs que são conhecidos do leitor, sendo que, além de sabermos mais sobre a guerra que está acontecendo no mundo, veremos como tudo que envolve a trama de "Attack on Titan" é um reflexo da realidade e das complexidades exploradas não apenas em ciclos de violência, mas no controle de massa, na lavagem cerebral e na vida de tantas pessoas que acreditam serem inferiores apenas por serem quem são. Conforme o volume avança, descobrimos que personagens que considerávamos vilões foram extremamente afetados por ideologias que transformaram suas personas.
Enquanto o traço de Hajime, já consolidado, brilha ainda mais em quadros onde há conflitos (algo que, em volumes passados, deixou a desejar) o que realmente choca o leitor é o enredo que Isayama criou: suas múltiplas camadas, os fatores históricos, forjados na realidade e mostrados apenas de um outro viés, além de nos presentear com personagens tão complexos e prolixos, explorando desde questões de saúde mental até o que o trauma pode gerar, podendo vir de um acontecimento único, de um relacionamento familiar ou até mesmo do preconceito que se encara durante a vida.
O que me tirou um pouco da leitura foi o súbito começo e a saudade de ver protagonistas tão queridos, mas entendo perfeitamente o motivo do mangaká ter escolhido ir por este caminho, em especial nesse instante da trama, cujo intuito é demonstrar que uma guerra envolve mais do que apenas fatores ideológicos, mas, sim, pessoas reais que são colocadas em um conflito que não deveriam...
Nesse caso, é pior ainda, já que vemos crianças que crescem sendo manipuladas para acreditar em uma verdade que não só não é real como ainda culmina em toda uma sociedade que gostaria de destruí-las, mas que também demonstra, com maestria, que o ódio é semeado e ensinado desde a infância.
Assim que compreendemos quem é quem, a narrativa volta a fluir, nossa curiosidade apenas aumenta e buscamos conjecturar sobre uma possível junção de pessoas que estão em lados opostos, visando a sobrevivência e o fim dessa batalha infindável.

groundzero 22/12/2021

Marley
Entregou tudo que esperava e muito mais, só tenho considerações a falar sobre os personagens.

Eu adorei a Gabi, muito parecida com o eren. Uma criança querendo se encher de responsabilidade que não lhe cabe, sem noção do perigo que se candidata a morte muito fácil. A única diferença entre eles é que ela é extremamente alienada, não pensa fora da caixinha de ódio que foi ensinada a pensar, ela realmente é uma eldiana pura exatamente como Marley quer que seja.

Por ora não sei dizer com quem Falco se parece, ele é um menino muito bom pra viver essa vida, um garoto levando uma vida de lutar o tempo todo para sobreviver e mentir. Ele parece sentir a dor da guerra e não vive da ilusão que o título de guerreiro trás. Talvez ele seja como o reiner.
Udo e Zofia parecem sentir mais as mortes, igualmente.

Yavanna 05/02/2022

agora sim eu to entendendo o role todo
Demorou, mas eu finalmente comecei a entender pq o reinner e o berthold fizeram o que fizeram, nao sei se eu que sou muito burra ou o jeito que as informações sao dadas é muito complicado ou se é os dois.

Victoria 23/04/2022

Conectados pelo mesmo céu para onde olham.
Ta sendo uma experiência muito loca ver a versão/visao dos Marleyanos de tudo q aconteceu, e a gente comparando com a versao da população da Ilha de Paradis sobe uma raiva tao grande quando chamam eles de demônios.

Porque envolve alem de tudo uma desigualdade e descriminação enorme que vem a mais de 100 anos e impacta diretamente a toda a população, oq podemos ver que também acontece hoje em dia no mundo

Pedro b s 26/05/2022

resenha sobre o "attack on titan #23"
Para lá de Paradis
A dependência manifestada pelo povo de Marley em relação aos Titãs não foi de todo uma surpresa. Esta viagem a fundo até ao outro lado já tinha este ponto em expectativa. Na verdade, terá sido esta fixação que o mangaka conseguiu cimentar nos leitores que terá tornado outro aspeto algo surpreendente. Evolução tecnológica!

A existência das Mid-East Allied Forces e as suas armas de combate vieram provar que Hajime Isayama não remeteu a sua história puramente aos Titãs. Um povo que, sem recurso aos Titãs, procurou maneiras de os combater. Mais do que isso! Está a conseguir criar um problema muito sério nos seus inimigos. Será que o autor vai fazer uso disto numa futura guerra entre civilizações? Ou será fumo sem fogo?

À descoberta dos 9 Titãs!
Este tem sido um assunto já regular nas minhas últimas análises aos volumes de Shingeki no Kyojin. Inclusive, as primeiras páginas deste volume dão destaque a alguns deles. Mas a verdade é que continuamos sem os conhecer a todos. Mas estamos perto. Muito perto! O Jaw Titan e o Cart Titan são as mais recentes revelações.

Porco Galliard é quem detem o poder do Jaw Titan. A meu ver, um dos Titãs com mais pinta! Confesso que gostei mesmo da sua apresentação. Estou ansioso por o ver no anime. Já o Cart Titan, à responsabilidade de Pieck, é precisamente o contrário. Um dos menos interessantes em termos visuais. Em termos de utilidade, a conversa já será outra. Considerei este último uma revelação. Por outras palavras, a sua apresentação oficial. Contudo, para os mais distraídos, é preciso recordar o seu auxílio a Zeke e Reiner nos últimos confrontos contra os Survey Corps.

Resumindo, até à data temos a seguinte lista. Founding Titan, The Attack Titan, Female Titan, Colossus Titan, Armored Titan, Beast Titan, Jaw Titan e Cart Titan. Creio não me ter escapado nenhum, o que deixa espaço para mais um. Será uma grande revelação? Ou apenas um para fazer número?