Cuentos de Eva Luna

Cuentos de Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Cuentos de Eva Luna

Tathy 08/11/2023

Mulheres fantásticas
No melhor estilo do realismo mágico, esse livro de Isabel Allende traz pequenos contos, cada um trazendo a jornada de uma mulher incrível.

Lara.Dias 25/02/2021

Uma grande contadora de histórias...
Isabel Allende tem essa habilidade incrível de conseguir tornar leve até as histórias mais trágicas. Com isso não quero dizer que sua escrita não seja profunda, porque é, e sim que em seu estilo ela consegue contar as histórias mais tristes (Como de barro estamos hechos, Walimai), mais cruéis (Si me tocaras el corazón, Un camino hacía el norte), mais violentas (Lo más olvidado del olvido) sem deixar um gosto amargo nos meus dedos, nem um vazio doloroso em minha alma.
Ela me faz refletir sobre os seres humanos, sua condição, suas paixões e escolhas, enquanto me arranca sem pretensões as mais gostosas gargalhadas (Tosca, Con todo debido respeto, Un discreto milagro) ou os mais singelos dos sorrisos (Clarisa, El huéspede de la maestra).
Cria as figuras patriarcais mais detestáveis como o icônico Amadeo Peralta, que responde: "Porque se me dio la gana." ou mais simpáticas como o padre Miguel Boulton reclamando dos "fariseos reaccionarios" ou mais romanticas/ridicula como a Maurizia Rugieri performando Madame Butterfly, ou ainda um vilarejo com de Agua Santa, que é um verdadeiro personagem ou um salão de baile como o pequenõ heildeberg.
Teve contos que também não gostei como Regalo para una novia e Una venganza, mas que não retiram o mérito dessa obra.