Lima Barreto

Lima Barreto Lima Barreto

Resenhas - Lima Barreto

André Hausmann 05/07/2022

Por ai, no Rio...
Reunidas pela professora e pesquisadora da UFRJ Beatriz Resende, essas crônicas apresentam um passeio pelas ruas da capital fluminense e brasileira, mostrando ao leitor diversos pontos e bairros da Cidade Maravilhosa, além da forte crítica de Lima Barreto.

Especialista na obra do escritor, a organizadora escolhe textos com temas que apesar da passagem do século continuam muito atuais; como por exemplo, um de 1915 que está praticamente no início do livro em que fala das enchentes que assolam sempre a cidade durante as chuvas de verão. Se esquecer de outros problemas como o transporte, de obras sem preocupação com a história, dos subúrbios e da falta de atenção da força governante para com seus moradores. Lima Barreto utilizava de seu trabalho para realizar sua crítica política, mas sem deixar de lado seu amor pela cidade do Rio de Janeiro.

Claro que essa coletânea não exclui seus pontos polêmicos como não gostar de futebol e nem do carnaval, além de não considerar muito a inteligência das mulheres; mas por ser um morador do subúrbio e um andarilho compulsivo, Lima Barreto podia nos apresentar o cotidiano e a batalha do dia-a-dia da população menos abastada de uma forma sem igual. Incluindo as feiras bares e festas da periferia, bem como as viagens lotadas dos trens (algo que não também não mudou) e de bairros que cresceram ao torno das estações ferroviárias, que infelizmente estão tão maltratadas atualmente.

O livro que é o resultado de um trabalho de mais de 40 anos da organizadora nos faz atravessar de uma ponta a outra da cidade carioca, sendo acompanhados por diversas fotos de época de Marc Ferrez e Augusto Malta; onde, enquanto o primeiro destaca as grandes construções que surgem imitando a capital francesa, o segundo já tem seus olhos para a diversidade existente. Mas são as fotos anônimas que apresentam um dos temas mais aprofundado por Barreto, os subúrbios.

É uma obra que nos faz viajar pelo tempo, mas que mostra que certos detalhes não se alteraram depois de um século; que muita coisa precisa ser feita; que na realidade quase nada foi realizado para a população mais pobre e prejudicada.

Echyllis 06/05/2018

Autor excelente, mas a edição deixa um pouco a desejar.
Por se tratar de Lima Barreto, a excelência do livro é inegável. As crônicas do Rio é uma viagem à cidade do início do século 20. Somado a isso o senso crítico de Lima e o fato de ele ver a cidade de um ponto de vista peculiar e incomum para a época: dos subúrbios cariocas. Diferente de Machado de Assis, por exemplo, que ascendeu socialmente na sociedade carioca, Lima foi um "esquecido", "marginalizado". Que diferente da elite carioca que vivia na zona sul, sempre viveu na zona norte do Rio. Em varias crônicas, ele deixa claro, como na época o Brasil já era governado para as elites. Só não caiu no ostracismo graças a sua genialidade. Neste livro é possível notar através da fala de Lima, as desigualdades da época, hábitos culturais dos cariocas que nos ajuda a entender o porquê do Brasil e o brasileiro ter se tornado o que é hoje.
As fotos dos livros são ótimas, remetendo o leitor a enriquecer o imaginário quanto ao Rio de Janeiro da época.
Entretanto, a edição deixou um pouco a desejar em alguns detalhes:

1 - encontrei alguns erros de português, poucos, mas achei

2 - alguns dos assuntos tratados nas crônicas são bem específicos da época o que compromete um pouco a compreensão de algumas crônicas. Não sei se é pedir demais, mas como os textos foram selecionados por uma especialista em Lima Barreto, acho que cairia bem umas notas explicativas para ajudar o leitor a entender certos contextos da época.

3 - as fotos, não tem as informações de lugar, data, Autor, no seu rodapé, só no final. Não entendi qual a dificuldade de colocar as informações no "pé" da foto.

Colocados estas observações, as "deficiências" da edição, nada compromete a qualidade e genialidade do autor que é ímpar.
Elane48 01/08/2020minha estante
Olá! Estou lendo esse livro e encantada com Lima Barreto. Vc poderia me apontar alguns erros de português que encontrou na edição? Já li até "O convento" e não percebi nada. Aguardo seu retorno. Obrigada.