Seduzidos pela memória

Seduzidos pela memória Andreas Huyssen

Resenhas - Seduzidos pela Memória

miguelogin 14/10/2020

Baita livro pra pensar a questão da memória na modernidade.
Ele é divido entre 4 textos do pesquisador, sendo de longe o primeiro "Passados presentes: mídia, política, amnésia" o mais interdisciplinar. Repleto de excelentes reflexões bem atuais sobre a questão da memória. Nos demais textos o debate acaba sendo bem regionalizado à Berlin, mas o tema central sobre a "monumentalização", é bem interessante.

Marcos Faria 28/04/2011

No fim do mês a frente fria deixou tentar um livro mais pesado, ainda que curto. E a escolha foi “Seduzidos pela memória” (Aeroplano, 2000) – também uma coletânea, de artigos de Andreas Huyssen. Não é da minha área. E o resultado é que cada vez que o autor criticava os museus e monumentos ao Holocausto da Alemanha pós-reunificação, dizendo que o chique é não ter monumentos, eu acabava me lembrando do Hipster Hitler (http://hipsterhitler.com/). A única sacada realmente interessante ganha meia dúzia de linhas, quando o autor sugere que a Internet é o grande monumento da nossa época.

(Publicado originalmente no Almanaque: http://almanaque.wordpress.com/2011/01/02/meninos-eu-li-7/)