Crônicas do Golpe

Crônicas do Golpe Felipe Pena

Resenhas - Crônicas do Golpe

TalesVR 03/02/2024

Fortes emoções
O autor, Felipe Pena, reuniu crônicas escritas entre 2016 e 2017 mirando um futuro de 30 anos, mas com bem menos já dá para se assustar. Dividirei em tópicos minhas observações:

1. A ascensão do Bolsonaro foi meteórica, ele já tinha décadas na política e uma certa base, mas essa projeção nacional até a Presidência e o bolsonarismo organizado foram quase que da noite pro dia em seus efeitos visíveis. Nessas crônicas, até então, ele era só um deputado que havia exaltado o nome do Ustra durante a votação do impeachment em 2016. A atenção do autor nesse sentido estava voltada mais para os próximos passos de João Dória, a quem creditava mais chances na arena federal.

2. O Sérgio Moro ter um artigo publicado em 2004 falando sobre instrumentalização da mídia para fins políticos chega a ser tragicômico. A Operação Lava Jato no Brasil seguiu bem os passos da Operação Mãos Limpas na Itália dos anos 90. A história realmente se repete e isso mudou a forma de se fazer política no Brasil, sabe-se lá até quanto tempo ainda pra frente.

3. Gilmar Mendes é uma personificação do Príncipe de Maquiavel, quase um cardeal de Richelieu versão tropical.

4. Felipe Pena, você errou nessa: o Aécio Neves está como deputado federal em 2024. Mas com certeza você não ficou nem um pouco surpreso ao saber disso.

5. São tantos absurdos fartamente documentados que fica difícil separar os piores: juiz dando declaração na mídia de que alguém será preso nos dias seguintes? Juiz usando notícias de jornal como provas no processo penal? Pessoas sendo condenadas judicialmente por replicarem a fala da suposta vitima admitindo crimes dela mesma em rede nacional?

É, sabendo que o autor é declaradamente de esquerda e o editor declaradamente de direita a mensagem que fica só pode ser a de que idealismo e utopia não encontram espaço em Brasília (ou em qualquer canto do Brasil e do mundo).