Triste fim de Policarpo Quaresma

Triste fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1245 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Viane 03/01/2024

Quem diria que o final realmente era triste
A história é dividida em três partes, e em cada uma delas há um conjunto de emoções distinto e gradualmente denso, como se cada capítulo fosse um passo adiante em direção ao calabouço que no último capítulo Major Quaresma se encontraria. É muito fácil de ver um julgamento a esse patriotismo fanático sem um filtro crítico, ao mesmo tempo que explora novos ambientes brasileiros, tradicionalmente marginalizados, de uma forma nova, positiva, como é feito com o olhar para os subúrbios cariocas a partir da visão de Ricardo Coração dos Outros.

Eu já esperava um final trágico, mas o que mais me tocou foi o fato de Quaresma ter contemplado seu trabalho como em vão antes de partir. Se desiludiu e, momentos antes da partida, percebeu que sacrificara sua vida pelo estudo e apreciação da pátria.

Lima Barreto correu para que escritores modernistas pudessem andar.
comentários(0)comente



Ritaeseuslivros 01/01/2024

Quixote Tupiniquim
Neste livro conhecemos Policarpo Quaresma, subsecretário do Arsenal de Guerra que se considerava patriota e defensor das nossas belezas naturais.
Muito estudioso, Quaresma lia muito sobre os temas que envolvia o Brasil e depois de um grande engano que o levou ao manicômio, decide virar fazendeiro e desfrutar dos sabores da terra.
Entretanto, numa ida à cidade para reivindicar melhoras na economia agrária, Quaresma se torna parte do Exército que luta contra a revolta da Armada. De alma sensível, nosso patriota enfrenta os resultados do conflito bélico e num momento de desespero, escreve uma carta revoltosa contra a vitória dos constituintes que o leva a prisão e ao esquecimento.

A escrita de Lima Barreto é fascinante. Ele descreve as imagens do Rio de Janeiro recém republicano com riquezas de detalhes da mesma forma que nos apresenta as desigualdades sociais sofridas pela minoria de classe e raça. Tive a impressão, em alguns momentos que Quaresma era uma versão tupiniquim de D. Quixote e nesta versão da Câmara dos Deputados tem uma análise da obra que confirma o que senti.

Esta foi a segundo obra de Lima que li e já quero buscar outros títulos.
comentários(0)comente



Fey 01/01/2024

Triste fim de Policarpo Quaresma
Sem palavras pro quão bom foi esse livro. Leitura fácil e história que chama atenção. Mesmo tendo uma ideia do fim não dá pra evitar se comover com Policarpo, a ingenuidade infelizmente foi o fim dele.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mauricio Gonçalves 31/12/2023

Insosso
A narrativa é quase irrelevante, o livro não é parado, mas a sequência de eventos parece tão injustificável, que nada acontece, parece que é só uma narração do cotidiano. Não tem nada que prenda o leitor. Os personagens parecem facilmente substituíveis, não tem profundidade.

Foge ao meu conhecimento se faz parte do movimento literário da época ou uma peculiaridade do autor, mas ele coloca o leitor não numa posição de terceira pessoa ou ser onisciente, na verdade você se sente quase um transeunte, pois não conhece a profundidade dos personagens, salvo talvez o próprio Policarpo, e os acontecimentos parecem comuns, como ver alguém que você conhece de vista tomando um ônibus.

O que salva, e muito, no livro são as definições. A definição do subúrbio não consegue ser mais precisa e atual, é perfeita. A descrição de como as coisas funcionam na roça é o retrato de como funciona toda a política e influência em todo o país. Esses são os motivos que valem a leitura. O livro tem potencial mas a narrativa o desmonta.
comentários(0)comente



Lina.Puertas 30/12/2023

Brasil 2022
O início parece engraçado, fluído e curioso, mas quanto mais se aprofunda a leitura mais se percebe que esse pensamento é inocente. A casa capítulo mais denso e mais estranho fica. Querer abandonar ou o fazer é normal. A primeira parte busca ambientar o leitor à realidade de Policarpo, um patriota tão patriota que beira o ridículo. Sua busca por tornar o Brasil realmente brasileiro rendem boas risadas quando sua coragem bate de frente com a sociedade. No entanto, suas ações o levam à segunda e inesperada parte de sua vida, que reduz drasticamente a velocidade das coisas. Nessa segunda parte, já entediado com o jeito do personagem é compreensível que se sinta que será só mais do mesmo. No entanto, essa segunda parte leva a uma terceira e brilhante parte. Quem busca uma leitura simples e apenas escapar da realidade deve evitar já que, esse livro é tão contemporâneo que parece ter sido escrito durante as eleições de 2022. O que além de mostrar a genialidade de Lima, revela a triste realidade que perpetua em nosso país. Um leitor que esteja disposto à uma análise crítica vai achar ainda mais interessante a construção dos personagens e a maneira como o autor os encaixa na trama. Definitivamente não é o livro mais incrível, mas a reviravolta é ótima, reflexiva e precisa. Recomendo, mas não pra todos.
comentários(0)comente



JosA225 30/12/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Obra-prima de Lima Barreto. Um nacionalista ex-militar leva uma boa vida, apesar dos problemas com as saúvas no seu sítio, até que estoura revolta contra o presidente Floriano Peixoto e mesmo lutando contra os revoltados, ele terá um surpresa.
comentários(0)comente



Alex 29/12/2023

Triste fim?
Realmente o título faz jus ao desfecho da obra. Uma obra intensa de patriotismo relacionado a desilusão encontrada na realidade vivida.
O livro é realmente muito bom e ótimo para proposta de ser resumido para entendimento de recém alfabetizados. Espero um dia ler a obra completa!
comentários(0)comente



Igaço 29/12/2023

Livro para se refletir
O livro traz várias reflexões sobre como o nacionalismo cego é prejudicial e o quanto que o próprio brasileiro odeia seu país. Ao mesmo tempo que o Policarpo é sim nacionalista, ele também tem apresenta um lado que TODO homem do poder público deveria ter: ele sabe tudo sobre seu país, quais seriam os interesses da nação e etc. Ainda traz um lado pouco visto (pelo menos por mim) que é a ditadura de Floriano Peixoto. O livro termina com uma ótima reflexão sobre a arbitrariedade e injustiça do período.
comentários(0)comente



Thalia58 28/12/2023

Acho que li esse livro quando criança e lembro ter dificuldades na leitura, então imaginei que fosse difícil por causa da linguagem. Mas a releitura mostrou que a dificuldade era só por ser bem nova mesmo.

Gostei muito do livro, é uma história que te prende e você cria uma expectativa de um fim não tão triste para Policarpo, mas acaba sendo pior do que se imagina.

Me diverti na leitura, mas ao mesmo tempo a vida de Policarpo é triste por ser incompreendido e por ser um nacionalista fanático tão ingênuo.

É interessante ler livros que mostram a realidade de uma outra época do nosso país. Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lívzz 23/12/2023

Um clássico de leitura fácil e rápida
Diferente de muitos outros clássicos, esse livro possui um vocabulário fácil e tranquilo, além da narrativa ser bem fluida.
Eu aproveitei bastante as duas primeiras partes da história, porém empaquei na última parte e não gostei tanto do fechamento do livro, mas não irei culpá-lo, pois eu apenas não estava tão animada para o final mesmo.
Gostei das característica da maioria dos personagens e como eles lidavam com suas ambições e com os seus problemas pessoais ou mesmo os problemas de personagens alheios.
Ademais, essa edição ajudou bastante a leitura já que possui explicação de diversos termos e explicação para algumas questões citadas no livro pelo autor.
comentários(0)comente



MirzKr 21/12/2023

Incrível! A edição é muito boa, arte impecável e cortes bem pontuais. Amei muito e recomendo esta versão!
comentários(0)comente



Perdida_nas_Estrelas 20/12/2023

Ótimo livro.
Olha, esse é daqueles livros que faz eu me questionar sobre minha inteligência (risos). E falo isso não é nem pelos termos usados, porque nisso a edição que li traz ótimas (e gigantescas) notas de rodapé, mas a questão é o próprio Lima, eu particularmente tive dificuldades em entender algumas ironias, em entender as ideias do próprio autor, e sei que isso foi uma dificuldade particular minha. Pretendo dar uma estudada em Lima e ver se entendo melhor.
A escrita dele é maravilhosa, eu amei minha primeira experiência com o autor, quero ler as outras obras aclamadas dele.
Recomendo muito, pois a viagem que o leitor faz até o Rio é incrível, vale muito. E com toda certeza, você pode entender bem melhor que eu, talvez eu não esteja num momento tão bom para compreender tudo e é isso.
comentários(0)comente



Lilliancs 18/12/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Eu amei essa história. Pena que quando estudei sobre ela, ainda no ensino médio, não tinha maturidade para ler, muito menos apreciar devidamente. A escrita de Lima Barreto é muito gostosa e fácil de acompanhar, se comparada a outros autores da época então. Toda a crítica e ironia do texto podem muito bem ser aplicadas ainda hoje.
comentários(0)comente



1245 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |