Triste Fim de Policarpo Quaresma

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Lú Lordelo 09/01/2009

pessimo e irritante!
Marcele 11/01/2009minha estante
Porque vc achaou isso???Leu por obrigação???

The_king1125 12/01/2009minha estante
Concordo...mas como é um classico da literatura...aceitemos!!

Evandro Luiz 12/01/2009minha estante
Concordo, rsrs. Que mania chata de descrever as coisas até os minimos detalhes.

Maria kreutz 13/01/2009minha estante
concordo

Fimbrethil Call 14/01/2009minha estante
pelo contrário! é um livro ótimo, leve, com situações engraçadas e situações trágicas. Eu gostei muito!!!

Alisson Carvalho 11/07/2012minha estante
Vendo sua estante imaginamos o motivo de não ter gostado, alem de tantos Best-Sellers ainda ver autores de auto-ajuda... Assim deve ser mesmo entediante ler um clássico! kkkk

Milena Karla - Mika 17/07/2012minha estante
É, até no Skoob Policarpo Quaresma é injustiçado kkkkkkk

Tom 12/02/2013minha estante
Não entendi, você ou o livro?

Ana Eliza 19/03/2020minha estante
Crlh, ninguém respeita a opinião dos outros. Todo mundo é obrigado a amar o mesmo livro?

Ana Eliza 19/03/2020minha estante
Crlh, ninguém respeita a opinião dos outros. As pessoas não são obrigadas a amar o mesmo livro que vocês. E realmente, apesar de fazer boas críticas sociais ele é bem arrastado

Evandro Luiz 19/03/2020minha estante
Tem 11 anos que comentei aqui. Acho que é uma boa hora para uma releitura e ver se amadureci um pouco mais. Kkkkkk

Jonara 17/04/2010

O Dom Quixote Brasileiro
O coitado do Policarpo Quaresma é um dos meus personagens preferidos. Um sujeito que lia demais, e era ridicularizado por todos, que não achavam certo alguém ter em casa tantos livros. Ele resolve pesquisar os verdadeiros costumes nacionais e é tachado de maluco. Por causa dessas pesquisas acontecem as mais engraçadas e tristes cenas, nunca vou me esquecer de quando ele recepciona as visitas e começa a chorar desesperado, num ritual indígena... é uma das coisas mais engraçadas que já li!
Tudo dá errado na vida do pobre Policarpo, que sempre foi honesto, bem intencionado e teve bom coração. Ao redor dele, quase tudo é mesquinharia, mentira, preguiça e falsidade. O livro faz uma ótima critica do período. E o fim, não poderia ser mais triste. O coitado finalmente vê que esteve lutando contra moinhos de vento.
Pra mim, um dos melhores da literatura nacional.
RogArio.Amatuzzi 17/07/2013minha estante
Realmente um dos mais fantásticos personagens da nossa literatura. Parabéns Jonara pelo ótimo comentário.

Hester1 03/12/2014minha estante
Muito bom seu comentário. É triste, mas temos muitos "Policarpos", ilhas de bem-intencionados cercados de pessoas que só querem se aproveitar disso.

Cheyenne 09/09/2015minha estante
Adorei o comentário e fiquei excitada pra ler este livro, só ia ler porque um professor pediu, estou lendo Dom Quixote e amando e esse comentário me fez querer ler sobre o Quixote Brasileiro.

Janaína! 02/09/2016minha estante
Oi Jonara!
Adorei o comentário, e estou lendo o livro agora... Não tinha visto por este lado, de que o Quaresma ser o Dom Quixote Brasileiro. Agradeço a resenha, é muito completa e objetiva!

Adegilson.Alves 15/04/2021minha estante
Assisti o filme . E que final hein!

Beti 10/06/2021minha estante
Como faço para ler esse livro nesse aplicativo?

Beti 10/06/2021minha estante
Não estou conseguindo

MACARI0 24/10/2021minha estante
Concordo plenamente! Policarpo Quaresma é o Don Quixote Brasileiro!!!

Gabriel 06/05/2021

Chato, confuso e final ruim
Esperei um história boa e interessante sobre um homem que era louco pela pátria. A única parte que eu realmente recebi foi a pátria, de resto foi uma leitura chata, com muitas partes extremamente confusas e personagens desinteressantes. E nossa, que final horroroso, odiei ele.

Lima sempre reclamava que não era aceito na ABL, agora entendo um pouco o porquê dele não ter sido.
Lou 06/05/2021minha estante
KAKSKSKSKSKKKKKKKKKKKKK n deixou brecha mesmo ein

Coitado do cara

Mds

Lou 06/05/2021minha estante
So vale a arte do livro pelo visto

Vixi mariaaaa

Daniel1841 24/05/2021minha estante
amizade chegou ao fim, foi infinito enquanto durou

Eliza.Beth 31/12/2021

Bom, porém chato
Confesso que sinto preguiça para fazer uma resenha sobre esse livro.
Não foi um livro empolgante, achei chato, apesar de gostar de algumas críticas levantadas pelo autor.

Gostei mais dos textos de apoio do que da obra em si, que tentam mostrar como uma figura como Lima Barreto era e foi importante para a literatura brasileira.
Michela Wakami 31/12/2021minha estante
?????

Eliza.Beth 31/12/2021minha estante
Hahahahahha Michela, já leu esse?

Carolina.Gomes 31/12/2021minha estante
??????

Michela Wakami 31/12/2021minha estante
Eliza, já li na época da escola, a algumas décadas atrás kkkkk.
Mas não me lembro de nada. Pelo visto, fiz bem em esquecê-lo.??????

Eliza.Beth 01/01/2022minha estante
Hahahaha
quem sabe vc não gosta agora ?
Eu realmente não gostei

Eliza.Beth 03/10/2023minha estante
Achei tão chato kkkkk

Michela Wakami 03/10/2023minha estante
Tem muita gente que acha, Eliza. Tento que a nota dele no Skoob é baixa.

Faz tempo que você leu?

Tanto*

Eliza.Beth 03/10/2023minha estante
Acho q li em 2021? achei muito chato, mas não achei ruim.

Michela Wakami 03/10/2023minha estante
Ah, entendi. Você gostou, só achou chato. Isso em alguns momentos achei também.
Apesar de ter achado divertido em outros momentos.
Mas compreendo perfeitamente o seu ponto de vista.
Não é um livro empolgante.

Jeff Ettore 07/05/2014

O que é ser um bom brasileiro?
Li uma versão adaptada, mais uma grande descoberta para mim. Triste Fim, é uma obra que vou procurar lê-la na edição integral. O personagem principal, Major Policarpo Quaresma é um nacionalista fanático solitário que conta com uma única irmã como família e com pouquíssimos amigos, esse fanatismo que para ele é natural, acaba lhe trazendo sérios problemas, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Policarpo é apaixonado por estudos sobre qualquer tema que envolva o Brasil ou qualquer atividade que ele colocará em prática, em uma época que o simples fato de ler ou possuir livros era considerado apenas privilégios de doutor e quem não fosse deveria ser louco e que essa pratica deveria ser considerada crime (infelizmente isso não é obra do autor, esse pensamente realmente existiu e durou por muito tempo). Estudar e ajudar o Brasil a crescer, a isso ele dedica a sua vida, até que rompe em 1893 a revolta da armada, quando a marinha queria expulsar o marechal Floriano Peixoto do poder e restituir a monarquia. Policarpo entra na batalha como um patriota disposto a ajudar seu presidente e seu país mas logo vai descobrir que não é nada patriótico tirar a vida de conterrâneos e assistir a fuzilamento de jovens inocentes. Um personagem sincero, cativante num cenário espetacularmente bem construído e uma leitura que convida a sua mente a fazer uma séria reflexão: o que é ser um bom brasileiro?
Lilo P 11/05/2022minha estante
Uau, apareceu uma resenha sua de oito anos atrás hahaha. Acabei de ler (esta edição mesmo) e adorei, foi uma leitura prazerosa ?

Jeff Ettore 13/05/2022minha estante
Sério? Caramba, nem me lembrava mais disso kkk

Lilo P 15/05/2022minha estante
Esqueci de explicar: eu tava procurando a edição desse livro q eu tinha lido e apareceu essa tua resenha ksksks

Lilo P 15/05/2022minha estante
Oito anos é muuuito tempo, né! Bah, q louco q eu achei ela ksksksk

Edson 01/02/2024

Triste mesmo
Patriotismo exacerbado, essa é a principal característica, dentre tantas de Policarpo Quaresma. E foi essa característica que transformou um homem visionário num indivíduo duvidoso e arrependido patriota.
Além do patriotismo, que norteia o romance, Policarpo é um amante do Brasil, sua grandeza, cultura, recursos naturais? bem como defensor de tudo que o país produz em detrimento do exterior.
Policarpo, homem pragmático, porém com uma certa dose de sonhador, mergulha de cabeça no golpe republicano, esperando deste o desenvolvimento da nação.
A nação brasileira do fim do Século XIX é bem detalhada neste romance. O autor Lima Barreto, de maneira ímpar, abordou a cultura, sociedade no que tange a família, casamento, medicina, política religião, amizade e interesses desta época. O autor também foi um crítico ferrenho da República.
Policarpo visionário, aproveitando os embates dos republicanos, se alinhou a estes com intuito de ver o Brasil crescer, mas a medida que mergulhava de cabeça no movimento, percebia que retrocedia. Pois seu pseudo herói, Floriano, ignorou suas petições e ainda o encerrou numa ilha, onde teve seu triste fim.
É importante frisar que Policarpo teve um triste fim, e foi chamado de louco, não porque era patriota e amante de tudo que esse país possuía, mas porque se alinhou aos que não estavam preocupados com o futuro da nação, e sim com seu próprio umbigo. Então é possível entender o hoje olhando pra Policarpo ontem e concluir que o trabalho de tantos que buscam um Brasil melhor não é em vão, mas é necessário alinhar-se as pessoas certas.
Enfim, minha resenha é política, mas o romance não se resume a isto, é rico em detalhes sociais e trata de diversas famílias desde ex-escravos, doutores, músicos, agricultores ?
Rogéria Martins 01/02/2024minha estante
Belíssima resenha, amigo! Parabéns! ??

almeidalewis 02/02/2024minha estante
Muito boa sua resenha Edinho ?. Gostei ??

Edson 02/02/2024minha estante
Obg meus amigos, resenhei muito político , mas o livro é muito bom, não é só isso

Fabio 05/02/2024minha estante
Resenha, Impecável, Edinho!!!???

Laura 02/03/2021

capítulo 1-triste fim de Policarpo Quaresma
Inicialmente é apresentado o personagem principal Policarpo Quaresma e suas atividades habituais extremamente pontuais e precisas ao ponto de os vizinhos se basearem nelas para determinar um certo horário do dia. É mostrado que o major passa bastante tempo em sua biblioteca lendo, e lendo em demasiado livros nacionais que apreciam a cultura brasileira e sobre vários temas do país, e isso mostra uma grande parte da personalidade do major. O patriotismo excessivo,era tanto chegando ao ponto de em quase todas as suas conversas serem sobre alguma coisa referente ao Brasil ou defendendo-o, também é mostrado que sua vizinhança o conhece como um homem serio e discreto e que repentinamente mudou sua rotina que já era a mesma há tantos anos para aprender a tocar violão, intrigando muitas pessoas.
Laura 29/03/2021minha estante
resenha do capítulo 2 - nesse capitulo o major está de férias, fazendo muitas de suas atividades cotidianas sobre seu país ou com algo relacionada ,até que Policarpo se empolga com a ideia do general Albernaz de fazer uma festa, ao estilo do norte, o major viu logo uma alta significação patriótica na festa , uma boa oportunidade para mostrar a tão rica cultura de uma região de seu país e logo animou o general e se prontificou a ajudar, pensando logo em uma pessoa a ajudar com os versos e musica, alguém lembrou logo de uma antiga lavadeira da família Albernaz, Maria Rita ,quando os dois chegaram lá o major se decepcionou um pouco por ela não se lembrar mais das musicas e outra frustração ocorreu quando eles conheceram um velho poeta que sabia de varias canções, porém depois policarpo veio a descobrir que a maioria delas teve origem estrangeira.

Laura 29/03/2021minha estante
resenha do capítulo 3-nesse capítulo mostra mais de Ismênia, uma das filhas do general que está noiva a cinco anos e que finalmente vai se casar e será feito uma festa para comemorar, achei que nesse capítulo mostrou muito como era a vida das moças de família antigamente, quase todas era criadas para o casamento, sendo incentivadas a aprenderem coisas para quando casaram e outras coisas meio que tornando isso um objetivo de vida, a Ismênia não parece muito entusiasmada por ter crescido ouvindo sobre casar, e no capítulo não tem um grande aprofundamento sobre seu noivo, nós vemos o comportamento das pessoas durante as festas daquela época, a maioria falava de trabalho e politica e também somo apresentados ao personagem Genelício um ex namorado da Dona Quinota filha do general.

Laura 29/03/2021minha estante
resenha do capítulo 4 - começamos esse capítulo com a incrível descoberta que o Major Policarpo enviou uma carta para o congresso nacional a pedir que o tupi-guarani se torne a língua oficial do Brasil ,e isso ganhou grande repercussão durante dias e foi parar até nos jornais, isso irritou o major profundamente, logo ele que vivia sua vida simples, sem chamar atenção, passar por uma coisa dessas e o escárnio que fazem de sua sua ideia, a historia repercutiu tanto que chegou até aos ouvidos de seu compadre ,somos apresentados um pouco a vida dele, no resto do capítulo temos as pessoas achando a ideia do tupi como língua oficial um grande absurdo, mas policarpo continua frustrado achando sua ideia boa e um passa grande para uma independencia idiomatica para o país.

Robert125 04/07/2021

História ou estória?
Acompanhar a trajetória de Policarpo Quaresma foi uma delícia! As diversas camadas críticas apresentadas pelo Lima Barreta ao longo da obra foram de uma perspicácia gigantesca, uma vez que o autor discorreu da geografia de nossa antiga capital, do ufanismo nacionalista presente na época e até mesmo do modo como o casamento (entre brancos e ricos) era compreendido. Alguma coisa mudou? Sim... Infelizmente nossos Quaresmas não querem saber da riqueza e beleza de nosso país, que ajudam a queimar indiretamente. Eles não se orgulham tanto assim da nossa bandeira, pois sempre que possível colocam a dos Estados Unidos ao lado. Hoje, o patriotismo brasileiro se resume apenas a camiseta da CBF e apoio a um governo genocida.. Tenho para mim que o Major Quaresma morreria apenas com o vislumbre do que se tornou o nosso país e não da própria pátria que tanto defendeu em vida.
Tragicômico.
Cristian 05/07/2021minha estante
Bela síntese. A propósito, ainda faz sentido essa diferenciação entre 'história' e 'estória'? Mas entendi a razão pela qual usou aqui. Muito bom. :)

Robert125 05/07/2021minha estante
Cristian, eu sempre utilizei esses termos para diferenciar fatos reais dos ditos "imaginários", da forma como aprendi na escola... Agora eu não sei se entrou em desuso ou se estou empregando de maneira incorreta (vou precisar pesquisar sobre). Entratanto, muito obrigado pelo seu comentário!

Cristian 05/07/2021minha estante
;-)

Paiva 03/02/2021

Quaresma é essencialmente patriota, além de integro e honesto.
Sentimos um quentinho no coração quando vemos a veemência q ele defende nosso país.
Porém, o fim de Policarpo é tão triste! testemunhamos um homem ingênuo tentar mudar um sistema e pessoas egoístas e mesquinhas.
Paty 07/02/2021minha estante
Esse livro tem a história completa?

Paty 07/02/2021minha estante
Quero dizer essa versão

Paiva 07/02/2021minha estante
Tem sim

jilua. 26/12/2021

primeiro: uau. lima barreto realmente entregou tudo com essa obra. começando pelo ressignificado de patriotismo, que nesse livro me deixou bem surpresa. o personagem tem aquele quê de genialidade, um intelectual meio recluso, que fica pelos cantos só esperando pela oportunidade de esbanjar as maravilhas da pátria, e ainda esperando pelas melhorias que deveriam acontecer. fazia muito tempo que eu não ficava de ressaca literária por conta de um livro, e esse me deixou completamente perplexa pra sequer tocar em outro livro por um bom tempo. uma obra que se você destrinchar bem dá pra pegar tantos ensinamentos. foram tantas frases marcantes, tantos diálogos importantes, que refletem o peso de uma sociedade que não entendia a cabeça de quem pensava sempre à frente. ele sempre foi criticado por ler demais, LER DEMAIS! isso me deixou totalmente biruta, porque é tão bizarro ele possuir tanto conhecimento e ser tão massacrado por isso. e fora realmente um triste fim que ele teve. mais do que o desfecho do final, o fato de ter sido desacreditado, posto numa instituição psiquiátrica por suposta loucura, fora o tempo de serviço militar. sinceramente. tudo isso foi atordoado demais. lima barreto soube como criar todo esse clima de crítica, confusão, conformidade, suspense, e muita tristeza. sério, é de partir o coração em muitos casos.
Maria 26/12/2021minha estante
gosto muito desse!!

Bruna.Portoghese 26/12/2021minha estante
Me interessei.

jilua. 26/12/2021minha estante
é uma obra que é possível tirar muitas críticas pra sociedade atual, conta muito sobre o cenário político e social da época, como viviam, e como a história do próprio país era negligenciada, e o major quaresma era a própria personificação de como as pessoas odiavam quem pensasse diferente, quem pensasse à frente!! sério, @Bruna.Portoghese, muito bom, leia!!

Cílio Lindemberg 23/01/2017

O Triste Fim de Policarpo Quaresma e a política na obra
Atenção: A presente resenha traz uma opinião, apenas, de uma pessoa em um determinado período de tempo de sua vida. Recomenda-se, portanto, que os leitores desta vejam com seus próprios olhos o que a obra apresenta, ao invés de ater-se somente ao meu comentário crítico. Afinal, não é para isso, dentre outros fatores, que somos leitores? Para ir lá no mundo e vê-lo com nossos próprios olhos? ;)
Assim como todo livro que queremos ler, eu fui para esta leitura com minhas expectativas, geradas, justamente, pela Introdução que acompanha a obra. Pois bem, vi que se tratava de uma obra política acerca de um homem (Policarpo Quaresma) que passa por três estágios sociais a fim de conseguir contribuir para o êxito de sua pátria.
Apesar de presente por toda a obra, o retrato político se intensifica na terceira parte, onde até o Marechal Floriano, ex-presidente, aparece como personagem. Quaresma, por sua vez, em sua terceira façanha social, junta-se ao exército para participar da batalha em defesa de seu país, o Brasil. Entretanto, apenas no fim da obra, ele percebe de que, realmente, trata a política do seu país. Deixa-se de lado os anos de avanço em prol da civilização e retoma-se o modelo mais pré-histórico de se lidar com inimigos. Inimigos? Será mesmo? Ou seriam apenas convenções histórico-sociais que nos fazem defender algo que, de verdade, nem deveria ter a importância que dão? Vive-se pela pátria, morre-se por ela, e ela nem é alguém, por quem se poderia valer a pena morrer...
Além disso, a obra também traz um cenário superatual quanto à política do país. Ainda na sua terceira parte, é dito que o poder político tem sempre razão - razão em decidir sobre a vida ou morte dos outros. Imagina só a falta de sensatez!? Como mencionado, é algo super atual, pois que não decidem os políticos quanto mais roubarem de nós? Quanto mais devemos trabalhar, até morrer, para sustentá-los? O que é isso, hein? Quanta falta de união, pois que apenas o todo poderia tirar essa quadrilha do poder...
Assim sendo, a política não tem razão, a menos que sua razão seja para o bem de sua sociedade, o que ainda não está se fazendo mostrar, aqui no nosso cenário, por exemplo. Instituem leis, que deveriam ser para todos, mas que são apenas para se protegerem da gente, como se a gente fosse o real perigo. Não é a título de ameaça alguma, mas se eles não cuidam da educação, só criam feras. E feras... Nem os homens mais educados (como se eles chegassem perto de ser...) conseguem impedir, né... Frankenstein está aí para provar. :)
Apesar de não sentir a leitura fluir enquanto passava as páginas, eu recomendaria essa obra, principalmente, para que se entenda o papel do Estado nos tempos atuais. Jamais devemos nos ater a uma opinião negativa sobre algo sem vermos com nossos próprios olhos - vale para livros, filmes, músicas, lugares e pessoas também. Portanto, não levem em conta minha visão negativa sobre a obra. Tentem ver com os próprios olhos. Só assim dicernirão com mais sabedoria o que eu tentei comentar aqui. ^^
Danilo 23/01/2017minha estante
Gostei da resenha :)

Cílio Lindemberg 23/01/2017minha estante
Obrigado, Danilo. ;)

Elder.Santos 02/05/2017minha estante
legal

Larissa.Canetti 14/11/2023

Horrível, só li por conta da escola é uma hq muito confusa tem uma história muito pouco detalhada, é super mal contada, não recomendo.
Luh! 14/11/2023minha estante
Onde você conseguiu ler??

Larissa.Canetti 15/11/2023minha estante
Pdf

Luh! 15/11/2023minha estante
mandaaa

ipe.de.felipe 16/11/2022

Um livro ideal para um vestibulando e para alguém que quer entender mais sobre 1922.
Um livro que retrata fielmente a interpretação dos compositores do grupo Antropofágicos sobre a dinâmica da arte no Brasil. Além disso, uma excelente obra para um início de uma pensamento político amplo e consciente sobre desde como criticar os paradigmas sociais até como responder da maneira mais exemplar essas críticas.
Beca 16/11/2022minha estante
1922? Este livro foi publicado em 1915

ipe.de.felipe 16/11/2022minha estante
Sim, porém as atividades filosóficas desse livro são exemplos perfeitos do que buscavam as mentes literárias da época em que eu mencionei - a da Semana de Arte Moderna.

Beca 16/11/2022minha estante
Tendii