Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Maria 08/05/2023

Apesar do livro ser bem arrastado, gostei bastante de como decorreu a história de Policarpo, suas nuances enquanto patriota e as idealizações do que seria o melhor para o país.

Paloma 03/05/2023

Policarpo é um sonhador, utópico. É interessante estar com ele em suas reflexões.

Olga sem dúvida é a personagem que mais gostei. Ela consegue pensar fora da caixa, embora seja guiada e submetida aos costumes da época.

Este livro representa tanto o Brasil que não há palavras para descrevê-lo.

Senti uma sensação de "o Brasil vai mudar, vamos fazer de tudo para que mude", mas ficamos esperando pela mudança como o Policarpo ...

"A Pátria que quisera ter era um mito; era um fantasma criado por ele no silêncio de seu gabinete".

Barbara.Costa 02/05/2023

Urgente e Necessário
Temos que ler Lima Barreto pra ontem!
tentando ler algumas coisas que na escola era obrigatório e que não li kkk revistando ou melhor conhecendo mesmo uns ''antigos'' Brasis nosso. tão atual que soa ironico demais pra ser verdade.
Essa edição é incrivel, além dos desenhos somam-se aulas e aulas pós livro. Aulas de termos, pessoas, expressões, palavras, aulas de Lima Barreto e muito de Brasil. Esse país racista com todo esforço e empenho em continuar sendo...Lima Barreto é um grito, um berro frente a toda comodidade e intensão da elite brasileira em nao ser incomodada frente a seus privilégios. Tentaram reduzir o artista, esmagar sua existencia como até hoje o tentam fazer com pessoas racializadas nesse país. ''pré-moderno'' o cacete! um dos fundadores REALMENTE modernistas... a gnt aprende tudo muito europizado, é a piada da piada ...semana de arte de 22 bando de playboy reproduzindo Europa colocando a palavra ''tupy'' no final, enfim...qnt mais pra dentro mais tenso esse país.
Tem uma parte na edição que fala que é quase obrigação de quem le Lima Barreto ter que ''ajudar'' tira-lo desse silencio absurdo sobre sua vida, sua obra e sua grandiosidade...

Booksdaeve 28/04/2023

Relevante...
A narrativa é arrastada, mas bem construída. Nos mostra os excessos de uma pessoa e a quebra de expectativa da mesma. Queria ter lido anos atrás. Me identifiquei em certos pontos, em outros, achei puro fanatismo, apesar de ter ficado com dó do personagem. Mas enfim, é um bom livro.

Vini 27/04/2023

Finalizei a leitura no começo do mês e acabei perdendo inspiração pra resenha? Mas no geral é um livro muito crítico e bem marcado pelas críticas ao republicanismo militarista na qual Lima Barreto experienciou? É excelente, um clássico completamente justificado e relevante para os dias atuais.

mwahgeo 25/04/2023

Um Clássico é um Clássico!
Não sei o motivo de ter amado esse livro. tudo começou com uma recomendação na aula de literatura e resultou nessa jornada tão cativante. foi prazeroso acompanhar Quaresma por esse tempinho (exceto em alguns momentos atordoados?). queria que ele fosse real, e, acima de tudo, queria tomar um cafezinho com ele. ele tem razão em tantas coisas.
Lima Barreto tem essa escrita adorável que eu não conhecia. ele descreve os sentimentos trazidos pela paisagem de uma maneira tão gostosa de ler que me perdia nesses parágrafos.
eu realmente não esperava gostar tanto assim e estou muito feliz.

Michael.Quevedo 24/04/2023

Seria melhor se fosse contos
A história não tem um conflito, não tem um foco, são um monte de histórias entrelaçadas e por conta disso não desperta a curiosidade pela leitura e a deixa extremamente maçante e cansativa. Se fosse separada em contos seria mais suportável

Bruna.Garilli 23/04/2023

Uma história forte e comovente de um homem que só sonhava em contribuir com a prosperidade da pátria.

Policarpo Quaresma, que, se levarmos ao pé da letra
Poli = muitos; Carpo= angústia, dor, sofrimento;
Quaresma= 40 dias de resguardo.

Um homem apaixonado pelo Brasil, um verdadeiro e ardoroso patriota idealizando assim um país admirável que, na verdade, não corresponde com a realidade. Um autêntico romance Quixotesco, com personagem eternamente incompreendido, no qual Policarpo dá a sua vida por uma causa sonhadora, e no final acaba por falecer espiritual e ideologicamente.

Um imenso obrigada a nosso tão grande escritor modernista Lima Barreto, que buscou mostrar o fiel Brasil aos brasileiros, sempre a favor dos menos favorecidos e denunciando tudo o que achava absurdamente injusto na sociedade, entendendo e criticando os problemas da época que perduram até os dias de hoje.

Zuarete 23/04/2023

...
Finalmente tive o prazer de descobrir porque esse livro é uma classico, pois retrata com precisão o Brasil e a angustia do povo.

ThaynA 23/04/2023

Triste e solitário fim de um incompreendido herói nacional.
Policarpo Quaresma um homem que sacrificou tudo de si para a valorização do Brasil que no final (como o nome ja diz) tem um fim tristíssimo. A obra é muito bem escrita e clara, amei muito o livro, faz com que reflitam sobre muitos aspectos os quais atinguem cada personagem do livro. Aqui aprendi que nem todo major é um major, que alguns generais sempre adoecem em tempo de guerra KKKKKK, que a mulher (com o olhar naquela época) já questionava porque que seu destino resumia-se ao casamento, que o amor muitas vezes mais maltrata do que lhe acolhe (podendo te levar a loucura) e que muitas vezes podemos e devemos desistir das coisas antes que ela nos destrua. Quaresma só queria sossego, lutou por tudo para que todos o tivessem e no final ele nunca chegou a experinentar o que realmemte era isso. Teve então seu triste fim sem saciar a demostração de um Bradil rico, e que no fundo disso tudo antes e agora o governo ainda não liga pra gente.
"Esta vida é absurda e ilógica; eu já tenho medo de viver, Adelaide" Essa frase resume o enorme impacto que foi tudo isso na vida de um homem que lutava pela esperança.???

amanda 23/04/2023

Quem diria que o Policarpo Quaresma teria um triste fim?
O coitado do Policarpo Quaresma (completamente birutinha) não teve um momento de paz. Achei muito interessante a relação do nacionalismo exagerado com o final do livro, junto à crítica à elite da época, apesar de ter achado a história levemente entediante em vários momentos.

ALAN 22/04/2023

Um clássico de Lima Barreto. Dependendo da edição, é necessário ter uma dicionário ao lado, ou a leitura perderá o seu contexto. É um bom livro sobre o extremismo patriótico.

Vanessa Viana 18/04/2023

Trite fim de Policarpo Quaresma
O Policarpo é tão caricato que é quase ridículo em alguns momentos. Mesmo sendo chamado de louco ou esquisito ele não se importava e continuava focado em suas ideias patrióticas, e foi assim até o fim.
A história mostra como era e se dividia a sociedade naquela época, principalmente o subúrbio. O que assusta é ver que ainda hoje há pessoas bem parecidas com os personagens do livro. Com alguns mesmos pensamentos...
Escrita maravilhosa, Lima Barreto é incrível e não é atoa. 4 estrelas e recomendado.