Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto




Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma


1275 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Bianca Martins 04/04/2023

E não é que ele teve um triste fim mesmo?!
Comecei a ler o livro e depois de uns 10% migrei para o áudio book e confesso que foi a melhor escolha que eu fiz. O narrador do áudio book fez td ficar melhor, recomendo. Foi pelo Youtube do Projeto Releituras.

A história tem muitos desdobramentos que vão aprofundando os personagens e, principalmente, o contexto dos pensares do Policarpo Quaresma.

São capítulos geniais e tristemente atuais.
Tem um capítulo que chama Patriotas que eu fiquei ???. Lima Barreto completamente a frente do seu tempo. Um crítico pouco valorizado naquela época.

Recomendo a leitura (ou o áudio book).
comentários(0)comente



readingabs 04/04/2023

E não é que triste fim de policarpo quaresma realmente é sobre o triste fim que teve o policarpo quaresma!?
Bianca Martins 04/04/2023minha estante
Hahahaa vdd




Aaaana13_ 03/04/2023

Um livro trágico, mas necessário. Todos deveriam ler.
É bem triste na parte que o policarpo percebe que desperdiçou sua vida em coisas levianas...
comentários(0)comente



Jady23 01/04/2023

A leitura não foi muito fluída, mas valeu a pena ler essa obra histórica.
Quaresma é um patriota ingênuo, que tenta defender a nação a todo custa e sofre muitas decepções..
comentários(0)comente



Tamires225 30/03/2023

O amor a pátria é uma mentira
O personagem do título ganhou meu afeto. Percebemos do início da história o que ele é e, no final do livro, sabemos também o que será: um homem iludido com pensamentos e falas, sem nenhuma experiência com a realidade. Mas grande parte dos outros personagens me pareceram muito inúteis para o tema da narrativa. Se fosse só Policarpo eu estaria feliz, mas certos demais nem lembrarei o nome.
comentários(0)comente



jenni 26/03/2023

A beleza e a feiúra do Brasil
Top livros que eu dificilmente leria se não fosse obrigada pela escola KKKKKk

O triste fim de Policarpo quaresma é FANTÁSTICO, Lima Barreto tem uma escrita maravilhosa em terceira pessoa e faz você entender direitinho os personagens.

Uma obra pré-modernista perfeita, com as críticas sociais infiltradas na narração e algumas nem tão sutis nas falas dos personagens. Acredito que Lima Barreto colocou um pouco de si mesmo no Policarpo, principalmente a parte da loucura que achei bem forte o modo como ele descreveu.

Na minha opinião Policarpo é o que se deve imaginar quando falamos sobre patriotismo.

Policarpo é patriota, mas não tem ambições políticas ou financeiras, ele ama a nossa cultura natural, nossas paisagens, nossa fauna e flora. Tenta mostrar a todos que temos um país lindo, um país com um clima e solo tão bons que outros países matariam para ter um terço do que possuímos.

Lima Barreto nos mostra nesse livro que o Brasil é realmente lindo, o que o torna feio são os brasileiros.

"Em nenhuma outra região se mostra o céu mais sereno, nem madrugada mais bela a aurora; o sol em nenhum outro hemisfério tem os raios mais dourados"
comentários(0)comente



Fellipe 26/03/2023

Policarpo é um patriota nível hard e quer que a língua oficial de nosso país seja o tupi. Quem já leu outras obras do romantismo brasileiro não vai se surpreender tanto, hahah. Todas as características do romantismo estão aqui! Quem gosta de Machado de Assis com certeza também irá gostar de Lima Barreto! Inclusive, Lima Barreto foi um cara muito interessante! Procurem dar uma olhada na história dele.

Achei bem arrastado, mas isso é comum em livros da época. Parece que escreviam livros arrastados de propósito ksks, mas acho que os leitores da época que não eram tão afobados como somos huehue

Tem muitas críticas interessantes, à educação, ao mercado de trabalho, ao feminismo branco, dentre outras coisas. É um livro muito bom!
comentários(0)comente



Rafa 24/03/2023

É difícil começar a descrever como me senti lendo esse livro.

Antes de ler qualquer página dele eu já tinha idealizado uma história, e quando eu comecei a leitura minhas percepções foram mudando (graças a Deus).

Policarpo é um personagem tão humano, cercado por pessoas tão comuns e reais, que sentir empatia por qualquer um deles é fácil e inevitável. O que me cativou a história foi perceber que todos temos um pouco do Policarpo dentro de si, temos nossas obsessões que aos poucos vão sendo silenciadas pelos outros e por nós mesmos, que em determinado momento deixamos de compartilhar com outros o que gostamos.


O fim foi realmente triste, ainda mais triste em pensarmos que existem muitos Policarpos tendo finais tristes, cada um a sua maneira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fabi 21/03/2023

Leitura arrastada, precisei de um mês pra ler.
É uma crítica à forma de fazer política -e, vale-se dizer: é muito bem fundada. O que atrapalhou foi o ritmo da escrita mesmo.
Tem tanta situação esdrúxula, caricata sobre egoísmo, narcisismo, racismo, passividade, misoginia.
Gatilho pra sentir raiva
comentários(0)comente



Vênus 21/03/2023

Um clássico da literatura brasileira, cômico, ácido e irônico, esse livro foi (sem mentir), um livro muito difícil para mim, muito bom e como é filosófico e como refletimos sobre ele após a leitura, porém para mim que não estava muito acostumada com tal linguagem, foi bem complicado mas um ótimo início para essa nova fase e como apresenta muitas características pré-modernista.
comentários(0)comente



Beto 18/03/2023

Que decepção! Esperava bastante desse livro e infelizmente não entregou nada. Não gostei da escrita, da história ou dos personagens. No final até que melhorou um pouco mas não o suficiente pra que mudasse minha opinião sobre a obra.
comentários(0)comente



Emilly 17/03/2023

A paixão por seu país leva Policarpo Quaresma à loucura. Mas nem o patriotismo doentio é suficiente para protegê-lo da fúria repressiva do governo Floriano Peixoto. Nesta obra-prima da literatura brasileira, Lima Barreto faz crítica do nacionalismo exagerado e promove uma bem-humorada revisão da história de nossa República.
comentários(0)comente



Catea 11/03/2023

O triste fim de Policarpo é triste mesmo
Acabei gostando muito mais do Policarpo que imaginaria,foda se os Estados Unidos e europeus aqui é Brasil.
comentários(0)comente



marixxb 07/03/2023

"É monopólio de vocês o patriotismo?"
Gostei muito mais desse livro do que pensei que fosse gostar. Algumas partes foram bem arrastadas e de difícil compreensão pra mim, principalmente quando ele se torna militar, mas isso não me fez desgostar da obra. Achei realmente muito triste o fim dele e tudo que ele passou. Nem o Albernaz ter ajudado ele no final me deixou MUITO triste. E meu deus o discurso dele no fim do livro sobre nada disso ter valido a pena!!!!! Quase escorreu uma lágrima nessa hora, de verdade. Coitado.

"O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas coisas de tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!

Mas, como é que ele, tão severo, tão lúcido, empregara sua vida, gastara o seu tempo, envelhecera atrás de tal quimera? Como é que não viu nitidamente a realidade, não a pressentiu logo e se deixou enganar por um falaz ídolo, absorver-se nele, dar-lhe em holocausto toda a sua existência? Foi o seu isolamento, o seu esquecimento de si mesmo; e assim é que ia para a cova, sem deixar traço seu, sem um filho, sem um amor, sem um beijo mais quente, sem nenhum mesmo, e sem sequer uma asneira! Nada deixava que afirmasse a sua passagem e a terra não lhe dera nada de saboroso."

Além disso, achei muito interessante o fato da obra retratar muitas questões socioculturais da época, como o casamento na vida da mulher e outras. Mas sobre essa especificamente, A Ismênia adoecendo e morrendo com o vestido de noiva me deixou tão mal, achei uma parte super importante e pesada do livro.

Por fim, toda essa questão de patriotismo retratada no livro é muito atual e todos deveriam ler visto o cenário político brasileiro de hoje. Uma frase que me marcou muito foi a dita pela Olga sobre a revolta que ocorre na história: "E os outros? É monopólio de vocês o patriotismo?". Isso é extremamente atual: o fato de apenas um lado considerar que age por patriotismo quando na verdade os dois lados são brasileiros.

"Além de que, penso que todo esse meu sacrifício tem sido inútil. Tudo o que nele pus de pensamento não foi atingido, e o sangue que derramei, e o sofrimento que vou sofrer toda a vida, foram empregados, foram gastos, foram estragados, foram vilipendiados e desmoralizados em prol de uma tolice política qualquer... Ninguém compreende o que quero, ninguém deseja penetrar e sentir; passo por doido, tolo, maníaco e a vida se vai fazendo inexoravelmente com a sua brutalidade e fealdade."
marixxb 07/03/2023minha estante
Esse livro também retrata de forma perfeita os governantes utilizando os cidadãos como massa de manobra através de uma """ideal incrível""".




1275 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR