Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

Luiz Cipriano 23/09/2020

Muito atual...
A obra retrata a história de major Quaresma, um brasileiro ufanista, capaz de dar a vida por seu país. No entanto, esse amor pela pátria torna-se uma obsessão e toda a história vai se desenvolver nesta perspectiva que critica os aspectos nacionalistas do romantismo no Brasil.

Rafael 26/04/2021

?- Você, Quaresma, é um visionário...?
Homem desprovido de ambições materiais, ordeiro e de hábitos precisos como um "fenômeno matematicamente determinado", o major Policarpo Quaresma seria talvez o que o sociólogo Robert K. Merton classificou como ritualista, uma das adaptações resultantes das tensões entre as estruturas social e cultural da vida comum.

Sobretudo, "Policarpo era patriota", e "o que o patriotismo o fez pensar foi num conhecimento inteiro do Brasil, levando-o a meditações sobre os seus recursos, para depois então apontar os remédios, as medidas progressivas, com pleno conhecimento de causa". Com o ímpeto de um jovem, buscava o major convencer todos acerca da necessidade de o povo brasileiro resgatar, com rigor e pureza, valores e tradições nacionais. Nunca tivera êxito nesse intento. "E desse modo ele ia levando a vida, metade na repartição, sem ser compreendido, e a outra metade em casa, também sem ser compreendido".

"- Você, Quaresma, é um visionário", com desprezo teria lhe dito o marechal Floriano Peixoto, então Presidente da República que Policarpo apoiara, durante a Revolta da Armada (1891-1894). Sucedidos alguns eventos, não tardaria para que nosso protagonista chegasse, desiludido, ao seu triste fim.

Essa célebre obra de Lima Barreto, publicada em 1911, para além de revelar a mente confusa de um povo que "ama sua pátria, mas não ama o que ela é de verdade, ou antes de amar o Brasil, ama o próprio nacionalismo", como sugere o músico Criolo, traz em seu bojo o apego brasileiro ao mandonismo (o sadismo do senhor perpetrado contra o escravo tem-se feito sentir socialmente, ao longo dos séculos, até na forma de cultos cívicos, como o do "Marechal de Ferro", uma referência ao abrutalhado e rude autoritarismo de Floriano Peixoto), fortes tensões raciais (Lima Barreto denunciou o racismo enquanto elemento estrutural da desigualdade social brasileira) e traços de pioneirismo do autor no campo literário (o romance é permeado de passagens em que o discurso direto livre marca uma oralidade de características negra e popular, de uma memória da colônia que se refere à experiência negra e periférica da modernidade brasileira, e de reconhecimento de diferentes regimes de saber).

Mais uma vez, minha experiência de leitura veio através da edição da Antofágica. Esse exemplar possui uma tipografia peculiar, belas ilustrações, textos de apoio e muitas notas de rodapé, além de uma seção fantástica de notas complementares (usei como fonte de pesquisa, inclusive).
Ana Flávia 26/04/2021minha estante
???

Ana Flávia 26/04/2021minha estante
???

Pr.Thiago 02/05/2021

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
Meu primeiro contato com Lima Barreto. Desconhecia até hoje o autor e sua história.
Um livro que provoca reflexões.

Bibi 19/10/2020

História boa, narrativa enfadonha
Tinha tudo para ser um livro perfeito, pelo personagem e pela história, mas o autor pecou em utilizar longas páginas para falar de personagens secundários, páginas inteiras desnecessárias. Tornou-se extremamente enfadonho e tive que pular várias páginas.

Mariane 14/01/2021

Policarpo é um nacionalista visionário. Ele propõe uma reforma nacional, começando pelo idioma oficial que na opinião dele deveria ser o tupi. O livro é um pouco chato, mas eu amo por causa do Policarpo. Ele é um dos meus personagens preferidos. O final é triste, mas não é spoiler XD

Elisa 23/05/2021

Um kur
Odiei, nossa
O Policarpo é patriota ao extremo, de um jeito que me irrita, é tipo:
* alguém simplesmente cumprimenta ele com um aperto de mãos *
* Policarpo fica puto e indignado pq isso não é um cumprimento brasileiro e por isso todo mundo tinha que parar de cumprimentar assim *
Muito muito ruim, juro

Júlia 26/08/2022

Meio estranho
A leitura fluiu relativamente bem, mas a história tem uns saltos do nada e você já não sabe mais o que estava acontecendo e fica perdido. O final foi meio ruim também, meia boca. Não acho que recomendo esse livro.

zbeatriz 19/01/2021

Li por causa do vestibular e não me prendeu muito, mas não foi ruim. Coitado do Quaresma, se pelo menos 1 pessoa concordasse com as coisas que ele falava seria menos triste

Rebeca 12/02/2021

Triste
O livro de início foi muito cansativo pra mim,mas a história foi se desenrolando e ficando ainda mais interessante!
E por ser um livro denso em detalhes,você leva tempo mesmo pra ler,mas vale a pena demais.
Eu fiquei um pouco triste,mesmo sabendo que o final seria fatídico.
Ps: A Olga me impressionou muito no final

Lucas 27/01/2020

A loucura e a incompreensão são separadas por limites bem tênues
O patriotismo, ou melhor, a falta dele, sempre foi considerado um dos grandes problemas do Brasil como nação. Seja pelo quase completo desconhecimento dos símbolos nacionais ou pela secular memória curta do brasileiro, é sabido que a falta de uma identificação concreta e pessoal com o país é algo que, de certa forma, emperra a ascendência do Brasil, em especial o seu povo, no cenário mundial.

Esta pequena introdução serve para preambular uma análise sobre Triste Fim de Policarpo Quaresma (1911), um dos grandes livros da literatura nacional escrito por Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922). Com uma vida bastante atribulada, Lima Barreto foi um dos mais importantes símbolos do movimento pré-modernista, que imperou no Brasil entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

Este movimento não teve uma delimitação artística definida, sendo, em realidade, o primeiro passo rumo ao modernismo, este sim um movimento propriamente dito, que revolucionou não apenas a literatura, como as artes plásticas e a música, representado pela famosa Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo em 1922. Mas segundo Faraco e Moura (Ática, 1983), o pré-modernismo era marcado por dois vieses em tese conflitantes: o do conservadorismo, com traços do naturalismo, uma exacerbação do realismo; e a renovação, marcada por uma preocupação das artes com a sociedade brasileira, repleta de tensões e grandes mudanças (a República havia sido recém-proclamada).

Percebe-se em Triste Fim de Policarpo Quaresma todas estas características, seja a mais geral, de relação com o patriotismo, como também em termos literários, de identificação com o movimento pré-modernista. A obra-prima de Lima Barreto trata da história do personagem que nomeia o livro, um major do exército e apaixonado pelo Brasil. É talvez a forma mais eficiente de resumir Policarpo, um protagonista contado por um narrador onisciente, mas que cuja construção não revela nada de engrandecedor ou heroico. Todavia, o talento de Lima Barreto não é capaz de tornar o major Quaresma um tipo inócuo, sem sentido; o leitor se identifica com ele não pelos seus sentimentos ou atos, mas por uma permanente sensação de incompreensão frente a um mundo problemático.

Este "mundo problemático" nada mais é que a sociedade carioca da primeira década do século XX, muito bem pintada pela escrita do autor. A narrativa revela e realça as ironias inerentes a uma sociedade com ligações internas obscuras e apegadas a elementos controversos, como a troca de favores e a conveniência, tanto no meio urbano quanto rural. A crítica, ora fina, ora exposta, atinge não apenas a "alta roda" dessa sociedade (onde reinavam tolos preconceitos, relacionados à formação acadêmica e casamentos, por exemplo), como também toda uma estrutura maior que estava por trás disso: a então jovem república.

Quando da época da publicação do romance (primeiramente em folhetim no Jornal do Commercio e depois em volume único em 1915, numa tiragem bancada exclusivamente pelo escritor), a sociedade brasileira vivia um período mais de conformismo do que de esperança transformadora em relação ao fim da monarquia em 1889. A República, que inicialmente trouxe uma sensação de alcance de uma identidade nacional, baseada na democracia, teve com o passar dos anos apaziguadas estas questões libertárias e heroicas que com ela vieram. Lima Barreto contribui para essa sensação, porque a narrativa de Policarpo Quaresma em vários momentos mostra que pouca coisa mudou com o exílio de Dom Pedro II: as estruturas sociais que comandavam o Brasil continuaram restritas a uns poucos favorecidos e, se havia uma democracia, ela não se estendia no acesso a oportunidades ou mecanismos de ascendência social. Assim, a escrita do autor alimenta uma sensação de niilismo, de desânimo, que é personificada em Policarpo Quaresma.

Então com cerca de quarenta anos, o protagonista leva uma vida previsível, exata e metódica, sem grandes sonhos ou ambições que não envolvam um profundo e detalhado conhecimento do Brasil e seus antepassados (os "originais", segundo ele, os indígenas). Este apego, por vezes exagerado e que gera várias situações cômicas, de uma forma geral, se torna tocante ao leitor, e, em consonância com o pessimismo do título, fazem a com que a narrativa seja carregada de um tom niilista e "dostoiévskiano". Uma das características dessa oralidade é o narrador, que, impessoalmente, conta a história numa toada permanentemente séria, mesmo ao retratar situações cômicas advindas de Policarpo e este balanceamento entre forma de narrar e o que está sendo narrado é um dos melhores símbolos de todo o livro.

Claramente, a narrativa ilustra primeiramente uma atitude proativa de Policarpo e seu posterior desânimo em três esferas: a cultural, a agrícola e a política. É esta última quem mais contribui para o seu desfecho, previsível desde o título, especialmente pela inserção da ficção na Segunda Revolta da Armada, ocorrida no Rio de Janeiro entre 1892 e 1894, que visava a derrubada do Presidente Marechal Floriano Peixoto (1839-1895). Floriano havia assumido o poder com a queda do Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892) e deveria conduzir a convocação de novas eleições neste caso. Todavia, Floriano acabou estabelecendo uma ditadura, que com a vitória na revolta mencionada que foi comandada por membros da Marinha, prendeu e executou centenas de opositores.

A figura controversa de Floriano é decisiva a Policarpo. Seus questionamentos são bastante incisivos a respeito da validade das suas ações ao longo da narrativa. De uma forma específica, o árduo amor pela pátria e a necessidade de construir um legado universal que represente isso são o cerne destes exames de consciência que o protagonista faz nas últimas páginas. E conduzem também a diversas outras conclusões de ordem prática e atual como os destinos que o ser humano dá a sua vida e do que ele considera realmente importante enquanto está vivendo.

É preciso que seja louvada a edição da Editora Ática, muito popular no final dos anos 90 e ainda hoje importante editora do ramo de material didático. A edição resenhada pertence à Série Bom Livro, que publicou grandes clássicos da literatura nacional em edições esteticamente simples, mas com um conteúdo complementar bem relevante. No caso dessa edição, de 1997, as primeiras páginas são permeadas com um rico texto introdutório elaborado pela Drª Carmen Lydia de Souza Dias, professora de literatura da USP, que comenta muitos pontos importantes da narrativa (este texto precisa ser lido após a leitura da obra, portanto). Já na história em si, há dezenas de notas de rodapé muito elucidativas, seja explicando algo ou, incrível, chamando a atenção para algum detalhe narrativo. Ao fim, numa parte separada, há ainda um resumo da peculiar vida de Lima Barreto, com várias imagens ilustrativas. Trata-se de uma edição rica e que traz um ar de nostalgia: muitos adultos de hoje tiveram o primeiro contato com vários clássicos nacionais pertencentes a esta coleção.

Ao buscar e se apegar a todas as particularidades que fazem do Brasil esse país tão vasto em todos os aspectos, Policarpo Quaresma torna-se um dos maiores personagens da história da literatura nacional, que ele tanto defende e valoriza. Louco ou incompreendido, o major Quaresma é capaz de cativar qualquer leitor e isso se deve muito ao talento de Lima Barreto, que abusa do realismo na construção de uma obra-prima não apenas dele, mas de toda a literatura brasileira. Ela mistura comicidade e niilismo de uma forma quase inigualável e transforma seu protagonista no maior personagem "quixotesco" já desenvolvido na literatura nacional.

Seja tomado de forma literal ou não, a verdade é que Triste Fim de Policarpo Quaresma é um livro excelente, rico em termos de abrangência, sagaz nas críticas sociais e com uma ficção agitada e que prende a atenção (outros personagens marcantes também destoam, além do protagonista, como o futuro leitor perceberá). A principal obra de Lima Barreto simboliza, de certo modo, tudo que a literatura brasileira tem de melhor e, seja patriota ou não, é um dever que todo leitor o leia para se deleitar com as suas linhas.

Jhully 06/09/2022

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Criei muita expectativa, as expectativas estavam sendo atendidas durante a narrativa e elas foram destruídas no final. Uma pena, criei uma história diferente na cabeça para o final?
Mas livro clássico e nacional, é sempre um prazer e aquisição de informações e conteúdos.

Ana Paula 05/06/2021

Everyday I wake up brazilian
Assim como Lima Barreto, um dos seus maiores personagens (não só seu, mas da literatura nacional), o major Policarpo Quaresma, também é um triste visionário. Dizer que um brasileiro é triste, ou que tem um destino triste, é quase chover no molhado… Policarpo, no entanto, não era essencialmente triste, tornou-se triste, devido a tantos fins tristes que teve ao longo da vida. Tristes fins que são no livro divididos em 3 partes, cada uma reservada a um fim específico. Olha só, o maior spoiler do livro está no título, mas isso não tira nem um pouco a graça de ler esta grande obra.

Lima Barreto ficou conhecido por sua literatura militante e panfletária, pois bem, eu quero panfletar esse livro, queria que todo brasileiro um dia tivesse a oportunidade de entrar em contato com esta literatura e com este grande autor, que em vida, não foi reconhecido e ainda hoje, não tem todo status que outros grandes autores têm, embora felizmente isso tem mudado (vide a Flip de 2017, que o homenageou, e a nova biografia “Lima Barreto: Triste Visionário” da Lilia Schwarcz, que já entrou pra minha lista de leituras).

Para quem não está familiarizado com a história, segue um resumo bem resumidinho do que você irá encontrar neste livro: um patriota de essência, de coração e alma, que ama o Brasil, tudo que é brasileiro, tudo que é nosso e deseja ardentemente ver nosso país e nossa gente prosperar. Você vai encontrar histórias de lealdade e amizade, mas também de falsidade, tragédias, guerra, jogos políticos e de poder, festas e funerais. Vai passar por muitos ambientes, subúrbio, favelas, repartições públicas, campo e quartéis. Pode muito bem dar risada e chorar, sentir angústia e passar raiva, mas sobretudo vai tristemente poder constatar “este continua sendo o Brasil”.

Você pode ver neste livro o desabrochar do ingênuo patriota e ver essa flor do nacionalismo resistir às formigas, ao ambiente hostil, mas desgastada, já murcha, ela é arrancada do solo. Triste e melancólico início é nascer brasileiro. Agora, para quebrar o clima, imagina aqui aquele meme "Everyday I wake up brazilian”.

Michelle.Oliveira 06/03/2020

Um livro único.
"Iria morrer, quem sabe se naquela noite mesmo? E que tinha feito de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a Pátria, por amá-la e querê-la muito, no intuito de contribuir para sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e agora que estava na velhice, como ela o recompensava? Matava-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo."