A Guardiã da Meia-Noite

A Guardiã da Meia-Noite Sarah Jane Stratford

Resenhas - A Guardiã da Meia-Noite

Nina Alvarenga 12/01/2010

A Guardiã da Meia-Noite (Os Milenares)
Uau!

Um livro de vampiro diferente de tudo que você ja ouviu falar, eles são Os Milenares em A Guardiã da Meia-Noite.

Horripilante, eletrizante, absolutamente lindo a história de amor de Bridget e Eamon. Em uma das épocas mais horríveis da historia.

Tudo que remete ao período nazista é de embrulhar o estômago, no entanto neste livro com cenas fortes te remetem ao sentimento de bondade vindo de seres considerados desprezíveis.

A personagem principal Bridget uma vampira milenar, linda, forte e com uma energia única no reino dos vampiros e ele com alma de poeta e absolutamente romântico porem ainda jovem demais, para poder enfrentar o ódio dos nazistas em aniquilar tudo que não seja Ariano.

Os vampiros se enfraquecem a terem que se alimentar de pessoas tão cruéis como os Nazistas, afinal você é o que você come!

Bridget possui uma carga valiosa à bordo do trem que a saiu de Berlim para um destino ainda não revelado no ano de 1940, um suspense que te leva a imaginar inúmeras bobagens do mundo fictício dos vampiros, é ai que o teor do livro muda e os diálogos e monólogos internos te fazem refletir dentro da idéia da autora.

Cenas fortíssimas mostrando o requinte de crueldade dos demônios revelando o poder de cada um; garras, olhos ferozes e poderes singulares, levam a imaginação a mil, e fazem também o coração se derreter ao ver um amor tão lindo e forte, juro que parei certa hora, com medo de ver toda a beleza de séculos se dissiparem.

Os nazistas estavam mais preparados no que os vampiros esperavam, mas Bridget tem um dever a cumprir, depois de todo o caminho percorrido, afinal desde 1936 estavam na batalha com o Terceiro Reich e a maquina nazista.

Estou fascinada com os vampiros de Sarah, muito fácil se identificar com eles, principalmente quando os sentimentos e preocupação com a humanidade quando muitos humanos que dizimam seus iguais sem o menor rancor.

Ao todo do livro você se depara com o mundo antigo e percebe como a maldade só muda de nome, cor e país.

Um livro para quem aprecia fatos históricos, romance e claro vampiros. Stratford leva você do ano de 1938 a 1940 para 917 (aproximadamente) ate o século 12 em uma comunidade judia. Pode deixar você um pouco confuso com esta transposição de tempo, no entanto até o final você se localiza e absorve a cronologia.

Dentro do enredo você percebe o que aconteceu dentro dos país no período nazista como a repressão cultural e o exílio dos artistas, a massificação da cultura, o criar da criatividade, administrando o intelecto da nação.

Uma mera semelhança o livro ser de vampiros, pois falou muito bem de um assunto sério, com carinho, compaixão e delicadeza, mostrando os reais monstros na história, vendo os de perto atraves da ótica dos vampiros infiltrados junto aos oficiais.

Com os critérios do livro, ela poderia ter escrito sobre qualquer coisa, e sobre qualquer momento da historia, e Bridget seria à heroína perfeita.

Espero ver Bridget novamente em outros livros da Milenial Triology!

Você deve ler!!!

Felucy 20/01/2010minha estante
Espetacular sua resenha!!!

Já estava interessada em ler, agora não vejo a hora de ter o livro em mãos.

Luci Eclipsada 28/01/2010minha estante
Você escreveu tão empolgada com o livro que me deu vontade de já ir correndo comprar o meu, parece que a história vai muito além do sobrenatural por detrás da lenda dos vampiros !!!!

Crislaini 03/02/2010minha estante
Adorei sua resenha, ela foi um dos motivos para ter comprado o livro, agora só esperar chegar, rs.

Luiza 11/02/2010minha estante
Genteeeeeeemmm alguem sabe onde baixar o livro?

me responda no luizasb@hotmail.com

bjs!!

Elaine 20/09/2011minha estante
Já emprestei o livro para duas amigas e ambas desistiram.Não sei o que deu nelas,pois o livro é realmente ótimo!!!

Luciane 11/08/2014minha estante
Com sua resenha vou tentar ler o meu novamente....agora fiquei empolgada.

Alessa Luna 22/08/2021

Criativo!
A história é sobre a sobrevivência de humanos e vampiros durante os primeiros meses da Segunda Guerra Mundial e o nazismo. Um grupo de cinco Vampiros milenares vão tentar destruir as forças de Hitler de dentro para fora. Durante o ocorrido a vida de uma milenar chamada Brigit é contada desde seu nascimento como humana e depois como vampira até sua missão incomum de transportar uma carga especial em segurança para fora de Berlim.

Amalyn 22/06/2012

Sobre o livro...
Vi muitas resenhas boas, então fui faceira ler o livro.. Demorei demais, o livro só engrenou nas últimas dez páginas.. Não sei se por o livro ser devagar, ou eu me distrair durante a leitura, mas acho que tinha um monte de erro de continuação... Mas o final foi bem legal, pelo menos.. E a história do romance do casal principal também é legal..

Lilian 04/01/2014

Tinha tudo para ser uma ótima leitura...
Sempre ouvimos que não devemos julgar um livro por sua capa, já que, apenas ao vê-lo, ele pode não instigar a sua curiosidade e no fim se mostrar uma das melhores leituras de sua vida. Bem, A Guardiã da Meia-Noite me mostrou que o contrário também pode acontecer e que uma história com uma sinopse maravilhosa e com uma capa que chama a atenção, pode fazer com que você sinta que perdeu tempo com o livro... Comprei e li o livro em 2010, pouco depois de ele ser lançado aqui no Brasil. A capa era linda, a temática (vampiros) estava super em alta no momento e gostei da sinopse. Saí da livraria e já comecei a leitura, totalmente ansiosa e não demorou muito para a decepção acontecer.
A história, em si, eu até que gostei, mas não foi nada que me surpreendesse. O maior desafio que encontrei foi em relação a tradução realizada: muuuuuuuuuuitos erros ortográficos, frases sem sentido, que fizeram com que a leitura se tornasse algo desagradável. Em algumas partes da história eu conseguia engrenar a leitura e pouco depois me deparava com os erros e, de novo, começava a ler arrastada. Não sei se esse foi um problema só com alguns livros e se já corrigiram isso ou se ainda está do mesmo jeito, mas para quem não se importa com erros nos livros, eu recomendo a leitura, já que se não fosse por isso, daria mais estrelas para ele.

"Mesclando realidade histórica e ficção, Sarah Jane Stratford narra, em seu primeiro romance, uma aventura que se passa durante a Segunda Guerra Mundial e tem como protagonista a bela vampira Brigit.O Terceiro Reich declara guerra à Europa querendo livrar o continente de todas as linhagens que considera impura. Os vampiros serão mais um de seus alvos. Com o objetivo de combater esta ação nazista, Brigit e mais quatro de seus companheiros são enviados a Berlim pelo tribunal londrino de vampiros. A milenar Brigit, longe de seu amado Eamon, enfrentará o desafio mais difícil de sua vida: uma fuga ousada do continente guardando uma preciosa carga que é a única esperança de triunfo em sua missão."

02/10/2011

Outra bela contra-capa pra resumir centenas de páginas de declaração da "enorme saudade" de Brigit por seu amado Eamon... Céus! Quem quer ler isso? Com certeza não alguém que compra um livro com essa capa.

Tamyres 01/02/2011

A Guardiã da Meia Noite, é o primeiro romance da autora Sarah Jane Stratford. Nele mostram vampiros bem diferente do que já vimos ultimamente, eles não brilham no sol. Pelo contrário, podem morrer se ficar expostos. Evitam estacas de madeira e seus reflexos também não aparecem no espelho, e eles são vegetarianos, não mesmo...

O livro, conta a história de Brigit, uma vampira milenar. Quando um vampiro alcança o primeiro milênio, eles se tornam mais fortes, mas precisam da luxúria e sedução para pegarem suas presas. E precisam encontrar um parceiro para viverem e preencherem séculos de sua existência, com muito amor. Brigit encontra Eamon, um vampiro mais jovem. Criado por ela, mas seu romance não foi amor a primeira vista por uma parte. Eamon chegou a odia-la por um tempo. e Precisou enfrentar algumas barreiras antes de ama-la por completo.

Mas não pense que o livro é puro romance, contém partes com massacres sangrentos. Muito suspense, e um enigma a ser resolvido ao longo do livro.
A missão de Brigit é transportar uma carga, da Alemanha para a Inglaterra, a história é contada em plena ascensão de Hitler. E além de se proteger dos caçadores 'de sempre' ela precisa salvar a humanidade. Porque afinal, se uma guerra acontecer, suas 'comidas' morrem com isso, logo ela também está em risco. E todos os vampiros serão afetados com essa falta.

Continuação aqui: http://resenhaecultura.blogspot.com/2011/01/resenha-guardia-da-meia-noite-sarah-j.html

Aline Ramos 14/01/2012

nao gostei..
O livro se passa no inicio da segunda guerra mundial, onde a vampira milenar Brigit e outros vampiros querem acabar com essa guerra, tanto qto os nazistas querem acabar com eles.
Nesse ínterim, ela tem a um dever, que é transportar "uma carga" muito preciosa para fora da Alemanha. Fala também como Brigit foi transformada, como conheceu seu verdadeiro amor, Eamon e relata o desafio dela pela Europa para chegar na Inglaterra.

Achei o livro chato até a metade dele, com partes confusas. Quase abandonei, mas fui persistente e então, a historia melhorou, ficou mais interessante, com mais emoção, mas mesmo assim, não curti muito. Queria acabar logo a leitura, pra me ver livre desse livro logo.

Lu 04/02/2010

Uma história emocionante.
Quando o mundo atravessa seus momentos mais tenebrosos, a esperança pode ficar nas mãos das criaturas mais sombrias...

O mundo está passando por momentos dificeis, os judeus e as pessoas "impuras" estão sendo massacradas pelo império nazista.
Em meio a esse terror os humanos terão que contar com a ajuda de quem menos esperam: os vampiros.
Vampiros mais fortes - os milenares - como Brigit, Mors, Meaghan, Swefred e Cleland vão para Alemanha com a missão de sabotar os planos de Hitler.
Nossa heroína Brigit terá que separar-se de seu grande amor, Eamon, que não poderá tomar parte nessa batalha. Ele correria perigo, pois os nazistas contam com o apoio de caçadores de vampiros e só os vampiros milenares são fortes o suficiente para combatê-los, e resistí-los.
Sarah Jane Stratford mostrou que veio para fazer sucesso! A Guardiã da Meia-Noite é um livro sensacional, com uma trama bem elaborada e uma linda história de amor como palco para desenvolver com excelência um tema que está na moda, fazendo sucesso e cada vez mais atraindo fãs do mundo inteiro: VAMPIROS!
Mas Sarah consegue inovar nesse livro, uma vez que ela não seguiu a moda de vampiros ditos "bonzinhos" (não chupam sangue, até consegue andar sob o sol, etc). A autora resgatou os "velhos" vampiros... Aqueles que chupam o sangue humano, e não suportam a luz do sol. Sarah também conseguiu me emocionar bastante com a história da perseguição dos nazistas aos judeus, fez-me sentir na pele o sofrimento injusto por qual esse povo passou.
É um livro emocionante, super bem escrito e que reune todos os ingredientes para uma leitura prazerosa.
Então leiam porque vale muito a pena.
Eu recomendo

nathi70 30/09/2022

É.... intrigante
Esse final me surpreendeu demais, não digo que o livro é incrível de bom pois realmente não achei isso, mas não é ruim também. É uma leitura interessante e única pois eu jamais havia visto tal temática abordada no meio literário, quando vi que seria uma escrita sobre vampiros que matam nazistas e no meio disso tudo ainda haveria um romance me senti completamente interessada! Bom, de todas as maneiras acho que é um livro interessante e uma leitura meio envolvente, algumas partes são chatas e você implora para que elas acabem, mas outros momentos te trazem uma ansiedade de saber o que acontecerá com essa poderosa vampira milenar, seus parceiros e sua preciosa carga secreta.

Gabi 08/04/2014

O que achei e porque desisti de ler
O livro é legal, tem toda aquela luta de vampiros, amor entre eles e guerra, porém ele é cansativo. Não são só suas palavras que são difíceis, ele é todo difícil.
Na minha opinião ele é cansativo, tem que ter paciência para lê-lo, coisa que não tenho.

Juliana G Neves 13/08/2010

Surpreendente
confesso que comprei esse livro indo na onda da moda de vampiros,e mais uma vez me surpreendi com um livro que parece e é muito mais. Sarah Jane junta a sangrenta história nazista que marca a segunda guerra mundial, com a sangrenta vida dos vampiros. É realmente um livro que soma, não apenas uma história de amor bonitinha, mas que no misto de realidade e ficção, forma uma trama que faz a mente trabalhar. indo e vindo nas datas e acontecimentos.

Luci 29/03/2019

Faz um bom tempo que li este livro, e demorou quase um ano para terminar ele. Achei muito chata e cansativa a leitura, só terminei porque ganhei e queria impressionar a pessoa que me deu. No fim não impressionei ninguém! Mas como nenhuma leitura é perdida... valeu alguma coisa...

baunilha 28/06/2010

Quando eu vi esse livro na Saraiva, eu gostei do título, da sinopse, mas não fiquei imediatamente encantada. Como não era um livro baratinho, eu esperei dar uma olhada em algumas resenhas na Internet para ter mais dados sobre o enredo e resolver comprar ou não.

Então eu li umas resenhas que me fizeram voltar lá no dia seguinte e comprar o livro. Uma das coisas que mais me interessou no livro, mais que a temática de vampiros, é essa contextualização histórica que a autora fez. Eu sempre gostei de estudar história – e quase fui cursar História ao invés de Pedagogia – e a Segunda Grande Guerra é um tema que eu adoro. Aliás, eu adoro estudar qualquer tipo de sistema totalitário (vide meu amor incondicional por Vladmir Lenin e Getúlio Vargas).

Bem, esse não é um livro sobre vampiros bons. Eles não têm a intenção de impedir a guerra porque são legais ou valorizam a vida humana. Esses vampiros precisam simplesmente manter seu estoque alimento em quantidade suficiente, e na qualidade desejada. Desculpem a comparação, mas é basicamente como um criador de galinhas que evita que raposas invadam o seu galinheiro.

Assim, junto com outros vampiros, Brigit é mandada a Alemanha, durante o terceiro Reich para tentar impedir que a guerra realmente acontecesse. Brigit é uma vampira milenar. Sim, ela tem mais de mil anos, mas por sua descrição e pela contextualização de sua vida antes de tornar-se vampira, ela deveria ter uns 17 anos ao ser transformada. Os vampiros milenares são mais fortes que os vampiros mais novos, além de mais experientes. Eles resistem há mais tempo sem alimento, além do fato de que os “caçadores de vampiros” precisam de técnicas especiais para reconhecer e matar esse tipo de vampiro. Por isso, apenas os milenares são enviados nessa missão.

Ao embarcar para a Alemanha, ela deixa seu grande amor, Eamon, na Inglaterra porque ele não é um milenar como ela. Ele foi transformado mais de duzentos anos depois de Brigit e a história se baseia na falta, na saudade que um sente do outro de depois de séculos vivendo juntos.

A missão de Brigit e dos outros milenares na Alemanha, além de difícil, não dá certo (como sabemos, a Guerra realmente aconteceu) e ela precisa fugir de volta para Inglaterra, trazendo uma carga preciosa, que o leitor só descobre qual é e sua importância a partir do meio do livro.

A narrativa não é linear e ele é escrito em terceira pessoa, o que possibilita escrever cada capítulo na visão de um dos protagonistas: Brigit e Eamon. O leitor vai conhecendo Brigit e sua história através das lembranças de Eamon durante os dias que passa sem ela. Ele usa as memórias para matar a saudade de que tem e assim vamos compreendendo certas questões.

Do mesmo modo, a partir de Brigit vamos conhecendo melhor os outros milenares e a sua missão. Em um capítulo ela está na Alemanha tentando se alimentar, em outro ela está voltando para a Inglaterra e no próximo, novamente na Alemanha, seduzindo um oficial da Gestapo.

Para os leitores menos atentos, essa não linearidade na narrativa pode parecer confuso, assim como a quantidade de personagens. Para mim, isso não foi problema, e eu até gostei, pois é um bom exercício de atenção ao tempo e ao contexto.

Priscyla 07/07/2012

Assim como a própria autora escreve: "Eu gosto de pensar que se a história é escrita pelos vencedores, ela é reinventada pelos escritores de ficção.". O livro conta uma história apaixonante, arrebatadora e repleta de ação. Além do que, o cenário todo se passa na época do nazismo alemão, o que deixa tudo mais fascinante e assustador. De começo eu não consegui ler, porém vi que subestimei este livro. Muito bom e prende o leitor à história de Brigit e Eamon.

@abismodecores 13/06/2010

Quando vi esse livro pela primeira vez em um dos meus passeios no submarino, me apaixonei pela capa, mas foi quando li as palavras “Segunda Guerra Mundial” que eu em vão tentei arrancar o livro do computador. Disse para mim mesma “eu quero”, “quero muito mesmo”.

Depois de meses namorando esse livro, finalmente ganhei “A Guardiã da Meia-Noite” da minha irmã. Meus olhos brilharam vendo a vampira da capa e finalmente comecei a lê-lo. E foi assim, que pouco a pouco os personagens me conquistaram. Os vampiros construídos por Sarah Jane Stratford me impressionaram do começo ao fim, pois além de ainda terem sentimentos humanos, tinham personalidades fortes e bem construídas.

Laia a resenha completa em: http://roquelauresays.blogspot.com/2010/06/guardia-da-meia-noite.html