Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...

Resenhas - Esaú e Jacó

Betânia 19/09/2021

Esaú e Jacó
Apesar de Machado de Assis ser um dos meus autores brasileiros preferidos, sinto que faltou algo a mais no livro pra me prender. Ainda assim, ?Esaú e Jacó? é uma obra fluida e interessante. Merece uma segunda leitura em um momento em que eu esteja mais inspirada.

Didi 09/08/2021

Bom livro
Interessante trama tendo como pano de fundo a passagem do Brasil Império à República. Muito interessante a relação de ?gato e rato? dos irmãos e as demais que se formam em volta desta, tão importantes quanto para história. Muito bem escrito por M.Assis, mais um deleite para nós. Como ele constrói bem as personagens, impressionante!

Katita 17/07/2021

Machado de Assis consegue construir uma estimulante necessidade de terminar o livro e não deixa-lo abandonado.
Confesso que no meio par ao final a narrativa ficou cansativa, mas as surpresas me faziam insistir para me surpreender com as situações que mudavam e saiam do previsível.
Lamentei pela perda, mas achei muito pertinente literalmente pela consciência do não se ter controle sobre a vida.

Mariana Dal Chico 16/07/2021

“Esaú e Jacó” de Machado de Assis, foi mais uma leitura que fiz com o #Leiturarte no mês de fevereiro e a experiência de ler metas diárias e imediatamente trocar ideias foi incrível.

Publicado em 1904, o livro traz histórias — acontecidas e por vir — dos gêmeos Paulo e Pedro, desde a infância, passando pela adolescência e fase adulta.

Com um enredo PROPOSITALMENTE monótono — o que é diferente de chato —, por vezes fragmentado no tempo, onde as cenas de ações são parcas, o foco fica por conta da maestria narrativa e genialidade do autor ao construir dualidades e ambivalências, oposições simétricas, que se multiplicam, criando camadas que o leitor precisa estar atento para ligar capítulos anteriores aos mais avançados.

O livro é repleto de referências bíblicas, mitologia grega, história de relacionamento colonial, história do Brasil, diferenças sociais.

Sobre o retrato da sociedade na época é interessante observar como um núcleo familiar consegue comprar um título nobre enquanto outro personagem que enriqueceu, nunca consegue conquistar o status social desejado.

Aliás, o capital tem muito peso nessa história sua movimentação cíclica e como o valor do mesmo muda de acordo com a camada da sociedade em que se encontra é algo interessante de se observar.

Foi uma leitura incrível, mas não vai entrar para a lista de favoritos. É um daqueles livros que fiquei muito mais impressionada pela habilidade do autor em criar algo dessa magnitude do que com a história propriamente, então como experiência de leitura completa, faltou “algo” para despertar aquela paixão que não consigo nomear.

site: https://www.instagram.com/p/CM7yFN5Do_i/

Tevo 10/07/2021

Dualismo.
Sou fã carteirinha do Bruxo do Cosme Velho. Esse é o quarto romance que leio de Machado e confesso que tive um pouco de dificuldade para compreender o que ele estava propondo... Todavia, depois de decidir concluir a obra, consegui entender a grande maioria das informações, explícitas ou não, que Machado quis passar. Uma bom livro, com uma boa mensagem. Não direi que é o melhor, não acho. Porém, do que reclamar? O mesmo autor escreveu Memórias Póstumas, e seria suficiente. Kjkk
Enfim, acredito que o livro seja uma descrição política e uma crítica sagaz as elites do período de transição da monarquia a república. Por isso, acredito que conseguiu alcançar o objetivo proposto.
Eu quis entretenimento, Machado quis dar socos no sistema. Saí com um olho roxo, mas saí mais crítico. Recomendo a leitura. Mas faça como o Conselheiro Aires: apenas concorde.

Emerson 30/06/2021

Melhorou
Seja qual for a dor de corno que o Machado tinha nos outros livros, aqui ela não está tão presente, então podemos aproveitar pelo menos um livro do autor em que o principal objetivo não é provar que o mundo e a vida são uma merda

Nélio 09/06/2021

Finda a leitura, o momento é de assentar opiniões. Terminar obras de grandes escritores é isto mesmo: guardar em si um pouco do estilo, posto que fugaz!
Machado é um dos maiores de nossas letras. Não me vejo dizendo ou pensando o contrário. ?Esaú e Jacó? é um dos seus textos que podem reforçar dizeres e sentires como esse. Uma leitura fluida, prazerosa, encantadora... Isso, e muito mais, é possível de se dizer sobre o período em que estive com o livro.
A história parece ser sobre dois irmãos gêmeos que, desde o útero materno, se opõem, com opiniões e posições antagônicas.
Como tudo depende do olhar de quem vê ? ou lê! -, digo que o livro é sobre uma mãe que acompanha a vida de seus amados filhos no que é muito comum: intermináveis conflitos humanos. Tudo ali parte das ações de Natividade... Ela é a mãe, ela destaca-se naturalmente sobre seu marido, ela é quem acompanha e registra os fatos da vida dos filhos. E ela confia, aposta, deseja, costura calmamente acontecimentos, tudo esperando que as ?coisas futuras? preditas sejam marcadas por alegrias e grandezas.
Acredito que o autor construiu ? intencionalmente, ou não - uma grande personagem e que para narrá-la escolheu dois filhos que pouco ? ou nada ? realizam na obra. Nem o ?amor? dos dois por Flora foi capaz de levá-los a (re)agir na vida! Não há lutas, há fatos que mais parecem acordos não verbalizados de irmãos cavaleiros do que batalhas e reconciliações.
A literatura machadiana do final do século XIX é muito rica... Fica a dica.

Lia 03/06/2021

Foi difícil terminar essa leitura...mas não podia abandonar Machado em qualquer lugar da estante. Dessa vez a escrita pegou (não sei pq) ...a história é interessante, o autor é incrível...me peguei algumas vezes tendo a certeza que ele falava diretamente comigo, adivinhando meus pensamentos e me respondendo.

Vale uma tentativa de releitura desse livro em outros tempos para ver como será o processo.

Lisboa 31/05/2021

Caim e Abel, o arquétipo dos irmãos hostis.
Terminei faz algumas semanas essa leitura, a minha introdução apropriada ao icônico Machado de Assis, em outras leituras ('O pai', e, 'Memórias póstumas de Brás Cubas') acabei não me engajando e findei adiando essas outras obras.
Mas, fico feliz que comecei a lê-lo por esse livro. Primeiro foi interessante perceber o contexto em que o enredo se desenrolava, o pano de fundo da narrativa era a transição histórica que ocorreu no século XIX no Brasil, de Monarquia para República. Foi no mínimo preocupante perceber como essas mudanças revolucionárias acontecem "despercebidas", sem entrar no mérito se é uma mudança positiva ou negativa, lendo tive a impressão que tais revoluções geralmente acontecem gradativamente e quase imperceptíveis em meio às nossas aflições e rotinas. O tom de incerteza e dúvidas era muito bem construído em relação ao novo regime governamental, a sua permanência ou provável instabilidade, a polarização que gerou e percepção que cada um tinha do que poderia acontecer, (o trecho do muro pichado e a polaridade entre os irmãos em relação ao governo talvez sejam a melhor forma de ilustrar isso.) Entretanto, textualmente sempre era tratado como secundário e não era a grande prioridade ou preocupação de todos. Fazer a associação com a república do Brasil no século 21, depois de ditadura nos anos 80 e com a atual crise política que enfrentamos nos últimos anos ... Preocupante.
Pois bem, a ira entre os irmãos Pedro e Paulo e o triângulo amoroso com Natividade (? N lembro se é o nome da personagem mesmo, tlvz Natividade fosse a mãe, mas enfim) é o norte do livro, com personagens interessantes como o conselheiro Aires e familiares das de Pedro e Paulo, e tb Natividade (?); Aliás, Aires é um personagem cativante e querido por todos, imagino que tanto por leitores como para os demais personagens do livro, um dos melhores momentos do livro na minha opinião, e que demonstrou muito bem a famosa ironia e humor marcadas nas obras de Machado, é o trecho em que Aires encara um jumento e a partir do olhar do jumento deduz o que o mesmo gostaria de dizer, hahahaha soltei uma boa risada ao ler, memorável.
Enfim, o relacionamento dos irmãos ao meu ver nunca foi disfuncional, era nítida a competitividade, implicância e até certa hostilidade, mas não identifiquei ódio ou desdém, talvez de forma estranha fosse assim que demonstrassem admiração um pelo outro, parafraseando Nietzsche, devemos aprender a arte de amar principalmente os nossos inimigos. E é simbólico que a competitividade dos gêmeos se direcione para a conquista da querida Natividade, pensando em termos evolutivos, são as mulheres que incorporam o papel da mãe natureza e fazem a seleção natural, escolhem o mais apto e adaptado para replicar genes. Era a prova peremptória para eles saberem quem fez o melhor sacrifico, fazendo uma alusão aos sacrifícios de Caim e Abel que eram aceitos ou não, e ninguém quer ser o não escolhido e ressentido Caim.
Apesar da analogia acredito que nenhum dos irmãos fosse o Caim, como a vidente disse para a mãe dos gêmeos: seriam grandes homens futuramente, e foram, mas sem querer entrar em detalhes da narrativa, talvez a competitividade entre eles fosse confundida como hostilidade pela mãe, talvez em alguns momentos foram hostis entre si, mas o final me fez acreditar que o respeito e admiração se fortaleceu entre eles, e que apesar dos apesares, a relação entre eles nunca foi de ressentimento e ódio apenas uma pueril busca infantil por aceitação e destaque em sua forma última, que acaba inevitavelmente sendo um axioma abstrato e inalcançável, indo para o campo das ideias, dos princípios e valores. Talvez o "melhor" deles não deveria ser escolhido por terceiros mas sim pela incessante busca racional da superioridade.
Lindos trechos escritos por Machado de Assis, lírica e poeticamente impecáveis, bem reflexivos também. Achei um ótimo livro!

Thiaguinho 1995 24/05/2021

Machado: nenhuma surpresa
Ninguém que resolva ler qualquer obra de Machado de Assis, e espere (por óbvio) ler algo de qualidade poderá ao fim se dizer surpreso. Machado é bom, é sempre bom. Alguns mais do que outros, alguns mais inovadores do que outros, alguns ?Iaiá Garcia? outros, ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? mas sempre deve-se depositar em Machado a expectativa de uma boa experiência literária.
Não seria diferente em Esaú e Jacó, que não é um poço de inovação como memórias do morto narrador, mas ainda assim percebemos a qualidade narrativa, a precisão em cada uma das digressões, tudo que é comum nas mais céleres obras de Machado, tudo isso somado a alegorias interessantíssimas, um quadro da vida política do país naqueles dias e sofisticadas descrições psíquicas das personagens.

Enfim, antes de finalizar, uma coisa que me chamou atenção e preciso deixar aqui, foi a impressão que tive de o conselheiro Aires ser o narrador da obra sem sê-lo. Parece que ele a narra a obra de fora, se colocando na obra em terceira pessoa. Pode ser só impressão minha, mas é que eu já não me surpreendo com nada que vem do Sr. Assis, aprendi a esperar tudo dele.

Mia 07/05/2021

Não tem como um livro do Machado ser ruim, mas esse não foi um dos mais estimulantes pra mim. Com certeza foi o que mais demorei a ler.

paulla.costa.779 01/05/2021

A história dos gêmeos Paulo e Pedro brigaram deste quando estavam na barriga da sua mãe. Embora sejam idênticos fisicamente, têm personalidade totalmente diferente um do outro.

Thiago662 29/04/2021

"Se quer compor o livro, aqui tem a pena, aqui tem papel, aqui tem um admirador; mas, se quer ler somente, deixe-se estar quieta, vá de linha em linha; dou-lhe que boceje entre dois capítulos, mas espere o resto, tenha confiança no relator dessas aventuras".

"O que importa é que cada um tenha as suas ideias e se bata por elas, até que elas vençam. Agora que outros as interpretem mal é coisa que não deve afligir o autor".

Os narradores de Machado conversam com o leitor, mas não se importam com sua possível interpretação ou queixa contra alguma das digressões presentes nas obras. E elas estão cheias. Não há uma linearidade, ele vai e volta, introduz passagens aparentemente sem importância maior, mas vitais à narrativa.

Esaú e Jacó se passa num período conturbado da história brasileira, talvez aí resida a diferença principal entre as outras obras que li do autor. Como não narrar a abolição ou proclamação da República e as reações dos personagens. Achei essas as passagens mais ricas. A preocupação do banqueiro, a mulher que guia o marido na política (ela não pode ser ministra ou deputada, mas vive esses sonhos através de um marido apático) e a do dono da Confeitaria Império ( que nome usar no novo regime? Custódio só queria uma vida tranquila com seus bolinhos).

Há ainda a presença do espiritismo kardecista, que começava a se expandir entre a elite fluminense. Talvez só algo de outra encarnação explicasse as diferenças entre os dois irmãos gêmeos. Que brigaram desde o ventre da mãe. Tá, como leitor do século XXI, esperava que um matasse o outro. Mas Machado deixa sempre um final meio aberto ou a livre interpretação do leitor.

O destino de Flora também me surpreendeu, mas é característico da escrita naquele momento. O conselheiro Aires é um bálsamo com suas tiradas e análises.