Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...

Resenhas - Esaú e Jacó

Ricardo256 14/01/2022

Esaú e Jacó
Mais uma obra maravilhosa do Machado. Neste livro, temos como pano de fundo, o momento histórico que o Brasil estava vivendo em 1889, quando o Brasil estava virando uma república. O título do livro foi inspirado na história bíblica famosa dos dois irmãos que tratavam grandes conflitos. Aqui no livro do Machado, temos também dois irmãos, mas que se chamam Pedro e Paulo que também foram dois personagens da Bíblia muito famosos. Um excelente livro crítico das pessoas que viviam naquela época e também porque não nos dias de hoje?

Rafa101 14/01/2022

Esaú e Jacó
Gostei muito do livro. É muito interessante a história de Esaú e Jacó. Os personagens bíblicos são muito bons

Jonatas 07/01/2022

Um dos últimos romances do Machado, transparece aqui a maturidade técnica e filosófica que ele desenvolveu com o tempo, um retrato realista da sociedade brasileira no final do sec XIX, dividida entre a monarquia e a república.
Machado conduz com maestria a narrativa dividindo com o concelheiro Aires a voz, personagem que assim como todos os outros é muito bem trabalhado, aqui a estória não é focada apenas nos personagens principais mas sim em vários, revelando várias facetas da burguesia brasileira da época.
Poética e crítica a obra marca a última fase do maior dos autores brasileiros.

Bê. 02/01/2022

Um bom passatempo de leitura
De todos os livros que já li de Machado de Assis, este foi o que mais me deixou com um sentimento de vazio, como se faltasse alguma coisa.
O enredo cai no clichê de rivalidade sem fim entre irmãos gêmeos que os acompanha desde o útero, mas a forma como o autor a conduz é bem interessante: o narrador conversa com o leitor e o convida a compor os significados da história junto com ele.
Uma leitura leve, rápida e gostosinha, mas que não me marcou.

laiane 17/12/2021

De início, confesso que a leitura estava sendo tediosa mas em algum momento, não sei qual, fui prendida pela história e escrita de Machado, que nunca decepciona!

me identifiquei um pouco com Flora KRKRKRKRKRK ela deve ser libriana igual a mim.

camillys 15/12/2021

eu achei esse livro genial KKKKKKKK
essa dualidade é bem tipica do que tava acontecendo na época, a mudança de império pra república e td mais, só que lendo atualmente foi engraçado demais de ver um irmão do bem mas mt passivo e o outro rebelde mas que busca o progresso

Marivaldo.Barreto 14/12/2021

Machado de Assis não tem livro ruim. Apesar desse não ser o meu livro preferido do autor, também gostei muito.
Sempre vale a pena ler um livro de Machado de Assis.

Luciano 30/11/2021

Tranquilão de ler. A narrativa tem seus altos e baixos, mas a escrita do Machado é, como sempre, maravilhosa.
Daniel 30/11/2021minha estante
Ah Machado...!

Bia 06/11/2021

Releitura
O fato de fica bem claro que eles brigavam até no útero da mãe é bem interessante é nos faz percebe que nada iria fazer eles se da bem.

E como Machado usou uma história para crítica os assuntos da época é genial.

Cristiane 06/11/2021

Esaú e Jacó
Neste livro narrado pelo Conselheiro Aires conhecemos Pedro e Paulo, irmãos gêmeos que a medida que crescem construíram uma tremenda rivalidade: um é monarquista o outro republicano, um faz medicina o outro direito. Esta rivalidade aumentará quando conhecem Flora e se interessam por ela. Sua mãe Natividade fará de tudo para mantê-los unidos, mas sua luta é inglória. Machado de Assis com bom humor aproveita os acontecimentos históricos: abolição da escravatura, proclamação da República, o primeiro golpe da República para tecer está história.

Kecia.Viana 30/10/2021

Esaú e Jacó
Como não favoritar essa obra de Machado?

Política pura e falada de uma forma inteligente.

Só Machado sabe misturar relações pessoais com fatos históricos. Fazer críticas à uma sociedade da época de forma sutil e disfarçada.

Esse é meu autor preferido e, agora, meu livro preferido dele.

Ludmila 29/10/2021

A escrita do Machado de Assis é maravilhosa e sempre muito fácil. A história desse livro não me pegou tanto, confesso que apesar de ter gostado, não foi um dos meus preferidos.

Monique | @moniqueeoslivros 25/09/2021

{Leitura 21 - 2021}
Esaú e Jacó - Machado de Assis

Aqui temos a história de dois irmãos - Pedro e Paulo - gêmeos que discordam em tudo na vida. Um é Republicano, o outro é Monarquista. Um gosta do previsível, o outro das mudanças. Um é advogado, o outro médico.

A história se passa na transição do Império para a República, e o conselheiro Aires é quem convive de perto com a família e narra as suas memórias.

Permeado daquela ironia que só Machado de Assis domina, o livro conta a história dos dois meninos desde o nascimento até a idade adulta, quando os dois concordam em apenas uma coisa: ambos desejam o amor de Flora.

Nada no livro é por acaso, nem mesmo a escolha dos nomes dos personagens. A Pedro, o monarquista, Machado dá o nome do imperador. Já Paulo ganha o nome do santo que se rebela e também o nome da cidade que o Império encontrou forte oposição nos anos finais. O próprio título faz alusão aos irmãos do Antigo Testamento.

Uma história divertida e irreverente, totalmente simbólica, do jeito machadiano de ser. Aqui tem muita Psicologia, História, metalinguagem e muitos outros olhares possíveis. Recomendo muito!
@quixotandocomadani 29/09/2021minha estante
estou com esse livro para ler aqui! otima resenha!

Monique | @moniqueeoslivros 29/09/2021minha estante
Muito obrigada! Quando ler me avisa, a gente pode trocar ideias! ?

@quixotandocomadani 29/09/2021minha estante
Aviso sim!! ?

Alê | @alexandrejjr 19/03/2022minha estante
Tenho que revisitar esse livro! Tentei ler ele na adolescência, na época da escola, e não funcionou. Mas é Machado de Assis, né?! Quem sabe hoje, com um pouco mais de bagagem, a experiência seja outra...

Monique | @moniqueeoslivros 19/03/2022minha estante
Com certeza, Machado de Assis na escola eu tenho pra mim que era outro cara, não podia ser o mesmo... Kkkkk.