A Última Superstição

A Última Superstição Edward Feser

Resenhas - A Última Superstição

Ramon 22/11/2018

A última superstição
Edward Feser é um filósofo americano e professor de filosofia do Pasadena City College. Suas principais áreas
de pesquisa são filosofia da mente, filosofia moral e política e filosofia da religião.
Nesse livro, o autor ataca o cerne do pensamento que o ateísmo se sustenta, que é o materialismo e suas diferentes formas.
Ao invés de refutar as falácias comumente ditas pelos ateus, Feser vai no coração do argumento e destrói o que sustenta a visão de mundo que os ateus tem (ou pelo menos deveriam ter se fossem coerentes).
Partindo da visão da filosofia clássica de Aristóteles, posteriormente desenvolvida por Tomás de Aquino e os escolásticos, Feser demonstra de modo bem inteligente como o ateísmo é falho e incoerente em explicar a realidade, e em como a filosofia moderna ajudou a difundir esse erro com base numa antireligiosidade
infantil.
O conflito entre fé e ceticismo é filosófico, e suas ideias que fundamentam esse conflito precisam ser analisadas.
Feser se apoia no realismo aristotélico contra o nominalismo, a velha briga entre universais e particulares.
Ato e potência, forma e matéria, causas finais, pode parecer filosofia abstrata demais para ser aplicadas a realidade, mas uma vez que se entende pelo menos um
pouco sobre isso, vê-se que de fato o horizonte de expande.
Feser também analise as famosas 5 vias de Tomás de Aquino, e mostra que nem de longe a tentativa de refuta-las feitas por ateus como Dawkins e cia, chegou perto de faze-lo, mas pelo contrário, só demonstra a total incompreensão da filosofia de Aristóteles da qual Tomás utiliza. De fato, tive o (des)prazer de ler várias partes do livro de Dawkins (Deus, um delírio), e sua compreensão das 5 vias é tão tola, que muito me espante que alguém
as leve a sério.
Feser, falando sobre o projeto materialista:
" Mas esse projeto foi erigido sobre uma mentira. É como no famoso provérbio confuciano: “Quando o dedo aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo.” O secularista
moderno está como que completamente obcecado pelo dedo, o que não é surpresa, visto que se, como ele erroneamente supõe, não há no mundo nenhuma natureza permanente e nenhum fim natural, nenhuma causa formal e nenhuma causa final, naturalmente coisa
nenhuma pode apontar para nada que transcenda a si mesma. Na verdade, transcendendo a si mesmo, o mundo material aponta para Deus, mas o secularista só vê o mundo material.
Transcendendo a si mesmo, o lado material da natureza humana aponta para uma alma imaterial e imortal, mas o secularista só vê corpo e cérebro. Transcendendo a si mesmo, o ato sexual aponta para o casamento e a família, mas o secularista só vê o ato sexual. Et cetera , et cetera . Que mais podemos dizer? É a lua, imbecil."

Esse livro é uma aula de filosofia clássica, mostrando que a estrutura que sustenta o cristianismo sobrevive inabalada, mesmo em meio a um mar de críticas da filosofia moderna, e razão disso, como demonstrado, é que boa parte dessa filosofia moderna é incoerente.

Não deixe de conferir e aprender muito com esse livro!
Tayná Pionteke 07/01/2019minha estante
ahhhh eu quero,
seu comentário me fez querer ler mais ainda. ;)

Bruno770 22/10/2019minha estante
Kkkk ai ai. Esses teólogos filósofos.
"Tudo aponta pra deus". Acredito que se refira ao deus da mitologia Judaico-cristã não é mesmo? O erro do argumento cristão é esse. Não aprendem nunca!

Ramon 24/10/2019minha estante
La vem o ateuzinho...Leia o livro e aprenda a lidar com o argumento primeiro. Depois vem falar sobre aprender alguma coisa.

Bruno770 25/10/2019minha estante
Eu já li esse livro e o que encontrei foi somente desinformação! Mas na sua cabecinha criacionista é evidente que o autor esteja certo. Mas não chore. Eu te entendo!

Ramon 26/10/2019minha estante
Então explica o argumento da causalidade de Aristóteles explicado do Tomás? Ou o do movimento? Ou dos graus de perfeição? Ou pelo menos do da finalidade? Ou vai fazer igual o Dawkins, que se propôs a refutar as cinco vias em 3 páginas do seu patético livro Deus, um delírio. HAHA
Mulecadinha saiu nem da fralda já quer falar do que não sabe, típico.

Bruno770 26/10/2019minha estante
Tá bom, crente. Você tem razão. Vamos aguardar o retorno do senhor. Aleluia

Wes Janson 02/04/2023minha estante
Nobre pessoa, se argumentos racionais, que vc teria acesso ao ler o livro, ou mesmo para tentar refutá-lo, mantendo a sua fé na ausência de Deus (diz que leu, mas sua falta de argumentos, mostra o contrário), não são suficientes, tudo bem. Mas só são possíveis dois cenários: em um, vc está certo, e o mundo e nós somos apenas matéria, e ao morrermos, nada mais existe ou existirá, portanto nada de mal acontecerá nem a mim nem a você, pela simples razão de já não existirmos mais.
Porém, se existe um Deus, existe alma e existe algo além da morte, e os ensinamentos deste Deus estão corretos, eu tenho grande (ou alguma) chance de ser salvo para essa "vida pós-vida" de minha alma, e aqui o seu caso pode ser de um destino cruel, onde se arrependerá por toda eternidade de não ter reconhecido Deus, de o ter renegado, durante apenas 70, 80 anos de vida.
Resumindo: num cenário nada acontece, no outro, vc sofre pela eternidade...

Samfrogul 25/10/2023minha estante
Senhor Wes, o preço que ele vai pagar se escolher a eternidade decerto é muito caro e ruim. A busca pelo amor e sua expressão na vida prática não é algo bom... Porque não viver de um sentido puramente material acreditando no evolucionismo, ou outra ideia que busque satisfazer a "razão racional" dele para preencher o vazio dentro da alma que ele, assim como qualquer outro tem. Ou será que ele não acredita em alma também? Aí quem estaria contra a razão seria o grande questionador desses comentários. Não acho que querer colocar o mundo dentro da cabeça seja algo são.

Wes Janson 01/04/2023

Excepcional!!!
Livro indicado pelo Professor Guilherme Freire, é excepcional, devendo ser lido por todos!!! Traz os conceitos, não apenas filosóficos mas científicos, de volta ao lugar que lhes é devido. Ao longo do tempo, principalmente após o Iluminismo, se ensina que a razão está ao lado da ciência, e tudo que é ligado ao transcendente (religioso) é irracional, e se trata de uma simples superstição.
Fazendo um apanhado da filosofia desde o período pré-socrático, se torna também uma ótima introdução para o estudo da Filosofia, passando pelo período clássico (Sócrates, Platão e Aristóteles), o medievo (Santo Tomás de Aquino) até chegar nos modernos. Se torna surpreendente para qualquer um aprender como os conceitos de Aristóteles, revistos e ampliados por Santo Tomás, explicam e comprovam a existência de Deus, e que a razão sempre foi a base de toda esta filosofia, ao contrário dos modernos que exigem sim fé para aceitar seus conceitos.
Uma frase que para mim resume o livro, deixa tudo claro: "Depois de uma ascensão multissecular em direção à luz que começou com os antigos gregos e culminou na filosofia de Tomás de Aquino, o homem moderno começou a queda que terminou com o secularista contemporâneo perdido novamente nas entranhas da caverna de Platão, tão cego quantos os patéticos residentes descritos na República, e com a mesma certeza de que está certo e de que aqueles que tentam livrá-lo das suas ilusões são loucos e maus." Ou seja, o Iluminismo levou o mundo às trevas, buscando solapar a única coisa que nos permite realmente sermos livres: Deus. Colocando em patamar elevado o materialismo, e reduzindo a nada o metafisico.
Um livro que DEVE ser lido por pessoas que acreditam em Deus, de qualquer religião, mas principalmente pelos que não acreditam, crendo (com muita fé) que estão ao lado da ciência e da razão!!!
Matheus_Lago 01/04/2023minha estante
Isso é o melhor do Skoob!
Resenhas e recomendações de literatura são um grande incentivo pra leitura.

Viana 26/06/2021

O livro é bem introdutório, para apresentar os argumentos ele faz um apanhado geral da filosofia clássica e da Idade média, muito bom para quem pretende começar a estudar Aristóteles e São Tomás de Aquino, combate muito bem o subjetivismo moderno de uma forma simples, poucos trechos são difíceis de serem entendidos e como o próprio autor diz, não é necessário saber nada de filosofia para ler, ótima argumentação contra o neoateísmo que, como demonstrado, é mais fundado em sensacionalismo e falácias do que em bases sólidas de fato.

Leo 14/12/2023

Deus existe
Livro incrível. Edward Feser consegue explicar Deus metafísica mente, recorrendo a Platão, Aristóteles e Tomas de Aquino.

Vinícius296 09/01/2024

Ave Realismo
A obra do professor universitário, Edward Feser, é uma antítese profunda contra a tal religião fajuta (secularismo) que vem tomando as pautas do mundo ocidental há séculos.
"Religião fajuta" justamente porque se tornou algo cujo jurou combater. Sendo aceita sem questionamento e fornecendo a estrutura dentro da qual as outras questões podem ser levantadas, debatidas e respondidas e que os materialistas estão convictos, com uma fé semirreligiosa, de que seu ponto de vista deve estar correto.
Feser destaca a relevância da metafísica aristotélica e tomista, desafiando as visões ateístas contemporâneas e defendendo a validade da teologia clássica.
Tornando perceptível a natureza da realidade, oferecendo uma perspectiva crítica e apologética em relação à fé e razão.
Ironicamente, o abandono da Filosofia Clássica pelo Ocidente, culminou no caos que pode ser visto na sociedade contemporânea.
Absurdidades sendo tratadas como meras causalidades do progresso...

"A inversão já se tornou tão completa, suas mentes e consciências morais tão completamente corrompidas, que lhes parece óbvio que preto é branco, alto é baixo, sodomia é casamento e raspar um feto no útero da mãe é compaixão. Depois de uma ascensão multissecular em direção à luz que começou com os antigos gregos e culminou na filosofia de Tomás de Aquino, o homem moderno começou a queda que terminou com o secularista contemporâneo perdido novamente nas entranhas da caverna de Platão, tão cego quanto os patéticos residentes descritos na República, e com a mesma certeza de que está certo e de que aqueles que tentam livrá-lo das suas ilusões são loucos e maus."

Léo 17/04/2024

Trata-se de uma leitura um pouco pesada pelo conteúdo, mas bastante bem humorada no estilo. O autor demonstra de forma didática como a Ciência Moderna não só continua compatível com a metafísica aristotélica como depende da validade desta para que não caia em paradoxos destrutivos para si mesmo. E, se Aristóteles estava certo, Tomás de Aquino também estava e, portanto, a conclusão deste caminho que leva a existência de Deus também está!

É uma boa revisão sobre metafísica, sobre sua relação com a Ciência e sobre os fundamentos filosóficos da religião.

Waldilson.Cerqueir 01/05/2024

A obra proporciona conhecimentos filosóficos e religiosos que comprovam a existência de Deus, principalmente acerca dos ensinamentos de Aristóteles, São Tomás de Aquino, Santo Agostinho e outros pensadores.