Por Que o Brasil É Um País Atrasado?

Por Que o Brasil É Um País Atrasado? Luiz Philippe de Orléans e Bragança

Resenhas - Por Que o Brasil É Um País Atrasado?

1 | 2 | 3 | 4

Rosangela Max 22/05/2022

Um pontapé inicial no entendimento da nossa política.
Este livro funciona muito bem como um mix de aula de História, Geografia, Política e Economia.
O conteúdo tem um tom explicativo, mas também de denúncia. Achei a escrita do autor didática.
Apesar de saber pouco dos temas apresentados, senti que a leitura contribuiu para a aquisição de conhecimento.
Em algumas partes achei que o autor foi tendencioso. Também não entendi muito bem o que ele considera como uma relação ideal entre Governo e Estado.
Recomendo a leitura.
Japa 25/07/2022minha estante
Bom, eu não li o livro. Mas sobre a concepção de Estado pro autor, é bom lembrar que ele é monarquista. Daí partem dois pontos: monarquia parlamentarista ou a monarquia absolutista.

Não sei de qual vertente o autor é adepto, mas é fácil de encontrar entrevista dele e da família dele na internet, se vc quiser se aprofundar.

Rosangela Max 25/07/2022minha estante
Ah, legal! Muito obrigada pela explicação e pela dica. ??

Pamela 07/08/2023minha estante
Risível.

Bruno 03/03/2018

Obrigatório
Para quem está começando e até para quem ja estuda politica a algum tempo esse livro é essencial, ele mostra como funciona o estado brasileiro com o seu sistema oligárquico, tbm trata de fatos históricos para embasar o livro, o livro em si é recheado de dados e informações, e mostra qual seria o melhor sistema de voto, separação de poderes e etc, recomendadíssimo.

Paulo 27/10/2022

Necessário.
Tinha esquecido de adicionar à lista essa importante obra que desnuda os problemas, esses sim, estruturais que vivemos no Brasil. Existem pessoas que possuem um arcabouço para produzir muito mais em uma área do que em outra, e esse é o Luiz Philippe. Para mim, ele é um dos que mais contribuem no âmbito cultural conservador do que na política. Livro indicado a todos, críticos e admiradores, do movimento conservador brasileiro. É necessário conhecermos mais de nós antes de sairmos lutando.

Danilo 06/08/2021

Obrigatório para entender os problemas do Brasil.
Decente da nossa Princesa Isabel, Luiz Philippe de Orleans e Bragança, mostra como nossa constituição de 1988 tem graves problemas comparadas as outras constituições, desde de a primeira de 1824.

RAFAEL 25/11/2017

Por que o Brasil é um país atrasado?
Este livro foi publicado no momento certo, seu conteúdo é luz nas pequenas instabilidades da sociedade cívil que busca por mudanças significativas e não sabe onde e como deve fazer. Todos que pedem por Intervenção Militar deveriam ler este livro, assim como os que protestam por melhores serviços públicos.
Em tempos de repressão e busca por revoluções, as verdades contidas dentro deste livro têm poder para freiar os impulsos, direcionando os esforços e o foco para o caminho mais próximo do sucesso comprovado.
Um outro fator importante para se ler URGENTEMENTE este livro, é a cultura, educação e o esforço que o autor teve para torná-lo acessível na linguagem e na aquisição.
O Luiz Philippe é um dos grandes brasileiros que entrou nesta luta para definitivamente mudar o rumo perverso dos acontecimentos . Recomendo a leitura.

Guilherme.Dall 09/05/2020

Ótimo livro para entender uma direita que faz sentido e que não é representada por Bolsonaro
Me considero com tendências à esquerda. Estudei em faculdade federal, lá vi que cotas raciais são necessárias e que há uma gritante desigualdade social e de representação das pessoas na nossa sociedade. Escolhi esse livro para ler com a mente de maneira mais aberta possível para entender a direita além da imagem que eu tenho conservadora-extremista que elegeu o Bolsonaro, que parece não se importar com a pobreza e que classifica qualquer luta por direitos das minorias como “mimimi”.
Apesar de algumas partes tendenciosas (lembro de uma discussão que o livro faz sobre aristocracia e monarquia onde ele se apega a semântica das palavras ao invés do resultado prático da forma de governo, ou lá pela metade do livro que ele compara injustamente o que tem de pior na esquerda com o que tem de melhor na direita) achei que no geral foi uma leitura que valeu bastante a pena.
O livro começa fazendo uma comparação entre constituições, entendi porque a nossa constituição é considerada interventora e diferenças entre a nossa e a dos Estados Unidos (até um direito básico como liberdade de expressão é dado como um direito na americana e na nossa dá a entender que é uma concessão do Estado).
Entendi como nosso Estado é ineficiente por ser interventor em chamar as responsabilidades de correção de problemas para si enquanto é incapaz de resolver os problemas, seja emprego, desigualdade, saúde. Entendi o discurso que foi distorcido e virou a ofensa de “sermos educados por uma ideologia de esquerda”, esperando que o Estado resolva o problema de todos e demonizando o empregador, mas que na verdade os problemas existem devido a incompetência de décadas do Estado e que se o país fosse atrativo para os empreendedores teríamos mais empregos etc. Tenho dúvidas de o quão possível isso seria, mas de qualquer jeito foi bom ter uma outra visão.
Gostei também que o livro da ideias de como descentralizar o poder no Brasil, seja por um parlamentarismo (consegui entender também.. separar um chefe de estado (presidente) do chefe de governo (primeiro ministro) para não haver tanta concentração de poder e nem disputa pata perpetuação no cargo) OU também por Estados Brasileiros independentes e com a arrecadação diretamente aplicada no estado (Que nem Estados Unidos)
Dou nota quatro por partes tendenciosas e repetitivas, nas próximas semanas vou procurar um livro que seja o contraponto da esquerda, aí a nota aqui pode diminuir ou crescer hahaha. Como disse, li com a cabeça bastante aberta, não sei se tudo que o autor escreveu é de fato o motivo do Brasil não ir pra frente e se as soluções realmente seriam corretas e efetivas. Acho que vale mais a pena esse livro ser lido por alguém de esquerda para ver outros pontos de vista e questionar do que por alguém de direita só pra reforçar suas convicções. Ah, mas uma coisa é fato: Uma visão direita-liberal não tem nada a ver com o que o Governo Bolsonaro. Defender o Bolsonaro cada vez mais é pura insanidade.

HenriqueV5 18/05/2020

A semente de um novo Brasil
Este livro é essencial para aqueles que querem compreender o Brasil de hoje (2016 - 2020), o autor faz uma análise profunda do Brasil, expõe elementos que a maioria dos Brasileiros nunca perceberam, e tudo isso utilizando de uma linguagem clara e objetiva.
Mas, eu acredito que a proposta essencial desse livro não é somente evidenciar os motivos do Brasil ser um país atrasado, mas sim fomentar na mente dos leitores a ideia de que é preciso lutar por uma grande reforma no nosso país. E isso é certo, visto que nosso país vive em uma instabilidade política e econômica há décadas (talvez desde o surgimento da República).

Os argumentos são sólidos e bem fundamentados, ele trouxe dados e recortes históricos reais, bem como trouxe de volta a tona alguns autores clássicos ocidente. Esquerdistas certamente não irão gostar desse livro, bem como os defensores ferrenhos do positivismo jurídico ou do keynesianismo. Para estas pessoas, uma dica: leia com a mente aberta, e aceite tudo que o autor disser, para só final, tirar suas conclusões.

Pontos positivos:
- Argumentos sólidos e bem embasados.
- Sem enrolação, mesmo fazendo recortes históricos, não se percebe que ele o faz para enrolar, todos os recortes que o autor faz servem de argamassa para a construção de seus argumentos.
- Linguagem didática, o livro é cheio de gráficos e dados estatísticos.

Pontos negativos:
- Comprei a segunda edição do livro (capa dura), percebi alguns pequenos erros de ortografia e organização dos quadros. Mas nada que comprometa o entendimento, o livro só precisa de mais uma revisão.

PS: Se você não sabe nada de direito, creio que terá dificuldades em assimilar alguns temas abordados no livro. Recomendo estudar um pouco sobre direito constitucional antes de ler.
Dog 14/06/2020minha estante
Livro incrível. O autor aponta os erros e apresenta possíveis soluções.
Indispensável.

O liberalismo é a solução, sempre!

Carlos531 22/11/2023

Por Que o Brasil é Um País Atrasado
Está obra de Luiz Philippe de Orleans e Bragança tem um caráter quase didático, todo brasileiro preocupado com a atual situação do Brasil deve ler. Com sua visão política de bom senso e honestidade descreve as diferenças entre Estado e Governo, faz uma análise de todas as constituições que o Brasil já teve, que foram seis, e como elas foram ficando cada vez mais interventoras na vida dos cidadãos brasileiros. A única, por mais incrível que possa parecer, liberal que limitava os poderes do estado e que garantia o estado de direito foi a primeira promulgada por Dom Pedro I em 1824 e durou até o início da República e daí em diante todas as outras a medida que eram promulgadas iam interferindo cada vez mais na vida da sociedade, colocando limites na liberdade, na livre iniciativa, na liberdade de expressão, na economia, no direito a propriedade chegando nesta última, a que eles chamam de constituição cidadã, que tem um enorme gráu de interferência, quase de um país socialista. O autor alerta para o perigo de como o governo pode se tornar totalitário a exemplo de como já aconteceu na Venezuela e Nicarágua. Na obra também é colocado como podemos evitar isso tudo. Enfim é um livro imperdível, recomendado a todos os cidadãos preocupados com nosso país, nossa família e principalmente com o futuro de nossos filhos.

Jorge 28/08/2022minha estante
Um livro que serve apelas para municiar de argumentos quem já tem concepções de direita, carece de rigor científico, nao indico para iniciantes no tema ( ver minha resenha para mais detalhes)

VictoriaSab 23/03/2023minha estante
Você esclareceu todas as minhas indagações sobre alguns pontos do texto. Didático demais!!

Josue.Costa 08/11/2020

Livro que todos brasileiros deveriam ler ...
A obra é voltada para explicar o porquê do nosso país é considerado subdesenvolvido.Assiim o autor utilizou dos fatos históricos, culturais e econômicos para fundamentar sua tese.

Will 22/09/2019

Leitura indispensável a todos os brasileiros e não é um livro militante
O livro traz de forma simples e muito esclarecedora os sistemas políticos que regem as sociedades. Com esse conhecimento em mente, o autor nos leva a entender os problemas no Brasil.

Não, não é um livro militante, nem mesmo monárquico (o que eu até lamento rs), é um livro que abrange o contexto político/econômico do país e nos mostra de forma muito precisa os motivos que atrasaram nosso desenvolvimento e que nos mantém inerte referente ao crescimento de outras nações.

Todos devem ler este livro. O brasileiro médio não tem base de ciência política e costuma confundir isso com políticos (pessoas) e é justamente disso que o livro nos liberta. Garanto que após a leitura seu conhecimento sobre o Brasil irá mudar completamente.

Bruno 22/09/2022

Assunto para 2040
Terminar a leitura da obra de Orleans e Bragança a 2 semanas do pleito presidencial é a certeza de que o atraso é o único horizonte para o brasileiro.
O príncipe imperial e cientista social não decepciona em entregar texto completo, bem fundamentado e ilustrado. Graficos e tabelas de autoria própria, o livro é antes um estudo que um ensaio (modelo que ganhou força nas estantes tupiniquins pela sua facilidade e comodidade em não precisar de embasamento algum).
O desequilíbrio entre os poderes é mais evidente do que nunca. O poder moderador togado está, em 2022, assumindo as rédeas do país e não dá sinais de que desistirá do seu plano de poder vitalício.
O próximo presidente, possivelmente o chefe da maior quadrilha política do país, indicará, pelo menos, 2 novos membros a uma corte que já é majoritariamente sua (do contrário, estaria ainda vendo o sol nascer quadrado). Mal percebe que, talvez, ele mesmo se torne súdito do monstro que está criando.
Não devemos esperar mudança até a aposentadoria compulsória da suprema corte. O senado não assumirá seu papel constitucional de intervir na tirania judicial.
Além, não é sequer assunto para uma geração que foi doutrinada para não questionar, não aprendeu a história do próprio país e consegue, quando muito, deixar de ser papagaio no ombro do pirata para ir aos ombros do capitão. Papagaio é papagaio.

jrpsousa 20/07/2021

Fundamental para um bom início no mundo da política.
O livro é muito bom para aqueles que desejam iniciar os estudos no mundo da política. O autor usa de linguagem clara e objetiva.
Diferente do Jessé, Luiz Philippe não passa pano para partidos.
Excelente leitura.

Reginho 16/01/2023

Imprescindível para quem deseja acompanhar política.
O deputado trata, com muitos temas relacionados à estrutura política, de temas vitais, causas, consequências e mostra possíveis caminhos para que nosso país saia desse atoleiro burocrático. É um livro com bastante dados e comparações, gráficos com informações e é inevitável o diagnóstico de que nosso país é sim muito mais socialista do que capitalista.

Jack 04/02/2018

Livro essencial para o brasileiro
Esse livrou mudou muitos conceitos que eu já tinha, me fez aperfeiçoar e legitimar minhas ideias e morais. Afirmou as mudanças que eu realmente já desejava, mas que ainda restavam dúvidas ele esclareceu todas questões e me abriu completamente a mente para um entendimento real do brasil atual. Acho essencial para qualquer brasileiro a leitura deste livro, é impressíndivel e ajuda a entender o cenário atual e a questão que nos trouxe até aqui! E que o futuro que nos espera depende de nós mesmos! Vamos avante com as ideias liberais!

1 | 2 | 3 | 4