A Confissão de Fé de Westminster

A Confissão de Fé de Westminster Assembléia de Westminster

Resenhas - A Confissão de Fé de Westminster

Marcus Martins 30/06/2023

Uma Confissão de Fé pautada na Palavra
Se existe uma confissão de guerra, esta seria uma delas. Elaborada durante a Revolução Puritana, a Confissão de Fé de Westminster é tem como fundamento a ideia de que apenas a Palavra de Deus vincula todos os crentes a um padrão de culto e a vida cristã.

Apesar de ter diversos pontos sensíveis contra os puritanos, a própria Confissão foi tida pelos herdeiros da Reforma como a Confissão de Fé elaborada pelas melhores mentes teológicas da Europa na séc. XVII, além de ter feito um grande apanhados das Confissões de Fé já existentes e harmonizá-las dentro de um único documento.

fabio.ribas.7 29/12/2022

A Confissão de Fé de Westminster
Este é o documento mais importante e influente da Reforma Protestatnte. Na verdade, esta Confissão foi escrita numa é poca já posterior aos eventos da Reforma dando uma organização e apresentação mais sitemática à teologia reformada. Para se ter ideia da importância histórica e teológica da CFW, Joel Beeke afirma que a CFW influenciou o presbiterianismo mais do que as próprias Institutas de Calvino.

O documento foi escrito durante a reunião da Assembleia de Westminster em 1643. O contexto histórico é de grandes tensões políticas entre o Parlamento puritano e o Rei Carlos I. O desejo dos puritanos era oferecer um documento que servisse de união por todo o reino da Inglaterra. Foi um documento que surgiu não somente em meio a muita discussão, mas, principalmente, com os membros da Assembleia realizando cultos e jejuns.

É uma Confissão de fé que se abre a partir das Sagradas Escritiras, declarando que a Bíblia é a fonte de conhecimento sobre as coisas divinas. Um documento fundamental para quem deseja conhecer a teologia reformada.

Maciel 21/04/2022

A Confissão de Fé de Westminster é a principal declaração doutrinária adotada oficialmente pela Igreja Presbiteriana do Brasil. Ela foi um dos documentos aprovados pela Assembléia de Westminster (1643-1649), convocada pelo Parlamento inglês para elaborar novos padrões doutrinários, litúrgicos e administrativos para a Igreja da Inglaterra. Para se entender as circunstâncias da formulação desse importante documento, é preciso relembrar a história da Reforma Inglesa.
1. Antecedentes

Até 1534, a Inglaterra havia sido católica romana por muitos séculos. Nesse ano, sob a liderança do rei Henrique VIII, essa nação rompeu com Roma e aprovou o Ato de Supremacia, pelo qual o rei passou a ser o chefe da Igreja da Inglaterra. Assim sendo, passou a existir uma igreja nacional inglesa, separada de Roma, mas ainda católica, com o nome de Igreja Anglicana.

Com a morte de Henrique VIII em 1547, subiu ao trono o seu filho adolescente Eduardo VI. Sob a liderança de Thomas Cranmer, arcebispo de Cantuária, foram elaborados dois importantes documentos, ambos influenciados pela teologia calvinista: os Trinta e Nove Artigos e o Livro de Oração Comum. Várias outras reformas foram realizadas, tendo-se a impressão de que a fé protestante iria triunfar. Todavia, a morte prematura do jovem rei, em 1553, interrompeu bruscamente esse processo.

Eduardo foi sucedido por sua meia-irmã, Maria Tudor, mais tarde conhecida como ?Maria, a Sanguinária?. Ela era filha de Henrique VIII e da princesa católica espanhola Catarina de Aragão. De imediato, Maria se dispôs a anular o que seu pai e seu irmão haviam feito e levar a Inglaterra de volta para a Igreja de Roma. O arcebispo Cranmer e muitos outros líderes da Reforma foram queimados na fogueira.

Muitos protestantes fugiram para o continente, sendo que um bom número deles se refugiou em Genebra, onde o reformador João Calvino estava no auge da sua influência. Eles organizaram uma igreja presbiteriana, tendo como pastor um dos refugiados, o escocês João Knox. Outro refugiado, Miles Coverdale, e alguns companheiros fizeram uma nova tradução das Escrituras, que ficou conhecida como a Bíblia de Genebra. Foi a primeira Bíblia de tamanho pequeno a ser publicada e a primeira Bíblia em inglês na qual os livros eram divididos em capítulos e versículos.

Com a morte de Maria em 1558, sua meia-irmã Elizabete subiu ao trono para um longo reinado de 45 anos. O Ato de Supremacia foi restabelecido e os protestantes exilados tiveram permissão para retornar. Eles voltaram para a Inglaterra e a Escócia com a sua Bíblia de Genebra e com maior convicção acerca do calvinismo e do presbiterianismo.

Sandra452 03/10/2021

A doutrina da Igreja
Olá, amigos!

Uma das grandes estratégias de Satanás é lançar dúvidas sobre Deus, o que Ele faz e o que Ele diz. E, para isso, ele envia os falsos profetas.

Mas, graças a Deus, homens piedosos têm se levantado para anunciar com fidelidade a Sua Palavra.

E foi na Assembleia de Westminster, realizada em julho de 1643, que homens piedosos dispostos a lutar contra os erros que estavam sendo propagados na Igreja do Senhor, que surgiu a "Confissão de Fé de Westminster", um documento que define a doutrina da Igreja reformada e discute também o governo eclesiástico e a liturgia.

Debora.Mezzavilla 26/05/2021

Jornada.
Como cristã, e mais ainda, como profundamente interessada em teologia reformada, me propus a ler e meditar nas confissões nas quais a Igreja de Cristo foi construída; não tendo a mesma autoridade das Escrituras, porque os homens são falíveis, mas como um guia para a permanência nas Verdades Bíblicas. Não concordo com tudo da CFW, mas os pontos nos quais discordo não me impedem de me considerar uma presbiteriana. Louvo a Deus pela vida dos santos irmãos que se dispuseram a escrevê-la e revisá-la.

Sarah 16/03/2021

Bom, a confissão de Westminster, adotada pela Igreja Presbiteriana, trata de assuntos centrais das escrituras, oferecendo passagens bíblicas para aquele tópico. Afirma verdades bíblicas, sempre se baseando na revelação de Deus.

Manços 21/02/2021

Básico
Não pq é mto raso ou superficial, mas pq é fundamental para nós protestantes. Todos deveríamos conhecê-lo e estudá-lo.
Mas a capa dessa edição, sem orelha, estraga mto rápido, ainda mais considerando q é um livro de referência.

Gustavo616 25/03/2020

Confissão de fé de Westminster
A confissão do fé de Westminster é um documento com, o que acredito, as doutrinas ensinadas na Bíblia.
É um dos três documentos usados pela Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) junto com o breve e o grande catecismo de Westminster.
Este documento contém diversos tópicos de total importância no cristianismo e suas devidas explicações, incrível, recomendo a todos os crentes em Cristo que leiam.

Leituras e Reflexões 10/05/2018

Apresenta de forma sistêmica a fé cristã sob a visão teológica do calvinismo.
Muito proveitoso o modo como organizaram os tópicos, com versículos arrolados, sendo estes o embasamento bíblico adequado para cada um.
Os tópicos que falam sobre o Espírito Santo, como pessoa da Trindade, são especialmente belos. Pena que, hoje, muitos limitam Seu poder e manifestações.
Edificante!
Recomendo, principalmente, a todos os cristãos que se interessam por estudos teológicos... os que realmente gostam de estudar.

Fernando Tôrres Campos 04/09/2015

Leitura obrigatória
A Confissão de Fé é um material de leitura obrigatória de todo cristão.

mateuscunha 10/01/2015

A melhor sistematização de teologia já produzida em todos os tempos.
Recomendo muito esta antiga confissão de fé para quem quer conhecer as principais doutrinas cristãs reformadas.