É Inverno

Por: CECÍLIA MOUTA
Editora: CHIADO
Páginas: 346

⚜ CAPA 5/5
Eu achei a capa linda em todos os aspectos, desde a ilustração de boa resolução, até seu contraste com a fonte simples e escura. Ela tem toda a ligação com o título em si (e com a história) com seu ar "Frozen" (lerigooou). É encantadora e convidativa à leitura.

⚜ HISTÓRIA 5/5
É um livro surpreendente. Penso que essa seja a palavra exata para resumir a história descrita. Cecília nos faz mergulhar na história de Izzy, apelido para Izabel, uma menina de oito anos que ama o inverno e está sempre naquela alegria infantil junto com seus amigos Lil, Mat e Sam.

Tudo parece estar nos eixos, principalmente quando se trata de uma criança (sdds da vida sem responsabilidades) até que um acontecimento trágico muda todo o destino dos amigos. Nesta parte meu coração virou fragmentos de gelo. E em um salto no tempo gigante sem aviso, Izabel agora está no ensino médio. Esta parte do livro me confundiu por não ter nada que dissesse "Tanto tempo depois" ou ser dividido em duas partes, até que eu entendesse o porquê daquela mudança sem aviso.

O inverno daquele ano mais gelado, desenterrando o passado, o presente e o futuro de uma alma solitária, conquistando a leitura do início ao fim, passando seus sentimentos, tocando o leitor em meio a escrita mais rebuscada. Ainda sendo narrado em primeira pessoa, por Izzie, nos passa exatamente os pensamentos mais infantis assim como os adultos.

Cada página sendo uma nova descoberta, uma nova resposta, e com um final inesperado, a leitura proposta me fez amar e viciar, só conseguindo parar quando terminei.

⚜ QUOTE
"As pessoas viviam se perdendo no futuro ou no passado e acabavam deixando a possibilidade de viver o tempo presente."

Jay(@leia__me) 06/11/2017

É INVERNO
❄❄❄
Vamos acompanhar a história de Izzy uma menina de apenas 8 anos, ela e muito esperta para sua idade, sempre perguntando o porquê das coisas, e fazendo reflexões. Filha única e a querinha do papai que deu-lhe o apelido de (Flocus).
.❄❄❄
Izy tem 3 amigos de infância, (Sam, Mat, Lil). Eles são muito ligados, e vivem felizes, mas a amiga de Izzy Lil tem "sonhos premonitórios" (uma vez ela sonhou com o tio sofrendo um acidente, e por incrível que pareça realmente aconteceu).
.❄❄❄
Lil um certo dia chega na escola agindo diferente, e vomitando muito, Yzzi fica preocupada pois sabia que quando a amiga estava assim era porque ela havia tido um sonho, mas ela se recusa a contar o que sonhou.
No dia o inverno estava diferente, o sonho pode mudar completamente a vida dos 4 amigos.
.❄❄❄
Depois do ocorrido várias coisas serão questionadas, Yzzi terá dúvidas, e vamos sofrer e descobrir juntinho dela cada detalhe, que deixa você confuso, mais com um final surpreendente de tirar o fôlego, e lágrimas.
5/5 ★☆★☆★
- Esse livro e super rápido de ler, pois envolve muito. Cecília deixou a história misteriosa, mas não deixou nada óbvio, ela faz o leitor entrar na história e descobrir tudo. O clima e muito bom, super inovador. Que faz você sentir tudo que a personagem sente, ele vai te deixar confuso, mas uma coisa será revelada e pode mudar tudo da vida da Izzy.

site: https://www.instagram.com/leia__me/

Natália | @tracandolivros 19/10/2017

Surpreendente, tocante, triste, lindo...
Izzy é uma menina louca pelo inverno, e fascinada pela neve, seu aniversário é no inverno e ela sempre adora quando neva nesse dia, ela pode passar horas olhando a neve cair sem se cansar. Izzy se diverte com seus amigos na escola, Lil, sua melhor amiga, Sam, um menino querido que sempre foi seu grande amigo, e Mat. Num dia Lil, que sempre teve alguns pesadelos estranhos, - e que toda vez que tem, algo ruim acontece em seguida - chega extremamente pálida e triste para a escola, após acordar assustada com um pesadelo. Neste inverno algo muito ruim acontece, que deixa todas as crianças abaladas, e faz todo o percurso da vida mudar.

“Mas honestamente eu não podia deixar essa esperança crescer dentro de mim. Eu não podia deixar qualquer esperança crescer dentro de mim. A esperança me decepcionou muito. Talvez ela fosse a culpada por grande parte da dor que eu sentia. De repente se eu tivesse esperado o pior desde cedo, eu não estaria com tanta vontade de chorar e gritar como estava nessa hora.”

Depois desse momento veremos a estória 9 anos à frente, Izzy vai fazer 18 anos e está empolgada com sua formatura. Porém uma coisa estranha acontece, e esta muda novamente a vida de Izzy, e com isso ela terá de tomar uma decisão muito importante.

“- Que foi? – perguntei, meio envergonhada.
- Nada... só acho a vida engraçada.
- Por quê?
- A gente fica falando sempre de coisas que vão acontecer, mas a gente não fala do agora.”

Só preciso dizer a grande surpresa que esse livro foi para mim, eu não esperava nem metade de tudo isso, quando começou naquela narrativa simples e muito parecida com uma criança mesmo eu já tinha sido tomada, e conforme foi continuando eu fui me apegando aos personagens. E quando ela muda para adolescente a narração tem uma grande mudança também, a autora soube muito bem administrar as duas narrações, sendo a mesma pessoa, mas com uma cabeça bem diferente. Os acontecimentos são muitos tocantes, tristes, e sinto que meu coração foi despedaçado com esse livro, e tem reviravoltas, um prato cheio de drama, e inovador e nada clichê, quem ama esse gênero como eu deve sim se aventurar nessa trama incrível.

site: https://www.instagram.com/tracandolivros/

A N D Y P A C H E C O 14/10/2017

Simplismente Apaixonante !!!
Título: É Inverno
Autor : Cecília Mouta
Editora: Chiado
Páginas: 344
Nota: 5
- “A verdade era que não importa se vivemos oito ou oitenta anos. A vida sempre será curta, porque sempre haverá sonhos a serem realizados, e não teremos tempo para eles.”
Izzy ama o inverno. Adora sentir como a neve é capaz de queimar em sua pele. Esta preste a completar seu nono aniversário, e ao contrário de todos os outros anos, naquele ela se sentia diferente, só não sabia o por que. Tem 3 amigos , e são inseparáveis, formando assim um quarteto perfeito. Eles são : Lil, Met e Sam. Todos com mesma idade.
Lil tem um "dom" bem peculiar, tem "sonhos" peculiares. Ela quase nunca sonhava, mas, todas as vezes que sonhou não foi um sonho qualquer é sim uma " premonição". Já sabia que algo ruim iria acontecer após.
Izzy adorava ir ao bosque que era próximo de casa, entao se sentia segura para ir e vir de lá. Mas seus pais não apoiavam, então ela não poderia ir. Porém mesmo sem eles saberem ela continuava indo ao bosque, pois ela acreditava que era seu lugar de conforto. Se sentia em casa em paz. É nesse dia ela foi lá.
Na manhã seguinte o dia começou ao avesso. Nada parecia está como deveria. Izzy acordou super atrasada, não ouvirá o despertador. Desde pequena tinha um pressentimento de que se chovia era por que o céu estava triste e se nevava era por que estava alegre (Claro que é por que ela ama a neve). E naquela noite não havia nevado ! Será que era um mal sinal ?
Ao chegar na escola, encontrou seus amigas já em sala de aula, mas algo não estava certo. Sam não estava em sua mesa e Lil não estava bem, aparentava está doente. E de imediato Izzy já soube que ela teve um "Sonho".
Será que isso irá mudar a vida deles?.
"Lights Will guide you home and ignite your bones and i Will try to fix you" Fix You - Coldplay
Minha opinião: Eu simplesmente fiquei encantada com a escrita da Cecília, e clara e ao mesmo tempo rica. Fiquei impressionada com a criação da nossa personagem Izzy ! Se fosse antes quando eu não tinha contato direto com autores não acreditaria nunca que é autoria nacional (não é desmerecendo, mas damos mais valor a literatura estrangeira). É tão fluida a escrita que li em 3 dias por está sem tempo pra engatar de verdade. Outro ponto que super amei foi a música para ser trilha sonora das amigas Izzy e Lil (quem não gosta de Fix You , né gente).
Durante a leitura e a mudança de anos fiquei inconformada com uma parte , mas tudo se esclareceu no decorrer da estória. Nada ficou sem explicação. E o suspense só alimentava minha vontade de ler ..
E juro juradinho que queria mais , muito mais dessa maravilhosa obra ! Parabéns Cecilia Mouta e obrigada por me presentear com o prazer de degustar seu livro. Te desejo sucesso ! Que esse livro seja muito conhecido e lido pois valeu cada minuto dedicado. 👏👏👏 💙💙

site: https://www.instagram.com/literalize_

Carol 17/09/2017

Livro incrível!
Um livro que me surpreendeu muito! Nem por um segundo pensei em um final assim. A autora soube colocar tudo em ordem, onde o leitor não desconfia de nada.
Izzy é apaixonada pela neve, tanto que seu pai a apelidou de Flocus. Lil é sua melhor amiga e as duas são inseparáveis de Mat e Sam. Lil é especial, sempre que tem pesadelos, eles viram realidade. Em um de seus pesadelos, Sam sofre um acidente, mas não só ele, Izzy também. O pesadelo vira realidade, Sam morre por não resistir a cirurgia de emergência. Com Izzy nada acontece a principio. Lil e Izzy crescem e ficam lindas, Mat infelizmente, vira um viciado. As duas assumem postos de lideres de torcida, onde ganham este ano, no seu último ano de escola, o primeiro lugar no campeonato. Izzy não consegue esquecer Sam, apesar de todos esses anos. E foi com a aparição de Sam, que Izzy descobre algo que será capaz de desmoronar tudo o que ela tinha até aquele momento.
Eu me contive muito para não sair contando tudo, para não sair soltando spoilers. O livro é muito bom! Me prendeu de mais e eu não consegui parar de ler! História envolvente do começo ao fim. Recomendo de mais!

site: http://perdidanabatcaverna.blogspot.com.br/

Palavras Imaginárias 13/09/2017

Resenha
“É inverno” tem frases lindas e marcantes. Amizade, família, a importância de aproveitar cada minuto da vida e valorizar as pessoas que estão ao nosso redor são temas muito bem retratados no decorrer da história e o final passa uma mensagem muito bonita. Mais um livro nacional que entrou pra minha lista de favoritos nesse ano.
Confira a resenha completa no blog:

Malane @androidtriste 13/09/2017

O livro conta a história de Izzy, uma garotinha cheia de vida que tem 9 anos apaixonada pelo inverno, ela tem uma vida normal, cheia de amigos, principalmente Lil, Mat e Sam. O que ninguém sabe é que Lil tem sonhos, mas não sonhos normais, o que ela sonha acaba acontecendo em seguida. Nem sempre sendo uma coisa boa, ela tem um pesadelo, que infelizmente acaba acontecendo, e acontece justamente com um dos amigos inseparáveis deles, Sam. Apos muitos anos, Mat, Izzy e Lil já com 18 anos, terão que lidar com o passado que voltou para assombrá-los.

Esse livro mexeu comigo de diversas formas, no começo, achei estar assistindo um filme da sessão da tarde, aqueles cheio de crianças que te fazem ficar super relaxados e felizes. Mas não, fui enganada, obrigada Cecília por me surpreender.

A história é triste, cheia de reviravoltas e o enredo é marcante. Mostra várias faces da superação, do que é perder um grande amigo, alguém que foi muito importante na vida de alguém, quase essencial.

O livro flui maravilhosamente bem, você fica atento à detalhes porque é quase impossivel formular alguma teoria sobre o que está acontecendo. Pelo menos pra mim foi algo difícil, fiquei extremamente chocada com a revelação do livro.

E já te digo, esse livro vai partir seu coração em mil pedaços, quando chega ao fim você fica incrédulo com o que estava lendo, pois eu garanto que você será pego de surpresa! Nunca imaginaria que a autora teria coragem de me ferir desse jeito. Mas fico feliz demais por ter sido assim, aquela história que começa doce, e termina doce também, mas com um amargo de tristeza no meio. A relação entre os personagens é linda, acho que o livro mostra uma lição incrível de amizade, companheirismo, amor, perdão e confiança.

Foi uma ótima aventura, uma leitura incrível e que indico de olhos fechados.