O Livro dos Cinco Anéis

O Livro dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Sa 17/03/2023

O livro possui o tipo de ensinamento que vai além de um conhecimento para combates militares. Ele se aplica também para o dia a dia, desenvolvendo uma inteligência emocional e racional através dos conflitos.

Davi 24/02/2023

Muito bom pelo que se promete
É o livro de um espadachim/samurais dedicado a espadachins/samurais, e ele é muito bom nisso, além de possuir um bônus de vários pensamentos filosóficos que podem ser levados para a vida, chegar perto entender o pensamento do Musashi com esse livro foi muito proveitoso e me instigou a querer ler a biografia dele, pretendo lê-la em breve.

Isadora 02/02/2023

A leitura fluiu melhor do que eu esperava. Talvez seja por isso tamanha fama.
Enfim, curioso que é enfatizado no livro que a tradução do título mais apropriada é "O livro dos cinco elementos" e ainda sim a capa está impressa como "O livro dos cinco anéis"...

Jean Menezes 28/01/2023

O livro se trata de uma explicação geral do que vem a ser a escola Niten-Ichi, criada por Musashi, e expõe seus mandamentos e filosofias. O autor não perde tempo com minúcias e tende a explicar de forma mais objetiva o que acredita ser a verdadeira arte militar. Pra quem se interessa em cultura japonesa este é um livro indispensável.

Algo que talvez possa frustrar algumas pessoas é a percepção que O Livro dos Cinco Aneis trata de filosofia. Claro, existe alguns princípios budistas entre outros ensinamentos aqui, mas no geral este livro é mais "tecnico", já que se trata de uma introdução a escola criada por Musashi.

Minhas únicas reclamações são sobre a edição da Novo Século. Por algum motivo todas as páginas tem margens gigantes. Parece livro de ensino medio. Além disso, mais de 40 páginas (em uma edição com 158) são de Prefácio, Introdução, notas, agradecimentos, etc. E por fim, achei o material das páginas horrível, com um cheiro estranho. Enfim, não recomendo essa edição, mas recomendo bastante lerem o livro.

EveraldoFilho 24/01/2023

Daria 5 estrelas se eu fosse um samurai do século XVII
Imagine que um serial killer explica com detalhes suas técnicas de assassinato, além de recomendar melhores situações, armas e estratégias para matar suas vítimas.

Parece um completo absurdo(se bem que pedrinho matador foi em vários podcasts kkkk), mas é um bom paralelo do que você vai encontrar nesse livro, claro que as motivações do Miyamoto Musashi envolvem muita honra, princípios e espiritualidade. Mas não tirar o fato que ele matou mais de 60 samurais/soldados kkkk

Por mais que nós não sejamos o público alvo kkkkkk o livro está repleto de muita sabedoria e ensinamentos valiosos, que podemos sim, usar em nossas vidas. Sendo assim, recomendo muito essa leitura

Lilica Britto 11/01/2023

Vamos lutar?
O livro dos 5 anéis foi proposto como uma literatura estratégica. De certa forma é e cumpre o seu papel de descrever as estratégias de como proceder em lutas de espadas. Só se luta com muito treino e muita diligência como sugere o autor. No entanto, eu esperava mais pois orientação estratégica serve para aplicações em diversas áreas da vida como por exemplo o livro A arte da Guerra que consegue trazer lições valiosas para um profissional em carreira ou para uma organização com foco na competitividade. Infelizmente pouco ensinamentos se pode aproveitar neste sentido mas mesmo assim achei a leitura proveitosa. É claro que vai ser preciso rever alguns pontos pois o livro é cheio de frases de efeito que servem muito para motivar equipes. Com certeza poderei aproveitar algumas frases para treinar pessoas mas vou ter que recorrer a outros conteúdos mais robustos.

Amanda 04/12/2022

Um bom livro
Realmente é um livro com alguns ensinamentos muito bons e profundos, partes que devem ser lidas e relidas por toda a vida, porém não é um livro que eu indicaria

O maior valor dele na realidade acaba por ser o valor histórico, esse sim é impressionante

Caco 07/11/2022

Gorin No Sho: Um tratado de artes marciais
O livro dos “cinco anéis - Gorin No Sho” é o tratado mais importante da formação do guerreiro samurai, foi escrito por Miyamoto Musashi, o samurai invencível no século XVII.

O livro divide os ensinamentos de Musashi em cinco capítulos: terra, água, fogo, vento e vácuo, que mostram a visão sobre estratégia de um grande mestre das artes marciais.

Em resumo no livro são apresentados técnicas de luta do método Ichi, a intenção destas técnicas é treinar a exaustão até domina-la e aplicar a melhor estratégia para vencer o seu oponente.

Um livro sobre estratégia, disciplina e filosofia oriental escrito no século XVII, que hoje é utilizado por empresários que ambicionam vencer, porém comparado a outros livros como “a arte da guerra” e o “príncipe” de Maquiavel, o livro dos cinco anéis não é um livro excelente, pode ser um bom livro, se o processo de leitura for cuidadoso e tentando extrair o máximo dos ensinamentos ali contidos. Talvez seja indicado ler este livro após o livro “Musashi” no qual conta a trajetória de vida do samurai Miyamoto Musashi. Em fim, apesar de tudo recomendo a leitura mesmo que seja por curiosidade.

Kariusen 26/10/2022

O caminho do Samurai
Certas leituras tem seu valor não por serem esteticamente ou emocionalmente atraentes mas por trazerem um novo olhar para um assunto mal compreendido, ou encarado de uma forma superficial ou mesmo forçarem a reflexão a um assunto mais complexo. Ambas as coisas podem ser ditas de: “Gorin no Osho” em português o livro dos cinco anéis de Myamoto Musashi.

Musashi foi o maior espadachim japonês, venceu seu primeiro duelo aos 13 anos de idade e seguiu invicto em 60 combates até largar tudo aos 29 para seguir uma vida de reflexão, ainda assim é uma figura chula no Japão, um Ronin: um samurai sem senhor que vaga pelo Japão em busca de combatentes adendo a isso um espadachim visto como não ortodoxo pela classe samurai pelo uso de duas espadas, e principalmente pelo estilo de vida considerado pela sociedade japonesa como de um larápio, sujo, sem postura.

Já no começo a própria obra avisa que esta não se trata de uma manual de técnicas de espada. Fica muito evidente ao longo do texto a visão de Myamoto sobre a arte militar e seu desdém sobre as outras escolas: Não se poderia resumir a arte militar a simples golpes de espada e simples treinamento, portanto enfoque do autor é puramente filosófico baseando-se em sua própria vivência.

Em si a obra expressa uma filosofia profunda composta por uma série de artigos em 5 capítulos abordando os mandamentos da arte da militar de uma perspectiva diferente. O capítulo Terra são expostos os fundamentos da arte militar em si, o capítulo água são expostos as bases da escola Niten ichi-ryū, o capítulo Fogo trava de combates, o capítulo vento mostra a visão de outras escolas, e o capítulo Vácuo apesar de sua única página, recebe destaque como o mais importante.

A tradução de José Yamashiro é um resgate das tradições japonesas, que busca a precisão do sentido do texto se valendo não só do conhecimento do tradutor nissei, também se apoia em referências históricas e da perícia de especialistas até do próprio Japão. A edição da editora Novo século também tem uma capa muito atraente e bem acabada fora a qualidade da impressão e diagramação.

Regis 22/08/2022

Mandamentos da Arte Militar
O livro é recomendado como uma bíblia de comportamento que deve ser constantemente consultado.

Miyamoto Musashi (1584 a 1645), viveu no período de unificação do Japão, foi um espadachim, Ronin (samurai sem patrão), criador da técnica de espadas Niten Ichi Ryü, e considerado o maior dos samurais, nunca perdeu uma luta. Enfrentou seu primeiro duelo aos 13 anos e venceu os 60 combates que travou na vida.
Aos 60 anos, vivendo isolado de forma precária na caverna de Reigando e vendo a proximidade da morte, decidiu escrever um livro sobre os Mandamentos da Arte Militar da escola chamada Niten-Ichi', o mais importante tratado sobre estratégia japonês e um verdadeiro tratado sobre artes marciais.
Os historiadores japoneses acham, que ele não teve tempo de polir as arestas de sua obra, e isso de modo algum diminui a importância e esplendor do livro, que Musashi pretendia que fosse aplicado como uma maneira de viver.

O livro é dividido em 5 capítulos pelo autor, entitulados: Terra, Água, Fogo, Vento e Vácuo. Durante a leitura ele faz paralelos entre as classes hierárquicas de: samurais, lavradores, artesãos e mercadores com a arte militar, enriquecendo a escrita e simbolismo da obra.

Achei a leitura um ótimo complemento para a A Arte da Guerra e com certeza será também para O Príncipe de Maquiavel (A leitura dos três são sugeridas juntas).

"Na estratégia, é importante ver as coisas distantes como se estivessem próximas e observar de longe as coisas próximas."
Esse tom durante a leitura torna, Impossível não enxergar paralelos com o livro do chinês Sun Tzu, afinal ambos são "manuais" de estratégias militares antigos.

Achei o livro um pouco menos ordenado que o outro acima citado, mas não é de difícil entendimento e com certeza possui ensinamentos preciosos e úteis que são aplicados ainda hoje no mundo dos negócios.

A leitura foi proveitosa e com certeza importante para quem gostou do livro de Sun Tzu.
Recomendo com certeza.
AnonymousCow 22/08/2022minha estante
Depois que conversamos sobre fiquei pensando em o que a obra poderia ter sido se o Musashi tivesse tido mais tempo, ou começado a escreve antes.
Indiretamente alimentou a vontade de ler a trilogia. Mais uma ótima resenha ?

AndradeFS.Ju 28/04/2022

Comprei pelo preço na época e por ouvir por alto que os livros de Masashi eram bons. Vi o livro e pensei "não parece nada com o que a moça mostrou, muito pequeno". Agora entendi o motivo. O Musashi escrito em uma fonte enorme na capa bonita é o nome do autor. E eu nem li a sinopse. Zero para mim.
Sei que há ensinamentos aproveitáveis, não estou em momento algum discordando disso, mas eu só pensava que eu tinha me traído. Queria ler ação e recebi "auto ajuda dos negócios" (ou de batalhas, nunca se sabe).

FremenJeff 17/04/2022

Perfeito
O Livro dos Cinco Anéis é hoje um manual de gente de sucesso que soube aproveitar as lições de Miyamoto Musashi (1584-1645) nas batalhas do dia a dia. Espadachim imbatível desde os 13 anos, o autor resumiu nesta obra clássica a experiência de quem representou o apogeu do Bushido, ou ?caminho do guerreiro?, o código de conduta e modo de vida para os samurais que inclui equilíbrio, sabedoria e honra. Nos cinco capítulos ou tomos do livro, Terra, Água, Fogo, Vento e Vácuo, Musashi trata de liderança e dos princípios ligados aos conflitos da existência humana para fazer do leitor uma pessoa vencedora.

Titanzete 21/01/2022

Um livro muito bom para generais e líderes como um todo. Se você pretender ler buscando a filosofia, recomendo ler Vagabond(mangá inspirado no mesmo, onde Musashi é o protagonista). Até os civis podem tirar bom proveito deste livro.

1 | 2 | 3 | 4