O Livro dos Cinco Anéis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Sgt_Pm_Jamis 17/04/2023

O livro
Possivelmente não foi o melhor momento para ler este livro. Muitos comentários elogiando, mas me pareceu um livro muito difícil. Quero ler em outra oportunidade para tentar captar a ideia que ele quer passar.

Amanda 04/12/2022

Um bom livro
Realmente é um livro com alguns ensinamentos muito bons e profundos, partes que devem ser lidas e relidas por toda a vida, porém não é um livro que eu indicaria

O maior valor dele na realidade acaba por ser o valor histórico, esse sim é impressionante

Jean Menezes 28/01/2023

O livro se trata de uma explicação geral do que vem a ser a escola Niten-Ichi, criada por Musashi, e expõe seus mandamentos e filosofias. O autor não perde tempo com minúcias e tende a explicar de forma mais objetiva o que acredita ser a verdadeira arte militar. Pra quem se interessa em cultura japonesa este é um livro indispensável.

Algo que talvez possa frustrar algumas pessoas é a percepção que O Livro dos Cinco Aneis trata de filosofia. Claro, existe alguns princípios budistas entre outros ensinamentos aqui, mas no geral este livro é mais "tecnico", já que se trata de uma introdução a escola criada por Musashi.

Minhas únicas reclamações são sobre a edição da Novo Século. Por algum motivo todas as páginas tem margens gigantes. Parece livro de ensino medio. Além disso, mais de 40 páginas (em uma edição com 158) são de Prefácio, Introdução, notas, agradecimentos, etc. E por fim, achei o material das páginas horrível, com um cheiro estranho. Enfim, não recomendo essa edição, mas recomendo bastante lerem o livro.

Guilherme1988 08/04/2023

Gorin No Sho - Miyamoto Musashi
Gorin No Sho, em português, O Livro Dos Cinco Anéis é o clássico tratado samurai escrito pelo lendário samurai fundador da escola Nito-Ichi-Ryu Miyamoto Musashi.

O livro é dividido em cinco partes: Terra, Água, Fogo, Ar e Vácuo estes que são os cinco elementos do budismo.

No livro Musashi descreve a arte militar de sua escola e os preceitos verdadeiros que o samurai deve seguir tanto na luta individual como no combate.

Os ensinamentos são excelentes podendo parecer as vezes óbvios mas até mesmo o óbvio as vezes nos passa despercebido.

Vale também citar o incrível trabalho do jornalista José Yamashiro que traduziu a obra do japonês para português do modo mais completo possível além de seus comentários durante a obra essências para a compreensão de certas citações feitas por Musashi que requerem vasto conhecimento na língua nipônica.

Luis Felipe S. Correa 23/08/2023

Lições para todas as áreas da vida
Fiquei fascinado por Musashi depois da leitura do Romance histórico que leva seu nome e foi escrito por Eiji Yoshikawa, realmente uma obra-prima. O livro escrito pelo próprio Musashi, por sua vez, diverge do romance e traça linhas para o caminho das armas e do espírito. Eu considero uma leitura irmã da Arte da Guerra, de Sun Tzu. É de se compreender o fascínio do meio empresarial por estas obras, haja vista o fato de as lições de ambos serem aplicadas a diversos campos da vida. Pessoalmente, sinto renovada minha vontade.

Nathalia.Anacleto 30/12/2021

O Livro dos Cinco Anéis
Achei que tem um ou outro ensinamento interessante, mas no geral achei uma leitura chata. Acho que não é meu estilo mesmo. Nada contra quem gosta, indicaria para quem gosta desse tipo de leitura, não foi o meu caso, infelizmente, pois estava com muita vontade de ler esse livro há muito tempo.

Zaka 15/07/2021

Entendo quem ama
Fui ler esperando algo e não foi o que recebi com a leitura (seria o maior problema do leitor criar expectativas?)

Isabelle Lopes 27/01/2021

Daquelas leituras que nos fazem refletir acerca do efeito da constância (treinamento diário) nos resultados que alcançamos em qualquer âmbito da vida.

Akemi Lima 18/01/2021

O livro do Cinco Aneis.
É um livro com várias reflexões de vida como também lições sobre a arte militar e seus mandamentos com a espada. Uma das partes que mais gostei do livro é quando Musashi faz uma analogia dos altos e baixos da sua vida. É um livro interessante, mas quem já leu A Arte da Guerra, não traz a mesma expectativa ao leitor!

Ronan.Azarias 08/12/2020

Atualidade impressionante
Apesar de ser basicamente um manual de esgrima é fácil de ver como pode ser aplicado no dia a dia é nos negócios. Um fato interessante é a vontade que da de experimentar as posições que ele apresenta no livro (acontece que tenho espadas em casa kk)

Marlon.Roth 20/02/2020

Não é administres
O autor buscou traduzir o versão original de Myamoto Musashi para permitir que o leitor conheça bem mais do que o tradicional administres.
Assim o leitor compreende e mergulha nos reais ensinamentos de Musashi, descobrindo que tudo é muito simples.

Paulo 18/02/2020

A edição é sensacional, porém eu esperava que tivesse mais uma opinião de mundo do autor, do que o manejo com espada.

1 | 2 | 3 | 4