As memórias de um burro

As memórias de um burro Condessa de Ségur

Resenhas - As memórias de um burro

Patricia Milani 12/01/2024

Este foi mais um livro que fizemos a leitura em família, e que excelente escolha. Foi muito bom acompanharmos as memórias de Cadichon, que passou por diversas experiências em sua vida e nos conta com sinceridade como se portou diante delas. Nem sempre agindo da melhor maneira possível, mas sempre repensando suas ações e buscando ser um animal melhor a cada dia.

Francisco QB 17/12/2023

Memórias de um Burro
Esse livro conta histórias da vida de um burro, que, não era burro, e sim um burro inteligente.
No começo, eu estava achando o livro meio chato... Mas, no meio do livro, estava melhorando. No fim, o livro acabou muito bom.

Gostei bastante e recomendo.

Camilla.Palcich 04/11/2023

Engraçado e reflexivo
Ao mesmo tempo que nos faz rir, nos dá o que pensar. O burrico inteligente passa do orgulho à redenção. Temos aqui lições de esperteza, gratidão, humildade, orgulho, misericórdia, carinho e amor. Recomendo para leitura em família e para adolescentes.

lou.gchiavegato 18/07/2023

Sobre virtudes
Por ser um clássico infanto-juvenil, achei meio enjoativo, mas a mensagem que ele passa sobre valores é bem importante.

Anna Souza 27/06/2023

Lindo, tocante...
Ai, gente, que coisa linda esse livro. Tem partes tristes, eu tive que repetir pra mim várias vezes que "é só ficção, calma, é só ficção" hahaha mas, infelizmente sabemos que coisas ruins acontecem por aí. A autora apenas traz a realidade. Livro muito bem escrito, nem senti passar de tão fluida que é a leitura.

Keully.Faro 09/06/2023

Para nos fazer refletir
?Memórias de um burro? é um livro cujas reflexões podem ser úteis tanto para crianças como para adultos. A linguagem é simples e direta, todos podem se identificar com algum aspecto inerente à humanidade que precisa ser repensado. Esse é um exercício importante e necessário para qualquer um.
Na leitura somos instigados a enxergar nossas incoerências, que ficam mais gritantes quando observamos a forma que uma outra espécie nos enxerga. Há uma parte em que o protagonista deixa claro que a forma de comunicação entre os animais é muito mais avançada que a nossa, pois não necessita de palavras, o que faz com que questionemos, mais uma vez, nossa superioridade.

Ewerton Farias 19/04/2023

Memórias de um burro
Um livro pra se ler quando não tem nada pra ler ou quando estiver entediado.

O livro é narrado pelo burro contando sobre todos seus donos, que apesar, de ter sido maltratado a vida toda, sempre teve esperança que algum dia teria uma pessoa alegre pra ser seu ama/amo

" escrevi essa história pra mostrar, que nos, burros, muitas vezes somos bem mais sensato do que muitos que dizem humanos "

A história não tem muita coisa, mas é um bom livro pra sair de uma ressaca literária

Marcos Aurélio 19/02/2023

Cadichon
Leitura leve, uma grata surpresa. Embora um livro para o público infantojuvenil.

Sophie Feodorovna Rostopchine, a Condessa de Ségur escreveu vários livros para este público. Memórias de um burro apresenta, Cadichon. Um burrico inteligente, amoroso, mas também vingativo, e às vezes presunçoso.

O livro é uma aula sobre valores, e princípios. De forma lúdica, as crianças se deparam situações em que Cadichon teve que optar por sem amoroso, ou maldoso. Como os seres humanos, ele sempre tinha motivos para escolher um caminho ou outro.

Embora a vingança possa ser prazerosa, é também perigosa. É o que Cadichon descobre quando se julga mais inteligente que os humanos. A questão é o quanto está disposto a mudar para manter sua boa porção de feno, aveia, água, e continuar recebendo o carinho de seus donos.

Lerefalar 04/10/2022

QUANTO O AMOR E O CARINHO PODEM TRANSFORMAR?
Foram esses sentimentos que mudaram a vida do burro Cadichon.
Quando era tratado como uma mera ferramenta de trabalho que não podia sentir dor, sede ou fome, ele era rebelde e mal, mas, quando descobriu que no mundo existiam pessoas que poderiam lhe dar amor e ter por ele compaixão então, ele mudou e mudou os que estavam a sua volta.
Cadichon é muito inteligente, capaz de traçar planos e executar ideias. Ele tem atos heroicos sim, mas também atos maldosos o que o faz repensar muito sua vida, seus amigos e o que realmente faz de bom para aqueles que um dia dedicaram amor a ele.
E vamos combinar, essas são reflexões que deveríamos fazer no mínimo, todos os dias em nossas vidas.
Esse livro é um clássico que carrega lições contemporâneas muito importantes.

Para mais resenhas e conversas sobre livros me siga nas minhas outras redes sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/lerefalar/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgoBP_1zSMYLRezqlvDrYGQ
Podcast: https://anchor.fm/ler-e-falar
Espero vocês lá

Ana_Elisa_Toledo 25/08/2022

Daquelas histórias cheias de ensinamentos ... Lições de vida.

Nada supera a bondade, nem mesmo a inteligência supera fazer o bem.

Demonstre muito mais a sua bondade, doçura e paciência do que sua inteligência ... A paciência, mansidão e confiança no tempo são remédios para a alma.

" O desejo de fazer minha esperteza brilhar e de satisfazer minhas vinganças destruiu toda a minha felicidade..." Ei vc, que acha que é melhor que alguém pela tua inteligência? Belo engano.

Faça o possível para se tornar útil e agradável e nunca se arrependa de qualquer esforço para mudar.

Um coração bondoso é muito mais especial do que uma extrema inteligência.

Vale muito a leitura ... Simples e profundo.

Alessandra.Adams 10/05/2022

Que história lindinha!
No livro, o protagonista, que é um burro, vive diversas situações, que trazem a fim muitos ensinamentos sobre valores. Perfeito para todas as idades.

Caths 01/04/2022

A história dessa burro é muito tocante, você sente tudo que ele passou, os sentimentos, emoções e etc. Sério, que livro
Stella207 11/01/2024minha estante
Como faz para ler

Stella207 11/01/2024minha estante
Como faz para ler

Caths 14/01/2024minha estante
não dá para ler por esse app

@livros_no_quintal 19/02/2022

Um livro infantil que os adultos devem ler
Nesse livro, Cadichon (o burro), nos narra toda sua trajetória, falando das dificuldades que passou e principalmente sobre como os seres humanos podem ser extremamente cruéis com os animais. Apesar disso, Cadichon teve seus merecidos momentos de alegria.
Recomendo a leitura.

Júlio 30/01/2022

Cadichon vai ficar um bom tempo na memória...
É certo que nunca mais verei um burro com os mesmos olhos!
Cadichon com certeza trouxe muitos ensinamentos nessa história, suas memórias contadas mostra que viver sendo um burro não é fácil, mas a vida pode surpreender quando menos se espera.
Uma leitura que eu comecei com uma brincadeira no grupo de leitura que faço parte, dizendo que era um livro sobre mim ??.
Comecei lendo não querendo nada, mas quando vi já esteva apegado ao burrico Cadichon e sua história.
A narrativa e escrita do livro é fluida e de fácil compreensão, envolvente o que ajudou a continuar lendo as memórias desse burro tão esperto.
Em vários momentos senti raiva das atitudes que o personagem tomou em outras tive muita dó, esse livro ensina muito sobre a bondade, companheirismo, sobre até onde a maldade pode nos levar.
No geral é um livro bom pra ser lido em poucos dias e que trouxe ensinamentos sobre as atitudes humanas com relação aos animais, mais especificamente sobre burros, e que nos faz pensar sobre sentimentos.

Prim 31/12/2021

Memórias de um burro
Comecei esse livro porque fiquei curiosa com o título e porque achei bonita a capa. Depois, descobri que é considerado um clássico da literatura infantil francesa publicado em 1860, o que me deixou mais interessada ainda.

É uma história simples, na qual o burro Cadichon conta os altos e baixos da sua vida. Mas, se você espera uma leitura com burrinhos fofos em situações engraçadas como costumamos ler hoje em dia, bem, acho melhor ir preparado/a, você não vai encontrar muito disso nesse livro.

Embora seja um livro para crianças, é bem direto sobre alguns temas. Fala sobre crueldade para com os animais, sobre vingança, compaixão e empatia. Tem uma moral típica da época em que foi escrito, mas, ao mesmo tempo, é bem inovador no modo como aborda as questões mencionadas.

Cadichon é um burro inteligente (não é uma contradição), mas que responde ao mundo com o pior de si. Com o correr da narrativa, vemos a evolução do pensamento do Cadichon e como ele percebe que todas as suas (re)ações também têm consequências, e que para um vida feliz ele precisa saber dosar o modo como ele reage ao mundo.

É uma história engraçada em alguns pontos, mas bem triste em vários outros. No final das contas, é um livro rico de emoções e que vale a leitura.