As memórias de um burro

As memórias de um burro Condessa de Ségur

Resenhas - As memórias de um burro

Ewerton Farias 19/04/2023

Memórias de um burro
Um livro pra se ler quando não tem nada pra ler ou quando estiver entediado.

O livro é narrado pelo burro contando sobre todos seus donos, que apesar, de ter sido maltratado a vida toda, sempre teve esperança que algum dia teria uma pessoa alegre pra ser seu ama/amo

" escrevi essa história pra mostrar, que nos, burros, muitas vezes somos bem mais sensato do que muitos que dizem humanos "

A história não tem muita coisa, mas é um bom livro pra sair de uma ressaca literária

Patricia Milani 12/01/2024

Este foi mais um livro que fizemos a leitura em família, e que excelente escolha. Foi muito bom acompanharmos as memórias de Cadichon, que passou por diversas experiências em sua vida e nos conta com sinceridade como se portou diante delas. Nem sempre agindo da melhor maneira possível, mas sempre repensando suas ações e buscando ser um animal melhor a cada dia.

Mello 20/05/2024

Livro muito legal sobre as emoções de um burro. Ele passa por várias moradias onde é tratado de jeitos diferentes por cada dono. Embora seja um burro tem emoções complexas e traz muita reflexão sobre comportamento e responsabilidade emocional

Ana_Elisa_Toledo 25/08/2022

Daquelas histórias cheias de ensinamentos ... Lições de vida.

Nada supera a bondade, nem mesmo a inteligência supera fazer o bem.

Demonstre muito mais a sua bondade, doçura e paciência do que sua inteligência ... A paciência, mansidão e confiança no tempo são remédios para a alma.

" O desejo de fazer minha esperteza brilhar e de satisfazer minhas vinganças destruiu toda a minha felicidade..." Ei vc, que acha que é melhor que alguém pela tua inteligência? Belo engano.

Faça o possível para se tornar útil e agradável e nunca se arrependa de qualquer esforço para mudar.

Um coração bondoso é muito mais especial do que uma extrema inteligência.

Vale muito a leitura ... Simples e profundo.

@livros_no_quintal 19/02/2022

Um livro infantil que os adultos devem ler
Nesse livro, Cadichon (o burro), nos narra toda sua trajetória, falando das dificuldades que passou e principalmente sobre como os seres humanos podem ser extremamente cruéis com os animais. Apesar disso, Cadichon teve seus merecidos momentos de alegria.
Recomendo a leitura.

Prim 31/12/2021

Memórias de um burro
Comecei esse livro porque fiquei curiosa com o título e porque achei bonita a capa. Depois, descobri que é considerado um clássico da literatura infantil francesa publicado em 1860, o que me deixou mais interessada ainda.

É uma história simples, na qual o burro Cadichon conta os altos e baixos da sua vida. Mas, se você espera uma leitura com burrinhos fofos em situações engraçadas como costumamos ler hoje em dia, bem, acho melhor ir preparado/a, você não vai encontrar muito disso nesse livro.

Embora seja um livro para crianças, é bem direto sobre alguns temas. Fala sobre crueldade para com os animais, sobre vingança, compaixão e empatia. Tem uma moral típica da época em que foi escrito, mas, ao mesmo tempo, é bem inovador no modo como aborda as questões mencionadas.

Cadichon é um burro inteligente (não é uma contradição), mas que responde ao mundo com o pior de si. Com o correr da narrativa, vemos a evolução do pensamento do Cadichon e como ele percebe que todas as suas (re)ações também têm consequências, e que para um vida feliz ele precisa saber dosar o modo como ele reage ao mundo.

É uma história engraçada em alguns pontos, mas bem triste em vários outros. No final das contas, é um livro rico de emoções e que vale a leitura.

Nanda.Santos 15/06/2020

O livro conta as memórias de Cadichon, um burrinho sábio que pertenceu a vários donos e que usou sua inteligência para lidar com eles, conforme o tratamento que recebia. Um livro antigo, leve e descontraído.

douglaseralldo 15/08/2019

HI! HO! 10 CONSIDERAÇÕES SOBRE MEMÓRIAS DE UM BURRO, DE CONDESSA DE SÉGUR
1 - Clássico da literatura juvenil russa, publicado pela primeira vez em 1860, Memórias de um burro [esta edição com as ilustrações de H. Castelli] é destas leituras imprescindíveis, independentemente da idade de seus leitores. Aliás, a despeito de ser literatura juvenil, não significa de modo algum dizer que há perdas na complexidade da narrativa, pois é obra de muitas e profundas camadas trazendo com isso a aura necessária às narrativas literariamente e socialmente relevantes;

2 - A bem da verdade, talvez nos valha aqui um parenteses importante. Nossa realidade presente às vezes pode levar-nos ao engano de pensarmos a literatura juvenil como um gênero amaciado em seus dramas e em suas temáticas, em parte porque muito das publicações contemporâneas podem mesmo cair no erro de pensar a juventude como infantilidade e incapacidade de leituras mais complexas, tensas, dramáticas. Talvez isso nos diga algo ou sobre os jovens ou sobre os adultos que editam e produzem livros juvenis. Pra sermos sinceros, basta acompanharmos pronunciamentos políticos para encontrarmos um bando de adultos tirando a juventude para incapaz de assuntos e leituras digamos, mais pesadas. É nessa problemática que livros como este Memórias de um burro ou, por exemplo, o húngaro Meninos da Rua Paulo, mostram que há certa subestimação da capacidade de jovens leitores, pois que são exemplos de narrativas juvenis que tratam de questões delicadas ao longo da formação na transição para o mundo adulto. São obras que não eufemizam os problemas ou a estética, e isto não é muito comum em parte das narrativas juvenis presentes. Por isso esses velhos clássicos nos são ainda tão importantes;

3 - Feito esse parenteses, com seus exageros e enganos, quiçá algum acerto, podemos então dedicarmo-nos a esta curiosa, divertida, mas também reflexiva narrativa, a começar pela peculiaridade de seu narrador, o esperto burro Cadichon que narra suas venturas e desventuras e com isso nos apresenta interessante crônica social de sua época, mas não apenas isso, pois que estaria datado. Também nos mostra comportamentos da universalidade humana, em seus defeitos e virtudes;

site: http://www.listasliterarias.com/2019/08/hi-ho-10-consideracoes-sobre-memorias.html

Lerefalar 04/10/2022

QUANTO O AMOR E O CARINHO PODEM TRANSFORMAR?
Foram esses sentimentos que mudaram a vida do burro Cadichon.
Quando era tratado como uma mera ferramenta de trabalho que não podia sentir dor, sede ou fome, ele era rebelde e mal, mas, quando descobriu que no mundo existiam pessoas que poderiam lhe dar amor e ter por ele compaixão então, ele mudou e mudou os que estavam a sua volta.
Cadichon é muito inteligente, capaz de traçar planos e executar ideias. Ele tem atos heroicos sim, mas também atos maldosos o que o faz repensar muito sua vida, seus amigos e o que realmente faz de bom para aqueles que um dia dedicaram amor a ele.
E vamos combinar, essas são reflexões que deveríamos fazer no mínimo, todos os dias em nossas vidas.
Esse livro é um clássico que carrega lições contemporâneas muito importantes.

Para mais resenhas e conversas sobre livros me siga nas minhas outras redes sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/lerefalar/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgoBP_1zSMYLRezqlvDrYGQ
Podcast: https://anchor.fm/ler-e-falar
Espero vocês lá

lou.gchiavegato 18/07/2023

Sobre virtudes
Por ser um clássico infanto-juvenil, achei meio enjoativo, mas a mensagem que ele passa sobre valores é bem importante.

Tati 05/04/2016

Memórias de um burro
Um verdadeiro clássico para adultos e crianças. A história é engraçada, leve e rápida.

Jeny 23/02/2012

Que livro maravilhosamente ótimo.
Não tenho palavras para descreve-lo... um livro maravilhoso que pode ser lido por pessoas de qualquer idade, dificil naão se apaixonar por esse burrinho tão sábio.