Astrofísica Para Apressados

Astrofísica Para Apressados Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Astrofísica para Apressados

Talow_. 15/04/2024

Gostei muito da escrita do autor, que inclusive eu já conhecia. Já que o livro é sobre um assunto q eu sempre tive interesse, foi uma leitura muito boa para mim e de simples entendimento, mas o que me fez das 4 estrelas e não 5 é que muitas coisas são o mais do mesmo, que dá pra encontrar em outros livros tranquilamente. Mas de um jeito ou de outro, o livro é muito bom e me fez conhecer/relembrar coisas muito interessantes e despertar de novo minha curiosidade por astrofísica

Marcos774 05/04/2024

Bem, esse livro é pra você, que assim como eu, é fascinado em tudo que envolve espaço, recomendo pra quem busca respostas para perguntar quase impossíveis de serem respondidas...

"Olhe para as estrelas para nos ensinar
Como os pensamentos do mestre podem nos alcançar"

Davi572 30/03/2024

Bom mas muito complicado
Para quem está com "pressa", não vai entender alguns termos e acontecimentos astronômicos. Achei complicado para quem é leigo.

Cassia.Scapini 26/02/2024

MARAVILHOSO
Esse livro é simplesmente incrível! Ele traz muito conhecimento com uma pitada de humor e sarcasmo!
Acho incrível como somos tão pequenos e insignificantes diante de toda essa imensidão de universo e vida.
Torço para que o autor escreva mais livros! Eu tô simplesmente apaixonada por astrofísica.

Matheus 16/02/2024

Astrofísica para apressados, mas não para leigos
O livro é interessante, o autor é bem didático e excelente no que faz.
Mas suponho que seja necessário uma base, mesmo que pequena, antes de ler.

Por diversos momentos me vi perdido, sem entender muito sobre o que ele estava falando.
Mas no geral, entendi a maior parte das coisas e achei tudo muito interessante.

Pra quem se interessa pelo espaço, é um livro bacana.

Suiany.Coelho 08/02/2024

Um ótimo livro pra quem quer se familiarizar com a astrofísica e se introduzir neste campo de estudo.

Maria Eduarda 07/02/2024

Astrofísica Para Apressados
Em síntese, ?Astrofísica Para Apressados? é uma formidável perspectiva para os leitores que tencionam saber o que significam certos termos que, volta e meia, aparecem em estudos curiosos. Por exemplo, matéria escura e conceitos importantes para o entendimento cosmológico. Não obstante, a compostura em relação a tese é inspiradora, nos recordando como é válido o estudos dos fundamentos das leis que regem o Universo. O poder de síntese de Neil Degrasse Tyson é de exímio singular, para quem acompanha o campo sabe como ele é um ótimo comunicador quando se trata se ciência. Em um espaço tão curto, ele consegue falar da transição da ciência Astronomia para Astrofísica, Relatividade Geral de Einstein e Constante Cosmológica, gravidade e sua ação na formação esférica de corpos celestes, a luz e seus espectros visíveis e invisíveis, telescópios, emissões de radiação e muito mais.
Felizmente, Tyson se sai muito bem no ofício de resumir essa carga teórica para o público em geral, de uma forma que faz alguns de nós amaldiçoarem professores que transpuseram nosso caminho durante a escolaridade, por simplesmente não terem apresentado o lado interessante da física moderna.

Astrofísica para apressados é uma leitura suave e estimulante do início ao fim. Neil Degrasse é generoso com os amantes da ficção científica, de maneira especial quando realiza citações como: James Joyce (para explicar o nome da expressão ?quark?), Shakespeare (?E, portanto, como a um estranho dê as boas-vindas./ Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, / Do que é sonhado em sua filosofia?. [Hamlet, Ato 1, Cena 5]) e a Bíblia (desculpe, ato falho). Neil faz questão de nos evidenciar, com a ajuda da ciência, que somos apenas um amontoado de carbono com sentimentos.

Portanto, indico muito essa leitura para amantes de ficção científicas, como eu. Foi extremamente engrandecedora! Outrossim, indico séries como ?Viagem ao Infinito?, ?Buracos Negros: No Limite do Conhecimento?, ?Astrolab? e filmes como ?Perdido em Marte?, ?Apollo 13 ? Do Desastre ao Triunfo?, ?Interestelar?, ?A Teoria de Tudo?, ?O Primeiro Homem? entre muitos outros..

"Somos apenas poeira de estrelas trazidas à vida, depois dotada pelo universo do poder de se compreender - e nós apenas começamos.?

"Há mais estrelas no universo do que grãos de areia em qualquer praia, mais estrelas que os segundos que se passaram desde que a terra foi formada, mais estrelas que palavras e sons já emitidos por todos humanos que já viveram.
Warley Pablo 07/02/2024minha estante
Nossa, que resenha linda! Adorei a parte das referências e suas indicações. Sobre os professores não apresentarem o lado legal da coisa, o problema está na base curricular que é um porre.

Maria Eduarda 07/02/2024minha estante
Sim. Obrigada pelo elogio!

Roberto514 30/01/2024

Bom, mas nada de muito diferente.
Bom livro, que aborda bem os temas e tenta facilitar o entendimento mesmo para quem é leigo no assunto. Porém, não tem nada de muito diferente de outros livros com temas semelhantes.

Nokyam 23/01/2024

Interessante
Bom, eu diria que é um livro interessante para uma "porta de entrada" para conhecer o mundo da Astrofísica, vai bem direto ao ponto de forma resumida.
A forma como aborda as curiosidades sobre o espaço é interessante, e acaba "atiçando" para pesquisar mais sobre o assunto.

diego kkkk 17/01/2024

Olhe para as estrelas para nós ensinar
Um livro muito fácil de entender, uma linguagem confortável para um assunto tão complexo

perfeito para aqueles, assim como eu, apreciam e tem curiosidade sobre o vasto universo que está ao nosso alcance e ao mesmo tempo, não está

Tiago 06/01/2024

Não precisava ser tão apressado
Texto num ritmo muito acelerado e com pouca coesão. Acho que se as pessoas estão com tanta pressa para aprender astrofísica, este livro não será o ideal. Muitos fatos em sucessão e muito pouco sumo que ser extraído justamente pela falta de um fio condutor claro. Uma leitura um pouco decepcionante.

Lua 31/12/2023

A escrita do Tyson é bem fácil de entender e extremamente produtivo. Eu amo aprender sobre diversas coisas, mas o funcionamento do universo é o que mais me chama atenção. Esse livro é para ler diversas vezes e relembrar os ensinamentos nele

Mila 30/12/2023

Que o Neil é um ótimo comunicador quando se trata de ciência, não é novidade para ninguém que acompanha o campo. Então não foi surpresa eu ter gostado desse livro.

Não sou uma grande entusiasta dessa área (astrofísica), nem de astronomia ou física e tenho um conhecimento ok sobre esses assuntos.

Acho que o livro serve bem ao seu propósito de introduzir astrofísica para pessoas leigas.

Minha única crítica é quanto à organização do livro. Algumas vezes tive dificuldade em entender a linha de raciocínio que ligava um capítulo ao outro, mas nada que seja tão comprometedor para quem estiver lendo e consiga focar, apesar disso.

Camijuv 27/12/2023

A obra se propõe a ser uma introdução ao campo da astrofísica ?para quem tem pressa?.
É muito bem escrito de maneira acessível e nós leva por conceitos complexos de forma humorada.
Muito bom.