O Guarani

O Guarani José de Alencar

Resenhas -

Edição de 1967
3ª edição da HQ idealizada por André Leblanc para o clássico de José de Alencar.
Percebe-se que foi obra de sucesso, merecido no contexto da EBAL, mas não considero a mais primorosa das adaptações para "O Guarani". Das que conheço, minha preferida é a da coleção "Clássicos Brasileiros Em HQ", publicada pela Ática com Luiz Gê e Ivan Jaf como idealizados.
Gosto bastante também da adaptação de F. Acquarone, publicada em 1937, mesmo sendo a de conceituação gráfica mais tosca.

Na realidade, todas tem seu valor, merecem a conferida e também a banal brincadeira de criticidade, onde viajo em bobagens insignificantes.

Edição de 1954
Reedição da quadrinização do romance por André Leblanc.

Registrando algo do artista, não sabia que era haitiano e que desenvolveu trabalhos nos EUA, ilustrando clássicos como 'Flash Gordon' e 'O Fantasma', além de parceria com o lendário Wiil Eisner.
Minha memória sobre ele estava principalmente nas ilustrações para a coleção do 'Sítio do Pica-pau-Amarelo', nas tiragens antigas da Brasiliense.

Registrando algo da adaptação, tem formalidade conceitual que torna a leitura não muito atrativa, com textos em excesso e quadros muito fechados nas personagens.
Considero a melhor parte dessa adaptação os eventos finais, onde a formalidade é atenuada, ocorrendo percepção maior do cenário e do clima romântico entre Peri e Ceci.

Tudo registro subjetivo. Leia e tenha suas impressões.

Edição de 1950
"Edições Maravilhosas" da EBAL dedicou-se a quadrinização de romances, em seus 200 títulos. Essa obra foi marco na coleção, iniciando as adaptações na Literatura Brasileira.
O renomado André Leblanc ilustrou e a HQ teve bastante receptividade no contexto de publicação, o que estimulou mais adaptações brasileiras e pelo menos três republicações dessa obra pela EBAL.

No contexto atual a leitura é um pouco cansativa e a adaptação deixou de lado o flash back para dois importantes eventos, apenas citados: a morte da índia aimoré por Dom Diogo (fator desencadeante da fúria dos indígenas) e o passado de Loredano como padre (abandonado por conta da cobiça).