História da Guerra Civil Russa

História da Guerra Civil Russa Jean-Jacques Marie

Resenhas - História da Guerra Civil Russa

Cleiton79 04/03/2024

Revolução Russa
Sou muito interessado na Revolução Russa , e este livro de leitura fácil me surpreendeu positivamente.

Posso dizer que o Exército Branco (mencheviques) e o Exército Vermelho ( bolcheviques) são sempre os mais citados na literatura sobre o tema, mas neste livro o autor descreve muitas ações do chamado Exército Verde.

A arrogância dos Mencheviques, na minha opinião, foi algo crucial para a sua derrota.

Aos interessados neste assunto, recomendo a leitura deste livro

Daniel432 17/12/2022

Bagunça Russa
Uma guerra, civil ou não, normalmente envolve duas partes antagônicas mesmo que haja diversos envolvidos. Assim foi nas duas grandes guerras mundiais (Aliados contra países do Eixo), na Guerra Civil Americana (Norte contra Sul) e na Guerra do Paraguai (Brasil, Argentina e Uruguai contra Paraguai).

Ao ler esse livro fiquei com a sensação de que a Guerra Civil Russa foi uma bagunça!! Primeiro porque havia três partes (Brancos, Vermelhos e Verdes) e todas digladiavam entre si. Mesmo que você não tenha grandes conhecimentos da história russa, você sabe que os Vermelhos são os comunistas, certo?? Ainda mais se você tiver votado no presidente que, felizmente, termina seu mandato enquanto escrevo essa resenha!! Em segundo lugar porque boa parte da população e muitos militares envolvidos no conflito mudaram de lado ao longo dos 4 anos e, pior, não mudaram somente uma vez!! Há personagens que começaram participando do lado dos Brancos, viraram Vermelhos e voltaram a ser Brancos!!

O autor, citado como grande conhecedor do assunto, não contribuiu para diminuir essa bagunça pois a forma que o livro foi escrito não ajuda, pelo menos a mim não ajudou!!

Vou tentar organizar um pouco essa bagunça!!

A Primeira Guerra Mundial estava em andamento e os antigos impérios estavam esfarelando enquanto a Rússia era governada pelo Czar Nicolau II da dinastia dos Romanov. Em 1917 a Revolução Russa apeou do poder o regime czarista. O lado vencedor era composto por bolcheviques (Vermelhos) e mencheviques (Brancos) e no meio disso tudo havia aqueles que sofriam independentemente de quem estava no poder, os camponeses (Verdes).

Os mencheviques discordaram dos rumos políticos impostos pelos bolcheviques e assim inicia-se a guerra civil. Muitos antigos nobres viram a guerra civil como uma oportunidade para restaurar o poder ao Czar e aderiram aos Brancos. Outros países também se envolveram seja apoiando os Brancos ou tentando manter domínio sobre parte do território russo. Ingleses, franceses, alemães, poloneses, austríacos, americanos e até japoneses contribuíram para o prolongamento da guerra civil.

Como os camponeses sofriam as consequências da guerra independentemente do lado que vencia eles decidiram montar seus próprios exércitos (Verdes) e combater a ameaça mais iminente sejam Brancos ou Vermelhos ou estrangeiros.

O autor se salva ao final do livro ao apresentar uma seção com os principais fatos em ordem cronológica e em seguida uma pequena biografia dos principais personagens.

Com certeza terei que ler outro livro sobre o assunto, um livro melhor organizado.

Marcelo 24/01/2021

Humm... +/-
Os dois malditos Lênin e Stalin foram poucos citados. Achei que teria mais citações das ações desses dois demônios.
Cris 02/02/2021minha estante
Então procura um biografia deles dois!

Alipio 07/05/2020

Guerral civil Russa
Jean Jacques Marié é um historiador francês especialista em URSS.

A Revolução Russa tem inicio em fevereiro de 1917 com a deposição do Czar Nicolau II
Logo é formado um governo provisório que vai até outubro do mesmo ano quando os bolcheviques chegam ao poder sob a liderança de Lenin.
Geralmente quando procuramos "algo" sobre a Revolução Russa, buscamos centralizar a nossa atenção nos persongens : Lenin, Trotski e Stalin e nos esquecemos de muitos outros " atores " que foram importantíssimos para que a Revolução fosse consolidada. O autor nos oferece uma narrativa de relatos e biografia de lideranças que se destacaram nesta guerra e que foram importantes no decorrer dos conflitos.
Massacres, terror, medo, fome, e até relatos de canibalismo permeia as diversas fases dos conflitos.

O autor descreve as ações de cada grupo militar ( alguns criados durante o conflito): *Exército Vermelho - formado pelos bolcheviques * Exercito branco - monarquistas que desejavam restaurar a monarquia czarista * Exercito Verdes - formado pelos camponese que defendiam seus intereses * Anarquistas, Revolucionários e outros grupos de mercenários que estavam à serviço de quem lhes oferecessem melhores soldo.

A Guerra Civil Russa chega ao fim em 1922 com um saldo de milhões de mortos e com grandes problemas sociais e economicos .