Aos Olhos de Ayo

Aos Olhos de Ayo Allison RdS

Resenhas - Aos Olhos de Ayo

oviajantedasestrelas 19/05/2023

'Aos Olhos de Ayo': fantasia histórica em tempos de guerra e escravidão
"Aos Olhos de Ayo", de Allison RDS, é uma obra de fantasia histórica que transporta os leitores para o Brasil do ano de 1864, durante a Guerra do Paraguai. A trama se desenrola a partir do sequestro de um importante membro da corte do império brasileiro após o ataque a um navio no rio Paraguai.

A narrativa apresenta uma mistura entre fatos históricos e elementos fantásticos, proporcionando uma visão única e cativante do conflito. Os destinos dos personagens principais - Barbara, Miguel, Enzo e Yolanda - entrelaçam-se com a história de Ayo, um escravo brasileiro que se vê envolvido nos eventos mais violentos da guerra. Através dessa jornada, Ayo descobre que, além da proteção de seus orixás, precisará se envolver no conflito para salvar seu povo de um destino terrível.

O livro explora a dualidade entre a realidade histórica e os elementos fantásticos, nos quais deuses e seres sobrenaturais se mesclam com os seres humanos comuns, conferindo-lhes uma força extraordinária. Essa fusão entre o mundo real e o mundo mítico cria um ambiente rico e envolvente, no qual a luta do bem contra o mal se desdobra.

"Aos Olhos de Ayo" proporciona uma imersão interessante na história do Brasil durante a Guerra do Paraguai, ao mesmo tempo em que oferece elementos fantásticos que adicionam uma dimensão extraordinária à narrativa. A obra convida os leitores a refletirem sobre o poder da mitologia, a força dos indivíduos comuns em meio a conflitos e a busca pela justiça e proteção de seu povo.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/01/2020

Aos Olhos de Ayo é uma empolgante fantasia histórica quenos leva a conhecer não só personagens marcantes, mas também uma parte importante da história do nosso país. Esse livro nos faz sorrir e chorar e é uma das grandes promessas para a literatura nacional.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595940116

@poesia.as.claras 01/08/2019

Aos Olhos de Ayo
De uma forma, parece que estou lendo esse livro desde ontem. De outra, parece que o leio desde 1864. A verdade é que não me lembro do dia exato em meus olhos percorreram as páginas pela primeira vez.

Minha leitura sofreu um hiatos de meses a fio. Não porque a história, que pode muito bem ter sido minha primeira ficção histórica, me desagradasse. Pelo contrário. Me envolvi tanto com as situações e personagens que me foram apresentados que chorei feito criança e fechei o livro com força no dia que este tirou de mim um personagem que me era querido.

Espero que esta confissão não me torne motivo de risos... Leitora sensível que sou, sofro perdas de personagens fictícios como sofri as perdas familiares. Todos me eram importantes, próximos. Isso só prova, na minha humilde opinião, a habilidade do autor Allisson RDS em contar histórias e cativar leitores.

Não é trivial fazer uma moça branca e privilegiada se ver no meio da Guerra do Paraguai. Menos trivial ainda é garantir que essa moça sinta golpes no próprio corpo, como se fosse este o corpo perfurado por baioneta. Os cheiros e sensações ultrapassam os limites do papel nessa história, e, caso o leitor se permita, é mesmo possível que a vida vire de cabeça pra baixo junto com as vidas dos personagens.

Encontrei nas páginas da história de Ayo uma trama cheia de reviravoltas, amores e sacrifícios que por si só não teriam me deslumbrado de modo tamanho caso não tivessem como norte a base religiosa de uma maneira inovadora.

Por mais que nos meus anos de curiosidade eu tenha sim me deparado com diversos orixás e suas histórias, nunca as tinha visto serem contadas com tamanha sensibilidade. Neste livro, personagens da mitologia afro-brasileira encontram um lugar seguro pra terem sua imagem registrada. O filho de Oxum realmente é mais que do que só um personagem num livro. Eu ouso dizer que ele é um convite.

Ayo é convite a pesquisa da nossa história, da nossa matriz, da nossa base. Ayo é convite a luta que se faz através do conhecimento. E dentre as muitas novidades que tiro deste livro pra minha vida, tenho entre elas o conhecimento de mundo que se expande. A empatia, habilidade que deveríamos desenvolver diariamente, tem nesse título um grande estímulo.

Aos Olhos de Ayo é uma chance de se colocar em lugares que, por mais desconfortáveis que possam ser, deveriam ser conhecidos e reconhecidos. Uma leitora branca sente as dores e angústias da escravidão enquanto um leitor homem pode sentir as prisões impostas pelo corpo feminino, mesmo na sociedade de hoje.

Não é um livro pra qualquer um. Verdade. Nem todos estão prontos pra sentir esse grau de empatia. Dói. Mas deveria ser um livro lido por todos porque tem algo ali pra todos. Desde ação e romance à aventura e história. Desde um incrível desenvolvimento e amadurecimento de personagem à uma incrível experiência para o leitor, seja este um leitor já mais vivido ou não.

Não sei voltaria a ler livros deste gênero, mas sei que voltaria a ler este livro. Isso diz muito tanto sobre mim como leitora quanto diz sobre o livro como obra independente. É cativante, é real e é encantador. Todas características de uma história de sucesso, coisa que, acredito eu, esse livro tem tudo pra conquistar.

Aguardo ansiosa o momento de reencontrar a escrita do autor Alisson e, quem sabe, reencontrar os personagens aos quais ele deu vida.

Queria ter um título bonito pra esse ensaio de resenha, mas uso este último paragrafo pra dizer que, o que a princípio pode ter soado como falta de criatividade minha foi também uma escolha. Ler esse livro é ver e viver aos olhos de Ayo. Prontos pra enxergar o mundo sob outras lentes?

Carol Lilium 04/09/2018

O despertar do filho de Oxum
"Aos olhos de Ayo - O despertar do filho de Oxum" conta a história de Ayo, um escravo nascido em terras brasileiras e filho de Oxum. Ayo nasceu na senzala de uma das muitas fazendas, e viveu na mesma até o dia em que foi vendido para o Marquês de Olinda, um navio a vapor.
Mas quem pensa que "Aos olhos de Ayo" foca somente no escravo, engana-se, pois o livro apresenta outros personagens e faz com que suas histórias vão se entrelaçando de maneira natural e, ao meu ver, muito bela e bem encaixada. Não há nenhuma ponta solta nas inter relações dos personagens, por mais que no início da leitura não pareca que cada um deles vá se encontrar, ou até mesmo ser tão importante no desenvolver da história.
Por mais que tenha a pegada religiosa, puxando para o lado espirita, não é um livro psicografado, mas sim um livro de fantasia que traz elementos espíritas de forma respeitosa e muito agradável. O leitor tem a chance de conhecer um pouco de cada Orixá abordado no livro. E para mim, como espírita, o fato de Ayo ser filho de Oxum é algo ao mesmo tempo que inesperado, por conta da temática do livro, é também algo muito belo, pois podemos tirar diversos ensinamentos do Orixá que representa o amor. O livro não fechado somente a espíritas, ele é livre a qualquer leitor, por não conter elementos específicos do espiritismo que possa restringir assim sua leitura.
O livro é muito rico em detalhes históricos e também descritivos. Achei a narrativa extremamente dinâmica e nada enjoativa, de modo que o leitor fica preso a todos os personagens aguardando ansiosamente o possível desfecho da aventura.
Em meio a leitura, peguei-me fazendo feições de asco em meio as descrições de feridos e mortos em guerra, pois a riqueza de detalhes é tanta que faz muitas vezes o estômago revirar. Não é uma literatura maquiada, evitando a utilização de certos termos. Allison usa os termos reais, e isso se encaixa de maneira fenomenal ao livro, devido a sua temática e situação temporal.

É um livro que eu realmente indico para ter na estante, e render-se a esta leitura sem preconceitos, pois como dito acima, por mais que tenha a pegada espírita não é algo restrito.
Em meio ao enredo, somos surpreendidos com a presença de um inimigo muito mais poderoso que o próprio Paraguai. Inimigo este não esperado por mim, e que acabou por fazer-me ler muito mais assiduamente. E também, este foi um dos principais responsáveis pela mudança crucial no enredo da história.

Devo dizer que alguns personagens me surpreenderam em suas mudanças ou mesmo revelações, e por que tal final fosse esperado peguei-me arrepiada e com pequenas lágrimas aos olhos. Como dito, vale a leitura de um livro tão incrível e tão belo, que nos toca de diversas formas e nos faz ver como uma guerra pode ser tão nociva a um país e toda a sua população.
No mais é isso, e aguardo ansiosamente a continuação.

Mars Henrique 14/02/2018

?Resenha - Aos Olhos de Ayo?
?Hey queridos. Tudo bem com vocês? Espero que sim!
?Hoje trouxe mais uma resenha pra vocês, desta vez do livro Aos Olhos de Ayo do autor Allison RDS.
?Logo no início somos apresentados a Ayo, um escravo que nasceu uma grande fazenda de café em São Paulo.
?Ayo ja trabalhou em várias fazendas como escravo. Por último está servindo no Marquês de Olinda. O navio onde o escravo está recebendo uma ordem para conduzir o presidente do Mato Grosso para Cuiabá.
?Porém o que não esperavam era ser atacados pelas tropas paraguaias. A maioria dos trabalhadores do navio morrerem, vendo se em situação de risco, Ayo pediu ajuda e proteção a Oxum, que é um orixá feminino das águas doces, dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e umbanda.
?Se vendo encurralado, ele se joga na água e ele, não esperando, encontra Ogum, o orixá da guerra. O orixá informa a Ayo que ele será muito importante na guerra que está por vir e que estará sob sua proteção.
?Ao longo da narrativa também conhecemos Bárbara, uma jovem inglesa que é professora na universidade do Paraguai. No decorrer da história Ayo e Bárbara se encontram, mal sabendo a garota que possuiria uma papel importante na guerra.
?O caminho de Ayo e Bárbara se cruzam com outros personagens que juntos terão uma relevância significativa na guerra. Não sabendo as pedras e conquistas que terão, apenas lutando por sua nação.
?O que mais me fez gostar desse livro foi o enredo dele. Pois não é uma simples fantasia, mas sim uma fantasia histórica. Na qual o assunto da história e a Guerra do Paraguai. O autor conseguiu de uma forma linda unir vários aspectos, sendo eles fantásticos e reais. Ele soube juntar fatores que teve sentido. Isso pra mim foi e é surpreendente.
?Gostei muito do livro, especialmente pela escrita e história. Ela é muito envolvente e nos faz ficar aflito em vários momentos. Mas como se passa em uma guerra, há perdas e muita ação.
?Super recomendo a leitura! Uma ótima indicação, principalmente pra quem gosta de fantasia e história