A Mestiça

A Mestiça Camila Deus Dará

Resenhas - Ninho de Fogo

autor_thompson 26/01/2024

Será um problema?
Um livro que tem personagens de raças que não vejo serem muito exploradas. Eu gostei disso e isso que me levou a comprar a trilogia a anos atrás, mas nunca tinha tido realmente pegado para ler.
Esse primeiro livro introduz bem o universo, apesar de no começo eu ter achado a narrativa muito simplificada, pois gostaria de mais detalhes em certas ações.
Um possível problema para as continuações é que a protagonista parece ser invencível com a espada que luta, mas se os adversários estiverem a altura será um confronto épico.

Fran 07/05/2022

Mais do mesmo
A leitura flui bem, mas a história e cansativa, chegando a ser chata em alguns momentos.

As vezes parecia que estava lendo TOG, tamanha a semelhança de algumas partes.

O final não deixou aquele sentimento de "preciso urgentemente ler o próximo livro",
Camila 12/05/2022minha estante
Obrigada pela avaliação. ?
TOG é de Trono de Vidro, né? Eu nunca li, mas agora fiquei curiosa para ler e descobrir as semelhanças.

Eduarda 13/12/2021

"Existem coisas que são difíceis demais para suportar, ainda mais para compartilhar com os outros".
Eu, sendo adoradora de fantasia que sou, preciso dizer que o livro me fasciniou bastante. A leitura foi rápida e não consegui me desprender muito sem saber os desfecho final (apesar de desagradada em alguns momentos). No entanto, acho que esse deve ter sido o primeiro livro da autora, e creio que ela pecou em alguns pontos.

Eu achei a escrita um pouco rasa, mais contando do que mostrando, sem muito aprofundamento. Creio que os personagens poderiam ter um melhor desenvolvimento, me pareceram um tanto rasos, pois eles parecem estar ali apenas porque a Melane precisa. O livro poderia ser melhor desenvolvido, especialmente por ter menos de 300 páginas, tornando-se um livro maior, tal qual livros de fantásia costumam ser.
Os acontecimentos me passaram rápido demais e a evolução da Melane de simples adolescente para matadora sanguinária foi muito... inesperado. Ela nem ao menos teve um momento de reflexão pós primerio homicidio. Foi um tantão de violência surgindo do nada na vida dela e a garota nem pra se sentir culpada por algo. Me pareceu um tanto estranho.
Outra coisa que me deixou desgostosa foi aquele triangulo: eu sinto a química com o primeiro que surgiu, mas não consigo gostar; e do casal que gosto, não vejo química. Sem falar que o inicio do envolvimento com o segundo carinha envolvido seja... um tanto estranho, no mínimo.

Enfim, apesar de todas essas pequenas coisinhas, não posso dizer que eu não esteja ansiosa para ler o próximo livro: quero ver o que vem aí para a Melane, ela ficando com quem eu quero que fique e, claro, o encontro com o personagem que apareceu nas últimas cenas.

Luana-ARL 11/04/2021

Pra quem ama fantasia
Li essa história uns anos atrás e quis começar do zero quando comprei o box com a trilogia. A leitura é uma delícia com um enredo e personagens envolventes.

Jami 25/02/2021

Eu ameiii.
Achei meio confuso mas amei, o romance do livro pra mim foi meio clichê no começo é depois ficou bemm bom.
Bom a princesa tem um personalidade muito boa e ela ama livros então ganhou alguns pontos.

Cspanccieri 05/08/2020

Não adianta, a gente lê, lê, lê outros livros, mas sempre acaba voltando no gênero preferido, no meu caso fantasia/ficção.

Primeiro livro que leio da minha xará, não conhecia nada do trabalho dela e nem me liguei nas avaliações dessa vez, a capa me chamou a atenção e resolvi que esse iria ser o próximo livro que iria ler.
Pela sinopse talvez de a impressão de ser um livro mais juvenil, pelo menos eu tive essa impressão um pouco, mas não é! Não que isso me impediria de ler, não tenho preconceitos com livros.

Acho que ler é valido não importa o que for, você não e menos leitor só porque não lê clássicos da literatura.

Enfim, voltando, adorei o livro, estou começando a continuação. Achei bem escrito, a história envolvente, gostosa de ler.

Como já disse se trata de uma história de fantasia, onde vemos dragões, bruxas e outros seres, mas é uma boa história, nada infantil. Tem romance e aventura na medida certa.

site: https://www.instagram.com/cabooks1/

Liliane 08/07/2020

Não tão bom
A história tinha tudo pra ser incrível, tem uma trama interessante. Mas peca na narração, sem dar ênfase real às emoções, sem construir um clímax que desperte p interesse. As cenas de batalha não foram bem trabalhadas, nem as de romance. Enfim. Achei pobre

Fagner Viana 22/06/2020

História com muito imaginário vários seres mágicos e cheio de personagens de contos de fadas.

Inês Montenegro 11/04/2020

"A Mestiça é o primeiro de uma trilogia, onde a autora introduz o mundo de Ninho de Fogo bem como a protagonista, Melane, uma jovem cuja mãe era uma bruxa e o pai um dragão (num wordbuilding onde dragões podem assumir forma humana). Inicialmente a estrutura parece ser a da Jornada do Herói, começando por apresentar a protagonista no seu dia-a-dia, para logo um evento exterior a arrancar do mundo que conhece e a forçar a começar a aventura. Mas rapidamente deixa de ser assim: os eventos do enredo arrastam-se, sem que nada de peso ocorra até à batalha final. As poucas altercações que acontecem entre Melane descobrir ser uma princesa de um mundo onde criaturas fantasiosas são reais e entrar numa batalha para salvar esse mundo (ou seja, entre o início e o final da obra) não têm consequências quer na história quer nas personagens, sendo por conseguinte narrativamente inúteis. (...)"

Resenha completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2020/04/11/a-mestica-camila-deus-dara/

Thainá Kramer 26/02/2020

Clichê
Menina que não sabe a origem e se torna princesa. Mais clichê impossível? Então coloca um triângulo amoroso. Legal da história é ver o desenvolvimento dos personagem e ter o diferencial de convivência com dragões, porém espero mais dos próximos livro...

Biblioteca Álvaro Guerra 08/01/2020

Um enredo totalmente diferente e de escrita leve e fluida que te transporta para dentro da história, voando nas asas de um dragão ou no meio da batalha ao lado de Melane.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595940024

Lina DC 16/06/2019

"A Mestiça" é o primeiro livro da trilogia Ninho de Fogo escrita pela autora Camila Deus Dará e publicada pela Editora Pendragon. O livro é narrado em primeira pessoa pelos protagonistas Melane, David e Jack.

Inicialmente a trama se passa em uma pequena cidade de Virgínia nos EUA, onde o leitor é apresentado a Melane, uma adolescente de 16 anos que após perder seus pais é criada pela sua amorosa avó, a Mary.

Melane vive uma rotina simples: casa e escola e conta com a amiga Caroline e seu vizinho e melhor amigo David, que trabalha como mecânico na cidade. A vida da protagonista é tranquila com exceção dos recentes pesadelos em que ela vê um desconhecido ferido e um sentimento avassalador a invade.

Sua vida muda completamente quando um dia, ela e David são perseguidos por um grupo de motoqueiros que se transformaram em dragões. Tudo acontece tão rápido que Melane não tem nem tempo para absorver o choque, muito menos se espantar com o fato de que seu melhor amigo também se transforma em uma dessas criaturas fantásticas!

A partir desse momento, Melane descobre suas verdadeiras origens. Ela é filha de um dragão com uma bruxa e dessa forma é conhecida como mestiça. Em Ninho de Fogo (seu verdeiro lar), ela descobre que tem um grande papel a desempenhar para trazer a prosperidade de volta ao local.

"Dragões não podem se envolver com bruxas e seu pai quebrou essa lei quando se apaixonou por sua mãe". (p. 27)

Ninho de Fogo é um lugar desolado, onde o povo está vivendo com grandes dificuldades e tudo isso graças ao rei, que por conta de sua ganância, lançou uma maldição.

O retorno da Mestiça divide a população, pois muitos estão com medo de uma nova repressão, mas outros estão cansados de viver de forma miserável.

"Alguém precisa tomar uma atitude, algo precisa ser feito e tem que ser agora". (p. 65)

É nesse momento que o leitor conhece a família de David e Jack, um "garotinho" de dez anos de idade, mas que na verdade é um dragão centenário.

Jack não é bem visto em Ninho de Fogo, pois sempre foi um aproveitador e até mesmo egoísta, preocupando-se inteiramente com suas necessidades, mas Melane enxerga algo mais nesse dragão, o que pode ser um ponto de atrito entre vários personagens.

A família de David o apoia incondicionalmente e assim que a dupla chega em Ninho de Fogo, eles tornam sua missão proteger a Mestiça.

O livro é uma grande aventura, com direito a espada mágica e criaturas fantásticas como goblins, sereias e fênix. O final do primeiro livro deixa claro que muitas outras aventuras estão por vir, assim como possíveis romances!

"Um sorriso surge lentamente entre meus lábios, enquanto recuo um passo, me jogando penhasco abaixo". (p. 112)

site: http://www.alempaginas.com/
Camila 22/06/2019minha estante