A Mestiça

A Mestiça Camila Deus Dará

Resenhas - Ninho de Fogo

Menina.Jasmim 24/04/2018

A mestiça
Em um dia comum de sua vida, ou nem tão comum assim, Melane de repente se vê fugindo de dragões nas costas de seu melhor amigo David, que, para surpresa de nossa protagonista, também tem a habilidade de se transformar em um dragão. Nessa fuga, ela descobre que na verdade é a princesa de um reino em outro mundo, chamado Ninho de Fogo, e que precisa voltar para casa. Descobre também que seu avô, o rei do lugar, tornou-se um tirano e está destruindo o reino e pretende matar a própria neta. Coisas bem cotidianas.

A Mestiça é narrado em primeira pessoa, em grande parte pela Melane, mas com alguns capítulos pelo ponto de vista do Jack. Acho que eu particularmente preferia que fosse narrado só pela Mel, já que não achei que os capítulos do garoto contribuíram tanto para a história. Mas foi interessante ler sobre os sentimentos dele, já que não sabemos todos os lados com um narrador personagem apenas.

Nesse primeiro volume encontramos aquela fórmula que conhecemos muito bem: o Monomito. Melane se vê diante da missão de salvar seu povo, enfrentando seu avô. Como toda situação "você é um bruxo, Harry", a protagonista leva seu tempo para se acostumar com a ideia de sua descendência, mas assim que vê a situação que encontra as terras do reino, resolve deixar de lado suas inseguranças e partir para a ação.

A ambientação foi bem construída, por mais que eu pense que a autora poderia se demorar mais nela, por se tratar de um novo mundo e isso propiciar uma maior imersão. As descrições não são cansativas, assim como a linguagem da obra, que se adéqua ao público alvo. Achei porém a história um pouco corrida, o que não permitiu que os personagens fossem tão bem trabalhados quanto eu esperava. Suas mudanças são rápidas e nem sempre por algum motivo muito claro. A autora acrescentou também algumas cenas que não se enquadraram tão bem na história, provavelmente por não terem o tempo necessário para serem desenvolvidas.

Achei bem interessante o mundo de dragões, mesmo não sendo a única espécie, é a principal na obra. Espero que nos outros dois volumes a autora fale mais sobre o universo, trazendo ainda mais criaturas e dando importância a elas na trama.

Por mais que sinta que a autora precise melhorar um pouco mais, amadurecer sua escrita e construção, achei divertida a leitura, uma boa história para passar o tempo. A escrita é bem levinha, com personagens adolescentes que correspondem à sua faixa etária.

O final do livro me deixou muito curiosa e não posso esperar para descobrir como Melane irá resolver tudo nos próximos volumes.

A edição da Editora Pendragon ficou uma gracinha, no box, as lombadas dos três volumes juntas formam uma imagem única, que fica linda na estante. A diagramação ficou no ponto, sem tantos detalhes quanto a edição da outra editora, mas também não pecou em nada. O livro possui um mapa de Ninho de Fogo nas primeiras páginas, o que é sempre muito bem-vindo em livros do gênero. A única coisa que não gostei tanto foi a forma que as folhas do livro foram coladas, por mais que a capa seja molinha e dê para dobrar, a forma como as folhas estão em certas partes não permite que o livro seja muito aberto.

A Mestiça é indicado para aqueles leitores que gostam de fantasia e procuram um livro rapidinho, mas divertido para ler.

site: https://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/2018/04/resenha-ninho-de-fogo-mestica-volume-1.html
Camila 16/06/2018minha estante
Oiii, Muito obrigada pela resenha, eu adorei.
Fico muito feliz que tenha gostado do livro e espero que goste dos doutros dois.
Suas críticas foram muito bem-vindas, obrigada mais uma vez.

Um beijo. :)

Luana-ARL 11/04/2021

Pra quem ama fantasia
Li essa história uns anos atrás e quis começar do zero quando comprei o box com a trilogia. A leitura é uma delícia com um enredo e personagens envolventes.

Inês Montenegro 11/04/2020

"A Mestiça é o primeiro de uma trilogia, onde a autora introduz o mundo de Ninho de Fogo bem como a protagonista, Melane, uma jovem cuja mãe era uma bruxa e o pai um dragão (num wordbuilding onde dragões podem assumir forma humana). Inicialmente a estrutura parece ser a da Jornada do Herói, começando por apresentar a protagonista no seu dia-a-dia, para logo um evento exterior a arrancar do mundo que conhece e a forçar a começar a aventura. Mas rapidamente deixa de ser assim: os eventos do enredo arrastam-se, sem que nada de peso ocorra até à batalha final. As poucas altercações que acontecem entre Melane descobrir ser uma princesa de um mundo onde criaturas fantasiosas são reais e entrar numa batalha para salvar esse mundo (ou seja, entre o início e o final da obra) não têm consequências quer na história quer nas personagens, sendo por conseguinte narrativamente inúteis. (...)"

Resenha completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2020/04/11/a-mestica-camila-deus-dara/

Camila 17/08/2018minha estante
Muito obrigada!

Raianne Viana 20/05/2018

Interessante, mas esperava mais
Comprei esse livro ainda na pré-venda, a capa é muito linda e a sinopse me deixou bem curiosa. Além disso, estou tentando apoiar mais escritores brasileiros. Por isso estou fazendo a resenha, que dificilmente faço.

Bom, a premissa do livro é interessante, mas começa de forma muito clichê. Melane tem uma vida tranquila e comum, mora com avó e tem apenas uma amiga de escola e seu vizinho, David, por quem ela diz que não se interessa. Tudo tranquilo como sempre, até que um dia a sua avó não se encontra em casa, e David desesperadamente a leva para longe dali. Um grupo de homens aparentam estar atrás da Melane, e aí é que está a surpresa: David se transforma em um dragão e a ajuda a escapar.

Assim a verdade sobre Melane é revelada; ela é a mestiça de uma bruxa e um dragão, e esteve sendo vigiada e protegida por todos esses anos. É hora de ir para o Ninho de Fogo, o lugar onde ela nasceu, um mundo totalmente diferente da nossa realidade.

Ao chegar lá, Melane descobre que é descendente do atual rei, que é justamente quem a está perseguindo, e que o mundo está devastado, em situação crítica. Melane se vê querendo, de alguma forma, ajudar aquele povo que parece estar sofrendo tanto.
Apesar de o enredo ser algo já explorado, a autora conseguiu acrescentar algumas coisas que tornam a história cativante. Komodo, por exemplo, foi algo que achei bem interessante a se acrescentar na história. Achei, porém, que um mundo novo desperta muita curiosidade, e a autora não se demorou muito em explicar como as coisas funcionam por lá, suas peculiaridades, etc.

Um ponto negativo na história foi a escrita. Apesar de ser uma leitura fácil e leve, é bem amadora. Algumas palavras se repetem, há excesso de vírgulas e poucos pontos finais. Alguns momentos ficaram confusos, como em quando David contou a história de seus pais para Melane. Poderia ter colocado de alguma forma que era um flashback, não deixar misturado da forma que ficou. Claro que existem escritas muitas piores por aí, mas é um pouco incômodo, como se estivesse lendo uma fanfic. Eu realmente espero que na sequência esse ponto tenha melhorado.

Houve acontecimentos interessantes ao longo do livro, mas algumas coisas aconteceram um pouco rápido demais. O clímax foi interessante, apesar de também ter sido um tanto rápido, mas eu não estava esperando por aquilo, então foi uma surpresa boa. As cenas de ação também foram boas, estragadas apenas por alguns defeitos de escrita mesmo.

Quanto aos personagens... Melane é uma boa protagonista, mas parece madura demais para a idade. Eu achei estranho ela não demonstrar medo em certas situações, mas pelo menos isso fez a história fluir bem. David, eu gostei de você, porém achei estranho você estar apaixonado pela filha do seu melhor amigo, ainda mais porque a viu crescer. Isso pode ser explicado pela questão do envelhecimento no mundo deles, mas ainda achei um pouco difícil de engolir. Jack, para mim, foi o personagem que melhor se desenvolveu, e gostei da forma como a relação dele com Melane foi crescendo aos poucos, de forma natural como se deve ser. Triângulo amoroso é algo bem manjado e não consigo gostar, mas resta a esperança que não haja muita enrolação quanto a isso. Alguns personagens secundários, como Summer e Edmundo, me deixaram curiosa, torço para que apareçam mais.

Em resumo, é uma história interessante, eu a recomendo para quem desejar uma leitura mais leve. Fiquei curiosa pela continuação, ainda bem que comprei o box ;)
Camila 16/06/2018minha estante
Oii. Muito obrigada pela resenha e por tirar um tempinho para dizer o que achou do livro.
Críticas são sempre bem-vindas.
Espero que goste um pouquinho mais do segundo livro, depois me diga o que achou.

Um beijo. :)

Bia 16/07/2018

Blog Just Breathe
Melane perdeu os pais muito jovem, não nenhuma lembrança deles, ela é criada pela avó em uma casa distante da cidade, seu melhor amigo é David, seu vizinho.

Um dia sua vida muda completamente quando descobre que é princesa do reino Ninho de Fogo, filha de um dragão com uma bruxa, que seu vizinho na verdade é seu guardião, e seu avô virou um completo tirano no poder. Resta a Melane juntar forças e lutar, aprendendo aos poucos com os seus poderes na companhia de David e Jack, o menino de 300 anos.

Ninho de Fogo é um bom livro, mas algumas coisas me incomodaram durante a leitura, como, por exemplo, a forma como Melani lida com tudo que está acontecendo, parece que ela já estava preparada pra tudo e só estava esperando tudo explodir.

Outra coisa foi um triangulo amoroso que começou a surgir, e eu acabei não me apegando aos personagens, quando eu estava começando a gostar de um o outro surgiu e eu acabei não gostando nem de um nem do outro.

Mas o livro tem pontos positivos sim, como uma espada que tem vida própria, isso facilitou Melane, a saber, se defender em uma batalha. A construção de mundo eu também gostei, um reino em que pessoas que conseguem se transformar em dragões, e vários outros seres também convivem.

Apesar dos meus problemas com a Melane eu gostei dela, é inegável que ela é uma personagem forte, vai ser interessante acompanhar o desenvolvimento dela nos outros livros, dos outros personagens fundamentais, como eu já disse, senti falta de um envolvimento maior, espero que melhore.

Pretendo ler o segundo em breve, foi interessante o fechamento do livro, eu gostei do gancho que ficou e como os personagens já estão estabelecidos vai ser mais fácil me acostumar com ele.

No final a autora ainda nos presenteia com um conto sobre a espada Komodo, e nos faz conhecer um pouco mais sobre os pais de Melane.

site: https://www.instagram.com/p/BkadY2cHoGJ/?tagged=resenhadabiagmrs
Camila 17/08/2018minha estante
Muito obrigada!

Lina DC 16/06/2019

"A Mestiça" é o primeiro livro da trilogia Ninho de Fogo escrita pela autora Camila Deus Dará e publicada pela Editora Pendragon. O livro é narrado em primeira pessoa pelos protagonistas Melane, David e Jack.

Inicialmente a trama se passa em uma pequena cidade de Virgínia nos EUA, onde o leitor é apresentado a Melane, uma adolescente de 16 anos que após perder seus pais é criada pela sua amorosa avó, a Mary.

Melane vive uma rotina simples: casa e escola e conta com a amiga Caroline e seu vizinho e melhor amigo David, que trabalha como mecânico na cidade. A vida da protagonista é tranquila com exceção dos recentes pesadelos em que ela vê um desconhecido ferido e um sentimento avassalador a invade.

Sua vida muda completamente quando um dia, ela e David são perseguidos por um grupo de motoqueiros que se transformaram em dragões. Tudo acontece tão rápido que Melane não tem nem tempo para absorver o choque, muito menos se espantar com o fato de que seu melhor amigo também se transforma em uma dessas criaturas fantásticas!

A partir desse momento, Melane descobre suas verdadeiras origens. Ela é filha de um dragão com uma bruxa e dessa forma é conhecida como mestiça. Em Ninho de Fogo (seu verdeiro lar), ela descobre que tem um grande papel a desempenhar para trazer a prosperidade de volta ao local.

"Dragões não podem se envolver com bruxas e seu pai quebrou essa lei quando se apaixonou por sua mãe". (p. 27)

Ninho de Fogo é um lugar desolado, onde o povo está vivendo com grandes dificuldades e tudo isso graças ao rei, que por conta de sua ganância, lançou uma maldição.

O retorno da Mestiça divide a população, pois muitos estão com medo de uma nova repressão, mas outros estão cansados de viver de forma miserável.

"Alguém precisa tomar uma atitude, algo precisa ser feito e tem que ser agora". (p. 65)

É nesse momento que o leitor conhece a família de David e Jack, um "garotinho" de dez anos de idade, mas que na verdade é um dragão centenário.

Jack não é bem visto em Ninho de Fogo, pois sempre foi um aproveitador e até mesmo egoísta, preocupando-se inteiramente com suas necessidades, mas Melane enxerga algo mais nesse dragão, o que pode ser um ponto de atrito entre vários personagens.

A família de David o apoia incondicionalmente e assim que a dupla chega em Ninho de Fogo, eles tornam sua missão proteger a Mestiça.

O livro é uma grande aventura, com direito a espada mágica e criaturas fantásticas como goblins, sereias e fênix. O final do primeiro livro deixa claro que muitas outras aventuras estão por vir, assim como possíveis romances!

"Um sorriso surge lentamente entre meus lábios, enquanto recuo um passo, me jogando penhasco abaixo". (p. 112)

site: http://www.alempaginas.com/
Camila 22/06/2019minha estante
Muito obrigadaaaaaa!

Cspanccieri 05/08/2020

Não adianta, a gente lê, lê, lê outros livros, mas sempre acaba voltando no gênero preferido, no meu caso fantasia/ficção.

Primeiro livro que leio da minha xará, não conhecia nada do trabalho dela e nem me liguei nas avaliações dessa vez, a capa me chamou a atenção e resolvi que esse iria ser o próximo livro que iria ler.
Pela sinopse talvez de a impressão de ser um livro mais juvenil, pelo menos eu tive essa impressão um pouco, mas não é! Não que isso me impediria de ler, não tenho preconceitos com livros.

Acho que ler é valido não importa o que for, você não e menos leitor só porque não lê clássicos da literatura.

Enfim, voltando, adorei o livro, estou começando a continuação. Achei bem escrito, a história envolvente, gostosa de ler.

Como já disse se trata de uma história de fantasia, onde vemos dragões, bruxas e outros seres, mas é uma boa história, nada infantil. Tem romance e aventura na medida certa.

site: https://www.instagram.com/cabooks1/

Biblioteca Álvaro Guerra 08/01/2020

Um enredo totalmente diferente e de escrita leve e fluida que te transporta para dentro da história, voando nas asas de um dragão ou no meio da batalha ao lado de Melane.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788595940024

Thainá Kramer 26/02/2020

Clichê
Menina que não sabe a origem e se torna princesa. Mais clichê impossível? Então coloca um triângulo amoroso. Legal da história é ver o desenvolvimento dos personagem e ter o diferencial de convivência com dragões, porém espero mais dos próximos livro...

autor_thompson 26/01/2024

Será um problema?
Um livro que tem personagens de raças que não vejo serem muito exploradas. Eu gostei disso e isso que me levou a comprar a trilogia a anos atrás, mas nunca tinha tido realmente pegado para ler.
Esse primeiro livro introduz bem o universo, apesar de no começo eu ter achado a narrativa muito simplificada, pois gostaria de mais detalhes em certas ações.
Um possível problema para as continuações é que a protagonista parece ser invencível com a espada que luta, mas se os adversários estiverem a altura será um confronto épico.

Liliane 08/07/2020

Não tão bom
A história tinha tudo pra ser incrível, tem uma trama interessante. Mas peca na narração, sem dar ênfase real às emoções, sem construir um clímax que desperte p interesse. As cenas de batalha não foram bem trabalhadas, nem as de romance. Enfim. Achei pobre