Mergulho na região do espanto

Mergulho na região do espanto Rui Mourão

Resenhas - Mergulho na região do espanto

Evandro.Atraentemente 11/08/2017

Mergulho na Região do Espanto
Mergulho na região do espanto foi o meu primeiro contato com a escrita de Rui Mourão. O livro publicado em 2015 pela Editora UFMG surpreende pelo primor com o qual o autor movimenta o personagem diante do enredo, construindo (e desconstruindo) seu perfil, possibilitando ao leitor experimentar diversas perspectivas até se deparar com seu belo e bem construído desfecho. É um enredo que nos leva ao encontro da cidade de Ouro Preto, suas belezas e a história de sua formação, mas acima de tudo mostra a busca alucinada de um homem pela redescoberta de sua essência.
Rui Mourão nasceu em Bambuí, Minas Gerais. Com sólida e reconhecida carreira no mundo literário, o autor possui vários romances e ensaios publicados, tendo recebido diversos prêmios por suas obras. Entre todas as honras, foi considerado Homem do Ano no Brasil em 2009 e 2010, pelo American Biographical Institute, por excepcional contribuição para a literatura e a museologia.

Em Mergulho na região do espanto acompanhamos a força dos sonhos, principalmente daqueles que não se realizam. A frustração de um homem que passou a vida inteira a cuidar da mãe desde que perdeu o pai de forma repentina. O anseio da juventude em tornar-se um escritor reconhecido foi abdicado ao assumir a responsabilidade pela família e dedicar-se à sólida carreira na área contábil. Desde então um enorme vazio foi tomando o lugar de seus sonhos, tornando-o recluso de suas obrigações como filho dedicado.
Mas, cedo ou tarde, o destino nos cobra pelas escolhas que fazemos. Com a tristeza pela morte da mãe, agravada pelo ócio da aposentadoria, encontrou-se diante de uma existência sem sentido. Depois de se mudar para Belo Horizonte não conseguiu desatar os laços que o prendia a Ouro Preto, onde passou grande parte de sua vida. Tendo morado muito tempo na região que fora o principal centro da exploração do ouro na colônia, nutriu uma obsessão crescente pelo passado da cidade. Uma simples questão lhe atormentava a cabeça: por que, entre todas as riquezas materiais presentes no mundo, o ouro, desde quando passou a ser conhecido, jamais deixou de ser o mais valioso?
Entregue à dedicação exaustiva com os estudos sobre o passado da região, ele cruza o perigoso limite da realidade conhecida. Na penumbra do quarto uma aparição inesperada, sem saber se sonho ou realidade, uma visita que lhe convocou para retornar urgente a Ouro Preto, onde estava sendo esperado. O dolorido regresso à cidade onde se encontrava sepultada a mãe, lhe remetia a tempos remotos. Misteriosos encontros com figuras históricas dos séculos passados, quando a cidade ainda era chamada de Vila Rica, resgatariam fatos relacionados à descoberta do ouro na região, a formação dos primeiros garimpos e até a conspiração sobre o domínio português na antiga colônia.
Mourão transita por uma linha tênue que separa a realidade da loucura, fazendo o leitor se inserir no desespero de um homem em busca de respostas, guiando-se por impulsos que desconhece. O personagem revive seus dramas pessoais, tendo como pano de fundo a história do ouro, mergulhando em uma viagem de autoconhecimento em busca da sua redenção. O livro Mergulho na região do espanto é uma experiência de leitura fascinante e uma grande homenagem a Ouro Preto. Esse é o terceiro livro que completa uma trilogia sobre a cidade, que teve início com Boca de Chafariz, seguido de Quando os demônios descem o morro. A leitura pode ser feita de forma independente, sem vínculo direto com as obras anteriores.
O livro contém um enredo bem construído, sendo narrado em primeira pessoa. O estilo de Mourão nos lembra os grandes clássicos nacionais, com vocabulário rico e uma belíssima estrutura nos parágrafos. O autor organiza suas ideias, mantendo uma linguagem de fácil entendimento, deixando o contexto histórico muito bem encaixado dentro do romance, misturando realidade e ficção. São 341 páginas em uma edição simples, mas bem elaborada. As páginas são amareladas e a fonte de tamanho confortável. Recomendo aos apreciadores de boa leitura.

(Visitem e sigam o blog pessoal. Conto com vocês_

site: http://www.atraentemente.com.br