500 anos de O Príncipe

500 anos de O Príncipe Maquiavel

Resenhas - 500 anos de O Príncipe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bia 20/12/2023

O Manual das Políticas existe!
"O Príncipe" é um livro cercado por sua lendária proibição em 1557, pelo então papa Paulo IV. 50 anos depois, a edição elucida de maneira atual, com um vocabulário de fácil entendimento a razão de tudo isso.

O livro pontua comportamentos e ações que diretamente influenciam nos ideais políticos de uma idade onde o regime teocrático estava em vigor, ou seja, "um manual de instruções para tomadas de governo", hoje conhecidos como "golpe".

Se ainda nos dias atuais temos ressalvas quanto ao assunto, imaginem no século XVI?!

Atual apesar de sua data, "500 Anos De O Príncipe" questiona e verbaliza questões como guerras, condutas e moral. Se você, assim como me explicou uma professora, é admirador de POLÍTICA e não de POLITICAGEM, vai gostar deste livro!

PS: Uuma observação que não pode ficar de fora - quando se é um líder, é necessário saber quando, aonde, como é principalmente, o quê se pode sacrificar sob ameaça.
Bia 20/12/2023minha estante
Meu Deus gente, *500 anos depois... Perdoem a resenhadora que não revisa ?

Juan.Onofre 25/05/2023

Muitos podem considerar esse um livro anti-ético - e realmente é. Mas, para mim, ele levanta uma questão central e pertinente (e não digo que concordo, apenas valido a relevância): como ser ético e moral, em um mundo anti-ético e imoral? Um príncipe não pode agir como um ingênuo, acreditando que todos serão "certinhos" como ele, e vejo validade disso para outras questões da vida. Bom, enfim... são linhas de pensamento muito vanguardistas para uma época em que os valores cristãos estavam tão enraizados, e que nem sequer podia-se cogitar escrever um livro que os contrariasse. Entra na minha categoria: não concordo, mas conhecimento a mais não ocupa espaço.
Juan.Onofre 25/05/2023minha estante
No caminho da falta de ética, também quero ler As 48 leis do poder. Não que eu queira me tornar alguém anti-ético, mas acredito que todos as reflexões são válidas para a construção da sua própria.

Jacqueline 27/09/2022

De acordo com Maquiavel é melhor que o príncipe seja mais temido do que amado. Um governante temido mantém o povo em paz. Por isso e outra coisa Maquiavel ficou conhecido como fundador do pensamento e da política moderna.
Victoria 16/11/2022minha estante
Me fez pensar nessa eleição?. L sendo muito amado e o B nn tanto assim.

Edmundo G 17/08/2018

Utilidade para esse Ano Político
Agradeço pelo presente, José Lucas?. Esse ano, como todes já sabem, é a primeira vez que vou votar! E quero estar mais consciente do que nunca, o primeiro voto tem uma simbologia muito forte para mim. Não que os outros futuros não tenha, mas é um começo de tudo, de uma vida política. Eu sou apaixonado por filosofia, Aristóteles já falava que o homem é um animal político. Então busco me politizar cada vez mais! E esse livro é como um guia para entender como funciona mais ou menos um governo. Maquiavel sempre presente em todas as gerações. E a lição que levo dele é a de que como diria o mesmo: " O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem a sua volta." Então nesse ano, não olhem somente para o presidente! Olhem para aqueles que o cercam também. Vamos votar consciente galeresss

Cícero 08/12/2018

Interessante.
Uma boa forma de se entender como funciona o meio político.

Cleiton.Duarte 31/03/2020

Monstro
Um dos melhores livros, de princípios de liderança.

Karlan.Yury 24/04/2020

Atemporal
"Deve-se notar inicialmente que, enquanto nos outros principados tem-se de lutar apenas contra a ambição dos grandes e a insolência do povo, os imperadores romanos encontravam uma terceira dificuldade, aquela de terem de suportar a crueldade e a ambição dos soldados. Esta terceira dificuldade era de tal forma séria que se tornou a causa da ruína de muitos, pois é difícil satisfazer ao mesmo tempo os soldados e o povo: este amava a paz e, por isso, estimava os príncipes moderados, enquanto que os soldados amavam o príncipe de ânimo militar, que fosse insolente, cruel e rapace, querendo que o mesmo exercesse tais violências contra as populações para poder ter, assim, duplicado soldo e expansão à sua rapacidade e crueldade."

Pra bom entendedor...

Dan 03/07/2020

A obra discorre e estabelece regras de governo, fazendo uma análise crítica e política sobre como o príncipe deve se porta para permanecer no poder.
Ao longo dos capítulos Maquiagem descreve sobre formas de governo, suas características, além de orientar sobre quais decisões devem ser tomadas para ficar no poder.

"É preciso, de um lado, parecer efetivamente piedoso, fiel, humanitária, íntegro e religioso; e de outro, ter o ânimo de agir de maneira oposta quando as circunstâncias demandarem que assim o seja"

"Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal"

Bruno Passuello 01/08/2020

Excelente manual para tudo!
Essa obra serve para quase tudo que tu faz na vida, seja um projeto de vida, relacionamento interpessoal, como crescer na empresa, como liderar pessoas, como liderar a tua vida e como ser um estrategista com a tua vida

mmoserz 29/05/2024

Atemporal
Este trabalho para mim foi magnífico, posso dizer que atemporal, foi escrito há mais de 500 anos e ainda assim, podemos aplicas as analogias e os ensinamentos aos dias atuais, ele narra fatos, exemplifica seus pensamentos e é impressionante ver pela carta exposta ao final do livro que o trabalho foi elaborado ao longo de quinze anos de estudo, estudo esse que foi feito por indagar pessoas no quotidiano e assim refletindo sobre os assuntos abordados. Um livro altamente reflexivo que nos faz algumas vezes devanear sobre o que foi lido capítulo após capítulo, nos fazendo refletir e ver as semelhanças nos dias de hoje e o que poderia ser feito para salvar um "reino".

Agora, a leitura deste livro para mim, inicialmente foi complicada, pois fazia muito tempo que não lia frequentemente, então estava enferrujado, por assim dizer, mas no decorrer do livro fui compreendendo do que se tratavam as palavras, principalmente aquelas mais complicadas por se tratar de uma obra formal e traduzida de um trabalho tão antigo, e posso dizer com todas as palavras que recomendo muito a leitura deste livro, com certeza que vai mudar vários pontos de suas visões sobre política, gerenciamento e meios de pensar e ver o mundo.

Pedro Henrique 20/10/2020

O Príncipe
Neste livro, Maquiavel procurou idealizar um verdadeiro chefe de Estado, ensinando lições que ensejaram o termo "maquiavélico".
Embora as lições tinha como base as conjunturas da época, o livro se mostra atemporal. Inclusive, os recentes acontecimentos da política brasileira e estrangeira, nos revela que as lições de Maquiavel estão sendo observadas até os dias de hoje.

Mel 08/01/2021

Esclarecedor!
Impactante! Detalha o que deve ser feito ou não por um governante, nesse caso, o Príncipe de Maquiavel é a obra que condiz com ações vistas, tanto na política quanto no meio social. Cabe salientar que caso se interesses pela Política, tenhas como parâmetro as palavras ditas por Maquiavel e as compare com o cenário político-histórico no decorrer dos séculos e saberás que a conduta de um representante perpassa pela instrução dada pelo autor.

Ricardo José 13/04/2021

O príncipe
Linguagem ruim de ler, inferências duvidosas, sarcástico e doses de crueldade. Não gostei da leitura.

Anderson.Gama 17/04/2021

Complexo e atual
Este livro retrata a forma de Maquiavel ver o mundo, como um principado deveria ser regido e que vale tudo para se manter no poder. Não a toa a palavra maquiavélico surge após a primeira edição desse livro. É claro que bons conselhos podem ser retirados dele, mas me assusta que ainda hoje o topa tudo por poder esteja na moda. Achei complexo ler este livro por este motivo, mas valeu a leitura.

camilaxxx 25/04/2021

Um tutorial de ação absolutista monárquica!
Um dos meus primeiros livros de pensadores filosóficos e talvez uma má decisão, pois não foi uma das melhores experiências. Mas tenho que dizer que foi um bom conhecimento, pois neste livro percebemos na visão de Maquiavel como as coisas funcionavão (ou por assim dizer, deveriam funcionar assim) na época de monarquia, no decorrer do livro são apresentadas as formas necessárias para que a soberania absoluta fosse capaz de não só manter seu poder como também a conquistar um reinado e um povo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6