Para Onde Vão Os Suicidas?

Para Onde Vão Os Suicidas? Felipe Saraiça

Resenhas - Para Onde Vão Os Suicidas?

MClaraaa 07/01/2024

Não é o tipo de genero que eu leio muito, mas superou todas minhas expectativas sobre o livro. É um assunto que mecheu muito comigo, e me fez chorar em diversas partes.
Eu amei demaisssss

nathaliamiquiline 30/12/2023

De mexer com o coração
Da primeira a última página, a leitura é fluída e profunda na medida certa.
O autor nos leva em um carrossel de sentimentos inexplicável, no qual produz uma intimista ligação leitor-personagem que se torna grandiosa e empática, transformando a experiência de leitura em algo transcendental.
Chorei, sorri, me emocionei. Não haveria final melhor para Angelina, felizmente, para ela.
Recomendo a leitura com cautela, tendo em vista muitos prováveis gatilhos psicológicos que a leitura pode evidenciar com seu tema principal, o suicídio.

soso 22/12/2023

Leitura leve
Fugi totalmente do estilo de leitura que estou acostumada e não me arrependi momento nenhum.
livro lindo, me fez refletir sobre várias coisas
e chorei bastante no meio e no final

sasakern 13/12/2023

Meu livro favorito. Prepare-se para chorar.
Para mim, uma pessoa atormentada constantemente pela depressão e pelos pensamentos suicidas, é difícil encontrar uma obra que fale do assunto de forma que me deixe confortável e que eu goste tanto. Para Onde Vão Os Suicidas é diferente de tudo que já li e me cativou completamente. Obrigada, Felipe Saraiça pela história maravilhosa.

Antes de falar do livro quero falar do autor. Felipe Saraiça é de um talento e sensibilidade absurdos. Tive o prazer de conversar com ele nas redes sociais e, quando não pude conhecê-lo na Bienal por conta de algumas circunstâncias, ele gravou um vídeo no telefone da minha amiga com uma mensagem para mim. Felipe, espero que você brilhe e que se torne um dos autores nacionais mais lidos do Brasil. Você é incrível!!

Agora, sobre o livro. Uma das características que mais gosto no livro é que ele não faz julgamentos, e nem justifica ações. Ele não julga Angelina, a protagonista, como errada por ter tentado contra a própria vida. Ele não julga aqueles que tem pensamentos suicidas, o livro os acolhe com sua narrativa. A obra é direta de forma poética, trazendo grandes reflexões sobre a depressão e como as pessoas lidam com ela. A depressão é uma doença, como qualquer outra. Deve ser tratada. As pessoas devem ser cuidadas. Para um suicida que não teve ajuda no tempo certo, a morte ainda soa como uma opção. De certa forma, o livro nos conscientiza a enxergar quando alguém precisa de ajuda, acolher a pessoa e a levá-la até tratamento, pois, como uma doença séria, a depressão deve ser tratada com ajuda médica. A narrativa da história é objetiva e dividida em capítulos curtos que são devorados loucamente por leitores ávidos como eu. Algo que eu gosto muito nessa obra é que todos os personagens apresentados poderiam facilmente ser os protagonistas do livro porque todos têm uma profundidade absurda. Isso se dá pela construção intimista que dá destaque para os sentimentos e atitudes de cada um. Dessa forma, causa uma grande empatia, algo essencial para toda a narrativa. Conforme cada personagem é desenvolvido, Saraiça desmistifica diversos dos estereótipos associados a suicídas e promove ao leitor a reflexão sobre vida, morte e como lidar com sentimentos complexos. As poesias, sempre presentes, são um show a parte conduzindo o leitor a uma viagem de emoções. Este é um livro que fala sobretudo de esperança e amor. Sentimentos que as vezes faltam nas pessoas, mas que podem sempre brotar no coração de alguém através de gestos simples e delicados. Junto de Angelina, o leitor passa a enxergar a dor do outro e busca uma forma de trazer o amor a vida de volta a essas pessoas. No final, o pensamento que fica é: temos que sempre ter empatia e gentileza sempre para cuidar de nós e dos outros.

Bia_Cozendei 07/12/2023

Amei demais esse viu
Eu amei esse livro, devorei ele durante a madrugada, até chorei (zero novidade eu chorar com livros). Mas esse livro foi real mto bom, ter uma ideia do que pode acontecer do lado de lá (sou espírita, então acredito na vida do espírito após o desencarne), e como podemos fazer diferença na vida das pessoas.

Brunna 03/12/2023

Emocionante!
A história dos personagens é comovente e poética, não dá pra conter as lágrimas em certos momentos. E mais difícil ainda não se identificar com algumas histórias! O texto é lindo e cada personagem é tratado com delicadeza, eu amei ???

lala monts 27/11/2023

Livro que trata de assuntos importantes
Cara que livro lindo eu literalmente madruguei lendo ele pq ele é muito bom ele trata de assuntos sensíveis como o suicídio,depressão,ansiedade de uma forma tao linda e delicada mais de um jeito tão profundo. Sem dúvidas um dos melhores que eu li esse ano.

Nina.escrito 12/11/2023

O livro "Para onde vão os suicidas?" do autor @felipesaraica pode parecer um livro de fantasia, mas o foco principal é esse tema tão importante e essencial se falar, cada vez mais frequente e atual na sociedade.
Aqui saí totalmente da minha zona de conforto, porém não imaginei que ficaria tão imersa nessa leitura tão doída.
Talvez por ver alguma semelhança com um dos meus livros favoritos "Veronika decide morrer" do autor Paulo Coelho.

Angelina, uma jovem que em um de seus momentos reflexivos, decide cometer su1cíd1o. Embora ela tenha arquitetado tudo para simplesmente partir, seus planos não saem como planejado e seu corpo termina em coma no hospital, prolongando o sofrimento de seus familiares.
Então Angelina recebe uma visita inusitada, Ixtab, uma criatura descrita como a deusa dos su1c1das.
Ixtab impõe uma proposta à Angelina, de que esta deverá ajudar outros supostos su1c1das, ou sua família continuará a sofrer e ela poderá ir para um lugar nada agradável.
Com um caderno especial com nomes que aparecem apenas quando necessário, Angelina deverá encontrar essas pessoas sem poder revelar seu real estado. As histórias que se cruzam então com a da protagonista são emocionantes e lhe despertam lembranças de seu próprio sofrimento e suas dores.
Mas Ixtab não avisou que Angelina teria que competir com a principal interessada, a própria Dona Morte, em um jogo contra o tempo.
A cada suposto su1c1da que Angelina conhece, o autor inicia sua história com um lindo (e muitas vezes, triste) poema, além de algumas poesias em meio à história que vão te deixar com lágrimas nos olhos.

A história que mais me doeu foi a trajetória de Eloáh ?
Terminei entre choro e lições. E imploro que prestem muita atenção aos gatilhos, não aconselhado principalmente se você é ou está sensível.
De outra forma, porém, acho que todo mundo, com alguma maturidade emocional, deveria ler esse livro.

"Seja sempre gentil e você não está sozinho"

Kess_ 18/09/2023

Para onde vão os suicidas
Leitura completamente fluida, terminei em dois dias.

Nesse livro (nacional, aliás) conhecemos Angelina, que, após cometer suicídio, é enviada para missões na terra destinadas a outros suicidas que, de alguma forma, estão interligados.

A história em si não possui reviravoltas mas acredito que não seja disso que o livro se trata. Achei que o autor soube tratar um assunto muito delicado sem tabu e com a leveza que se faz necessária.

"Eu colhi flores no jardim
De diversas cores e tamanhos
E as reguei,
Mantendo assim, vivas, as lembranças sobre ti. ?

Guardo no meu coraçãozinho as histórias de cada um dos personagens??

Klara1998 31/08/2023

E um livro com uma leitura bem simples mas com uma temática bem seria tratada de uma forma muito sensível pelo autor

Rayane 28/08/2023

Tocante
Eu terminei esse livro com uma lágrima no olho e o coração quentinho.
A escrita é maravilhosa e traz a perspectiva do suicídio de uma forma maravilhosa, precisamos de pessoas que vejam que em pequenos detalhes que podemos salvar alguém.

Only the Gabi 28/07/2023

"A morte torna-se, então, a última lembrança"
Esse livro é muito bom, eu amei a Angelina mesmo que ela não seja o foco o livro inteiro e que tenha outras pessoas no livro e esse livro falo sobre um assunto bem importante de ser abordado e aprofundado por isso recomendo que leiam ele

"Às vezes a dor serve de união"

"Nós nos apaixonamos em tempos de ódio e me atrevo a dizer que essa foi
nossa maior rebeldia da época"

"Eu colhi flores no jardim
De diversas cores e tamanhos
E as reguei,
Mantendo assim, vivas, as lembranças sobre ti"

Giovanna1488 25/07/2023

É uma obra tão delicada, as palavras e frases dos personagens trazem grandes reflexões e impactos, sobretudo discute este assunto que é considerado um tabu na sociedade, o suicídio, é uma leitura que ao mesmo tempo que leva o leitor a um mundo imaginativo, trazendo a figura da "morte" e da "vida", é tão real ao contar e abordar problemas delicados e complexos das pessoas, foi maravilhoso ter essa experiência de acompanhar Angeline em sua jornada no mundo "espiritual".