O homem que buscava sua sombra

David Lagercrantz

Resenhas - O Homem Que Buscava Sua Sombra

Poliana.Piovezana 09/01/2023

Gêmeos
Experiência genética totalmente sem ética! Separar gêmeos?! Que história triste. Claro que Lisbeth e Camila estavam entre os gêmeos estudados? e outra descoberta? Camila sofreu abuso, Lisbeth e a mãe não haviam notado? triste demais.

Sil 29/12/2022

Explicações
Lisbeth está presa e desgostosa com as injustiças, ameaças e transgressões na cadeia. Ela decide defender uma detenta injustiçada. Também precisa desenrolar uma nova ponta solta que Holger Palmgren lhe apresentou.
Com o auxílio do perspicaz jornalista Mikael Blomkvist, mais uam rede de crimes ocultos e hediondos está na mira para ser descoberta e revelada.
Uma boa continuação para a série, que a cada novo livro vai explicando muitos acontecimentos passados e evoluindo linearmente.

Lucy 05/11/2022

Não empolga
A história não me prendeu, demorei uns dois meses pra terminar. Não é ruim, mas é bem lento, só ficou empolgante com uns 75% da leitura.

Leandro423 09/10/2022

Coitado do Stieg Larson
A segunda série da coleção Milenium foi uma pá de cal sobre as obras de Stieg Larson que dá para entender pq a família brigou para não continuarem.

Eu tenho uma máxima da minha forma de pensar que é, uma vez ter azar passa, a segunda uma infeliz coincidência... mas três em diante e caçar assunto pra vender história... ja começa com Lisbeth presa, sério mesmo... ela que já lutou contra máfia, gangs de motocicletas, até um furacão, roubou bilhões de empresários inexcrepulosos e vem me falar que ele aceitou de boa ser presa?

Segundo, a famosa trama do siper vilão maligno que para de frente ao espelho e fica se contemplando "nossa, como sou maligno"...

Troca troca de gêmeos, mais clichê impossível kkkk

Enfim, só lendo pra terem as mesmas conclusões...
Ratinha de Biblioteca 09/10/2022minha estante
Cara, você foi forte! Eu desisti no primeiro! O autor não deve nem ter lido a trilogia que iria reescrever, porque cometeu erros banais!

Leandro423 09/10/2022minha estante
Sim, forte... so fui até o final pq já tinha começado... e pior que li o outro tbm pq a curi6de ver o final da história foi maior rsres....mas e de um arrependimento

lu_entrelivros 05/10/2022

Bom ?
A leitura não foi tão fluida como o número 4 e nem dá para comparar com a escrita do Larsson.

Não desisti pela Salander e querendo ou não, pelo menos me inteirar como foi o desfecho de uma das personagens literárias preferidas no próximo volume.

Sany 02/10/2022

Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist estão de volta no quinto volume da eletrizante série Millennium.
Lisbeth dá um jeito de descobrir mais sobre as partes encobertas de sua infância traumática.
Amei essa sequência!

Robim 25/07/2022

O homem que buscava sua sombra
O senhor David me surpreendeu e muitoo. Segundo livro da série que ele escreveu dando prosseguimento a obra Millenium de Stieg Larsson. Uma história muito envolvente, que me segurou e foi matando minha curiosidade a cada página. Gostei bastante dos novos personagens que passaram por essa edição e dos nossos velhos conhecidos. Leitura muito boa.

Wolsey 03/07/2022

Bem fraco.
O pior de todos até agora. Considerando os 4 livros anteriores, principalmente os 3 primeiros, talvez não indicasse que fosse um livro ruim. Mas neste caso chega bem perto de ser ruim. É fraco, realmente.
A sensação é que a gente assiste um filme com atores canastrões, que não conseguem passar a emoção da cena.
A Lisbeth nem parece ela mesma. As situações são um pouco inverossímeis, o plot twist dos gêmeos é bem absurdo e a narrativa com os cortes temporais não funciona muito bem.
A partir da metade do livro, a finalização dos capítulos no auge do suspense, ao invés de instigar a curiosidade acabam irritando o leitor.
Há uma quebra na continuidade como, por exemplo, a personagem Rosa, do quarto livro, simplesmente parece que nunca existiu neste quinto livro e no final do livro anterior ela estava fortemente ligada ao protagonista.
O último livro não pode ser pior.... espero que não.

Wagner47 14/05/2022

Ensinamentos genéticos
Apesar da nota, acho a história muito mais interessante que a anterior (a qual dei 3/5), mas aqui se perde muito nas 100 páginas finais. Tudo muito fácil, sem aquela tensão necessária (mesmo tentando ser criada) e um final todo avulso.

Lisbeth foi presa (com um julgamento ridículo) e na prisão descobre mais informações de seu passado. Achei a sinopse também ridícula, mas gostei que o autor conta mais da infância inicial de Lisbeth, um período não muito abordado nos livros anteriores. Confesso que achei bem plausível, porém poderia ser melhor trabalhado e único foco do livro.

Aqui Lagercrantz consegue manter uma linearidade, mesmo com uma história paralela totalmente desnecessária, tanto que é praticamente abandonada quando Sally sai da prisão (o que me faz questionar seriamente toda essa passagem apenas para incluir um perigo a mais).

A orelha do livro traz um spoiler absurdo, algo que acredito que seria uma revelação bem daora. Quando as coisas começam a ficar confusas, a primeira coisa que me vem a mente é justamente o que estava escrito lá. O livro vem trazendo segredos e dando continuidade sem revelá-los, porém deixa de causar surpresa por causa desse spoiler.

Ademais, falta liga. Lagercrantz sabe criar uma história. O problema está em sustentá-la.

Lomah 08/04/2022

Estou aqui só pela Salander
A diferença entre o Stieg e o David é evidente. Não por David ser um escritor ruim, mas porque o Stieg sempre descreveu as cenas com MUITOS detalhes, ao ponto de se tornar maçante a leitura.

O plot desse volume foi bem desenvolvido, mas muito corrido para o padrão Millennium.

Confesso que continuo a série apenas por apego emocional à Lisbeth, que é uma das minha heroínas favoritas. O problema eque está começando a se tornar irreal ela estar envolvida em tantas tramas e crimes, apanhar tanto e sempre tirar forças do além para dar a cartada final.

Neto.Veneziani 14/02/2022

Mais Lisbeth
Apesar do livro não ter um foco grande na história de Lisbeth, acredito que sirva de contexto para o novo encontro das irmãs Salander...
Ansioso para começar o sexto volume...

Carolina 30/01/2022

Tudo menos Millennium
Eu não sei o que se passou na cabeça do David ao escrever esse livro, sério. Ainda bem que acabou, mas eu tô chocada como uma personagem tão incrível se tornou outra e depois nada. Aí, sinceramente, só vou ler o último dessa continuação por já ter ele aqui, mas sinceramente não tinha a menor necessidade de terem deixado 'continuar' a trilogia

Marcelo.Castro 30/01/2022

Um pouco artificial
O 5o volume da série segue a mesma receita de todos os livros anteriores. Um problema obscuro, relacionado ao passado de Lisbeth, esconde uma organização secreta que pratica atos abomináveis e moralmente questionáveis. Lisbeth então tem que fazer uso de suas fantásticas habilidades para, com a ajuda de Mikael, desvendar todo o mistério, se vingar, e no final tudo isso virar mais uma reportagem na Millenium. Nenhum demérito até aí. A trama é boa, os assuntos de fundo abordados (xenofobia, extremismo, experiências científicas antiéticas) são relevantes e interessantes, os protagonistas são bem estruturados e cativantes, e a história flui bem. Mas, como dito, é uma fórmula que se repete. Para quem resolver ler todos os livros de uma vez só pode se tornar maçante a essa altura da série. E nesse volume o resultado parece um pouco artificial. O novo segredo que aparece no passado de Lisbeth parece artificial, ainda mais se considerarmos o quanto já foi revirado e exposto nos volumes anteriores. Fica parecendo um mero gancho para justificar a inserção do livro dos demais volumes da série. Nessa altura da história talvez fosse interessante trazer um pouco mais de informações do passado de Mikael, que, ainda que não seja o protagonista, é personagem de grande relevo na série e fundamental para o desenvolvimento da história. Talvez fosse mais honesto e gratificante para os leitores que chegaram até aqui. Não obstante, no geral a obra é boa, a leitura flui, prende a atenção, e deixa um gostinho de quero mais para o próximo volume da série.