O homem que buscava sua sombra

O homem que buscava sua sombra Stieg Larsson
David Lagercrantz

Resenhas - O Homem Que Buscava Sua Sombra

Helen Araujo 18/04/2024

Eu ainda acho a primeira trilogia de millennium muito melhor, a leitura nesse é um pouco arrastada até a metade, além de ficar um pouco batido toda essa história de lisbeth e Mikael salvando todo mundo o tempo todo

Ana 07/04/2024

Ótima série
Eu adorei essa continuação, penúltimo livro e agora vou começar o último. Obviamente não é como os três primeiros, mas não acho que deixou a desejar após a morte do autor original.
A trama continua envolvente, gosto da narrativa se desenrolar ora no presente, ora no passado.
Recomendo fortemente essa série de suspense. Uma das minhas favoritas.

Diego.Barom 31/12/2023

Vale a pena?
Segundo livro de Lagercrantz. Novamente aborda um tema ou condição humana, dessa vez ele fala sobre DNA e gêmeos, alem da hiperacusia. Achei bem interessante, mas ainda assim é menos empolgante do que a nossa querida dupla dinâmica, Mikael e Lisbeth. Achei esse livro o mais fraco do Lagercrantz. Muitas narrativas e diálogos monótonos, onde nos tira o foco dos acontecimentos do presente com a duplinha. Isso acaba ficando um pouco sacal e frustrante.
Achei bem mediano e com exageros na excepcionalidade da Lisbeth. Não me entendam mal, eu amo ela, mas ela ficou muito buffada nos livros do Lagercrantz, ela sempre faz tudo e sabe tudo, consegue simplesmente prender um cara de 2m de altura como se a força física dela fosse maior, ela tem 1,50m de altura e pesa 42kg po, calma la neh kkk (isso não é spoiler, é apenas um exemplo tão exagerado quanto as ações dela, ok?). Fico meio dividido em relação à ela? as vezes amo, as vezes torço o nariz.
E novamente o autor vem com varias narrativas ao mesmo tempo, e na minha opinião, torna menos interessante.
Ai ai, nada como o primeiro de todos, ?os homens que não amavam as mulheres?.

Se vc estiver lendo resenhas da segunda trilogia e pensando se vai ler ou não, aqui está minha recomendação: Não leia, fique apenas com a trilogia original de Stieg Larsson, não misture aquela obra prima com esse livros medianos.

Alisson 26/12/2023

Gostei muito, achei tão bom quando os livros anteriores, inclusive aqueles escritos pelo Stieg Larsson.
Lisbeth Salander e Mikael Blomvist são uma dupla e tanto, mesmo eles não tendo muito contato nas narrativas.

Salim 01/12/2023

Não é ruim
Olha... não é ruim, mas, das 5 histórias da série Millenium que travei contato até então, é a mais fraquinha. Mesmo assim, recomendo.

Marjory.Vargas 27/08/2023

Bom, conforme disse na resenha do quarto volume dessa série, é nítida a mudança de rumo na história, agora escrita por Lagercrantz. Porém, em A garota na teia de aranha, a essência dos protagonistas foi mantida. O que não ocorreu nesse quinto volume.

A história é totalmente morna, e Lisbeth e Mikael, os protagonistas da série, foram mal construídos e com uma ínfima participação na trama. Pareceram simples coadjuvantes.

Nesse livro, Lisbeth precisa passar alguns meses “atrás das grades” após o episódio do livro anterior. Ela quer que esse período termine logo, porém, após uma visita de seu tutor, Holger Palmgren, que lhe traz informações perturbadoras sobre sua infância, a hacker só quer saber de solucionar esse mistério.

Estando presa, ela conta novamente com a ajuda do jornalista Mikael Blomkvist para investigar mais esse mistério do seu passado. A questão principal do livro é sobre um suposto estudo (eticamente duvidoso) que Lisbeth e sua irmã, assim como vários outros pares de irmãos gêmeos, foram submetidos quando crianças. Essa parte da trama é bem interessante, porém o autor relegou aos protagonistas uma participação irrelevante.

E foi isso que senti falta nesse livro: a ação/emoção proporcionada pelas investigações de Lisbeth e Mikael. Nesse livro eles estavam sempre atrás, chegando depois que a ação já tinha acontecido, relegados a meros espectadores dos fatos. E isso é muito frustrante.

Até mesmo a vingança de Lisbeth contra a irmã, que foi algo que me incomodou muito no quarto volume, foi meio que esquecida. Sinceramente, se não fosse o nome dos personagens, este livro poderia facilmente ser considerado uma história independente ou, no mínimo, não pertencente à série Millenium.

Vini 31/07/2023

Bom, mas decaiu um pouco
Esse volume decepcionou um pouco, pelo menos em relação aos anteriores. O livro trás uma história ligada a Lisbeth interessante, mas ele demora bastante a evoluir. No final também tinha momentos bem dramáticos mas a mudança frequente entre as linhas do enredo achei que não ficou legal. Mas não achei ruim, apenas que os anteriores são melhores.

Filipe Dantas 13/06/2023

Bom! Porém não tão quanto aos outros volumes
Demorei em torno de um mês para terminar esse livro pois acho péssimo a sensação de desistir da leitura. Mas, esse volume é muito parado na maior parte do tempo e a forma dos cortes de momentos indo e voltando acabam incomodando um pouco. A narrativa complica um pouco quando foca muito nos nomes difíceis até de ler quem dirá pronunciar. Minha opinião pode ser rasa e pobre no momento pois depois de muitos anos voltei a ler mas esse livro em especial começa a ficar bom no final e brevemente acaba.

Flávia 27/05/2023

Mais uma ótima obra, que trouxe mais uma nova peça para o quebra cabeças que conta a história de Lisbeth. Narrativa envolvente e que deixa o caminho escancarado para que o leitor siga a leitura para o sexto livro.

Jaquelline.S. 27/02/2023

Não sei
Não sei o que dizer desse livro.
Tem algumas partes mais paradas e outras que me deixaram tensa, mas não sei se gostei muito. Sei lá, achei meio forçada a história, já tinha achado um pouco no livro anterior. Como se ficasse criando mais histórias mirabolantes pra não encerrar de vez. Falta ler o último ainda, mas já vi que o que eu pensava antes de ler esses 3, estava certo: não tinha necessidade nenhuma de terem sidos lançados. A história estava ótima do jeito que estava, do jeito que terminou no último do Stieg.
Filipe Dantas 07/06/2023minha estante
Pra ser mais preciso, ao meu ver achei mais tenso no final quando as coisas começam a desenrolar mas.... Só fica interessante mesmo no final do livro

Luiza.Borsato 26/01/2023

Definitivamente é o livro que eu menos gostei da saga, visto que foi feito uma história em cima de outra, sem solucionar nenhuma, com isso sendo um livro arrastado sem rumo algum para a história!