O homem que buscava sua sombra

O homem que buscava sua sombra Stieg Larsson
David Lagercrantz

Resenhas - O Homem Que Buscava Sua Sombra

Jansen 11/07/2020

Um belo livro. Lagercrantz surpreende na difícil tarefa de dar continuidade à curta e excelente obra de Stieg Larsson, a Trilogia Millennium. Ao terminar o terceiro livro da série, Larsson entregou os originais à Editora e, sentindo que cumpriu sua Missão, morre em 2004. Jovem ainda, com 50 anos.
Continuando a saga Salander está presa e consegue proteger uma desconhecida e sofrida jovem emigrante de uma psicopata, Benito. Uma figura bem caracterizada pelo autor.
Um imbróglio envolvendo dois gêmeos ocupa grande parte, talvez a principal, do romance. Pessoas de mau caráter participando de uma experiência com gêmeos causam problemas em várias pessoas. Isto tudo vai sendo desvendado pela dupla Blonkvist e Salander nos proporcionando momentos de prazer e tensão.
Estou lendo a continuação de Millennium, que deixou de ser trilogia pois estou lendo o sexto e último livro, "Garota marcada para morrer" que está muito bom.

Aline Guedes 19/09/2020

Amo a Lisbeth... Mas sinto falta de algumas coisas que só o Larsson conseguia colocar nela.
Ainda assim, foi bom tê-la de volta.

null 09/11/2020

Teria Lisbeth perdido sua força?
"O homem que buscava sua sombra" é o quinto livro da saga Millennium. Após um quarto livro interessante, a trama chega a um platô bem morno. Apesar de as histórias serem promissoras, há pouca (ou nenhuma) conexão entre elas - o que torna tudo um pouco frustrante para o leitor que espera um momento de clímax formado por uma costura entre os mistérios desenvolvidos. Além disso, os novos personagens não são atraentes e não justificam a ausência (e falta de comprometimento) com personagens que já faziam parte da saga como um todo - por exemplo, Erika Berger. A sensação que fica é que esse é um livro avulso na totalidade da saga e que, embora promissora, a história contada não está à altura do que foi desenvolvido até aqui. Fica a esperança de que o sexto livro seja melhor.

Izaura 28/11/2017minha estante
Concordo contigo, me perdi no enredo completamente ...esse lance de gêmeos idênticos, fora o tutor dela que teve uma boa melhora e, outras coisas mais que desagradou ..tomara que pare por aqui a "trilogia"

Joaoohnana 17/01/2018minha estante
Sem falar que ele continuou com o passado dela, nada inovador.
E uma história muito fantasiosa. Muito ruim.

Marcel Sano 26/09/2017

Millenium 5...
"O Homem que Buscava sua Sombra" dá continuidade a história iniciada em "A Garota na Teia de Aranha". E assim como seu antecessor, não tem o mesmo ritmo da trilogia original.

Sim, os elementos da trilogia de Stieg Larsson estão presentes, mas diferente dos livros anteriores, Lisbeth Salander foi quase uma "coadjuvante". Na minha opinião, David Lagercrantz errou ao "dar" o livro ao Mikael.

A história é boa, no quesito investigativo, mas ao mesmo tempo fraca, pela falta de "liberdade" de Lisbeth. Infelizmente neste livro ela não mostrou sua força, sua garra e todas as características que fazem seus fãs a amarem. Aqui ela foi reduzida a uma mera "vítima" (do autor).

E em uma tentativa, desastrosa, para não dizer desnecessária, David Lagercrantz nos dá um epílogo que indica o seu retorno em um sexto livro e um novo confronto entre as irmãs Salander.

San... 01/11/2017

Fiquei decepcionada com o quinto volume da série millennium. Lisbeth, aquela força da natureza, a anti heroina mais cativante que já conheci foi reduzida a uma jovem com alguns parcos talentos, perdendo a força emanada da personalidade talhada nos três primeiros volumes da série. Foi transformada numa figura pálida, cujo passado misturou-se ao passado de outros personagens criados apenas nesse volume. O jornalista Mikael Blomkvist, embora não me tivesse cativado desde o inicio da saga, foi igualmente despido de seus atributos, se tornando insípido, apagado, reduzido. Como o autor deixou no ar as pendências de Lisbeth com sua irmã, acredito não tardar um sexto volume por aí, entretanto ainda não sei se vou perder meu tempo com tal leitura. Lamentável.

Helen Araujo 18/04/2024

Eu ainda acho a primeira trilogia de millennium muito melhor, a leitura nesse é um pouco arrastada até a metade, além de ficar um pouco batido toda essa história de lisbeth e Mikael salvando todo mundo o tempo todo

Nativo 13/02/2018

Muito fraco
Confesso que se não fosse pelos personagens já conhecidos, teria largado o livro na metade.
A primeira metade é confusa, a trama não empolga e demoramos a perceber qual é o tema principal do livro.
Bem no final do livro, até dá uma melhorada mas nada que empolgue muito.

Dália 16/06/2018

Que saudade do Stieg Larsson! Preferia mil vezes que a história tivesse parado na trilogia. O quart o livro foi até legal. Mas esse foi horrível! A história é até plausível mas para outro livro, outros atores. Michael e Lisbeth mal interagem. Fica uma coisa forçada! Não achei que o David soube incorporar o espírito da Lisbeth.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/09/2018

O Homem Que Buscava Sua Sombra
Depois do best-seller A garota na teia de aranha, David Lagercrantz dá continuidade à genial série Millennium, de Stieg Larsson. Lisbeth Salander precisa passar um curto período atrás das grades, num presídio que também abriga uma das maiores criminosas da Suécia, de alcunha Benito. Na cela ao lado, ela observa uma jovem muçulmana acusada de matar o irmão sofrer ameaças constantes da gangue racista de Benito, a “dona” do pavilhão. Mesmo sem ter acesso ao mundo exterior, Lisbeth dá um jeito de descobrir mais sobre as partes encobertas de sua infância traumática, depois que Holger Palmgren lhe apresenta pistas sobre um experimento pseudocientífico realizado com gêmeos. Claro que ela irá acionar o destemido jornalista Mikael Blomkvist para ajudá-la a desvendar esse mistério e a defender os desprotegidos, garantindo que os vilões paguem por seus crimes. Assim, a dupla está mais uma vez no cerne de um romance de tirar o fôlego, que aborda de modo fascinante muitas das graves questões que assombram o mundo hoje.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535929799

Marina 12/12/2018

De todos os da série Millennium, este foi o que menos gostei. Não sei se essa série já me cansou, mas este volume não me empolgou como os outros. Até a Lisbeth, que eu sempre achei uma personagem super sensacional, não me comoveu.

O livro é rapidinho de ler, o texto prende bem a atenção. Mas a trama é bem fraca.
Neste volume, a Lisbeth começa na cadeia, e a participação dela enquanto está presa (até a metade do livro) é bem fraca. Além disso, o livro tem duas tramas (a do Leo Mannheimer e a da Faria Kazi) e uma não tem nada a ver com a outra!! As tramas não conversam direito, uma poderia ser totalmente eliminada sem prejuízo da história.

Enfim, serve como literatura de entretenimento pra quem já vem acompanhando a saga, mas acho que nesse volume eu encerro minhas leituras da série.

Ro Tonks 27/03/2019

Péssimo
O autor cria uma história sem pé nem cabeça, simplesmente decide em desaparecer com os personagens secundários da trama de Stieg, Mikael e Lisbeth viraram personagens fantasmas e a história é criada por um climax vazio.