Reflexões sobre as Causas da Liberdade e da Opressão Social

Reflexões sobre as Causas da Liberdade e da Opressão Social Simone Weil

Resenhas - Reflexões sobre as Causas da Liberdade e da Opressão Social

Vinícius 22/11/2023

Crítica a ideologias controladoras
Um análise do Marxismo e as ideologias de controle tirânico e a liberdade das sociedades. Apesar de ser um livro curto trás algumas visões interessantes da autora.

Ste 09/02/2022

Simone tem sido uma curiosidade nos meus estudos e esse livro foi o meu primeiro contato com ela sem terceiros. Foi muito interessante!

none 30/10/2020

Precisa e Necessária
"Quanto às gerações atuais, são talvez, dentre todas as gerações que se sucederam no decorrer de toda a história humana, as que tiveram de suportar o maior número de responsabilidades imaginárias e as menores responsabilidades reais. Essa situação, uma vez plenamente compreendida, nos dá uma maravilhosa liberdade de espírito." ( Esboço da vida social contemporânea, p. 134)

Simone Weil sempre precisa e necessária, independentemente dos eventuais errinhos da revisão/tradução/edição do livro vale a pena ler e conhecer uma pensadora que combateu fisica e intelectualmente contra a intolerância através da sua participação na guerra civil contra os fascistas e em seus livros felizmente agora cada vez mais publicados e retraduzidos por aqui.