A Revolução Russa

A Revolução Russa Sheila Fitzpatrick

Resenhas - A Revolução Russa

Marcella.Pimenta 18/04/2024

Do golpe dentro do golpe a eliminação da mínima oposição
É quase um resumo da Revolução Russa a partir da derrubada do tsar até os expurgos de Stalin no fim de 1930 (que atingiu antigos bolcheviques, ativistas da Revolução Cultural e qualquer "inimigo do povo").

Fitzpatrick começa no contexto russo do início do século XX, passa pelas revoluções de fevereiro e outubro de 1917 (existia um governo de transição no início, e depois os bolcheviques, liderados por Lenin, tomaram o poder), até a "construção do socialismo" por Lenin e Stalin.

Trata-se de um relato histórico, com poucas menções à filosofia ou à ideologia política. Também é "apartidário", considerando que a autora usa poucos adjetivos e tece pouquíssimos comentários. Há menções às crises de fome (porque a relação com os camponeses e a coletivização são tópicos importantes) e quase nada aos gulags (citações bem pontuais).

Considero um texto de base para quem quer estudar sobre o período, já que fornece o contexto da época, descreve o que foi feito (a necessidade de industrialização na Rússia, a NEP - Nova Política Econômica, os problemas com o campesina, etc), aborda as tensões dentro do partido (nenhuma oposição é tolerada), e tudo com uma linguagem simples, mas sem se ater a detalhes. Cabe ao leitor seguir as pistas deixadas.

Julius 24/08/2023

A REVOLUÇÃO RUSSA
É inegável que a revolução foi uma das mais importantes dos últimos séculos, quer queira ou não. Tanto que muito ainda se discute a seu respeito.

Aqui temos uma leitura sóbria, isenta de ideologia pro ou contra. Por se tratar de um assunto polêmico a certo modo, cumpre o seu papel informativo.

De forma breve e ?resumida?, a obra nos serve muito bem como uma abordagem introdutória.
Recomendo a leitura.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "A Revolução Russa" de Sheila Fitzpatrick, publicado em 2017 pela editora Todavia, é uma obra que busca explicar a história da Revolução Russa de 1917, seus antecedentes, desenvolvimento e consequências, a partir de uma perspectiva analítica e crítica.

O livro está organizado em oito capítulos que abordam temas como a situação econômica e social da Rússia no início do século XX, a Primeira Guerra Mundial, a queda do czarismo, a ascensão dos bolcheviques, a Guerra Civil, a política econômica e social dos primeiros anos do regime soviético, a construção do socialismo e o fim do período stalinista.

Fitzpatrick procura explicar como a Revolução Russa foi possível, apesar das condições desfavoráveis do país, e como os bolcheviques conseguiram chegar ao poder e manter-se nele. Para isso, a autora faz uso de fontes primárias, como diários, cartas, relatórios e documentos oficiais, para mostrar a perspectiva das pessoas envolvidas nos acontecimentos, e de fontes secundárias, como livros e artigos de historiadores e cientistas políticos, para contextualizar e analisar esses eventos.

A autora também apresenta uma crítica ao uso da Revolução Russa como modelo ou referência para outros movimentos sociais e políticos, argumentando que a Revolução Russa foi um fenômeno único e específico, que não pode ser aplicado de forma indiscriminada em outras situações históricas.

Em geral, o livro é uma contribuição importante para a compreensão da Revolução Russa e de suas implicações históricas, políticas e sociais. Ao analisar o papel dos atores sociais e políticos envolvidos no processo, bem como as condições históricas e sociais que permitiram a ascensão e queda do regime soviético, a autora oferece uma visão abrangente e crítica do assunto, que pode ser útil para estudantes, pesquisadores e interessados em história, política e relações internacionais.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Laís 27/03/2022

Eu gostaria que a autora tivesse abordado um pouco mais sobre a execução dos Romanov e os Gulags, entretanto é inegável o quanto esse livro é bacana no ponto de vista teórico. Muita informação clara e de fácil compreensão.

Isabelle 01/05/2021

#desafioliterário2021
Tenho um grande interesse na Revolução Russa e escolhi ler esse livro pra satisfazer minha curiosidade. No geral, os pontos positivos que me chamaram a atenção foram a narração dos fatos focado totalmente na Revolução dentro do país, o que traz em perspectiva a vida das pessoas na época e, também, a forma como a autora não glorifica seus líderes, sempre trazendo à tona seus defeitos e qualidades, tais quais os humanos que eram. Não gostei de algumas passagens que me pareceram de um ponto de vista um pouco imperialista e ocidental demais. De resto, uma leitura extremamente informativa e interessante.

Carol | @carolreads 27/02/2020

Revolução Russa
Um bom ponto de partida para quem deseja saber mais sobre a revolução russa, principalmente sobre seus aspectos políticos e sua influência na história da Rússia.

“Em outubro de 1917, os bolcheviques capturam o Palácio de Inverno e colocam fim ao governo provisório e aos últimos resquícios do regime tszarista. Neste estudo pioneiro, a historiadora Sheila Fitzpatrick narra a saga da revolução marxista que mudou o século XX. A subida dos bolcheviques ao poder, que irá culminar na implantação do comunismo na Rússia e no surgimento da União Soviética, ganha um retrato lúcido e conciso, à luz de documentos e relatos inéditos. Acompanhamos as disputas internas e as correntes que formaram o intricado mosaico político da Rússia revolucionária, numa análise que faz justiça às complexidades econômicas e sociais desse processo histórico cujos efeitos se estendem até os dias de hoje.”

A escrita da Sheila Fitzpatrick é simples e didática, além disso, a forma como ela dividiu os acontecimentos da Revolução em tópicos bem definidos ajuda ao leitor a, posteriormente, buscar outras leituras para se aprofundar no tema.

Apesar de ter gostado muito da leitura, confesso que senti falta da abordagem de dois tópicos bem espinhosos da Revolução Russa: o assassinato da família Romanov pelos bolcheviques e os Gulags, campos de trabalho forçado que já existiam na época do Nicolau II, mas que foram expandidos com o governo de Stálin.

Já estou de olho em outros livros sobre o tema, mais especificamente sobre os Gulags: A ilha de Sacalina do Tchékhov e o Arquipélago Gulag do Soljenítsin... mas quero saber de vocês. Já leram alguma coisa sobre a Revolução Russa? Recomendam algum livro sobre o tema?

site: https://www.instagram.com/carolreads
MrsMon 27/02/2020minha estante
Olá!!! Eu tenho alguns livros, mas não li eles ainda. Se quiser dar uma olhadinha tá aqui: https://bit.ly/37ZQWlO

MrsMon 27/02/2020minha estante
Driver

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

Passados cem anos, a Revolução Russa continua a ser considerada um acontecimento decisivo para compreender o século XX e o tempo em que vivemos. Levou à implantação do regime comunista, abriu caminho para a criação da União Soviética e moldou boa parte da geopolítica global. Com erudição e clareza, Sheila Fitzpatrick, uma das maiores autoridades no tema, narra a saga da revolução marxista que buscava derrubar o Czar e sonhava, assim, transformar a Rússia e o mundo. A Revolução Russa chega agora em edição revista e atualizada pela autora, lançando uma nova luz sobre um evento-chave da história moderna.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788593828140

Paulo 22/02/2019

Quem já leu o livro A Revolução dos Bicjos, de Orwell, com certeza vai trazê-lo de volta à memória quando começar a ler A Revolução Russa, de Fitzpatrick.

Interessante ver a linha história que a autoria traçou. Quando vi o título, julguei que o espaço de tempo abordado no livro iria até 1991, com a queda da União Soviética. Mas no título moram os detalhes. A Revolução não durou até 1991, e nesse livro fica claro que a Revolução teve seu fim com Stalin, sendo ele a figura que trouxe um novo governo comunista, embora com o que viria a ser chamado de Stalinismo. Nessa parte, me interessou ver como uma figura como Stalin chegou ao poder num país já dividido ideologicamente e quase colapdado economicamente.

A mentalidade revolucionária foi se apequenando e no final dos soviéticos a Revolução não era senão uma página a ser virada. Às comparações da autora das revoluções Russa e Francesa são interessantes .
fridaschild 07/08/2022minha estante
sua resenha me convenceu a ler esse livro kkkkkkkkk obrigada