Moby Dick

Moby Dick Herman Melville
Chabouté

Resenhas -

Trindade 12/04/2023

A vingança levou a loucura
O que a vingança desmedida é a ira não podem fazer. Uma cachalote branca que só agiu por instinto, gerou em um homem uma loucura sem fundo. E isso levou ele e quase todos da tripulação ao fundo do mar.

Rafael.Araujo 24/11/2022

Demônios e baleias
A clássica estória de Hermann Melville é transposta aqui de maneira sagaz,sucinta e visualmente acachapante. A escolha do preto e branco é uma aposta por um visual grosso e que faça um contato histórico com o período além de ajudar a propor uma característica crescente e marcante nas feições dos personagens: o desespero. Através dos olhos esbugalhados e dos rostos de desespero em profusão, o material investe nesse horror pra vender a loucura do capitão Ahab diante do animalesco instintivo dela baleia branca. A formatação dos quadros em silêncio fecha o serviço de qualidade impondo esse desespero. Excelente.

Flavia.Ella 10/10/2022

Espetacular...
Eu sempre tive vontade de ler Moby Dick, mas por saber que tinha uma grande parte sobre cetologia ficava com um certo receio, quando vi essa Graphic Novel que literalmente tirou a parte de cetologia precisei ler na hora, é fantástico pessoal assim como as outras obras de Chaboutê as artes são fantásticas, leitura rápida e frenética, é um livro pra sentar e ler de uma vez só se estiver com tempo ?
E sim ainda quero ler o original ?

Heitor.Ceccato 14/10/2021

Sua obsessão pode te matar
Até onde você iria para conseguir algo? Será que todo esse esforço realmente é necessário para que sua vida faça sentido? De nada adianta ficar correndo atrás de algo só por ganancia, vingança ou ambição.
Um clássico que deveria ser lido por mais pessoas.

Zhaiú 17/07/2020

A arte
A arte sempre espetacular de Chabouté, nesta adaptação só me fez ter mais vontade de conhecer o clássico original e me aprofundar nos mares revoltos da mente do capitão Ahab!

ThaiRodrigues 16/05/2020

Herman Melville relata como a locura de um homem pode acabar com tudo ao seu redor.
Chabouté faz um trabalho maravilhoso em quadros que mesmo sem fala dizem muito e mantém um ritmo, que faz com que o leitor fique curioso para a próxima página.

Thadeu Costa 06/12/2019

Christophe Chabouté - Moby Dick
Não poderia ter melhor representação em Graphic Novel de um grande clássico como esta obra de Chabouté.

História incrível sobre a loucura de um capitão para atingir seu grande objetivo. Seria um alvo de vida ou apenas pura e louca vingança? Um homem é capaz de colocar sua vida e de outros em risco para atingir seus objetivos, deixando a vingança consumir seu âmago.

A editora está de parabéns por assumir essa grande obra literária em outro formato. Desenhos em preto e branco muito bem detalhados, os quais conseguem expressar os sentimentos dos personagens. Sentimentos esses, que dão vida a história e transformam essa Graphic Novel num grande sucesso e numa ótima aquisição.

Fabio Eloi 07/02/2019

Magistral literatura em quadrinhos
Desde que descobri a existência desta obra fiquei muito curioso em ler por alguns motivos, um deles é o fato de ser a adaptação de um clássico literário, outro por ser a visão de um artista tão consagrado na Europa, como é o caso de Chabouté.
Mas com certeza os dois maiores e principais motivos são também duas coisas pela qual me envergonho... Nunca li o Livro Moby Dick de Herman Melville e nunca havia lido nenhuma HQ de Chabouté!
Embora não tenha nenhum orgulho desses fatos, isso acabou me propiciando uma visão singular ao ler esta adaptação em quadrinhos. Mergulhei (trocadilho acidental) de cabeça nas páginas sem nenhum preconceito, nenhuma referência da obra literária original ou dos trabalhos anteriores do artista... E foi maravilhoso!!!
Os traços de Chabouté são belíssimos. A forma como ele trabalha o preto & branco, seu alto contraste, cria composições que dão peso a narrativa. Seus personagens são muito expressivos, conseguindo passar até mesmo no olhar a loucura ou incredulidade diante de um destino inevitável. Sua narrativa gráfica usa, no caso desta obra, os quadros de forma cinematográfica, trabalhando tanto o ritmo quanto a fotografia da cena, permitindo uma sincronicidade entre imagem e texto que nos guia confortavelmente como um exímio capitão por tortuosos mares de informações cognitivas (analogia proposital).
O fato de não ter lido a obra original de Herman Melville acabou me presenteando com várias surpresas na história, mas também me fez perceber que muito provavelmente Chabouté usou seu talento de síntese, gráfica e textual, em muitos momentos que, imagino, serem narrativamente longos na obra literária, transformando estes em poucos quadros ou mesmo resumindo em olhares/reações de personagens.
Depois de finalmente conhecer uma obra de Chabouté, e uma obra tão bela, pude entender o porquê deste artista ser tão admirado... E também pude entender o motivo da história de Moby Dick habitar e inspirar o imaginário de muitos.
Agora com certeza vou buscar a experiência plena lendo a obra original de Herman Melville, tendo a certeza que será uma leitura extraordinária.

Victor.Carvalho 12/05/2018

Adaptação magistral
Nesse quadrinho Chabouté faz uma daptaçao de um dos maiores clássicos da literatura mundial, Moby Dick de Herman Melville. Ele conta com desenhos incríveis que ajudam a passar toda a tensão da história. O uso do preto em alguns quadros está belíssimo. Posso dizer que foi uma das melhores leituras do ano e que o pessoal do Pipoca & Nanquim está mais do que de parabéns pelo trabalho feito nesta edição. Não Vejo a hora de ler o próximo lançamento de Chabouté no Brasil, Um pedaço de madeira e aço.

Lara 02/05/2018

Excelente
Li a HQ junto com o livro original e o aproveitamento foi maravilhoso, pois a HQ deu vida ao livro através das imagens que são magnificas.Nos balãos a parte escrita é retirada direto do livro.Recomendo!