A Vacina Sem Revolta

A Vacina Sem Revolta Lira Neto

Resenhas - O Poder e a Peste

Gabriela Leite 18/06/2023

Lira nunca decepciona
Lido com suspiros suspeitos, pois sou apaixonada pelo biógrafo e mais ainda pelo biografado.

Lira Neto dispensa comentários, o cara é um dos maiorias biógrafos brasileiros e é dele o meu livro favorito sobre Padre Cicero.

Já Rodolfo Teófilo (originalmente Rodolpho Theophilo) é meu escritor naturalista preferido. O Autor de ?A fome?, retratado nessa Obra, foi um grande ser humano que lutou contra o negacionismo de sua época.

E se hoje, lutar contra a exaltação da burrice que o Bolsonarismo trouxe, é difícil, no fim do Séc. XIX e início do XX, era motivo pra execração. Teófilo não só criou a Vacina, como bateu de porta em porta para convencer as pessoas da importância da prevenção.

Esse Herói nascido em Salvador, sempre dizia ?Sou cearense porque quero? e o seu Amor pelo Ceará é uma das melhores histórias que já li. Torço pra que um dia Rodolfo Teófilo seja mais divulgado e reconhecido pelo altruísmo dedicado aos cearenses.

A Vacina sem Revolta é história antiga, mas extremamente atual no Brasil da Pandemia de COVID.

Flavio.Vinicius 27/02/2021

Episódios da história do Ceará
Biografia de Rodolfo Teófilo. De caixeiro pobre e órfão, Rodolfo Teófilo hoje é o nome do bairro onde está localizado o Campus do Porangabussu, endereço dos cursos da área da saúde da Universidade Federal do Ceará. Farmacêutico, Rodolfo Teófilo lutou sozinho, sem o apoio público, contra a peste de varíola em Fortaleza no final do século XIX. Figura controversa, Rodolfo Teófilo também foi romancista e membro da Academia Cearense de Letras.

O livro é escrito com o estilo primoroso de Lira Neto, muito aproximado da linguagem falada do Ceará, inclusive com o uso de várias expressões cearenses ao longo do texto. A obra passeia pela história do Ceará e de Fortaleza no final do século XIX e início do século XX. Ótima leitura.

io 03/02/2010

Mostra as inúmeras faces deste homem batalhador: cientista, escritor, industrial e divulgador científico, o cearense Rodolfo Teófilo. Enfrentou uma doença que vitimou milhares de pessoas na Fortaleza do final do século XIX e início do século XX: a varíola. Sem qualquer apoio do poder público, Teófilo, formado em Farmácia pela Faculdade de Medicina da Bahia, empreendeu uma batalha pessoal contra a Peste de seu tempo, lutando contra o medo daqueles que temiam a vacina, contra a falta de recursos e contra as consequencias da seca e da fome, que traziam a migração em massa e a piora das condições de higiene.

este é um livro que conta a história deste homem, mesclando jornalismo, história e literatura, o jornalista Lira Neto relata cronologicamente a trajetória de Teófilo, partindo de seu nascimento, em 1853, quando o pai, Marcos José Teófilo, estava envolvido no combate de outra Peste, a febre amarela. Através dos anos acompanhamos as dificuldades enfrentadas por Rodolfo, desde o seu nascimento em um parto difícil, passando pela morte dos pais, a juventude como caixeiro e a luta contra a varíola.