A CAMINHO DA LUZ

A CAMINHO DA LUZ Chico Xavier

Resenhas - A Caminho da Luz

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carlo Enrico 18/10/2020

Nunca li uma psicografia do Chico ruim. Esse livro é incrivel e uma leitura cheia de aprendizados. Recomendo!

Livia 31/07/2020

Emmanuel faz uma breve síntese da história da humanidade, correlacionando-a com a influência da espiritualidade. Ele cita os exilados da Capela, a vinda de Jesus, a missão de Maomé, a revolução francesa, dentre outros pontos. É um livro esclarecedor, embora requeira um estudo mais aprofundado, motivo pelo qual desejo relê-lo pausadamente. Ele foi escrito em 1938, o que me fez pensar sobre como seria a sua atualização, tendo em vista essa pandemia de 2020. Fico na curiosidade.

Marcelo 01/07/2020

A Caminho da Luz
A leitura exige um horizonte aberto para um conhecimento específico, todavia requer uma familiaridade com o assunto.
Abordagem remete a condução humana de fatos ocorridos na história da evolução da sociedade, realizando os devidos paralelos com a necessidade de uma conduta moral que transcende a condição física.
Põe luz em ambientes do passado, deixando claro a essência do bem em todos momentos e a presença divina no auxílio aos seres do bem, mesmo em suas angústias.

Arika.Baiense 19/06/2020

Esclarecedor!
De forma sucinta, trata da gênese do planeta ao século XX, diante os cuidados e trabalhos de Jesus.
Badbad 25/06/2022minha estante
Do famoso Bang Bang passando por capela,uma obra imperdível do divino mestre Chico X and Emmanuel "

Japa 09/06/2020

Como sempre Emanuel trás ensinamentos magníficos! O livro mostra os vários erros que a humanidade insiste em seguir como orgulho, ganância...mas também lembra o eterno amor de Jesus Cristo por nós que apesar de todos os erros ainda acredita na nossa evolução.

RhD 29/03/2020

A Historia sob uma perspectiva espiritual
Um apanhado histórico sucinto, mas com uma visão global e espiritual do que motivou todos os períodos terrestres, desde seus primórdios geológicos até os fins do século XX, fazendo ainda considerações acerca do futuro vindouro. É certamente uma obra obrigatória a todo espírita que deseja conhecer a linha do tempo da História Ocidental a fim de compreender a posição e missão do Espiritismo frente à humanidade. Deliciei-me com essa leitura, que me foi sem dúvida alguma esclarecedora. Poderia tecer melhores e mais dignas considerações a respeito dessa obra inestimável, mas faltam-me palavras. Uma leitura fascinante.

Maria Clara 20/08/2019

Estudo da história
Leitura que te leva além, te faz pensar em tudo o que se estuda na escola. E nos faz perceber como tudo está conectado. É uma síntese dos acontecimentos que marcaram a vida no planeta desde a sua criação. Obrigada Emmanuel por trazer ao mundo através de Chico, essa extraordinária obra.

Karina.Reis 08/08/2019

A caminho da luz
A história da humanidade do ponto de vista espiritual

jumorgensten 26/07/2019

Por 25 capítulos o livro vai caminhando e comentando sobre as civilizações a luz do Espiritismo, ou seja, o ser humano e as religiões ao longo do tempo. Foi lançado um pouco depois de Brasil, a Pátria do Evangelho.

Começa ainda no mundo dos espíritos, fala de Deus e seus ensinamentos que foram serem modificados a bel prazer ao longo do tempo, os primeiros moradores da Terra, como a lua foi criada, o sistema de capela e como ocorreu a grande transição para o ser das cavernas para o humano que conhecemos hoje.

Também comenta as diversas culturas ao redor do mundo dando os exemplos do Egito e suas pirâmides e o seu culto a morte, da Índia e sua forte energia espiritual, de Israel e seu judaísmo, da China e o legado de Confúcio e Lao-Tsé, a Grécia, Atenas e a missão de Sócrates e o povo europeu e as origens do racionalismo.

Tudo isso antes do Cristianismo, depois fala sobre o nascimento de Jesus, os desvios do império romano e o começo e a evolução da edificação cristã, o surgimento da igreja, os abusos de poder do poder religioso e o início, começo e fim da idade média.

Depois o livro se volta para a revolução francesa, o nascimento de Allan Kardec, e assim, o surgimento do Espiritismo, suas grandes transições e modificações, os preconceitos da Igreja e o que será da América e do evangelho futuramente.

Mesmo a obra sendo antiga, o texto é de fácil entendimento e flui de boas, tanto que é possível ler em um dia mesmo tendo bastante informação. A narrativa vai em uma crescente, é truncado inicialmente e depois anda melhor.

O que mais me chamou a atenção é a atualidade de A Caminho da Luz. A sensação é que Chico e Emmanuel escreveram esse livro ontem.

Sem entrar no mérito de questão política, um dos últimos capítulos fala sobre armamento / desarmamento e o livro foi feito em 1939 e tipo: É absurdamente atual. É chocante e fantástico ao mesmo tempo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/07/26/a-caminho-da-luz-francisco-candido-xavier/
Fabricio268 26/07/2019minha estante
Esse livro é maravilhoso. Preciso relê-lo.

jumorgensten 27/07/2019minha estante
? muito demais. Aprendizado puro.

Mark 13/12/2018

"Não deverá ser este um trabalho histórico"
A Caminho da Luz, uma obra ditada pelo espírito de Emmanuel e psicografada por nosso querido Chico Xavier, nos trás a história da civilização à luz do Espiritismo, e merece ser lida, assim podemos aprender com a coerência entre o conteúdo da obra e a época da sua psicografia, tendo como pano de fundo a religiosidade, o significado da conexão entre o ser humano e Deus, e que se assenta em informações e conhecimentos histórico científicos.
São 25 capítulos trazendo uma abordagem que Emmanuel faz da História terrestre, dos missionários divinos, espíritos eminentes no plano dos valores espirituais que visitam outras pátrias siderais e regressam ao orbe no esforço abençoado de missões regeneradoras dentro das igrejas e das academias terrestres.

Wagner 01/10/2018

DO FEUDALISMO...

(...) Toda a unidade política desaparece nesses tempos de luzidas lembranças para a Humanidade. A propriedade individual jamais alcançou tamanha importância e nunca a servidão moral ganhou tão forte impulso (...)

in: XAVIER, Francisco Candido. A caminho da Luz. São Paulo: FEB, 2007.

Volnei 03/09/2018

A Caminho da Luz
Esta é uma obra onde Emmanuel nos faz um relato minucioso da criação do planeta Terra e suas fazes até chegar ao que o autor cham,a de maioridade espiritual . Ele nos conta ainda sobre a vinda de seres de outro orbe que vem até a Terra para também evoluir e assim nasce o mito do paraíso perdido

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Vivi.Montarde 29/08/2018

A trajetória histórica e espiritual da Terra

O livro nos mostra a evolução histórica da Terra, focando na evolução espiritual dos seus habitantes. Neste livro fica claro que estamos a caminho da luz, que o progresso é inevitável, mas que a evolução intelectual precisa vir acompanhada da evolução moral, e que Jesus está na direção do nosso planeta, nos guiando e nos orientado. O propósito do livro é nos esclarecer quanto à direção do planeta por Jesus, que vela sem cessar pelos destinos da Terra.

“É que a civilização e o progresso, como a própria vida, dependem das trocas incessantes. O Universo, na sua constituição maravilhosa, não criou nem sanciona leis de isolamento na comunidade eterna dos mundos e dos seres. A existência é uma longa escada, na qual todas as almas devem dar-se as mãos, na subida para o conhecimento e para Deus (pág. 74).”

O livro começa nos apresentando a formação da Terra, passando pelos seus primeiros habitantes, a chegada dos exilados de Capela, o papel e contribuição da sociedade grega, a missão do Império Romano, a vinda de Jesus e o exemplo que Ele nos legou, a evolução do cristianismo, as razões do feudalismo, o apogeu da renascença, a Revolução Francesa e suas contribuições e excessos, o papel do continente americano e por aí vai.

“(...) cada homem, como cada coletividade, pode cumprir seus deveres ou agravar suas responsabilidades próprias, na esfera de sua liberdade relativa (pág. 180-181).”

Enfim, como deu para perceber é um livro para quem gosta de história e busca entender as razões dos eventos que foram acontecendo, sob a ótica da Doutrina Espírita. A mensagem principal, no meu entendimento, é que Jesus não nos abandona, Ele está na direção no orbe velando por nós e nos enviando Seus missionários a fim de auxiliar na nossa caminhada. E Ele próprio marcou sua passagem pela Terra como a mais perfeita exemplificação da caridade e do amor. Seus exemplos e atos são um roteiro para nosso aperfeiçoamento na Terra. Jesus foi a personificação de toda sabedoria e amor.

OBS.: Quem gostou deste livro, recomendo a leitura de “Os exilados da Capela” e “Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho”, por apresentarem temática similar.

Cris 29/08/2018minha estante
nossa, não é meu tipo de livro, mas fiquei bemmmm curiosa sobre ele, acho que vou ler.

Vivi.Montarde 29/08/2018minha estante
Eu gostei bastante. Essa versão é mais antiga pq peguei na biblioteca da casa espírita que frequento, mas tem outras edições dele que são mais novas.

Vivi.Montarde 29/08/2018minha estante
Leia sim Cris. Eu aprendi muito com ele. Tomara que tb goste :)

Cris 29/08/2018minha estante
Vou ler sim. Obrigada pela dica.

Umberto Vicente 05/08/2018

Excelente!
Nesse livro, Emmanuel, pela mediunidade de Chico Xavier, descreve desde o começo do homo sapiens, quando o mesmo é um invólucro perfeito para o começo da civilização inteligente.

Nele decorre desde as civilizações degradadas de Capela, que vêm à Terra, para ajudar no progresso da humanidade.

Depois Emmanuel vem explicando de maneira bem simples e objetiva, os percursos das religiões entre os povos e continentes, seus conflitos, transformações, e os missionários que ajudaram e ajudam até hoje no progresso da humanidade.

Pra quem quer se aprofundar mais sobre o espiritismo, vale muito a pena ler.

Alessandra.Rodrigues 04/07/2018

Esclarecedor
Gostei mais deste livro do que do "Exilados de Capela". Também trata da evolução do povo terrestre a luz da doutrina espírita, com um linguagem clara e objetiva.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6