A Caminho da Luz

A Caminho da Luz Chico Xavier

Resenhas - A Caminho da Luz

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vivi.Montarde 29/08/2018

A trajetória histórica e espiritual da Terra

O livro nos mostra a evolução histórica da Terra, focando na evolução espiritual dos seus habitantes. Neste livro fica claro que estamos a caminho da luz, que o progresso é inevitável, mas que a evolução intelectual precisa vir acompanhada da evolução moral, e que Jesus está na direção do nosso planeta, nos guiando e nos orientado. O propósito do livro é nos esclarecer quanto à direção do planeta por Jesus, que vela sem cessar pelos destinos da Terra.

“É que a civilização e o progresso, como a própria vida, dependem das trocas incessantes. O Universo, na sua constituição maravilhosa, não criou nem sanciona leis de isolamento na comunidade eterna dos mundos e dos seres. A existência é uma longa escada, na qual todas as almas devem dar-se as mãos, na subida para o conhecimento e para Deus (pág. 74).”

O livro começa nos apresentando a formação da Terra, passando pelos seus primeiros habitantes, a chegada dos exilados de Capela, o papel e contribuição da sociedade grega, a missão do Império Romano, a vinda de Jesus e o exemplo que Ele nos legou, a evolução do cristianismo, as razões do feudalismo, o apogeu da renascença, a Revolução Francesa e suas contribuições e excessos, o papel do continente americano e por aí vai.

“(...) cada homem, como cada coletividade, pode cumprir seus deveres ou agravar suas responsabilidades próprias, na esfera de sua liberdade relativa (pág. 180-181).”

Enfim, como deu para perceber é um livro para quem gosta de história e busca entender as razões dos eventos que foram acontecendo, sob a ótica da Doutrina Espírita. A mensagem principal, no meu entendimento, é que Jesus não nos abandona, Ele está na direção no orbe velando por nós e nos enviando Seus missionários a fim de auxiliar na nossa caminhada. E Ele próprio marcou sua passagem pela Terra como a mais perfeita exemplificação da caridade e do amor. Seus exemplos e atos são um roteiro para nosso aperfeiçoamento na Terra. Jesus foi a personificação de toda sabedoria e amor.

OBS.: Quem gostou deste livro, recomendo a leitura de “Os exilados da Capela” e “Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho”, por apresentarem temática similar.

Cris 29/08/2018minha estante
nossa, não é meu tipo de livro, mas fiquei bemmmm curiosa sobre ele, acho que vou ler.

Vivi.Montarde 29/08/2018minha estante
Eu gostei bastante. Essa versão é mais antiga pq peguei na biblioteca da casa espírita que frequento, mas tem outras edições dele que são mais novas.

Vivi.Montarde 29/08/2018minha estante
Leia sim Cris. Eu aprendi muito com ele. Tomara que tb goste :)

Cris 29/08/2018minha estante
Vou ler sim. Obrigada pela dica.

Diego Piu 22/11/2023

Escrevi em um histórico de leitura que acredito estar saturado de literatura espírita.

No caso desse, em especial, existia uma certa expectativa desde a época que comecei a frequentar um centro (que não vou mais).

A sensação na leitura é que muito se fala e pouco se diz... (Na conclusão, o Espírito se justifica por isso).

A definição de heróis e vilões, certo e errado é quase sempre afetada pelo ponto de vista de quem escreve... Em alguns pontos, discordei dos posicionamentos narrados aqui.

Enfim... Saudável discordar e questionar, não é mesmo?!
Lê_Fox 20/01/2024minha estante
DiegoPiu, concordo quando você diz que é saudável questionar. E justamente por isso me aguçou a curiosidade. O que você questionou? Quais são os seus pontos de vista, principalmente quando coloca "muito se fala e pouco se diz"?

Diego Piu 24/01/2024minha estante
Pior que eu passei o livro pra frente, tinha algumas coisas marcadas nele. Porém tem um tom meio colonizador de homem branco quase sempre em evidência. Algumas opiniões controversas sobre acontecimentos históricos e por aí vai...

Lê_Fox 24/01/2024minha estante
Interessante. Estou recém chegando no meio do livro, mas não percebi o tom colonizador em evidência. Ao contrário, me parece que justamente pelas divisões para falar dos povos originários me pareceu bem abordado, falando das culturas, pontos fortes e dificuldades de cada povo. Enfim, seguirei lendo, com calma. ?

jumorgensten 26/07/2019

Por 25 capítulos o livro vai caminhando e comentando sobre as civilizações a luz do Espiritismo, ou seja, o ser humano e as religiões ao longo do tempo. Foi lançado um pouco depois de Brasil, a Pátria do Evangelho.

Começa ainda no mundo dos espíritos, fala de Deus e seus ensinamentos que foram serem modificados a bel prazer ao longo do tempo, os primeiros moradores da Terra, como a lua foi criada, o sistema de capela e como ocorreu a grande transição para o ser das cavernas para o humano que conhecemos hoje.

Também comenta as diversas culturas ao redor do mundo dando os exemplos do Egito e suas pirâmides e o seu culto a morte, da Índia e sua forte energia espiritual, de Israel e seu judaísmo, da China e o legado de Confúcio e Lao-Tsé, a Grécia, Atenas e a missão de Sócrates e o povo europeu e as origens do racionalismo.

Tudo isso antes do Cristianismo, depois fala sobre o nascimento de Jesus, os desvios do império romano e o começo e a evolução da edificação cristã, o surgimento da igreja, os abusos de poder do poder religioso e o início, começo e fim da idade média.

Depois o livro se volta para a revolução francesa, o nascimento de Allan Kardec, e assim, o surgimento do Espiritismo, suas grandes transições e modificações, os preconceitos da Igreja e o que será da América e do evangelho futuramente.

Mesmo a obra sendo antiga, o texto é de fácil entendimento e flui de boas, tanto que é possível ler em um dia mesmo tendo bastante informação. A narrativa vai em uma crescente, é truncado inicialmente e depois anda melhor.

O que mais me chamou a atenção é a atualidade de A Caminho da Luz. A sensação é que Chico e Emmanuel escreveram esse livro ontem.

Sem entrar no mérito de questão política, um dos últimos capítulos fala sobre armamento / desarmamento e o livro foi feito em 1939 e tipo: É absurdamente atual. É chocante e fantástico ao mesmo tempo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/07/26/a-caminho-da-luz-francisco-candido-xavier/
Fabricio268 26/07/2019minha estante
Esse livro é maravilhoso. Preciso relê-lo.

jumorgensten 27/07/2019minha estante
? muito demais. Aprendizado puro.

Arika.Baiense 19/06/2020

Esclarecedor!
De forma sucinta, trata da gênese do planeta ao século XX, diante os cuidados e trabalhos de Jesus.
Badbad 25/06/2022minha estante
Do famoso Bang Bang passando por capela,uma obra imperdível do divino mestre Chico X and Emmanuel "

dieizon 15/04/2024

Livro com muitas revelações onde Emanuel nos leva a entender um pouco dos caminhos que a humanidade tomou ao longo da história e seus desdobramentos no plano espiritual e material, bem como nossa incessante busca como indivíduos e sociedade rumo a evolução.

Gandhi 04/06/2010

O MELHOR LIVRO QUE JA LI
Esse livro é simplismente maravilhoso,quando li esse livro não tive mais dúvida da veracidade da mediunidade do nosso grande médium Francisco Candido Xavier,esse livro fala sobre a história universal, mostrndo atrvés da história que Deus jamais nos abaandona,e que tudo está certíssimo dentro das leis universal.

O livro fala sobre química,física,biologia e história.

É O MÁXIMO!!! É MEU LIVRO DE CABECEIRA.

PRETENDO RELER BRVEMENTE E RECOMENDO A TODOS.

Maria Elisa 19/10/2011

Retrata a história da civilização à luz do Espiritismo a partir da análise das ocorrências físicas e espirituais que marcaram as transformações de nosso planeta, destacando a grandeza e a misericórdia de Jesus. Nesta obra, Emmanuel narra a origem da Terra; percorre civilizações milenares (Egito, Índia, China, Grécia, Roma); fala sobre a vinda do Cristo, as Cruzadas, a Revolução Francesa e a Idade Moderna.

Thiago 30/01/2011

Após a absorção dos rudimentos da Doutrina Espírita pela leitura dos livros de Kardec, tive nesse livro uma noção precisa e fascinante da profundidade da mediunidade de Chico Xavier, conduzida pelo brilhantismo de Emmanuel. Chico atualiza as obras de Kardec trazendo à tona questionamentos modernos e reflexões sobre o papel do espiritismo em relação ao progresso das coletividades e a evolução do ser humano sobre o orbe terrestre. Neste livro, a clareza com que Emmanuel traça um panorama sobre a história da humanidade à luz do Espiritismo nos faz entrever que tais reflexões são muito mais frutos de uma verdade descrita de modo adaptado à realidade intelectual dos encarnados do que elucubrações de veracidade duvidosas. Passeamos por fatos históricos decisivos e somos conduzidos a um deslumbramento do quanto o mundo invisível guia e direciona o progresso e apara as arestas dos destinos humanos em direção à evolução, e nada mais. Um livro que evidencia a maturidade da Doutrina Espírita e todo o seu potencial.

Asdrubal 17/07/2011

A Caminho da Luz
Para quem quer conhecer a origem da Terra e seus principais acontecimentos antes da vinda do homem e depois, é muito boa leitura!

Moitta 03/04/2012

Uma breve história do mundo
No livro, Emmanuel conta que somos os exilados de Capela, que viemos à Terra com uma missão expiatória, para aprender a humildade, a fraternidade, a fé e o amor a Deus.
Na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma comunidade de Espíritos puros e eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida e de todas as coletividades planetárias.

Jesus é quem recebeu a tarefa de nos guiar, e conta o livro que desde a formação geológica do planeta, onde trabalharam diversos operários da espiritualidade sob sua direção até os dias atuais está ele no comando.

Os seres degradados de Capela no decurso do tempo reuniram-se em 4 grupos: o dos árias, a civilização do Egito, o povo de Israel e as castas da India. Dos árias descenda a maioria dos povos brancos (incluindo latinos, celtas, gregos, germanos e eslavos)

O livro analiza a historia de cada uma das raças. Conta que a todo o tempo enviados de Jesus vinham a encarnar, como sábios, profetas, missionários. No inicio, lembravam alguns dos conhecimentos antigos, sabedoria contidas nos Vedas por exemplo.

Conta que muitos dos enviados se perderam parcialmente nas ilusões mundanas, como Maomé, que deveria reacender a luz do cristianismo no mundo árabe, mas sofreu influencias de seres malígnos, que desvirtuaram sua missão em parte.

O livro é rico em conteúdo, porém é curto, ele mesmo o admite no final. Absolutamente interessante.

Reinaldo 21/11/2012

A evolução da Humanidade na visão espírita
Chico Xavier, psicografando Emmanuel, mostra informações importantes dentro da visão espírita sobre a Gênese Planetária, o surgimentos das diversas raças e civilizações, as grandes religiões do passado, o Império Romano, a edificação e a evolução do cristianismo e os abusos do poder religioso, o Espiritismo e as grandes transições. Apresenta, por fim, o Evangelho e o futuro.

Agnes.Tanchela 17/01/2013

Fiquei super entusiasmada para ler mais sobre a evolução do mundo, principalmente na fase do Egito, que me deixou super curiosa para ler mais. Queria que este livro tivesse mil páginas!

Barbara 17/02/2013

Leitura leve
O livro conta a história da Terra sobre o ponto de vista da espiritualidade maior, mostra os esforços realizados pelos responsáveis do nosso lar e de como isso refletiu nos homens e como eles responderam as tentativas de apaziguar os habitantes de tão confuso planeta.

É uma leitura bem leve, e devemos levar em conta que ele foi escrito em 1938, um pouco antes da segunda guerra mundial, então vai faltar um pouco de história ai, rsrsrs.

Enfim livro é fácil de ler, dá pra ler em uma semana!

BARBA 12/03/2013

A Caminho da Luz de Francisco Cândido Xavier, espírito Emmanuel
Para quem esta estudando os ensinamentos espiritas, como eu, este é um livro fundamental para o inicio de seus estudos, interligas muitos acontecimentos, responde muitas perguntas....Muito bom.

Pry Tyler 14/12/2014

Muito esclarecedor!
Um livro que tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre o surgimento do mundo, gostei! Como espírita eu recomendo.
Uma leitura simples e bem gostosa,

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6