O que é psicanálise

O que é psicanálise Fábio Herrmann

Resenhas - O que é psicanálise

pitypooralfie 21/04/2024

Não gostei muito da linguagem e de como algumas frases foram construídas. o livro também me parece um pouco datado, o que acho que é até normal.

de qualquer forma, consegui me aproximar um pouquinho mais da psicanálise e aprender melhor alguns conceitos. senti, porém, falta de um pouco mais de rigor na linguagem. em todo caso, é uma boa obra introdutória.

Artemis24 05/03/2024

Freud e sua mente (bizarramente) brilhante
é realmente um livro introdutório e o que mais me ganhou foi a linguagem do autor, tornou (se possível) tudo mais fácil para a compreensão. embora tenho que confessar que muitas vezes parecia que eu estava sendo apresentada a um outro universo de sentido.
eu fiz releitura de metade do livro, pois li, primeiramente, para o trabalho da faculdade, e me interessei então resolvi lê-lo completamente. ótima leitura

Lorena 28/12/2023

Bão
Gostei bastante do livro. É realmente algo mais introdutório, como alguém que não sabe de nada sobre psicanálise, eu achei bem informativo.
A linguagem é simples e a leitura é rápida, como é um livro curto, daria pra ler em 1 dia.
Apesar de ele citar várias teorias e seus autores, senti um pouco de falta de recomendações mais explícitas sobre as obras, embora o jeito que ele tenha abordado os assuntos tenha sido muito boa e dá muita margem pra quem quiser se aprofundar.
Achei a maneira como ele explicou os tópicos do livro ótima e recomendo bastante essa leitura.

helo 16/11/2023

Muito muito bom pra quem nunca teve contato com a psicanálise antes, explica vários conceitos de forma bem simples de entender

Maah.vic 01/10/2023

Literatura quase narrativa
A linguagem do autor é divertida (tipo comparar as pessoas com queijo), embora devo dizer que não é uma leitura de fácil compreensão!
Se você não pesquisou pelo menos um pouco sobre as ideias de Freud, talvez você não entenda esse livro. Afinal estamos meio que tudo misturado devo dizer e ainda mesclado com outras teorias igualmente interessantes!
O livro não trata o aparelho psíquico ou a psicanálise como algo concreto e definitivo, e isso é ótimo! Vejo muita gente dizendo que ?ai o aparelho psíquico nao existe pq nao tem nada no cerebro que o indique? e eu fico ?óh abençoado, claro que não existe, é uma fantasia, uma fantasia verdadeira?
Psicanálise tem isso de interessante, é como estar dentro de um sonho, não há muita diferença entre o real e o surreal, tudo tem uma conexaozinha
E esse livro pega nessa vibe com maestria

Maria13125 12/04/2023

Incrível!
Iniciamos nosso grupo de estudos de psicanálise com esse livro, e sinceramente, ler Fábio Hermmann foi um hobbie para mim.
Ele tem um tom irônico, sarcástico, genial!
Infelizmente o livro, devido à época em que foi escrito, possui alguns conceitos e termos desatualizados, entretanto isso permite que tenhamos um conhecimento maior de como certos conceitos eram entendidos no momento em que foi escrito!

?A loucura do nosso mundo é simplesmente o resultado da maneira pela qual o construímos?

?As palavras são traiçoeiras. Quando falamos, dizemos o que queremos dizer, porém, ao mesmo tempo, dizemos também muitas outras coisas que nem suspeitavámos.?

Aleszsandra 01/04/2023

O que é psicanálise é um livro voltado mais para o pessoal que estuda psicologia e gosta de entender sobre o humano

lilica 26/02/2023

Eh um livro realmente introdutorio, curtinho que da pra ler de uma vez so, que explica os conceitos basicos de psicanalise assim como indica leituras mais aprofundadas como os livros do freud ou da melanie klein, eh explicado de uma forma facil de entender e a linguagem n eh dificil, o que eh algo que aprecio bastante

Ju 29/06/2022

Para quem nunca teve contato com a psicanálise esse livro apresenta de forma clara e simples seus principais conceitos.

Re Vitorino 18/06/2022

Psicanálise
É meu segundo livro sobre o tema, levada por alguns conceitos de IA e Ciência Cognitiva e foi uma excelente experiência. Ainda que curto, tem trechos bastante densos que requerem a releitura, principalmente para quem, como eu, não é estudante da área, mas busca entender alguns conceitos de forma completar.

Mel ð¯ 29/04/2022

Sutil introdução à psicanálise
Com uma linguagem acessível, uma escrita leve e com tom de bom humor, esse livro faz uma introdução à psicanálise, apresentando de forma simples a teoria, o método e seus conceitos.
Perfeito como uma introdução para quem deseja começar a estudar ou uma leitura rápida para quem quer conhecer sobre a psicanálise sem ter de se deparar com complicados jargões.

pam.ggs 18/04/2022

Muito bom para iniciantes
Leitura obrigatória para quem está começando a estudar Psicanálise na universidade ou por conta própria.

Trás os conceitos básicos como também da uma retomada histórica.

30/03/2022

Não tão iniciante assim
Gostei bastante da leitura, porém recomendo apenas para aqueles que tenham uma pequena base na Psicanálise, pois fica mais fácil entender e seguir a minha de raciocínio do autor.

Giovana456 18/01/2022

Uma ótima introdução ou revisão a psicanálise
Achei o livro muito bom, já que trás uma serie de conceitos psicanalíticos fundamentais, muitas vezes chegando até mesmo a comparar como aquelas ideias se diferenciam para diferentes psicanalistas.
A escrita é bem tranquila, acessível e didática, então quem nunca teve contanto com a psicanálise vai conseguir, creio eu, ter um bom entendimento do que é tratado. Já quem já conhece algo de psicanálise consegue uma certa "revisao" e retomada de conceitos de uma forma bem rápida e simples.
Com certeza é um livro que vale muito a pena aos interessados na psicanálise, seja estudante, leigo interessado, profissional, ou o que quer que seja

Isa Laviola 22/09/2021

Verdades perturbadoras
O livro esclarece sobre a psicanálise, o método, diversos termos e a natureza humana de maneira muito completa. Mas é essa exposição crua da natureza humana, do que está por trás de nossos pensamentos e ações que torna o livro assustador. É difícil aceitar que tantas ideias perturbadoras habitam nossa mente, e o autor não nos poupa da verdade.