Eternamente Cecilia

Eternamente Cecilia Elysanna Louzada

Resenhas - Eternamente Cecilia

Ana Júlia 25/12/2023

"seu eternamente"
Todas as reviravoltas do livro valeram a pena, um romance de época muito bem escrito, que abordou muito bem a cultura italiana que os colonos trouxeram para o BR, o que só me fez gostar mais do livro.
Fiquei completamente viciada na história da Cecília e Francisco, um desenvolvimento muito bom, me apaixonei junto com eles durante o livro, principalmente na parte dos votos, quando finalmente entendi o título do livro kkkkkk

jeeeh.carool 16/08/2023

? [Resenha e opinião]: @love_books2
Cecília é uma imigrante italiana, que chega ao Brasil com seu pai e seus dois irmãos, com pouca bagagem e muitos sonhos e esperanças de ter uma vida digna, assim eles iniciam suas vidas na fazenda Bela Vista. Logo ao chegarem, o pai de Cecília começa a se sentir mal, com medo de perderem tudo novamente, Cecília vai a procura de ajuda e não vendo saída de como conseguir dinheiro antes do termino da colheita, resolve tentar a sorte como empregada no casarão da fazenda.

Nessa hora, conhecemos D. Joaquina, que é uma fofa e temos o desprazer de sermos apresentados a Estela, a "dona" das terras, essa qual tem o papel de fazer a vida de todos um terror, conhecemos Francisco, esse é o nosso "mocinho", um advogado que viveu boa parte de sua vida no Rio de Janeiro, que retorna a fazenda para ajudar sua mãe na administração, já que estão beirando a falência.
Ah, já ia me esquecendo, também temos o desprazer de conhecer Catarina, dona de um dote que salvaria a fazenda de todos os problemas e estabeleciaria novamente o alto padrão de vida deles e Otávio, melhor amigo de Francisco, qual consegue se igualar com Estela no ódio que pegamos por eles.

? Agora vem o clichê que amamos.

Com Cecília trabalhando na cozinha do casarão não demora muito para que o caminho dos dois se cruzem. Onde acabam encantados um com o outro, Francisco a princípio acredito que tenho sido mais sexual do que amor, porém, como uma leitora iludida e apaixonada, irei acreditar que foi amor a primeira vista rs. Cecília por sua vez, se sente atraída mas o medo de acontecer com ela o mesmo que houve com a última empregada fala mais alto, pois essa, caiu nos encantos de Francisco e foi "jogada" na rua.

Os capítulos são revezados entre o ponto de vista de Cecília e de Francisco, o que eu particularmente adoro! Quem conhece a escrita da Elysanna, já consegue imaginar que irá devorar o livro em pouco tempo e ficará com um gostinho de quero mais. A riqueza de detalhes, a construção tanto do cenário, personagens e clima da história deixam tudo mais fluído.

anaclarinhaa 07/12/2021

Ameii! É um ótimo livro pra um romance clichê, com uma trama muito bem elaborada no contexto do período após a abolição da escravatura no Brasil. Muito bom para passar o tempo, é uma leitura fácil e divertida, mas senti falta de mais detalhes sobre os lugares, como aromas e a caracterização do lugar, e principalmente dos personagens, que deixa a desejar, por isso tem-se que ter a mente aberta para especular a aparência deles, pois não é detalhada nem muito citada. Fora isso super recomendo, e com certeza leria novamente. ?

Bruna 18/09/2021

Livro com fundo histórico bacana, porém a parte do romance não me convenceu muito, é aquela coisa de mal se falarem e já estão apaixonado, o que parecia mais era desejo, principalmente do mocinho, do que amor e tal, sendo assim vc acaba não torcendo tanto pelo casal em si, mas mais pela protagonista, que preciso dizer q se lasca pacas... Haha

Acho que os personagens precisavam de mais desenvolvimento, várias partes em que o diálogo poderia ser bem construído.

O início até tem uma emoção que depois fica bem devagar e lá pra 70% que voltar a ficar de um jeito que vc não quer parar.

Mari 22/08/2021

Gostei
Poderia ser mais desenvolvido, tanto o romance que achei rápido demais como a parte histórica que era o que mais me interessava. É uma boa leitura pra quando não se sabe o que ler kkkk

@jurietjens 22/03/2021

Ótimo romance de época
Eu não sou muito chegada em romances de época mas encontrei esse livro em uma dessas promoções do Kindle e resolvi ler. Ainda bem! Achei a história bem escrita, divertida e muito emocionante. Era um plot twist atrás de plot twist. Teve romance, teve cenas hot bem desenvolvidas e, é claro, personagens que me fizeram xingar até a quinta geração da escritora, mas que tornaram a trama muito interessante. O mais legal de tudo é que é um romance que se passa no Brasil, na época pós-escravidão em que muito italianos imigraram para cá. Ou seja, ainda tivemos um contexto histórico bem colocado do nosso país. Super recomendo a obra!

Ju 22/02/2021

Um pedaço da nossa história
O que me chamou a atenção de imediato foi o cenário no qual a história foi retratada. Sou fascinada por descobrir origens e achar ligações, e Eternamente Cecília me mostrou uma parte de situações que meus próprios antepassados podem ter vivido. A imigração.

É uma história que me serviu de base em vários aspectos, com cenas emocionantes e realistas no quesito histórico. Mas o romance é mais ameno, vemos as cenas se desenrolando, mas é mais fácil sentir uma ligação com a personagem central, do que com o casal, mesmo havendo momentos de exceção.

No entanto foi uma leitura prazerosa, me deleitei com a história da imigração italiana e com os costumes desse povo. Senti uma raiva palpável dos vilões e torci pelos mocinhos, sabendo que a trajetória deles em momento algum seria facilitada.

Um ótimo livro, uma ressalva da história que muitas vezes esquecemos.

caca.books 07/12/2020

Legal!
História fluida e boa, o mocinho não me agradou muito, pois eu não sentir que ele gostava mesmo da mocinha e sim apenas desejo sexual.

Marcela 18/08/2020

Eternamente Cecília
Eternamente Cecília - Elysanna Louzada
288 páginas, Editora: (Publicação independente)
Nota: ??????????
Cecília é uma imigrante Italiana que vem para o Brasil em busca de melhores condições de vida e trabalho depois da morte de sua mãe, porém o que Cecília não esperava era conhecer o amor em uma fazenda de café, e muito menos saberia que para viver tal amor ela teria que perder tanto.
Eu achei um livro bem curtinho e bem gostoso de ler, com acontecimentos que prendem, você quer ler mais a cada página, Cecília e Francisco são um casal incrível!

Cris.Melo 11/05/2020

Clichê
É um ótimo clichê de época que na minha visão, só não dei 5 estrelas pelo fato dos personagens não terem sido bem construídos e alguns conflitos previsíveis demais, no mais, a escrita da autora é aconchegante e interessante, em nenhum momento fiquei sem vontade de deixar o livro de lado.
Bruno B. 11/05/2020minha estante
Acompanhe o Mais Um Capítulo em todas as redes

Canal no YouTube

link do blog https://brunobts2014.wixsite.com/maisumcapitulo

Instagram @mais.um_capitulo

Ariany.Moura 25/03/2020

Romance, romance...
A senhorita inteligência aqui retirou o livro da estante sem perceber. Mas vamos ao que eu havia falado na resenha anterior.

O livro flui bem, as páginas correm soltas, e com os capítulos mais curtos isso é de grande ajuda. Há muitos clichês (a trama principal é um clichê) mas como eu sempre digo: há quem goste de um livro clichê.

Achei alguns leves errinhos durante o livro, mas definitivamente nada que atrapalhasse o desenvolver da história. É bom ler livros de produção independente e achar os talentos que temos por aí.

Meu Vício em Livros 15/11/2019

Ótimo
Se não fossem 4 detalhes que me incomodaram nas páginas finais, teria dado 5 estrelas.

Michelle.Fagundes 27/02/2019

Simplesmente lindo!
Eternamente Cecília se mostrou muito mais do que um romance de época, graças à notável capacidade da autora de construir uma história com os pés em uma realidade histórica vivida no Espírito Santo, no século XIX.

Elysanna Louzada nos surpreende, mais uma vez, com uma belíssima obra. Os detalhes de um importante momento histórico foram contados com precisão e cuidado, tornando o livro uma preciosidade. Apaixonei-me pela história de Cecília e Francisco e sofri com eles as consequências de um verdadeiro amor.

Talita 17/02/2019

Em 1890, a italiana Cecilia Agrizzi embarca com a família em um vapor para o Brasil em busca de trabalho e das terras prometidas pelo governo do Espírito Santo. Cecilia vai trabalhar em uma fazenda de café, mas quando seu pai adoece, ela se transfere para a cozinha da casa de Estela Dias, uma arrogante aristocrata que não perde a chance de humilhar seus empregados.

Não são muitos os romances de época que tive o prazer de ler que se passavam no Brasil, então sempre estou ansiosa para conhecer algum. Conheci esse livro pela sinopse e havia me sentido atraída por ele, e ter a oportunidade de comprá-lo diretamente com a autora em um evento foi uma maravilha. Adorei cecília e seu irmão mais novo desde o começo. Encantei-me com a escrita da autora e odiei (como esperado) certos personagens que quem leu sabe muito bem quem.
Eternamente Cecilia é um romance encantador, com todo um cenário muito bem elaborado e que me fez querer conhecer mais sobre a autora (se tivesse um novo romance de época então...

Nattália Azevedo 03/02/2019

Eternamente Cecilia
Eternamente Cecilia entrou na minha lista de leituras sem grandes pretensões, na realidade uma conhecida disse que ele estava gratuito na Amazon e eu decidi baixar. Eh posso dizer que não me arrependo nem um pouquinho disso.
O livro é ambientado no Brasil do século 19 e nos mostra de maneira sucinta a imigração de europeus para a América em busca de uma nova e melhor vida.
Como protagonista temos a jovem Cecilia, uma italiana que vem para o Brasil juntamente com a sua família para trabalhar em uma lavoura de café no estado do Espírito Santo. O papel de mocinho cabe ao jovem Francisco, advogado idealista e único filho de um abastado, ou nem tanto assim, cafeicultor. Os dois se cruzam na fazenda Bela Vista e depois disso a vida e os sentimentos de ambos nunca mais serão os mesmos.
Os personagens secundários foram um presente à parte, muito bem escritos, eles conseguiram despertar os mais variados sentimentos, uns eu amei e outros odiei com todas as minhas forças, destaque especial para a Estela e o Otávio, ranço eterno aqui hahahaha.
A escrita da autora é magnífica, ela tem um jeito capaz de nos fazer sofrer, nos angustiar, sorrir e amar junto com cada personagem.
Outro ponto positivo e um dos que mais amei como professora de história hahahaha, foi a temática histórica contida nele. A Elysanna Louzada conseguiu com maestria narrar esse momento da história do nosso país, a vinda em massa de imigrantes e principalmente a difícil vida que eles levavam nas lavouras de café, fazendo com que a chance de enriquecer na América se tornasse somente um sonho bem distante. Ao longo da leitura existem situações que nos chocam, mas vale salientar que isso muitas vezes era a realidade da época.
Por isso e muito mais, que não quero e nem posso dizer, para não dar spoilers, recomendo a leitura de Eternamente Cecilia de olhos fechados, garantindo que meu primeiro contato com a escrita da autora não poderia ter sido mais encantador e viciante.
BOA LEITURA...