Why I’m No Longer Talking to White People About Race

Why I’m No Longer Talking to White People About Race Reni Eddo-Lodge

Resenhas - Why I'm No Longer Talking to White People About Race

Camila.Macedo 13/06/2023

Excelente!
Relato poderoso de como o racismo impacta a vida em sociedade. A autora traz dados, ainda que do Reino Unido, relevantes para o tema racial, além de percorrer momentos marcantes da sua própria experiência como mulher negra. Em cada capítulo, Reni Eddo-Lodge trata de um aspecto diferente do racismo na sociedade, de modo que provoca o leitor a fazer uma reflexão mais aprofundada sobre o tema. Sendo branco o leitor, o livro pode causar incômodo, uma vez que reforça a necessidade de revisão de privilégios.
Recomendo muito!!!

Fran 14/07/2020

Uma reflexão importante e necessária. Reni mostra pontos muitos delicados e sinceros sobre o problema de se tentar discutir racismo com pessoas brancas e a falta de sensibilidade coletiva para com o assunto.

emy 16/06/2020

Uma leitura desagradável...
Mas é pra ser. Se você é branco, assim como eu, você vai com certeza se sentir desconfortável constantemente, culpado, às vezes vai se ofender e imediatamente ir para um estado mental de "defesa." Tudo bem. Contanto que você tire um tempo pra refletir e repensar e absorver e compreender as palavras de Reni Eddo-Lodge, está tudo bem. Como pessoas brancas, nós nunca realmente paramos pra pensar na cor da nossa pele como parte do problema. Somos privilegiados. Somos pessoas crescidas em uma sociedade que favorece nossa branquitude, e mesmo que nós não tenhamos a intenção, nós acabamos nos acostumando e ficando em silêncio, ignorantes das lutas que as pessoas negras tem que enfrentar todos os dias. Foram muitos assassinatos por brutalidade policia para que o mundo finalmente acordasse. Mas agora nós estamos despertos e esse livro é pra todos - mas principalmente para nós, brancos - que estamos tentando nos educar mais sobre racismo, e tentando ser melhor, fazer melhor, e usar nosso privilégio pra ajudar, ao invés de só ficar em silêncio. É uma leitura desconfortável e desagradável, mas está tudo bem. Ninguém mudou o mundo estando em sua zona de conforto. É quando você acha a coragem para encarar a verdade feia e devastadora, que mudanças acontecem. Então leia esse livro. Leia outros livros à respeito. Ouça. Entenda. Aprenda. Reconstrua o mundo. #VidasNegrasImportam

Isabela.Pery 24/05/2020

Pra pessoas negras que já têm maior consciência racial talvez esse livro não acrescente muito de novo (talvez a parte histórica de como se dá a dinâmica racial na Inglaterra, porque temos mais acesso a coisas dos EUA nesse tema), mas mesmo assim acho que vale muito a pena ler mais uma perspectiva sobre o assunto. Pra quem tá começando a ler mais sobre racismo agora acho ótimo, a linguagem é bem objetiva e aborda vários pontos importantes. Também acho que vale a pena pra pessoas racializadas no geral.

Já pessoas brancas que se consideram antirracistas com certeza devem ler esse livro. Ele fala sobre como o racismo estrutural funciona e sobre o que é o privilégio branco sem a preocupação de passar a mão na cabeça de quem usufrui desse privilégio.

Foi uma ótima leitura. Ajuda a tirar aquela sensação que vem de vez em quando de que você tá exagerando ou de que está vendo coisa onde não tem.

Adriana Scarpin 15/02/2018

Décimo sexto livro do clube de leitura feminista da Emma Watson no Goodreads
No primeiro capítulo a autora traz a história das questões raciais na Inglaterra, o que é muito interessante pois não chega até nós essas informações, nós sabemos da questão colonial e das grandes guerras, mas não o que passava aos negros dentro da própria Inglaterra, a própria autora menciona o fato de não existirem filmes ingleses sobre a história negra no país.
No segundo capítulo Eddo-Lodge menciona como funciona o racismo estrutural na Inglaterra (que acaba não sendo muito diferente do Brasil), menciona a possibilidade da política de cotas, tudo sob um viés intersecional da qual as maiores prejudicadas são as mulheres negras como sempre.
No terceiro capítulo a autora destrincha o privilégio branco e como seus detentores são cegos com o fato de estarem inseridos nesse contexto não tendo consciência do racismo estrutural quue permeia a sociedade.
No quarto capítulo Eddo-Lodge começa com uma entrevista a uma espécie de Bolsonaro britânico, para logo em seguida explicitar o cerne da questão que envolveu o backlash contra o Idris Elba como James Bond, a Hermione teatral ser negra e o John Boyega como herói de Star Wars - todas essas pessoas com uma linha de pensamento deveras distorcido estavam com medo de um suposto genocídio branco (!!!) e é isso mesmo que eles tem medo, clamam que os negros farão com os brancos o que fazem com eles.
No quinto capítulo a autora dá as bases para a interseccionalidade, de o quanto é absurdo um feminismo que não leva em consideração o viés de raça e classe, ela pontua de como o feminismo branco inglês é resistente a esse conceito prevalecendo um olhar que nulifica o sofrimento de grande parte das mulheres.
No sexto capítulo discute-se as questões de classe na Inglaterra e o quanto são intrínsecas com a de raça, através de um panorama econômico elenca que racismo e xenofobia são a arma do privilégio branco quando deveriam focar no disparatado sistema capitalista que privilegia os mais abastados.
O sétimo e último capítulo serve como um pedido para os que detem privilégios se tornem mais cônscios do racismo estrutural e que o futuro depende de como podemos reestruturar essa realidade.
Fico feliz que a Emma Watson tenha escolhido esse livro tão pesadamente intersecional para o Our Shared Shelf, ela que já foi acusada de feminismo branco, isso trará uma nova visão a milhares feministas ao redor do mundo, não só a respeito do racismo estrutural na Inglaterra de que não temos muito conhecimento, como bem da interseccionalidade em si.
Ah, a julgar pelos homens brancos dando uma estrelinha ao livro no Goodreads aparentemente Eddo-Lodge fez um ótimo trabalho. Rá!
Lays 20/08/2018minha estante
Sera que esse livro ira ser publicado no Brasil?

Rafa 13/08/2019minha estante
O livro será, finalmente, publicado no Brasil pela editora Letramento!