Rafa P. 23/03/2014Em busca de uma sociedade para todosA inclusão é um tema polêmico e tem sido exaustivamente discutido nos mais diferentes setores da sociedade. Uma grande massa acredita na possibilidade de pensar em uma sociedade inclusiva, que esteja ao alcance de todos, já uma outra parcela pessimista julga ser utópica e inviável essa possibilidade.
Esse livro em específico, aborda a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito da educação. Propõe que para pensarmos em uma escola inclusiva, é necessário um novo modelo de escola, que abandone uma perspectiva conteudista, elitista e baseada na transmissão do conhecimento, por uma pedagogia ativa, dialógica, interativa e integração. Ou seja, uma quebra de paradigma da até então educação tradicional.
A proposta do livro é muito pertinente, e proporciona uma excelente reflexão para pensar em uma mudança necessária para estabelecermos um ensino que valorize as diferenças e supere um modelo arcaico e pouco estimulante de ensino.
No entanto, me pareceu muito superficial a discussão que a autora apresenta, pois ela filosofou sobre o conceito da inclusão e idealizou qual seria o modelo de escola perfeita uma sociedade inclusiva, porém não apresenta ações e estratégias práticas para como enfrentarmos essa realidade hoje. E percebo que esse problema é recorrente em boa parte do material sobre o assunto, muito se discute sobre os ideais, mas pouco se aborda em como realizar na prática a inclusão de pessoas com deficiência, principalmente aqueles casos severos ou extremamente comprometidos. Em alguns pontos, a autora aborda a situação da inclusão de forma simplista e corriqueira, fato que para aqueles que conhecem essa realidade, assim como eu, sabe que é um processo complexo que envolve deste formação dos profissionais, aceitação, estruturação do ambiente e preparo para lidar com as diversidades. A inclusão é possível sim, mas ela requer uma discussão aprofundada e um olhar realista sobre as dificuldades tanto de quem é incluído, como daqueles que o cercam, principalmente os profissionais.
Eu acredito na inclusão, ela é hoje uma realidade que esta posta a nós, porém estamos muito aquém do ideal. A verdade é que devemos partir de alguém lugar, e o errar faz parte do processo de aprender. E espero que esses erros, contribuam para alcançarmos uma sociedade que seja verdadeiramente para todos.