Reinvenção da intimidade

Reinvenção da intimidade Christian Dunker

Resenhas -

Eduardo 28/06/2020

Venho acompanhando o trabalho do Christian Dunker há algum tempo através do seu canal no Youtube, de entrevistas e de textos publicados em revistas online. Resolvi ler esse livro durante a quarentena e não me arrependi, ele serve como uma ótima introdução a diversas linhas de pensamento desenvolvidas pelo autor.

No geral os textos conseguem se situar numa posição intermediária, não sendo nem tão fáceis mas também nem tão difíceis de serem lidos por leigos. Os textos são artigos reeditados para o formato de livro publicados anteriormente em diversas revistas e blogs. Com alguma paciência dá pra chegar a uma boa compreensão dos textos. O tamanho curto da maioria deles contribui para isso, tendo muitos deles entre 3 e 4 páginas. Alguns mais extensos se aprofundam em seus temas e trazem um pouco mais de dificuldade.

Gostei bastante das reflexões que transitam entre psicanálise, afetos e sociedade. Aproveitei bastante as reflexões sobre solidão e morte do início do livro (realmente foi um apoio para pensar perspectivas no início da quarentena e suas ansiedades). Como professor de literatura, me interessei muito pelas reflexões relacionadas a literatura, cultura e política. Por fim, o final do livro mostra o quanto o autor está disposto a entrar em temas espinhosos, quando discute certos modos das políticas identitárias que podem nos levar ao que ele chama de condomínios da esquerda, uma forma de política que buscando estratégias para revelar as opressões identitárias acaba por abandonar um importante horizonte de universalidade para a política.

É um livro de um psicanalista mas que com certeza não se restringe para leitores especializados, contribuindo para o esforço atual de ampliação do acesso aos saberes acadêmicos.

JoAo.Eduardo 03/05/2020

Afetos em nossos tempos
O livro traz diversas reflexões sobre diferentes tipos de afeto, abordando a forma com que esses afetam nossa vida cotidiana. A leitura é reflexiva e nos convida a repensar o modo como pensamos nossas vidas.

marcooscaioo 30/03/2020

Textos necessários para compreensão dos nossos afetos
Neste livro, Christian Dunker, psicanalista e youtuber, trás 49 ensaios abordando situações e temas do nosso cotidiano com uma abordagem clara e bem-humorada. Ele interpela temáticas como solidão, melancolia, ciúme e paixão, ressentimento, depressão, questões que atravessam nossas vivências.

O autor abre o livro com um relato familiar, uma situação improvável e contingente, uma amostra de investigação das nossas formas de vida. Dunker relata sua experiência de 26 anos como psicanalista e pesquisador, no seu processo de análise da nossa sociedade. O livro divide-se em 8 tópicos, com artigos que se encaixam com o tema de cada unidade. Tais como: 1) Solidão: modos de usar, 2) Afetos compartilhados, 3) Juntos e separados, 4) A criança que nos une e nos separa, 5) Sofrendo do outro, 6) Sofrendo com o outro, 7) Patologias do individualismo à brasileira e 8) Políticas de tratamento.

Textos necessários para podermos reinventar nossas relações ou pelo menos vê-las com uma maior compreensão de Sí e do Outro, assim como os afetos que nos alegra e nos adoecem. Um livro essencial para todo psicanalista e psicólogo que queira compreender um pouco melhor nosso cotidiano e as experiências das pessoas. Assim como, estudantes e curiosos pelo tema, livros como este auxiliam na compreensão dos nossos afetos e dos outros.

Maitê 02/10/2019

Uma coleção de textos curtos (alguns nem tanto), abrangendo diversos temas, que aparentemente não tem conexão mas o autor consegue sempre voltar ao tema principal, o sofrimento do sujeito.
Não sei se é por estar acostumada com a escrita Lacaniana, mas acho o livro uma leitura agradável e de fácil compreensão a todos. Talvez em alguns momentos não seja tão tranquilo para leigos mas no geral, acredito que é um livro voltado para o grande público.
E, um livro que se faz necessário ler.

LG 27/07/2018

Chris Dunker traz uma reflexão necessária para a população, nao só a brasileira, mas todo o mundo. Seus textos sao sobrios e trazem o saber cientifico atrelado a um vasto conhecimento de mundo.