Viva la revolución

Viva la revolución Eric J. Hobsbawm
Leslie Bethell

Resenhas - Viva La Revolución

BeatrizFonseca1 19/04/2023

Titio Eric vai explicar sobre o processo de ditatura de vários países como Brasil, Argetina, Bolívia e Equador, ele analisa ascptos econômicos e sociais desses países ele explica os movimentos de terras de os problemas que cada país enfrenta como o narcotráfico e a violência.
Titio Hobbwean ARGUMENTA como os EUA interferiam na América Latina em ascptos políticos , sociais e culturais.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Fichamento: "Viva la revolución A era das utopias na América Latina"

O livro "Viva la revolución A era das utopias na América Latina" é uma obra de Eric J. Hobsbawm e Leslie Bethell que se concentra nas experiências revolucionárias da América Latina desde a independência até a década de 1980. O livro começa com uma breve introdução histórica que descreve os principais eventos que moldaram a história da América Latina. Em seguida, os autores apresentam uma análise das várias revoluções que ocorreram na região, incluindo a Revolução Cubana, a Revolução Mexicana, a Revolução Sandinista e outras.

Os autores argumentam que as revoluções latino-americanas foram caracterizadas por uma busca pela justiça social e pela transformação radical da sociedade. Eles exploram as causas subjacentes das revoluções, incluindo a desigualdade social, a opressão política e econômica, e a influência do imperialismo. Além disso, eles destacam a importância dos líderes revolucionários, como Fidel Castro e Che Guevara, e analisam como suas ideias influenciaram os movimentos revolucionários.

O livro também aborda as consequências das revoluções, incluindo a consolidação do poder pelos líderes revolucionários e a repressão política contra opositores. Além disso, os autores discutem as políticas econômicas adotadas pelos governos revolucionários, incluindo a nacionalização de empresas e a implementação de reformas agrárias. Eles argumentam que essas políticas nem sempre alcançaram seus objetivos e que muitas vezes levaram a conflitos e instabilidade política.

Por fim, os autores analisam o legado das revoluções na América Latina, argumentando que, embora muitas das metas dos movimentos revolucionários não tenham sido alcançadas, as revoluções ainda tiveram um impacto significativo na história e na cultura da região.

Opinião:

"Viva la revolución A era das utopias na América Latina" é uma obra que oferece uma visão geral interessante das revoluções na América Latina. Os autores fornecem uma análise perspicaz das causas subjacentes das revoluções e suas consequências. No entanto, em alguns momentos, a análise pode parecer um pouco simplista e não explorar profundamente alguns dos problemas mais complexos que os movimentos revolucionários enfrentaram. No geral, é uma obra útil para aqueles que buscam entender melhor a história da América Latina e as questões políticas e sociais que ainda afetam a região.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Camila1856 04/06/2022

Importante leitura
Bom livro pra quem se interessa ou estuda a América Latina, principalmente entre as décadas de 1960 e 1980. O livro é constituído por artigos de Hobsbawm reunidos, onde ele faz análises sobre esses períodos ali no momento em que as coisas estavam acontecendo, e traz até experiências pessoais de quando visitou alguns países, o que eu achei bem legal.
Vale a leitura para maiores conhecimentos sobre o nosso continente, isso é sempre importante.

Beto 20/09/2021

Tenho 27 anos de sonho e de sangue e pouco de América do Sul
Pedindo licença poética a Belchior, Viva la revolución me mostrou o quão pouco sei sobre a América Latina, especificamente sobre a América do Sul que é a porção do continente onde está o Brasil. Um livro denso e que exige do leitor o conhecimento dos limites geográficos de cada Estado latino americano durante o século XX e alguma bagagem em censos, ou, como no meu caso, o apoio de ferramentas de pesquisa como o Google. Hobsbawm fez uma verdadeira síntese dos Estados latinos americanos na era moderna, século XX, trazendo alguns apontamentos sobre o futuro e me ensinando muito sobre a história do continente em que nasci de uma forma completamente nova, Viva!

Gui Luz 10/03/2021

Por uma América Latina viva, livre e resistente!
Uma leitura simplesmente necessária para todo indivíduo engajado na luta política latinoamericana. O mais impressionante de tudo é esse conteúdo não ter sido escrito por un latinoamericano, Hobsbawm dedicou 60 anos de sua vida para entender cada nuance política da América Latina, mesmo sem ser parte do continente. A leitura é instigante, provocante, te desperta sonhos revolucionários e te faz traçar paralelos com o atual cenário da América Latina.
É um pouco densa para leigos da ciência da história como eu, muitas vezes cansativo pelo nível de detalhamento, mas certamente foi um bom ponto de início para 2021. 560 páginas de envolvimento com a luta política da América Latina!
Por uma América Latina viva, livre e resistente!

Viva la revolución.

Luisa 20/09/2020

Aprendizados, reflexões e engajamento!
Essa leitura foi um grande presente para 2020, simplesmente amo quando estou lendo algo de não ficção e tenho que parar a leitura para pesquisar alguns conceitos, movimentos ou personalidades, pois na medida que estou lendo, estou estudando também, e este livro me proporcionou isso!!
Do começo ao fim os fatos postos neste livro me levaram a vários questionamentos e consequentemente a incríveis aprendizados, estou em uma onda de ler coisas de não ficção ultimamente e foi muito boa essa leitura.
Como cada capítulo era muito denso no quesito de muita informação, não conseguia ler várias páginas por dia, mas entendo que a dificuldade de permanecer horas lendo advém do fato de ser um livro de fatos históricos, porém é incrível e recomendo a todos que querem aprender e se engajarem mais com as lutas da América Latina

Gui de Sousa 24/07/2020

A coletânea de artigos e ensaios publicados em Viva La Revolución não chega a cobrir totalmente a lacuna na obra de Hobsbawm a respeito de um estudo mais sistematizado da região, mas traz excelentes reflexões sobre as lutas, golpes e resistências que marcam a história da América Latina.

Eduardo.Dini 11/03/2019

O livro é um compilado de artigos escritos por Hobsbawm sobre a América Latina durante sua vida. Até então desconhecia a relação do autor com a América Latina, ler que este conhecia Criolo pouco tempo antes de morrer e que o via como um momento de ruptura é inacreditável.