Conversas entre amigos

Conversas entre amigos Sally Rooney

Resenhas - Conversas Entre Amigos

camigrimes 06/04/2024

Livro de gente maluca, que bom que eu sou maluca kkk
Não sei muito bem como expressar meus sentimentos sobre esse livro pq achei ele muito louco kkkkk Bom, ?conversas entre amigos? conta história da Frances, uma estudante de história que apresenta poesias com sua melhor amiga e ex-namorada, Bobbi. Até que uma escritora chamada Melissa, convida as duas para uma entrevista. Bobbi desde o início se interessa pela entrevistadora, romanticamente, e quando as duas amigas vão na casa dela, Frances se interessa pelo seu marido. (kkkkkkkkkkkkkkkkkkk é isso mesmo) Frances e Nick (marido de melissa) começam a ter um relacionamento escondido, mas os quatro acabam se aproximando muito e virando amigos.
Acho que esse livro a cima de tudo fala sobre amor próprio, e tudo o que a francês se submete por não se amar e não se achar merecedora de amor. Sinto que vou continuar pensando nessa obra por muito tempo, e mesmo assim nunca vou chegar a uma conclusão de como realmente me sinto sobre ela. Frances é inteligente e identificável ( que so faz escolhas MUITO duvidosas e inúmeras vezes eu quis entrar no livro dar um tapa nela pra ver se ela acordava pra vida), se acha pior que todo mundo e endeusa a Bobbi de uma forma que achei inacreditável ela só perceber no final que, na verdade, ela sempre foi apaixonada pela melhor amiga. Não irei comentar sobre o final pq foi o único ponto do livro que eu ODIEI e de resto na verdade eu gostei muito da história. Gostei de todos os personagens e sempre estava interessada em saber o que é que a Sally quisesse falar a mais sobre eles. Por falar nela, a escrita é impecável, como sempre. Me emocionei algumas vezes durante o livro, o que é raro de acontecer comigo pq normalmente não choro com obras literárias, mas essa me tocou demais, acho que por eu ter me identificado tanto com a personagem principal. Como de costume em livros da minha diva Sally Rooney, o final é aberto e o livro fala sobre muitos assuntos importantes, como, a guerra em gaza, comunismo, monogamia, auto mutilaça0, doenças incuráveis etc.
Minhas considerações finais são, recomendo, mas so se você tiver a mente aberta e na minha opinião é um livro bem legal (tirando o final que eu quis bater na frances).

Sofiacmrg 06/04/2024

Amo Sally Rooney, me sinto uma garota lendo seus livros.

Esse foi o segundo livro que li dela depois de Pessoas Normais. Muito bom, narrativa muito envolvente e eu só percebi que a Frances era uma babaca no fim kkkkk

Todos os personagens sao muito bem escritos e enigmáticos. Ninguem escapa, ninguem é ordinário. Todos tem seus segredos e pecados.

Em rumo ao terceiro livro de Rooney, tô muito animada.
Carvalho120 12/04/2024minha estante
Amiga amei a resenha, já quero ler o livro!!

Erica de Moura 05/04/2024

Então tá, qualquer coisa vai nos avisando.
Talvez sejam os diálogos que se parecem e muito com as conversas que tenho com os meus amigos (principalmente pela quantidade de referências a literatura, política e psicologia), ou a escrita da autora que é realmente cativante, ou até minha identificação com a personagem que se autodeprecia muito mais do que eu (isso é ótimo!), mas eu até gostei do livro. Apesar de não indicar a leitura, pra ser honesta. É como se a trama fosse forçada para uma personagem "sem graça" do livro ter o que escrever, sabe? Sei lá.

Supercut09 04/04/2024

Longas conversas
  Livro muito interessante.

Os diálogos sempre parecem uma conversa onde os personagens se encontram num bar para conversar, algo bem intimista.

A Frances, personagem que dá tom à narrativa, é muito problemática e entendo o porquê dela ser a principal por essas questões mais"existências". A Bobbi para mim, pareceu uma personagem mais interessante com muitos dilemas consistentes.

Ale Lima 04/04/2024

Gostei
Não sei dizer se gostei do final, pois o romance dos personagens é um tanto ?aberto? demais. Contudo, achei o desenvolvimento muito bom, li com cadência, um daqueles livros que você mergulha em um universo paralelo de pessoas e seus conflitos e quer sempre saber mais e mais. Gostei.

Caizé 02/04/2024

Reflexivo e Contemporâneo - Uma bela estreia que mostra a capacidade da Sally como escritora.
No livro em que Sally faz sua estreia no mundo literário temos uma história contada do ponto de vista de Frances que aos 21 anos aparenta estar perdida como todo jovem-adulto porém com nuances que a tornam uma personagem intrigante de se ler sobre. Primeiro que ela é bastante amiga de sua ex-namorada Bobbi na qual juntas participam de apresentações de poesias (do inglês, spoken word é tipo um sarau pelo o que eu entendi) em uma dessas apresentações conhecem Melissa que arrasta as duas para sua vida de casal com Nick e a partir daí têm-se início o complexo, profundo e nada convencional relacionamento dos 4 protagonistas do livro.
É notório o “tom” Sally Rooney nesse livro do início ao fim, uma das primeiras coisas observadas é sua prosa característica com o diálogo dentro do texto corrido sem a utilização de travessões para separar os diálogos, segundo são os temas abordados que são os mais diversos possíveis e temas extremamente contemporâneos como não-monogamia, feminismo e suas vertentes, críticas ao capitalismo tardio são presentes ao longo de toda obra e bem exploradas no geral permitindo ao leitor observar outros pontos de vista a partir dos personagens e suas interações.
Como alguém que começou a ler as obras da autora com o romance Pessoas Normais e depois Belo Mundo, Onde Você Está já estava acostumado com tudo isso retratado anteriormente e um dos pontos que mais me encanta na autora é a forma como os personagens parecem reais ao olhar do leitor, suas preocupações, medos e vontades não se distanciam das enfrentadas por quem as lê.
O que me incomodou um pouco é que as discussões se tornam repetitivas ao fim do livro tornando a leitura um pouco mais cansativa do que deveria ser pois a escrita do livro como um todo permite uma fluidez incrível na leitura. De modo geral é uma excelente estreia que carrega tudo aquilo que a Sally tem pra oferecer como literatura e para quem gosta de romances contemporâneos complexos e reflexivos é um prato cheio. Nota 3,5 / 5

CecAlia227 02/04/2024

Sofri como se fosse umas das personagens.
Eu amei, bem diferente das demais obras da Sally com contextos diferentes e uma história muito intrigante que te prende demaaaais e te faz questionar o certo e o errado kkkkk tudo de bom.

brooklynbbie 01/04/2024

Te amo sally
?percebi que minha vida seria cheia de sofrimento físico mundano e de que não havia nada de especial nisso. sofrer não me tornaria especial, e fingir não sofrer não me tornaria especial. falar disso, ou até escrever sobre isso, não transformaria o sofrimento em algo útil.?

mais um romance da minha TÃO amada sally rooney. amo sua escrita fluída, com seus diálogos e sentimentos tão crus e humanos. a unica coisa que me pegou de surpresa, foi a abordagem da poligamia em todo o livro, pq eu nunca leio a sinopse ?
#bdsm (bomdemaissermonogamico

um livro que me abraçou e matou a saudade da minha autora predileta.

totyy 30/03/2024

Conversas entre amigos
Nao consegui conectar muito com a história, apesar dela ser muito interessante. novamente o que me cativa aqui são os personagens, eles são humanos e é difícil encontrar personagens assim, que você pode odiar e amar eles.

Crestones 30/03/2024

Não sei o que pensar e saiu isso ai mas te amo sally
Eu de verdade nao sei o que pensar e sentir sobre esse livro, eu de verdade sou completamente apaixonada pela escrita da sally rooney ?? nao sei explicar pq mesmo que eu ache uma escrita lenta e assss vezes arrastada nao chega a ser chata, é muitoooo boa e sempre me prende!!!

o q eu mais gosto das histórias dela é que são apenas pessoas normais (rs) existindo, vivendo e lidando com as coisas da vida!!! uma coisa bem início da vida adulta, saude mental (a falta dela) e questões sociais nao tem nenhum plot UAU, são livros sobre pessoas apenas sendo pessoas

ainda sem saber o que pensar sobre minha leitura massss uma das coisas q mais me pegaram durante foi a identificação com a frances em alguns (varios) momentos, nao acho q seja um coisa boa k mas acho q é um livro q vale a pena e q com certeza vou ficar pensando nele por um bom bom bom tempo, sally rooney consegue alugar vários triplex na minha cabeça? se constantemente penso no connell
e na marianne (li em 2021) imagina esse q acabei de ler e passei quase um mês todinho lendo

lis 30/03/2024

Já vou começar falando que o título do livro é pura mentira, porque existe a ausência de muitas conversas que deveriam ter sido dialogadas, e ninguém é amigo amigo de fato. Diferente da maioria (acredito eu), gostei mais desse livro do que de pessoas normais, isso pelo fato de ter mais acontecimentos e por ter me prendido mais. O que eu conclui no final foi: as vezes nós só precisamos de um simples diálogo e voltaremos pras mãos da pessoa que tanto gostamos e que sempre queremos por perto (embora as vezes ache que não)

isaaa :) ! 28/03/2024

Um misto de sentimentos
Entrei em uma relação de amor e ódio com os 4 personagens principais desse livro (acho que muito provavelmente essa era a intenção da autora)
Eu li "pessoas normais" primeiro e nos dois livros a Sally Rooney colocou personagens complicados e complexos, como as pessoas são no mundo real.
Nao sei se gostei do final meio em aberto, mas também entendo ser assim.

Letícia 28/03/2024

Terceiro livro que li da Sally Rooney e acho que esse foi meu favorito, talvez porque me adaptei a forma da autora de contar as histórias, e agora estou em luto porque não tenho mais livros dela para onde seguir. Engraçado a forma que os livros da Sally me fazem sentir acolhida, como uma mensagem que é normal se sentir perdida nesse mundo adulto caótico.